Marcas - Mitsubishi

Iniciado por AJA Team, 05 de Abril de 2010, 17:53

Tópico anterior - Tópico seguinte

AJA Team

ESTRATÉGIA E HISTÓRIA MITSUBISHI MOTORS

"Cars that inspire", esta é a mensagem central da Mitsubishi Motors (MM).
Os seus valores são, PAIXÃO, PERFORMANCE e PERFEIÇÃO.

Estes valores resumem muito a filosofia de vida dos japoneses:
PAIXÃO porque a MM actua com entusiasmo e nunca deixa de alcançar os seus objectivos.
PERFORMANCE porque garantem continuamente resultados do mais alto nível, aperfeiçoando constantemente as suas capacidades de acordo com os seus objectivos.
PERFEIÇÃO porque a satisfação do cliente é tida como elemento fundamental das avaliações da MM, em paralelo com a sua constante orientação para os resultados.

Os quatro pilares da marca são a Herança Japonesa, a Performance Dinâmica, a Engenharia Criativa e o Design Inovador.

A Herança Japonesa, traduz todo o historial que esta marca comporta, desde a sua fundação como empresa de navegação em 1870. Esta foi uma era de grandes transformações no Japão. No séc. XIX, o jovem Yatora Iwasaki, trocou a sua aldeia natal pela cidade de Osaka, onde se tornou um perspicaz negociante de arroz. Este foi responsável pela fundação da companhia de navegação, que mais tarde se vem a tornar na Mitsubishi.

A criação do logótipo da marca surge através do brasão da família Hyasaki, que era composto por três diamantes sobrepostos e três folhas de carvalho. A unificação destes dois elementos vem dar origem ao actual logótipo da marca. Mitsu significa o número 3 em japonês. Bishi significa "forma de diamante". O resultado é Mitsubshi, a marca dos três diamantes.



Poucos anos decorriam desde a sua fundação, e a MM operava já em áreas tão distintas como a marinha mercante, a indústria automóvel, o sector financeiro, a aviação, o sector energético e ainda a indústria pesada. Mas a área que mais interessa é o sector automóvel.

A produção inicia-se em 1917 com o modelo A.
Em 1932 a MM lança o seu primeiro autocarro e em 1934 lança o primeiro carro japonês com tracção às quatro rodas.
A Mitsubishi atravessa uma fase de grande expansão a partir da década de 60. Actualmente está representada em mais de 160 países, e possui capacidade produtiva em 30 países.

    Um claro exemplo do segundo pilar da MM, a Performance Dinâmica, é a série Lancer Evolution, um testemunho vivo deste ícone desportivo da marca. No mundo da competição de ralis existem duas disciplinas elementares, o Campeonato do Mundo de Ralis e o Campeonato do Mundo de Todo o Terreno, com a prova Dakar a pertencer a esta última categoria. A prova do Dakar é apontada como sendo o rali mais duro do mundo. A MM desde cedo participou em competições automóvel, inaugurando uma série de participações no Dakar a partir de 1983. O seu sucesso conta já com 8 vitórias nesta prova de renome.

A nível do C.M de Todo Terreno, a mais recente vitória aparece pelas mãos do piloto Português Carlos Sousa, em 2003. Este, foi um ano de grande sucesso para a marca, tendo alcançado os seguintes títulos:

- 1º Lugar no Dakar – Hiroshi Masuoka
- 2º Lugar no Dakar - Stephane Peterhansel
- 1º Lugar Taça do Mundo Todo o Terreno – Carlos Sousa
- 1º Lugar Taça Europeia de Bajas – Carlos Sousa
- 1º Lugar Campeonato Nacional de TT – Miguel Barbosa

A estas vitórias somam-se ainda muitas outras em disciplinas como campeonatos continentais de Todo o Terreno e Ralis.


   O terceiro pilar da marca, a Engenharia Criativa representa toda a filosofia da marca em apresentar soluções inteligentes. Exemplos são o  revolucionário sistema MASCT (Mitsubishi Active Stability & Traction Control), MIVEC (Mitsubishi Inovative Valve timing Electronic Control system), SAYC (Super Active Yaw Control), e muitos mais que têm vindo a marcar a qualidade das soluções criadas pela MM.

Outro ponto onde é possível verificar as influências deste pilar, é na criação dos concept cars. A MM dedica grande parte do seu tempo a estudar melhores soluções que consigam agregar tudo aquilo que os seus clientes esperam, bem como satisfazer as expectativas e necessidades dos potenciais clientes.

   Por último, o Design inovador, é um pilar que já foi mais trabalhado, embora hoje em dia represente, e com o reposicionamento estratégico da marca, um dos principais motores de alavancagem da marca. Para tal foi contratado em 2001 o famoso director de design Olivier Buley, que já liderou o departamento de design de marcas como a Porsche, a Subaru ou ainda a Mercedez – Benz. O principal objectivo desta aquisição é criar uma identidade corporativa bem coerente e objectiva, evocando o design original da marca.
A reestruturação da Mitsubishi teve assim início em 2001, esperando-se atingir o break even point em 2004.


A Mitsubishi Motors Portugal é fundada em 1989, enquanto distribuidor oficial da marca com escritórios em Portugal. Antes disso, a Univex era a empresa responsável pela importação dos automóveis Mitsubishi para Portugal. Este é hoje em dia o mais antigo concessionário da rede Mitsubishi Motors Portugal, e o principal responsável pela implementação dos actuais escritórios da marca no nosso país.

A Mitsubishi Motors Portugal tem uma rede de distribuição composta por 36 Concessionários.
Actualmente trabalham nos seus escritórios 68 colaboradores.

Mitsubishi Motors Portugal, S.A.
Rua Dr. José Espírito Santo, 38
1900-672 Lisboa
Tel – 218 312 100
Fax – 218 312 332
E-mail – relacoes.clientes@mitsubishi.pt
www.mitsubishi.pt
Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
www.amigosjaponesesantigos.pt

AJA Team

A página da Mitsubishi Motors Portugal tem uma interessante e curiosa cronologia da sua gama de modelos desde o Modelo A de 1917

Clicar aqui para ver a Galeria Mitsubishi Motors Portugal

A Mitsubishi Motors Deutschland na sua página tem uma excelente galeria de modelos do presente e não esquece os Mitsubishi clássicos que permitiram à marca chegar ao patamar que hoje se encontra:

Clicar aqui para ver a Galeria Mitsubishi Motors Deutschland
Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
www.amigosjaponesesantigos.pt

kombota



Prompted by a request of the Japanese army, Mitsubishi Shipbuilding Co., Ltd. entered the vehicle manufacturing business in 1917 with the Model A. As Italy was regarded as the most advanced automobile-manufacturing nation of the time, the Model A was based on the Fiat A3-3 and built at the company's Kobe shipyard by Taizo Soda (future vice-president of Shin Mitsubishi Heavy Industries) and others. In 1919, the Model A became Japan's first mass produced passenger vehicle. Although 22 had been built by 1921 (including the prototypes), Mitsubishi stopped production to re-focus on shipbuilding. The vehicle displayed at the Mitsubishi Auto Galley in Okazaki is a reproduction created in 1972 based on historical research into contemporary sources by the automobile journalist Eizo Ikeda with the help of designs and the like drawn up by Heitatsu Igarashi.