TOYOTA - Hiace H2 - 2ª Geração LH11, LH20 - 1977-1983

Iniciado por Kaizen, 12 de Julho de 2013, 16:05

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Kaizen

A segunda geração da Toyota Hiace foi lançada em Fevereiro de 1977 e terminou a produção oficial em Outubro de 1982 na fábrica Honsha plant, Toyota Auto Body Co.,Ltd. no Japão. A Hiace foi montada na fábrica da Salvador Caetano em Ovar entre 1979 e Março de 1983 e, a versão chassis-cabine foi montada até 1985.


Legenda: Hiace Van, 1ª fase, montagem japonesa

Carroçarias

Diversas carroçarias:

Chassis-cabine - cabine simples de 3 lugares, e cabine dupla de 6 lugares. Clicar para ver exemplo
Van - 4 portas, 3 lugares
Wagon - 4 ou 5 portas, 3, 6, 8 e 9 lugares
Bus - 12 ou 15 lugares


Legenda: Versão Van, 1ª fase, montagem japonesa

Estas duas últimas carroçarias estavam também disponíveis com tecto semi-elevado. Clicar para ver exemplo

Diferentes chassis:

(entre eixos / total)

Chassis curto - 2,340 mm / 4340mm
Chassis longo - 2,545 mm / 4690mm
Chassis extra-longo - 2,845 mm / 4990mm
Chassis cabine - 2,290 mm / 4300mm e 4340mm para cabine dupla 4340mm


Legenda: Versão Wagon de 9 lugares, chassis longo


Legenda: Versão Wagon de chassis extra-longo e tecto semi-elevado

Motores

A gasolina:

12R-J - 1587cc com 80cv@5200 rpms
12R-M - 1587cc (Filipinas)
16R-J - 1808cc com 95cv
18R-U - 1968cc com 100cv

A gasóleo:

L - 2188cc com 72cv (SAE)@4200rpm e 126NM@2600rpm


Actualizações

Existiram actualizações contínuas ao longo da produção desta geração da Hiace.
A mais significativa ocorre por volta de 1981 (1ª fase 1977-1980, 2ª fase 1981-1983) e, as principais alterações são:

- As grelhas das ópticas passaram de 6 ranhuras e superfície mais lisa para grelhas com 10 ranhuras;
- Emblemas frontais e laterais unidos pela parte de cima das letras TOYOTA, passam a ser unidos por baixo. Esta diferença não é literal e depende de outros factores;
- As primeiras versões usam para-choques e espelhos com aumento de cor cinza clara. Esta particularidade deve estar relacionada com disponibilidade de produtos e não tanto com a idade do modelo;
- Substituição dos tambores de travão dianteiros por discos;
- Nos últimos modelos de produção e, em todas as versões de luxo, foi adoptada a caixa de 5 velocidades.



Legenda: Transformação em "Camper van" muito popular em Inglaterra e na Austrália.[/img]
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Kaizen

#1
Em Portugal

Em Portugal foram montadas 15560 Hiace LH20 e e 2640 Hiace LH11entre 1979 e 1985. Estas 18200 Hiace permitiram à Toyota ser líder de mercado no segmento dos comerciais nesta época.

Tanto em termos de produção como de comercialização, em Portugal foram utilizadas as carroçarias Van de 3 lugares, Wagon de 6, 8 e 9 lugares, e Chassis-cabine simples de 3 lugares. Todas as versões em chassis curto e com o motor 2.2 a gasóleo.


Legenda da foto: Modelo de fabrico nacional, 6 lugares, anterior a 1981, cor muito rara.

Os dados técnicos da versão Van (furgão) são: Retirados de catálogo de vendas da Salvador Caetano

Cilindrada: 2188cc
Compressão: 21.5:1
Potência: 66cv (DIN) ás 4200rpm
Binário: 13.5 ás 2400rpms
Caixa de velocidades: 4 sincronizadas + MA
Pneus: 185R14C
Capacidade de combustível: 58 Litros (excepto LH11)

Comprimento: 4241mm (LH20) e 4440mm (LH11)
Largura: 1689mm
Altura: 1915mm (LH20) e 1925mm (LH11)
Distância ao solo: 180mm
Distancia entre eixos da frente: 1430mm (LH20) e 1445mm (LH11)
Distância entre eixos de trás: 1399mm (LH20) e 1359mm (LH11)
Peso: 1406kg (LH20) e 1355kg (LH11)
Tara: 2400kg

Equipamento de série:

- Isqueiro
- Cinzeiro
- Bancos com regulação lombar e em comprimento
- Luz interior

Desconheço se o rádio era um acessório e se era de série nas últimas versões ou na mais equipada.

Em Portugal foi montada e comercializada uma versão denominada (pelo AJA, porque não sabemos qual a designação oficial) Deluxe e que se distinguia pelas seguintes características:


- Versão premium de luxo;
- 8 lugares, não existindo banco central na fila da frente e no seu lugar uma espécie de tabuleiro;
- Vidros coloridos em castanho
- Estofo dos bancos em tecido

Esta versão tinha por base a Hiace Van montada em Ovar e era posteriormente modificada numa empresa de V.N. Gaia chamada Ieta.

A Ieta era também responsável pelo desenvolvimento e fabrico dos interiores para as Hiace montada em Ovar.

Legenda: Interior de uma versão nacional

A produção nacional incorporava diversas peças de incorporação nacional (termo específico na época por questões legais). Algumas peças seriam: bancos, quartelas, farolins, centros de jante, espelhos etc.


Algumas diferenças entre a Hiace nacional e a japonesa:


- Centros de jante em plástico preto. Característica que distingue facilmente as Made in Portugal das restantes já que as outras tinham centros em ferro;
- O volante usado em Portugal era de 2 braços, algumas japonesas tinham volante de 3braços;
- Bancos produzidos pela Ieta. Alguns modelos montavam bancos com encosto de cabeça, desconheço se eram feitas na Ieta ou se vinham do Japão.

Características particulares de alguns modelos, mas que não sei explicar:

- Existiam dois tipos de retrovisores diferentes, os normais de plástico e uns com aumento através de uma haste de ferro cinza, estes tipo de espelhos também era montado nas LH20. Normalmente as versões com espelho de aumento tinham também os parachoques cinzas.Pode-se extrapolar que os de plástico eram de fabrico nacional feito pela antiga Pamel que fabricou os retrovisores das duas gerações seguintes;
- A existência de barras laterais nos vidros em modelos vidradas;
- A versão Deluxe eram geralmente castanhas/beige, mas parece que havia outras cores escuras;
- Existiram muitas em dois tons de pintura, deveria ser opcional de fábrica ou concessionário!

Este modelo sofre de 2 problemas: Ferrugem e Exportação. Existem cada vez menos em Portugal devido ao normal desgaste e também à ferrugem devido à fraca protecção da carroçaria. Infelizmente, continua a ser um modelo de exportação.

A partilha de informações sobre os modelos de produção nacional é especialmente importante, quem tiver informação relativa a este e outros modelos pode contactar o AJA através do e-mail: ajateam@amigosjaponesesantigos.pt  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Camry 2200

A denominação deve ser "Luxo". Tive conhecimento que esta versão é numerada e leva uma chapinha por baixo da chapa de identificação normal que diz  "LUXO: 000"

Mas ainda vou confirmar isto com mais rigor!  :assobio
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

Sim, conheço essa chapa nas Hiace LH51 Luxo que são o mesmo conceito, era preciso confirmar se o mesmo é válido para as LH20.  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Toylex

Catálogo Hiace H2 no país de origem, Japão








A tampa da mala com abertura extra, facilidade para carga/descarga com empilhadores

José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Camry 2200

#6
Brochura inglesa de 1982  8)


Legenda da foto: Hiace LH20, Van de 4 portas, Fase 2, montagem japonesa chassis curto


Legenda da foto: Hiace LH20, Wagon de 4 portas, Fase 2, chassis longo e montagem japonesa

O volante de 3 braços!  :drool:


Legenda da foto: Especificações Hiace LH20 chassis curto, chassis longo e LH11 pick up

Esta caixa metálica fica-lhe mesmo a matar! :thumbsup


Legenda da foto: Hiace LH11, pick up com caixa metálica, fabrico japones
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Camry 2200

#7

Legenda da foto: Simbolo da frente Hiace LH20 / 11 em detalhe.
Miguel Vale - Associado AJA Nº69