Autor Tópico: TOYOTA - Starlet (P6) 1978-1984  (Lida 13311 vezes)

Offline Kaizen

  • Yume no Chikara
  • Administrador
  • Classificados
  • *****
  • Mensagens: 15922
  • Liked: 1
    • Ver Perfil
    • AJA
TOYOTA - Starlet (P6) 1978-1984
« em: 06 de Novembro de 2003, 03:21 »
A geração P6 do Starlet entrou entrou em 1978 com as versões KP60, distingue-se dos P6 posteriores principalmente pelas ópticas redondas.





Nesta primeira versão de comercialização, os motores eram normalmente os 2K de 1000cc.

Toyota Starlet
Chassis: KP60, KP61 e KP62
Motores: 2K (1000), 3K (1200) e 4K (1300)
4 cilindros em linha com válvulas á cabeça
As versões "S" portuguesas têm caixa de 5 velocidades.


Motor 2K
Cilindrada: 993cc
Potência DIN: 47cv@5800rpms
Binário DIN: 6,7@3800

Taxa de compressão: 9.0:1
Diametro vs curso: 72 vs 61

Caixa: K40 de 4 velocidades

Motor 4K
Cilindrada: 1290cc
Potência (DIN): 65cv@5400rpms
Binário(DIN): 10@3600

Diametro vs Curso: 75 X 73mm
Taxa de compressão: 9,5:1
1 carburador duplo

Velocidade máxima: 150km\h
Aceleração 0-100km\h: 13.5

Starlet KP61 e KP62 montavam o motor 4K, que é a evolução do 3K montado habitualmente nos Corollas 1200 KE1*, KE2* e KE3* mas também em alguns Starlet. Neste caso, existe um emblema especifico na tampa da mala com a sigla "1.2".









Furação das jantes: 4X114.3
Depósito de combustível: 40litros



Suspensão da frente: Independetes tipo McPherson com molas helicoidais
Suspensão atrás: Eixo rígido, molas helicoidais com barras de forças e amortecedores telescópicos a gás

Direcção: Cremalheira/Pinhão, 3.1 voltas total. 18,5:1 esferas recirculantes

Distância entre eixos: 2300mm
Distância entre rodas frt: 1290mm
Distância entre rodas tr:  1275mm


Peso: KP60 - Entre 710 da versão 1.0 com caixa de 4 velocidades e 720kg com caixa de 5 velocidades.
        KP61 - Entre 740 da versão 1.0 com caixa de 4 velocidades e 765kg da versão 1.3 com caixa de 5 velocidades.

Distribuição de pesos: 55% á frente e 45% atrás.



http://planet.time.net.my/sepang/haiditn/html/starlet%20kp61/collantesKP61reflect.jpg" style="border:0;"/>

Dimensões:

Comprimento: 3680
Largura: 1525
Altura: 1380


O Starlet foi um daqueles carros que se pode dizer que "Nasceu para correr"



Travões: Bomba de duplo circuito com servo-freio
Discos á frente e tambores atrás
Pneus: KP60 - 155R12
         KP61 e KP62 - Versão 1.0 145R13
         KP61 e KP62 - Versão 1.3 165R13







Edited by: Umtali at: 7/10/07 17:47
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Offline nunoturbo

  • Moderador Global
  • Classificados
  • *****
  • Mensagens: 9117
  • Liked: 0
    • Ver Perfil
Belas fotos
« Responder #1 em: 10 de Agosto de 2004, 21:34 »














Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Edited by: nunoturbo at: 10/8/04 15:46
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Offline nunoturbo

  • Moderador Global
  • Classificados
  • *****
  • Mensagens: 9117
  • Liked: 0
    • Ver Perfil
Vencedor trofeu starlet
« Responder #2 em: 10 de Agosto de 2004, 22:03 »
Manuel Fernandes



Palmarés:
 1º lugar no Campeonato Nacional de Promoção 1977
 1º lugar no Campeonato Nacional de Velocidade 1982
 1º lugar no Troféu Toyota Starlet 1983
 1º lugar no Campeonato Nacional de Velocidade 1985
 1º lugar no Campeonato Nacional de Velocidade 1990
 1º lugar no Campeonato Nacional de Velocidade 1991
 1º lugar no Campeonato Nacional de Velocidade 1992

www.vilauto.com/competicao/pilotos_comp.htm



Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Offline CelicaGTI

  • Nivel 4
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 1329
  • Liked: 0
    • Ver Perfil
Re: Toyota Starlet P6 - 1978-1984
« Responder #3 em: 16 de Dezembro de 2005, 20:00 »

Na verdade os nomes dos modelos da Toyota são sempre escritos em padrões de "r" e "i". Um coluna em Japonês no dialecto "Katakana" é "ra", "ri", "ru", "re" e "ro". O "r" é movimento, assim sendo, todas as sílabas que comecem em "i" escrevem-se com o ra, ri, ru, re, e ro.


Todos os nomes da Toyota tem pelo menos um ra, ri, ru, re, ro. Assim:

Starlet = su ta re to




Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com


Offline Kaizen

  • Yume no Chikara
  • Administrador
  • Classificados
  • *****
  • Mensagens: 15922
  • Liked: 1
    • Ver Perfil
    • AJA
Re: Toyota Starlet P6 - 1978-1984
« Responder #4 em: 14 de Fevereiro de 2006, 07:22 »
Existiu também uma versão designada por SI , estas versões montavam injecção electrónica (EFI). Este sistema tinha sido apresentado em 1975 no Celica, Carina e Corona.

Estas fotos são de um Starlet pertença de IrishKP61






Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Offline CelicaGTI

  • Nivel 4
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 1329
  • Liked: 0
    • Ver Perfil
Re: Toyota Starlet P6 - 1978-1984
« Responder #5 em: 24 de Março de 2006, 19:23 »

Mais fotos:












Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com

Edited by: Rviper  at: 2/4/06 14:26

Offline CelicaGTI

  • Nivel 4
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 1329
  • Liked: 0
    • Ver Perfil
Re: Toyota Starlet P6 - 1978-1984
« Responder #6 em: 24 de Março de 2006, 18:45 »


Originalidades:








Reparem no Autocolante do vidro traseiro!!! O Carro já valia pelo Autocolante :lol


Só posso dizer uma coisa :[praise]




Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com


Offline CelicaGTI

  • Nivel 4
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 1329
  • Liked: 0
    • Ver Perfil
Re: Toyota Starlet P6 - 1978-1984
« Responder #7 em: 02 de Abril de 2006, 06:44 »


Acho que vou mudar o meu Avatar para este:


Imagem para Wallpaper


Montagem do motor 4K no KP61

Imagem para Wallpaper


A Station Wagon KP61


Encontro dos Ajistas Japoneses :lol  



LIINNDDOO!!!

Imagem para Wallpaper


Gostava de ter a colecção toda :p  
www.ne.jp/asahi/opoyon/kppk/sub73-1.html


Muito interessante :pensador]  
www.ne.jp/asahi/opoyon/kppk/sub73-2.html





Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com

Edited by: CelicaGTI  at: 2/4/06 0:03

4speed kp61

  • Visitante
Re: Engenharias caseiras com sentido teórico...
« Responder #8 em: 05 de Abril de 2006, 22:18 »
KP61 1.3S caixa de 5 velocidades



Este é nacional de 82 e dentro em breve será meu (espero q tudo corra bem):[burnout]


O interior com o rádio original e aplicações em "aluminio(?)"... o crucifixo é um acessório da época :[yeah]


Offline kombota

  • Nivel 4
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 1794
  • Liked: 0
    • Ver Perfil
Por Supra MKIII
« Responder #9 em: 18 de Setembro de 2006, 19:40 »



Quem conhece?


Offline kombota

  • Nivel 4
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 1794
  • Liked: 0
    • Ver Perfil
Por BrunoSantos:
« Responder #10 em: 18 de Setembro de 2006, 19:41 »
já agora o DL é sinonimo de Deluxe!?

por acaso é um modelo que acho piada e tenho andado atento aos que passam por mim, e já vi os 1.3S, 1.2S e os DL... no entanto não tive opurtunidade de dissecar o modelo...

fica a questão para os mais conhecedores do modelo...
quais as várias versões existentes e respectivos prós e contras (motor, interiores...)

:[fixe]  


Offline CelicaGTI

  • Nivel 4
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 1329
  • Liked: 0
    • Ver Perfil
Re: Engenharias caseiras com sentido teórico...
« Responder #11 em: 15 de Abril de 2007, 18:38 »

Essas designações tinham sempre a haver com o nível de equipamento que traziam e são tantos que cada país tinha uma designação para o seu ora vejam a dos japoneses:





Edited by: CelicaGTI  at: 15/4/07 12:46

Offline CelicaGTI

  • Nivel 4
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 1329
  • Liked: 0
    • Ver Perfil
Re: Por Supra MKIII
« Responder #12 em: 15 de Abril de 2007, 21:34 »

Alguns exemplos dos modelos originais japoneses de 1979 a 1984, retirados dos catalogos originais:



Algumas brochuras:


Tudo original :[love]  





Pistões de Grande Compressão TRD


Sistema de Ignição Eléctrica TRD











Motor 3K-r original, velho e reconstruído




O famoso e raro motor "HKS 5A-GX TURBO" by Toysport e preparação TRD. É um nada mais, nada menos que o 4AGE + HKS stroker kit + turbo:




Olhem o que eu descobri à venda no Japão:






Edited by: CelicaGTI  at: 15/4/07 20:09

Offline CelicaGTI

  • Nivel 4
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 1329
  • Liked: 0
    • Ver Perfil
Re: Por BrunoSantos:
« Responder #13 em: 16 de Abril de 2007, 02:22 »
Algumas brochuras:









Já viram um KP61 com jantes do Celica Supra? Pois aí está:
:eek  
KP61 cinzento c/jantes Celicasupra


O relógio original que eu muito desejo num KP61 4K ao contrário :lol
KP61 4K_volante à direita01
KP61 4K_volante à direita02


Edited by: CelicaGTI  at: 15/4/07 21:07

Offline kombota

  • Nivel 4
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 1794
  • Liked: 0
    • Ver Perfil
Re: Starlet
« Responder #14 em: 03 de Agosto de 2007, 19:08 »


Cumps:[fixe]