Eu tenho um problema semelhante no depósio da minha moto.
Um mecânico na zona de Montelavar que descobri por acaso, disse-me que o petróleo é óptimo para lavar as peças mas PÉSSIMO para utilizar na ferrugem, porque ao invés de remover, vai propagar.
E digo digo por experiência própria que é verdade, porque o depósito da minha mota foi limpo com gravilha limpa (só pedras, nada de areia) e também como um cadeado, juntamente com uns bons 3 ou 4 litros de petróleo.
Tive este trabalho todo em 2004. Resultado: no imediato o depósito ficou limpo "a olho nú", mas volvido um ano, o depósito está muito pior do que estava!
Então o que o dito mecânico me disse foi:
1- Desmontar o depósito, colocar gravilha limpa (só pedra) e gasóleo, e em seguida agitar;
2- Colocar um pouco de gasolina com 10 decilitros de óleo de motor 2T semi-sintéctico no depósito e agitar, para que "forre" o interior (atenção que o depósito da RZ tem capacidade máxima de 10 litros);
3- Atestar o depósito e adicionar óleo de motor 2T semi-sintéctico (a medida inicial recomendada é de uma tampa da embalagem de 1 litro). Se isolar a vela, da próxima vez que se atestar o depósito colocar um pouco menos de óleo, se queimar bem colocar um pouco mais, repetindo sempre este procedimento até a vela isolar. Quando tal acontecer, adicionar a medida de óleo anterior, porque ajuda a proteger o interior do depósito.
Agora a grande questão: será que resulta?
A minha habitual falta de tempo ainda não me permitiu testar esta dica, mas como aqui no fórum há verdadeiros "experts" nestas questões, aguardo sugestões e comentários.
Um mecânico na zona de Montelavar que descobri por acaso, disse-me que o petróleo é óptimo para lavar as peças mas PÉSSIMO para utilizar na ferrugem, porque ao invés de remover, vai propagar.
E digo digo por experiência própria que é verdade, porque o depósito da minha mota foi limpo com gravilha limpa (só pedras, nada de areia) e também como um cadeado, juntamente com uns bons 3 ou 4 litros de petróleo.
Tive este trabalho todo em 2004. Resultado: no imediato o depósito ficou limpo "a olho nú", mas volvido um ano, o depósito está muito pior do que estava!
Então o que o dito mecânico me disse foi:
1- Desmontar o depósito, colocar gravilha limpa (só pedra) e gasóleo, e em seguida agitar;
2- Colocar um pouco de gasolina com 10 decilitros de óleo de motor 2T semi-sintéctico no depósito e agitar, para que "forre" o interior (atenção que o depósito da RZ tem capacidade máxima de 10 litros);
3- Atestar o depósito e adicionar óleo de motor 2T semi-sintéctico (a medida inicial recomendada é de uma tampa da embalagem de 1 litro). Se isolar a vela, da próxima vez que se atestar o depósito colocar um pouco menos de óleo, se queimar bem colocar um pouco mais, repetindo sempre este procedimento até a vela isolar. Quando tal acontecer, adicionar a medida de óleo anterior, porque ajuda a proteger o interior do depósito.
Agora a grande questão: será que resulta?
A minha habitual falta de tempo ainda não me permitiu testar esta dica, mas como aqui no fórum há verdadeiros "experts" nestas questões, aguardo sugestões e comentários.