GrindeR - Apresentação

Iniciado por GrindeR, 03 de Julho de 2009, 13:24

Tópico anterior - Tópico seguinte

GrindeR

(Antes de mais desculpem pelo tamanho da mensagem e das fotos mas não sabia colocar de outra forma. Se isto for muito grande avisem-me para dividir em dois. Se nos comentários das fotos me estiver a repetir peço desculpem )

Boas a todos!

Chamo-me Eduardo, moro em Oliveira do Bairro mas sou nado
e criado em Ovar!
Possuo dois toyotas: Um KE20 de 1976 comprado há dois dias e um E12 de 2003. A minha
esposa tem um Yaris de 2006 e já agora o meu irmão tem um Yaris da
geração anterior e o meu pai um 4A-FE.
Portanto, na minha família é tudo toyotistas!

Relativamente ao E12 nada a dizer... não tenho tido qualquer tipo de problemas!

No que diz respeito ao KE20, basicamente, é o meu carro de sonho... ok, ok... sou modesto, mas foi o meu primeiro carro e já andava a trás dele há algum tempo.

Apesar do carro ter ~40000Km e de o ex-dono dizer que o carro está em condições e não é preciso revisão, vou metê-lo num mecânico conhecido para fazer uma revisão geral.

Apesar de não perceber muito de mecânica (Andei há procura do manual repair do KE20 mas não consegui encontrar, por acaso alguém que tenha ou saiba onde arranjar?) detectei algumas coisas que precisa de ser revisto o mais urgente possível: travões, óleo do motor, caixa e travões (Não sei quando foram trocados... pela etiqueta que está no carro foi em 2005, isto é, o carro desde 2005 até há data que o comprei fez +/- 1500km), pneus novos (já está tratado), radiador e tubos.

O dono andava de vez em quando com o carro mas só fazia 5km de cada vez não se devia aperceber que o carro aquecia. Da primeira vez que peguei no carro fiz 50km, alguns em AE e a temperatura subiu a mais de meio.

Vou apresentar algumas fotos que tirei para que me ajudem e opinem (toda a ajuda é pouca). Apesar da pintura estar "bonitinha" e ter pouco pontos de ferrugem o ideal seria desmontar o carro todo e levar pintura nova. Já ouvi opiniões de que é fraca. Para já não há t€mpo, quero é por o carro a andar com segurança.

Bem aqui ficam as fotos e alguns comentários:
(Vamos lá ver se ponho isto tudo direitinho)































As primeiras 4 fotos são do aspecto geral do carro. A seguinte é para perguntar como tiro o verdete do símbolo!

A frente... e depois o tablier... preciso de ideias para melhorar o especto, há ali qualquer coisa que ainda não descobri o que era nem como limpar!

A foto seguinte mostra uma borracha que precisa de ser trocada preciso de saber onde arranjar... sucatas?

Aspecto geral do interior e conta kms... como se pode ver ~40000Km e uma etiqueta a dizer que era preciso trocar o óleo aos 38456Km em Fevereiro de 2005

Fotos do tejadilho e das pegas da porta traseira que tenho de arranjar o original... não sei onde!

Um ponto de ferrugem que precisa de ser tratado, como é que faço isto? Eu tenho uma lata de tinta da cor do carro que o vendedor me deu, passo com um pincel ou é melhor ser lixada e de pois pintada?

Os pneus com as jantes e tampões originais os quais (pneu) têm que sair urgentemente, um pneu tem uma taxa a amanhã já vai arrancar isso.

Fotos gerais do motor não baba óleo...

O radiador precisa de ser raspado e pintado

Fotos mais pormenorizadas de algumas tubagens e manutenção que terá de ser feita:

Remoção do verdete e se possível as tubagens da água (Onde posso tentar encontrar isto?)

A correia da ventoinha também precisa de ser trocada com alguma urgência (Onde posso tentar encontrar isto?)

(foto seguinte) Acho que não é grave mas devia por qualquer coisas para proteger...

Chapa com as specs...

As restantes 4 fotos são do radiador, que eu pergunto se precisas de ser trocado, e se estas "pontas" de ferrugem são graves e o que posso fazer para limpar e proteger isto!

Hoje já fiz ~50 Km... meti-me na autoestrada, Estarreja-Aveiro, e pela segunda vez na minha vida fui buzinado por vir a cumprir os limites de velocidade, fiz o troço a 80-90km, o ponteiro da temperatura subiu um pouco a mais de meio, daqui a pouco vou verificar o radiador.

É incrível que fazendo uma viagem de 50 km a 80-90 a nossa perspectiva varia por completo eu só via o pessoal a passar e alguns olhavam feitos estúpidos... o pessoal não tem mesmo paciência nenhuma! Porra só faltava mandarem parar para me partirem a cara...

Agora o mais urgentíssimo são os travões... porra que o carro não trava nada.

Amanhã ou depois vou deixá-lo no mecânico... para a viajem de volta já não vou pela AE

P.S. O carro ainda traz a ferramenta de origem!

Acho que é tudo. Aguardo sugestões e opiniões para os arranjos e manutenção!

Crashed

Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

Corolla TE71

sócio AJA 33

costinha_trf

 :bemvindo:

Espero que encontres toda a ajuda necessária para o teu relógio azul.  :clap:

Abraço

ڤڤىڤىؤطسي  ۷۵٨نوثچپ  ﮏﲨﭖ﴾ﷲﻜ, Ok??

GrindeR

Espero bem que sim...
Antes de mais obrigado pela sugestão!

PaulaSL


Paula Silva
Sócia AJA nº 21

costinha_trf

Não tens que agradecer...  :shhh:
Este forum é mais indicado para carros como o teu, as pessoas aqui são mais conhecedoras das especificações do teu carro, podendo ajudar-te mais facilmente.
Espero que gostes!  :dance:
ڤڤىڤىؤطسي  ۷۵٨نوثچپ  ﮏﲨﭖ﴾ﷲﻜ, Ok??

Toylex

Citação de: GrindeR em 03 de Julho de 2009, 13:24

Hoje já fiz ~50 Km... meti-me na autoestrada, Estarreja-Aveiro, e pela segunda vez na minha vida fui buzinado por vir a cumprir os limites de velocidade, fiz o troço a 80-90km, o ponteiro da temperatura subiu um pouco a mais de meio, daqui a pouco vou verificar o radiador.

É incrível que fazendo uma viagem de 50 km a 80-90 a nossa perspectiva varia por completo eu só via o pessoal a passar e alguns olhavam feitos estúpidos... o pessoal não tem mesmo paciência nenhuma! Porra só faltava mandarem parar para me partirem a cara...

P.S. O carro ainda traz a ferramenta de origem!       



Antes de mais bem vindo, e tens aì uma verdadeira reportagem, heein...

Ainda não sentista a sensação real de ires ao volante de um verdadeiro Clássico e veres as coisas de outra forma... todos os que buzinaram e reclamaram, estavam com aquela (dôr que o demitido ou demissionário gesticulou no parlatório), sim porque cada vez é mais dificil ver um classico na estrada, principalmente durante a semana, e quem olha, olha porque lhe diz qualquer coisa, pois comigo isso não cola, a mim só me dá é gozo quando alguém se mostra incomodado com algum dos meus na estrada.

A ferramenta desse e de outros carros, está lá porque nunca foi precisa, porque todos sabemos o que acontece com a ferramenta que é utilizada, acaba por desaparecer uma peça de cada vez, ainda para mais em +30 anos.

José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

blardY

 :bemvindo:

Parabéns pela aquisição, precisa de uns mimos mas é uma excelente base!
Vai postando os desenvolvimentos dos trabalhos na máquina.

Participa  :clap:
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

zecaoliveira

 :bemvindo:


sejas bem vindo com mais um E2 familiar,(é igual ao meu que é um deluxe e tem mais uns extras)com essa vontade concerteza que irá renascer das de novo.parece uma boa base de restauro!mecanicaainda deves encontar por aí muito material especialmente nas lojas da concorrencia!
Jose C. Oliveira
Sòcio  Nº49

jcac

Citação de: GrindeR em 03 de Julho de 2009, 13:24
As primeiras 4 fotos são do aspecto geral do carro. A seguinte é para perguntar como tiro o verdete do símbolo!

A frente... e depois o tablier... preciso de ideias para melhorar o especto, há ali qualquer coisa que ainda não descobri o que era nem como limpar!

A foto seguinte mostra uma borracha que precisa de ser trocada preciso de saber onde arranjar... sucatas?

Aspecto geral do interior e conta kms... como se pode ver ~40000Km e uma etiqueta a dizer que era preciso trocar o óleo aos 38456Km em Fevereiro de 2005

Fotos do tejadilho e das pegas da porta traseira que tenho de arranjar o original... não sei onde!

Um ponto de ferrugem que precisa de ser tratado, como é que faço isto? Eu tenho uma lata de tinta da cor do carro que o vendedor me deu, passo com um pincel ou é melhor ser lixada e de pois pintada?

Os pneus com as jantes e tampões originais os quais (pneu) têm que sair urgentemente, um pneu tem uma taxa a amanhã já vai arrancar isso.

Fotos gerais do motor não baba óleo...

O radiador precisa de ser raspado e pintado

Fotos mais pormenorizadas de algumas tubagens e manutenção que terá de ser feita:

Remoção do verdete e se possível as tubagens da água (Onde posso tentar encontrar isto?)

A correia da ventoinha também precisa de ser trocada com alguma urgência (Onde posso tentar encontrar isto?)

(foto seguinte) Acho que não é grave mas devia por qualquer coisas para proteger...

Chapa com as specs...

As restantes 4 fotos são do radiador, que eu pergunto se precisas de ser trocado, e se estas "pontas" de ferrugem são graves e o que posso fazer para limpar e proteger isto!

Hoje já fiz ~50 Km... meti-me na autoestrada, Estarreja-Aveiro, e pela segunda vez na minha vida fui buzinado por vir a cumprir os limites de velocidade, fiz o troço a 80-90km, o ponteiro da temperatura subiu um pouco a mais de meio, daqui a pouco vou verificar o radiador.

É incrível que fazendo uma viagem de 50 km a 80-90 a nossa perspectiva varia por completo eu só via o pessoal a passar e alguns olhavam feitos estúpidos... o pessoal não tem mesmo paciência nenhuma! Porra só faltava mandarem parar para me partirem a cara...

Agora o mais urgentíssimo são os travões... porra que o carro não trava nada.

Amanhã ou depois vou deixá-lo no mecânico... para a viajem de volta já não vou pela AE

P.S. O carro ainda traz a ferramenta de origem!

Acho que é tudo. Aguardo sugestões e opiniões para os arranjos e manutenção!


:bemvindo:
Quanto ás questões vou tentar ajudar (penso eu) nalgumas.

Normalmente o verdete saí simplesmente com água e esfregando como é evidente.

As borrachas aconselho a procurar no ebay estas são umas das peças que não se deve meter em 2ªmão pois com certeza que já estariam ressequidas.

O óleo tem duração no motor estando ele parado de cerca de 2anos (salvo erro) pois a partir daí perde as propriedades.

As pegas das portas e afins isso sim arranjas facilmente em 2ª mão e em bom estado.

Quanto há pintura é raspar até encontrares a zona toda limpa de ferrugem se tiver buraco soldas um pouco de chapa depois primário e a seguir a tinta.

Quanto aos travões isso é prioritário,existe kit's de reparação para isso no ebay ou poderá ser somente falta de pastilhas ou maxilas traseiras,isto só mesmo poderei ajudar vendo com os próprios olhos.

Espero ter ajudado ou pelo menos tentado ajudar.
Abraço.

Onde ter um celica não é uma opção mas sim uma honra.

GrindeR

#11
Boas!
Antes de mais, obrigado pela ajuda!

Para já isto é para ir com calma, senão a mulher põe-me fora de casa!!  :lol
O que queria arranjar era o manual repair do ke20 para ir fazendo, e aprendendo, umas coisitas. Para já o carro está a descansar na garagem e só segunda vai ao "médico".

As prioridades são: pneus, travões, fluídos, radiador e tubagens.
Eu antes de procurar noutro sítio falo sempre com um amigo meu que me arranja material original da Toyota com desconto, como ele tem alguns contactos espero pelo que me diz e depois é que tento arranjar noutro sítio...

Já vi à venda borrachas para os pára-brisas novas por 100 euros, chiça, e como não é prioridade, pode esperar!

Como estamos com tempo quente e seco a pintura, também, pode esperar. Tem algumas pinceladas à mão porque foi o antigo dono. Por dentro do compartimento do motor não vi ferrugem nem corrosão. Se bem que detectei alguma na ponta do capot e no "canal" por onde deve escorrer a agua junto ao tejadilho.

Já estive a falar com um amigo meu e um destes dias vou falar com um pintor/chapeiro da toyota em Ovar para me dar a opinião, mas uma vista mais pormenorizada à tinta vê-se umas pequenininhas bolhas... portanto, antes do inverno, se o t€mpo o permitir, vai ser pintado.

O ideal seria eu começar a tratar dos pontos de ferrugem, depois a pintura ficava para os profissionais. Alguém me sabe dizer que material e ferramentas devo comprar para começar a tratar disso? É que fazendo nós o trabalho o gozo é muuuuuuuuuuuuuito maior!

Para já é tudo. Depois de segunda feira dou mais notícias sobre a "consulta médica"

Obrigado pela ajuda

Kaizen

Citaçãoespero pelo que me diz e depois é que tento arranjar noutro sítio...

E é o que fazes de melhor, o material original é muitooo melhor que o que se vende por aí. Uma borracha do parabrisas a 100€ é barato se for original. No teu lugar começava por aí, a investir nas borrachas originais. Vais precisar de uns 600€ ou mais

Mantém o carro a andar, umas bolhitas que não comprometam na IPO não fazem mal nenhum e a serem trataas deve sê-lo como deve ser.

Tubos de borracha do radiador etc etc deve estar no topo das tuas prioridades, mesmo que essas estejam boas (aparentemente).

Os travões não devem estar tão maus assim, eles são fracos de origem.

Não faças nenhuma intervenção na qual não tenhas TODO o material em teu stock. Utiliza o carro e faz-lhe quilómetros, porque só com quilómetros em cuma é que te apercebes do que é que ele precisa.

Depois então, com uma lista de "Defeitos & Feitios" aí sim deves partir para a desmontagem e tratamento completo.

Outra coisa, em abono do carro, devolve-lhe as matriculas pretas de origem assim que possas e não metas jantes espaciais... :p Deixa estar assim , porque assim há poucos.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

GrindeR

Citação de: Kaizen em 04 de Julho de 2009, 20:01
Citaçãoespero pelo que me diz e depois é que tento arranjar noutro sítio...

E é o que fazes de melhor, o material original é muitooo melhor que o que se vende por aí. Uma borracha do parabrisas a 100€ é barato se for original. No teu lugar começava por aí, a investir nas borrachas originais. Vais precisar de uns 600€ ou mais

PArece que vou ter que as comprar aos poucos... tenho que ver melhor quais as que precisam ser trocadas

Mantém o carro a andar, umas bolhitas que não comprometam na IPO não fazem mal nenhum e a serem trataas deve sê-lo como deve ser.

Como já disse, o carro será para pintar... para já o essencial para eu andar sem receio

Tubos de borracha do radiador etc etc deve estar no topo das tuas prioridades, mesmo que essas estejam boas (aparentemente).

Os travões não devem estar tão maus assim, eles são fracos de origem.

De qualquer maneira vou por tudo novo...

Não faças nenhuma intervenção na qual não tenhas TODO o material em teu stock. Utiliza o carro e faz-lhe quilómetros, porque só com quilómetros em cuma é que te apercebes do que é que ele precisa.

Depois então, com uma lista de "Defeitos & Feitios" aí sim deves partir para a desmontagem e tratamento completo.

Para eu me sentir seguro a andar com o carro tenho que trocar travões, arranjar o radiador e tugagens e mudar os fluídos ao carro

Outra coisa, em abono do carro, devolve-lhe as matriculas pretas de origem assim que possas e não metas jantes espaciais... :p Deixa estar assim , porque assim há poucos.

Pois, o pior é que já não tenho as pretas de origem, ainda vou falar com o dono mas dúvido. O carro é para manter o mais original possível

Kaizen

Sabes que há chapas de matricula dessas novas á venda, certo?

Se os discos e pastilhas forem origiais e tiverem em bom estado não é preciso trocar. Basta uma limpeza ao circuito de travões e mudar os tubos de travão. Convém verificar se os bombitos não têm fugas e sa a bomba de travões está a vedar bem.

Não mexes muito onde... estiver a funcionar bem!
Rui Coelho
Associado AJA Nº1