DATSUN - 100A (E10) - 1970

Iniciado por Kaizen, 06 de Abril de 2005, 02:51

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Kaizen

Não consegui contactar o autor das especificações que abaixo menciono. Apenas sei que se chama Pedro Baço, espero que ele não se importe que eu divulgue aqui os textos dele :D   E espero também que apareça por aqui http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">      
http://www.datsunworld.com/e10/gcanning.jpg" style="border:0;"/>

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Aqui pode-se encontrar todas as especificações técnicas sobre o Datsun 100A, divididos em duas partes:
Os dados referentes ao motor consistem em especificações sobre o motor em si,o sistema de lubrificação, de refrigeração, de alimentação e sistema eléctrico. Também é referido o motor de 1200cc que é muito semelhante ao de1000cc.
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Os dados referentes ao chassis referem especificações da embraiagem, da transmissão, dos eixos, travões,direcção e chassis propriamente dito.
http://www.datsunworld.com/e10/johndgill1.jpg" style="border:0;"/>

http://www.datsunworld.com/e10/e10sam120a1.jpg" style="border:0;"/>

Especificações Gerais

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Dimensões e pesos:
Comprimento : 3,610m
Largura : 1,470m
Altura : 1,380m
Distância entre eixos : 2,335m
Peso : 645Kg
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Performances:
Velocidade Máxima : 140 Km/h
àngulo de viragem : 4,6m
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Mecânica:
Modelo de motor: A10
Tipo de embraiagem : Disco simples a seco. Mola de diafragma.Embraiagem
Controlo : Manual no chão.
Sincronização : Tipo warner
Relações de caixa :
Primeira : 3.673
Segunda: 2.217
Terceira : 1.448
Quarta : 1.000
Marcha á ré : 4.093
Transmissão Final: Carretos helicoidais. Relação de 4.286
Relação do Velocímetro : 14/16
Tracção: às rodas anteriores
Veios de transmissão: de juntas homocinéticas tipo Brifield.

Suspensões
Tipo (F) : independente ás quatro rodas de molas helicoidais.Ir para eixo Frente
Tipo (T) : Independente por braços oscilantes simples.Ir para eixo Traseira

Travões:
Frente : Discos simples operados por pistão.
Traseira: Conjunto tambor/maxila operado por bombite.
Estacionamento: Manual de operação aos travões traseiros.
Cilindro hidráulico : Cilindro principal de 11/16" .

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Direcção:
Tipo : Pinhão e cremalheira, sem assistência.
Viragem : Diâmetro de viragem de 3.22 voltas.


Rodas:
Medida : 6.00-12-4PR Tubeless
Jante : 4JX12






 

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Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Kaizen

Embraiagem

DADOS E ESPECIFICAÇÕES DA EMBRAIAGEM
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Dimensão do disco: Diâm. ext. X Diâm. Int. X Espess. : 160 X 110 X 3.2 (mm)
Área total de fricção: 212 (cm2)
Espessura do conjunto comprimido: 7.3 a 7.7 (mm)
Nº de molas : 6
Profundidade mínima medida nos rebites : 0.3 (mm)
Diâmetro do cilindro principal: 15.87(5/http://www.ezboard.com/images/emoticons/glasses.gif ALT="8)">   (mm/in)
Diâmetro do cilindro secundário: 19.05(3/4) (mm/in)
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Manutenção

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A manutenção do Datsun 100A revela-se bastante simples, mas devido á idade que apresenta, há que tomar algumas precauções básicas e o carro nunca nos deixará "na mão".

O sistema de ignição é fundamental : Verificar regularmente a folga entre os platinados e mudá-los entre cada 10.000Kms ou menos. A folga especificada pelo fabricante vai desde 0,45 a 0,55mm, podendo-se usar 0,5mm. Um indicador de que os platinados devem ser mudados é quando a temperatura da água começa a indicar valores algo elevados para normais.
http://www.datsunworld.com/e10/120afrnt.jpg" style="border:0;"/>

O carburador deve ser afinado com regularidade, pois ele irá determinar o consumo geral (consumos de 6l/100Kms são excelentes). Se achar que tem conhecimentos suficientes, então uma boa opção será a de desmontá-lo peça por peça e limpá-lo com gasolina. O ralenti deve encontrar-se entre as 900 Rpm.
As velas devem ser limpas de mês a mês e a sua folga corrigida para entre 0,7 a 0,8mm (Recomendo 0,http://www.ezboard.com/images/emoticons/glasses.gif ALT="8)">  .
O filtro de ar deve ser substituído a cada 10.000 Kms. Se desejar obter um pouco mais de rendimento do motor, uma solução é tirar a tampa da caixa do filtro e retirá-lo. Isto irá dar maior respiração ao motor, bem como um acréscimo de potência, mas irá também sujar mais o carburador.
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Ter em atenção os níveis quer do líquido de refrigeração quer do óleo. É bem provável que o carro "coma" quer dum quer doutro.
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Se seguir estas considerações verá que não terá quaisquer problemas com o seu Datsun. Estes tópicos são baseados na minha própria experiência com o meu 100A.
http://www.datsunworld.com/e10/CID_181.jpg" style="border:0;"/>


 

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=rviper>Rviper  http://www.celica-supra-team.ch/images/k_kool_ra28.jpg" BORDER=0> at: 5/28/03 9:36 pm
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

mindprobe

potência max. 59 bhp (SAE) ás 6000rpm
binário max. 81 nm (SAE) ás 4000rpm


Tumulus

neste site referem-se a este carro como Datsun 100A, mas de certeza que é um 120A... alterado para competição http://www.deephousepage.com/smilies/burnout.gif ALT=":[burnout]">

http://www.ozdat.com/ozdatonline/featurecars/Cherry/cherry.html" target="top">David Brown's Datsun Cherry Race Car

http://www.ozdat.com/ozdatonline/featurecars/Cherry/cherry1.jpg" style="border:0;"/>

http://www.ozdat.com/ozdatonline/featurecars/Cherry/cherry2.jpg" style="border:0;"/>

http://www.ozdat.com/ozdatonline/featurecars/Cherry/cherry3.jpg" style="border:0;"/>

http://www.ozdat.com/ozdatonline/featurecars/Cherry/cherry4.jpg" style="border:0;"/>

http://www.ozdat.com/ozdatonline/featurecars/Cherry/cherry5.jpg" style="border:0;"/>

http://www.ozdat.com/ozdatonline/featurecars/Cherry/cherry6.jpg" style="border:0;"/>

Datsun Cherry Coupe
It's a 1975 100A Datsun Cherry Coupe, built in japan as a racing car by nissan, and sent to NZ for Reg Cook to develop and race in the ShellSport series in 1976.
The car won the championship in 1977 setting new lap records at most of the tracks it went to. It was also
converted into a rally car for Leo Leonard to use in  
the 1976 International Rally of New Zealand, but he
crashed out in the second stage.
Vehicle
1975 100A Datsun Cherry Coupe Front Wheel Drive

Engine
1300cc ( A12 )
Twin Dellorto 45mm side Draughts
Cook Motor Racing, Head, Cam, Exhaust
No Alternator

Driveline Standard 4 Speed gearbox with  
Factory Motorsport LSD

Suspension and Wheels
14" GOTTI 3 Piece racing wheels dunlop slicks
Fully Adjustable suspension with coil overs
 

Esqueçam o viagra, arranjem um Datsun! http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif" style="border:0;"/>


Tumulus

Links relacionados com o 100A:

http://datsun.chez.tiscali.fr/index.htm" target="top">Datsun 100A France Website

http://home.wanadoo.nl/i.y.vlaar/index.htm" target="top">Datsun 100A Homepage

http://members.surfeu.fi/datsun_1200/100A-E10/100avalikko.htm" target="top">Mikkos Datsun Page (100A/120A)

http://stegix.bei.t-online.de/" target="top">Datsun Cherry IG Nord

Esqueçam o viagra, arranjem um Datsun! http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif" style="border:0;"/>


kombota

Aqui ficam mais uns link´s para todos os gostos:

http://home.wanadoo.nl/i.y.vlaar/" target="top">home.wanadoo.nl/i.y.vlaar/

http://home.wanadoo.nl/i.y.vlaar/e10files.htm" target="top">home.wanadoo.nl/i.y.vlaar/e10files.htm

http://www.datsunworld.com/e10/e10.htm" target="top">www.datsunworld.com/e10/e10.htm

http://www.ajovalo.net/Historia/d.htm" target="top">www.ajovalo.net/Historia/d.htm

http://www.kolumbus.fi/jouni.makynen/" target="top">www.kolumbus.fi/jouni.makynen/

http://www.geocities.com/janssonligan/datsun_100a.htm" target="top">www.geocities.com/janssonligan/datsun_100a.htm

http://members.surfeu.fi/datsun_1200/index.htm" target="top">members.surfeu.fi/datsun_1200/index.htm

http://www.geocities.com/janssonligan/janssonligan.htm" target="top">www.geocities.com/janssonligan/janssonligan.htm

http://www.sunpoint.net/~jussisalo/datsun.htm" target="top">www.sunpoint.net/~jussisalo/datsun.htm

http://netti.nic.fi/~tpatteri/hollimaki/Datsun.html" target="top">netti.nic.fi/~tpatteri/hollimaki/Datsun.html

Cumpshttp://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">


 

ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . http://rviper.no.sapo.pt/AJA/Ficha%20de%20Inscri%E7%E3o%20Nacional.doc" target="top">INSCREVAM-SE


rpm

Este clube é o máximo, fui aqui encontrar o primeiro carro em que eu andei, o Datsun 100A.
Pois é, o meu pai tinha um vermelhinho matrícula GM com umas belas jantes especiais (acho que de 12") e tudo. http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">    

Ainda me lembro que aquilo andava bem, chegava aos 160 de ponteiro. Foi vendido por 300 cts a um tio meu em 89. Posteriormente o carro viu-se envolvido num acidente (chocaram contra o meu tio) e foi dado como perda total... Fico com pena. http://www.ezboard.com/images/emoticons/frown.gif ALT=":(">  

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=kornviruz>KoRn vIruZ at: 3/8/04 19:46
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

rpm

Criei um álbum de fotografias do Datsun 100A (actualmente com 45 fotos). http://www.deephousepage.com/smilies/biggthumpup.gif ALT=":[boleia]">

Visitem aqui: http://img78.photobucket.com/albums/v315/empatia/Datsun%20100A/">img78.photobucket.com/alb...un%20100A/
 

本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

MRS

Duas questoes:
--Quando o 100A saiu em 1970,chamado Cherry, quantas marcas europeias comercializavam carros semelhantes de traçao a frente?Um doce para quem adivinhar.Podem começar.....
Neste e noutros aspectos a Nissan foi realmente percursora.
--O carro vermelho preparado para competiçao,ja nao e um E10 mas sim a serie seguinte F10, conhecida por FII.Em  Portugal so houve uma unidade igual oficialmente importada e talvez mais alguns trazidos de Africa.
MRS


Kaizen

Bem vindo MRS,


  FII importados há pelo menos 3, mas por curiosidade penso que são todos importados de Inglaterra. Cá no forúm temos uma http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">  

http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja70.jpg" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

KoRnvIruZ

Por falar em 100A's de corridas:

http://img.photobucket.com/albums/v315/empatia/Datsun%20100A/img042.jpg"/>
http://www.deephousepage.com/smilies/respent.gif ALT=":[respekt]">

Gostava bem de saber mais sobre este carro...

Tenho também a informação de que o Sr. Manuel Barata acabou recentemente a preparação de um 100A para o Campeonato Nacional de Montanha. http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


PedroXXL

Não é Manuel mas sim Miguel!!!

Pedro Leal


rpm

Obrigado pela correcção, enganei-me a escrever o nome. http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">  

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=kornviruz>KoRn vIruZ at: 5/8/04 15:24
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Cortina Team

http://mclellansautomotive.com/photos/B21882.jpg" style="border:0;"/>

O verdadeiro poder da 120Y VAN!!!
sócio nº31

Cortina Team

http://mclellansautomotive.com/photos/B21952.jpg" style="border:0;"/>

O verdadeiro poder da 120Y VAN!!!
sócio nº31