Lata de Spray - onde comprar - VHT Wrinkle finish

Iniciado por isac, 10 de Fevereiro de 2009, 11:48

Tópico anterior - Tópico seguinte

Camry 2200

Tenho andado a pesquisar sobre este assunto. Descobri onde comprar a tinta em Portugal.

Fica aqui o link da loja: motocinquenta.com - tinta wrinkle finish

Ainda não encomendei porque me falta ir ao AKI. Disseram-me que lá tem da Motip e portanto vou lá ver.
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Tractortp

Por cá, o pintor já acertou um pouco de tinta com esse efeito para aplicar nas ferragens dos bancos do KP30, falta esperimentar com base de alta temperatura....

Camry 2200

Não percebi. O teu pintor usa tinta normal para conseguir este efeito? Consegues explicar como?
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Tractortp

Não te consigo esplicar, sim com tintas normais faz efeito de tinta texturada, é lá um dos segredos dele......

Camry 2200

Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Umtali

Não é a mesma coisa pois a tinta wrinkle finish costuma ser "cozida"
João Freire - Sócio AJA nº 11

Camry 2200

Andei a investigar e o tal truque é feito com duas tintas diferentes. Como li tudo em inglês, não sei bem que tipo de tinta é em português  :tijolos

Pelo que entendi é dar tinta "enamel" por cima de uma primeira camada de tinta "Lacquer". Enamel é esmalte, para a outra é que não estou a conseguir decifrar que tipo de tinta é.

Também não sei se o efeito é o que se pretende. Pela descrição, julgo que a textura ficará com grãos muito grandes, partindo do principio que fica parecido com os rádios e material militar antigos.

"To get a wrinkle finish, you can spray a base coat of lacquer paint with an over coat of enamel (it think that is the order but it may be the other way around). The solvent in the enamel causes the lacquer to dissolve, as the enamel tries to dry, the surface tension pull stretches, but the underlying layer is liquid and allows it to bunch, or wrinkle. This is the same method that was used on Atwater Kent Radio Equipment in the 20s. For those who play with this old equipment, you'll notice the valleys in the paint are darker while the surface paint is brown or gold, this is due to the black lacquer underneath."

Acho melhor continuar com a tinta de cozer de que fala o Umtali. Aliás, já vem a caminho!  8)
Miguel Vale - Associado AJA Nº69