DATSUN - 1200 Coupe (KB110) - 1970-1973

Iniciado por mindprobe, 05 de Julho de 2004, 19:02

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mindprobe

O Datsun 1200 foi o natural sucessor do datsun 1000, foi produzido entre 1970 e 1973 embora ainda tenha sido vendido em 1974, foi comercializado em varias versões, Sedans de 2 e 4 portas, Wagons de 2 e 4 portas, Vans, pick-ups estas ultimas ainda produzidas na Africa do Sul e Coupes, O Coupe será talvez a versão mais apelativa do 1200 bastante comum em outros paizes é no entanto extremamente raro em Portugal, o Coupe mantem as mesmas caracteristicas do Sedan:

- muito facil de conduzir
- bons consumos
- excelente brecagem
- construção muito simples e basica o que o torna um dos carros mais faceis de trabalhar
- ainda existem muitas peças disponiveis (em Portugal algumas partes do Coupe não são tão faceis de localizar)
- Embraiagem Hidraulica muito leve com bom feedback
- travões cumprem o seu papel sem problemas, nem quando se usa uma condução mais desportiva (o Coupe vem com travões de disco a frente ao contrario da maior parte dos Sedans)
- pedal do acelarador transmite excelente sensbilidade, sendo muito facil de controlar
- motor muito silencioso ao relanti
- o carro é relativemente pequeno o que o torna facil de estacionar
- para a época e para a cilindrada o carro tinha performances impressionantes, 16.5 s 0-100kph
- carro muito leve +/- 700 kg !!! o que o tornou um carro imbativel em competição na sua cilindrada

podem verificar algumas das diferenças entre o sedan e o coupe:

http://www.datsuns.com/images/b110s.jpg" style="border:0;"/>

http://www.datsuns.com/images/b110c.jpg" style="border:0;"/>

especificações:

motor:

Datsun A12
Type S-4 OHV
8 valves total
2 valves per cylinder  
Bore × stroke 73.00mm × 70.00mm  2.87 in × 2.76 in  
Bore/Stroke ratio 1.04  
Displacement 1171 cc (71.459 cu in)  
Unitary capacity 292.75 cc/cylinder  
Max. output
(Gross) 69.0 bhp (51.5 kW) @6000 rpm  
Max. torque
(Gross) 95.0 nm (70 lbft) (9.7 kgm) @4000 rpm  
Max. rpm 6400 rpm
Compression ratio 9.00:1  
Fuel system 1 Hi carb  
Aspiration Normal  
Specific output 58.9 bhp/litre  0.97 bhp/cu in  
Specific torque 81.13 nm/litre
vel. max 150 kph

Existia uma versão mais "puxada" a GX:

vel. máx 160 kph
potencia máx. 83 bhp @6400 rpm
máx. torque 10.0 kg-m @4,400 rpm
máx rpm 6800 rpm
camaras de combustão em forma de combustão(mais apropriadas para altas compressões)
portas de admissão ovais em vez das habituais redondas o que permite um melhor fluxo
molas das valvulas duplas
valvulas de maiores dimensões
pistons de topo plano - compressão 10.00:1
Arvore de Cames mais longa
2 carburadores SU de admissão lateral
colectores de admissão e de escape diferentes da versão normal


Chassis:

Localização motor Frente
Alinhamento motor Longitudinal
Suspensão frente tipo Macpherson com amortecedores telescopicos e barra estabilizadora
Suspensão traseira de molas semi-elipticas com amortecedores  
Circulo viragem 8.20 m  
Travõs F/R Di/Dr  
Transmissão 4M  1ª 3.76 2ª 2.17 3ª 1.40 4ª 1.00 MA 3.64
Tração traseira
Top gear ratio 1.00  
Final drive ratio 3.90  

diferenças entre o Coupe e o Sedan

Bancos da frente reclinaveis no Coupe, banco de trás possivel de deitar no Coupé, tabelier diferente no Coupe com instrumentos redondos, portanto os dois carros são basicamente iguais a grande diferença está na aparência mais desportiva do Coupé

aqui ficam algumas imagens:

http://martybugs.net/DatsunPix/pix/sideways.jpg" style="border:0;"/>

http://mclellansautomotive.com/photos/B21705.jpg" style="border:0;"/>

http://martybugs.net/DatsunPix/pix/dat1200.jpg" style="border:0;"/>

http://martybugs.net/DatsunPix/pix/SAgxcoupe.jpg" style="border:0;"/>


Quem tiver mais info ou pormenores acerca do carro façam reply
 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=umtali>Umtali at: 28/10/07 0:27

cgodinho

Pelo que sei apenas vieram 40 para Portugal. Todos os outros foram importados.  É um carro fora de serie.

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