TOYOTA - Corona T10 e T20 - 1ª e 2ª Gerações - 1957-1964

Iniciado por mindprobe, 03 de Fevereiro de 2005, 01:17

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mindprobe

1ª geração do Toyota Corona também conhecida por Toyopet Corona 1957-1960

Existe pouca informação acerca desta geração, os códigos dos modelos são ST10/PT10 e ST16-V/PT16-V, tendo em conta os códigos da toyota parece que estes modelos foram comercializados com 2 motores diferentes, aqui surgem-me algumas duvidas pois pela lógica o os modelos ST estariam equipados com o motor 1S e este é um motor de 1832cc muito acima do que seria de esperar para este modelo, a Toyota tinha 2 modelos de tamanho intermédio, o Crown e o Master, mas nenhum compacto que pudesse competir no disputado mercado dos taxis, para preencher esta lacuna surgiu o Corona, este foi desenhado à pressa e por isso foram usadas peças dos outros modelos, a mecânica era a do Crown e os painéis eram versões à escala do Master, não foi usado um chassis separado pois iria aumentar muito o peso do carro, a falta de experiência da toyota na construção deste tipo de carros resultou em defeitos especialmente visíveis quando chovia devido às infiltrações, o motor com 977cc ficava acima do permitido por lei no Japão para ser usado como taxi, no máximo era permitido 910cc para os pequenos taxis, os vendedores alteravam o motor para conseguir baixar a cilindrada e assim vender os carros aos taxista mas isto fazia com que o carro fosse ainda menos potente, ganhando má fama entre os taxistas por essa razão e acabando por vender pouco entre os taxistas

Modelos:

PT10: sedan, motor=P, cx vel.=?, rel. final dif.=5.714, peso=985kg

ST10: sedan, motor=?, cx vel.=?, rel. final dif.=?, peso=?

PT16-V: pickup, motor=P, cx vel.=?, rel. final dif.=?, peso=?

ST16-V: pickup, motor=?, cx vel.=?, rel. final dif.=?, peso=?

Cilindrada:         4L com 977cc=68.93 x 65.45mm (motor P)
potencia máx:    45PS/5000rpm (motor P)
Binário máx:       7kgm/3200rpm (motor P)
Via Frente:        1190mm
Via Traseira:      1180mm
2ª geração do Toyota Corona continua a ser também conhecida por Toyopet Corona e no caso do mercado Australiano e talvez noutros como Toyopet Tiara 1960-1964

Após os problemas iniciais, a 2ª geração do Corona surge como a da afirmação do modelo, os problemas de construção desaparecem e surge o motor R em 1961, um motor com maior cilindrada mas mais leve que o P, capaz de transportar o Corona para outros voos.



Modelos:          

PT20: sedan, motor=P, cx vel. ?, rel. final dif.=?, peso=?

RT20-B: sedan, motor=R, cx vel.=3H(manual 3Vel.), rel. final dif.=4.375, peso=980kg versão standard

RT20-BH: sedan, motor=R, cx vel.=4H(manual 4Vel.), rel. final dif.=?, peso=990kg versão standard

RT20-CB: sedan, motor=R, cx vel.=2HC(auto), rel. final dif.=?, peso=995kgversão standard

RT20-D: sedan, motor=R, cx vel.=3H(manual 3Vel.), rel. final dif.=4.375, peso=1000kg versão deluxe

RT20-DH: sedan, motor=R, cx vel.=4H(manual 4Vel.), rel. final dif.=?, peso=1010kg versão deluxe

RT20-CD: sedan, motor=R, cx vel.=2HC(auto), rel. final dif.=?, peso=1015kg versão deluxe

PT26: pickup, motor=P, cx vel. ?, rel. final dif.=?, peso=?

PT26-P: pickup dupla cabine e 5 lugares, motor=P, cx vel. ?, rel. final dif.=?, peso=?

RT26-LG: station wagon, motor=R, cx vel. ?, rel. final dif.=?, peso=?

RT30-L: sedan, motor=3R, cx vel.=?, rel. final dif.=?, peso=?, versão family sports sedan

PT36: pickup, motor=2P, cx vel. ?, rel. final dif.=?, peso=?

PT36-P: pickup dupla cabine e 5 lugares, motor=2P, cx vel. ?, rel. final dif.=?, peso=?

PT36-V: Van, motor=2P, cx vel. ?, rel. final dif.=?, peso=?

Existiram por certo outras versões mas aqui falta informação

Cilindrada:         4L com 977cc=68.93 x 65.45mm (motor P); 4L com 1198cc=76.6 x 65.0mm (motor 2P); 4L com 1453cc=77.0 x 78.0mm (motor R); 4L com 1896cc=87.8 x 78.0mm (motor 3R)
potencia máx:    45PS/5000rpm(motor P); 55PS/5000rpm(motor 2P); 62PS/4500rpm(motor R); 85HP/?rpm (motor 3R)
Binário máx:       7kgm/3200rpm(motor P); 8.8kgm/2800rpm(motor 2P); 11.2kgm/3000rpm(motor R)
Via Frente:        1230mm
Via Traseira:      1230mm

Como se pode verificar nas fotos do modelo RT30 existiram algumas alterações esteticas a partir de 1963 com é o caso dos piscas na zona da grelha