AJA - Amigos dos Japoneses Antigos

Área pública => Geral => Tópico começado por: Kaizen em 10 de Novembro de 2003, 21:49

Título: Apelo á originalidade
Mensagem de: Kaizen em 10 de Novembro de 2003, 21:49
Meus amigozzzz´s,

  Numa das minhas meditações sobre a não aceitação dos carros japoneses como clássicos, por parte dos Europeus, cheguei a esta triste conclusão:

  O facto de haver muitos carros japoneses a circular diariamente, faz com que os modelos japoneses não sejam assim tão exclusivos na óptica de um colecionador. E sobre este tipo de visão, a minha modesta opinião é: Caguei poh colecionador! :lol  :[respekt]

  No entanto há pequenos pormenores que cada um de nós podia ter para melhorar esta imagem de banalidade,  aproximando os vossos clássicos da originalidade. Refiro-me acima de tudo ás chapas de matriculas com fundo branco! São de manifesto mau gosto nestes carros.

  Todos os carros que comprei vinham com chapas de matricula actuais (fundo branco) e em alguns deles, a primeira coisa que fiz antes de analisar convenientemente o carro foi tirar a destruir essas chapas de matricula e meter das novas.

  As chapas de matricula podem custar entre 15 a 25€, e dão uma aspecto M U I T O  mais bonito ao v\ carro. Conferindo-lhe mais caracteristica de originalidade. :[kiss]

  Outro aspecto que não aprecio muito são as jantes, principalmente em Celicas. No II Encontro na marina e também no Historic Festival andavam lá Celicas com jantes que, por favor, dão vómitos só de olhar! :[tristez]  Os carros são sempre mais bonitos no seu estado original, ou então quando há bom gosto por parte do dono.

  Atrevo-me a referir que os dois carros japoneses mais bonitos, impecáveis, de bom gosto, quemereçemumamedalha são o Datsun 1200 do Zé e o Mazda 818 Coupe do BroasGT (p\ não falar do soberbo AE86 do BrunoSantos). E mereçem uma palavra de reconhecimento, não só pelo esforço de os meterem originais, como de contribuirem para uma imagem de aceitação dos carros japoneses.

  Desta vez não se falou de Xuning :lol  

  Á v\ consideração.

Título: Re: Apelo á originalidade
Mensagem de: mindprobe em 10 de Novembro de 2003, 22:54
apoiado!

o Claudio (o rapaz do KE35 SR) disse que comprou as chapas de matricula para o seu carro, completas, por 15€ no Stand Barata, portanto é um excelente investimento!

 

Título: Re: Apelo á originalidade
Mensagem de: lcardeta em 11 de Novembro de 2003, 01:39
Bom o meu Datsun quando o comprei tambem tinha chapas brancas e espelhos de plastico pretos, actualmente já comprei matriculas originais , novas , das pretas , e quanto aos espelhos tenho uns cromados muito proximos dos originais .

:[drive]  

Os carros antigos são feitos para durar.

Título: re: apelo à originalidade
Mensagem de: broasgt em 11 de Novembro de 2003, 03:58
O mazda ficou todo babadinho:[kiss]
Ainda à pouco andou a comer as curvas da marinha grande, neste momento está na toca pois o tempo ameaça dar chuva e não quero molhar o bichinho!!!
Quanto à questão da originalidade penso que é um grande trunfo para quem estima um conceito, imaginem o que era vestir o rei D. Afonso Henriques de jeans, nos livros de História, só para os putos acharem que ele tinha um toque cool e assim aprender a matéria:lol :lol :lol  não tem lógica pois não??? Mesmo nos carros que tem mais pessoal a aderir, para efeito de clube, como os Minis ou Carochas onde se repara em 1001 modificações, apenas são dignificadas aquelas feitas com base em carros de competição ou modelos comemorativos, etc
Penso que se queremos dignificar os carros antigos japoneses temos de os mostrar e não esconde-los atrás dos retoques de mau gosto que tem sofrido ao longo dos tempos:rollin
Tenho a certeza que se não tivesse acontecido a recente inflação dos preços dos clássicos japoneses, estes seriam agora decorados por sacos do LIDL(loja do imigrante de leste) devido a serem bastante acessiveis e imparáveis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
É tempo de dar o merecido valor aos meus, nossos, vossos carros... japoneses é claro!!!:[bebado]

 

Título: Re: re: apelo à originalidade
Mensagem de: kombota em 11 de Novembro de 2003, 06:56
Apoiado!!!

Se soubessem das coisas que já me arrependi que fiz no datsun. Continuo a gostar, mas a visão que tenho hoje é muito diferente da que tinha á coisa de 4 anos atrás quando comecei o restauro.

Para mim não é apenas um problema de originalidade, mas sim um problema de autentacidade com o espirito da época de construção do veiculo.

O pior de tudo é quando não se percebe o que é pretendito... e o resultado final é um amontoado de ideias soltas. Dai para mim é extremamente importante ter logo á partida um conceito de restauro bem definido.

Objectividade, simplicidade, intenção...

Ideias a aplicar num proximo restauro...:pensador]

Cumps:[fixe]  

Título: Re: re: apelo à originalidade
Mensagem de: LM GTi em 11 de Novembro de 2003, 19:17
A vossa opiniao sobre estes carros:







Acham que isto ja e fugir a originalidade ou o equipamento extra sendo igual ao da epoca e aceitavel?


Citroen AX GTi    Pressing the loud pedal since 1982

Título: Re: re: apelo à originalidade
Mensagem de: Kaizen em 11 de Novembro de 2003, 19:45
Tirando as jantes de gosto duvidoso, tudo o resto vai na linha do Corolla Levin.

  Estou em crer que todas as modificações que os proprietários desses carros fizeram tiveram por base o Corolla TE27 Levin, que entre outras coisas andou nos ralis europeus.

Título: Re: re: apelo à originalidade
Mensagem de: mindprobe em 11 de Novembro de 2003, 19:56
provavelmente até são mesmo originais,  as primeiras jantes são ENKEI muito comercializadas como estras para toyotas e datsuns, e acho que ficam dentro do estilo, as segundas não gosto nada, as terceiras acho que não ficam mal embora não conheça as jantes e por isso não sei se eram extra da epoca, as ENKEI eram uma das marcas que forneciam os construtores japoneses

:[drive]  

Título: Re: re: apelo à originalidade
Mensagem de: LM GTi em 11 de Novembro de 2003, 20:03
A parte das jantes e duvidosa realmente :b
Para mim as melhores mesmo sao as minilite (ou replicas) que acho que assentam bem nos classicos.
De resto penso que esses carros estaram na linha dos da epoca :)
Era isto que eu queria :lol  


Citroen AX GTi    Pressing the loud pedal since 1982

Título: Re: re: apelo à originalidade
Mensagem de: mindprobe em 11 de Novembro de 2003, 20:09
consegues arranjar um desses cá, mas sem as abas, ficam giros na mesma, as abas mandas vir sem problemas dos EUA, não ficam é baratas, de qq maneira não é facil de encontrar um para venda, eu tive a sorte de encontrar um barato, mas está todo alterado e ainda me vai ficar um pouco dispendioso colocá-lo original, principalmente se o pintar, e para ficar impec precisa de uma pintura

Título: Re: re: apelo à originalidade
Mensagem de: lcardeta em 11 de Novembro de 2003, 23:52
Eu gosto do preto , está dentro do razoavel , talvez os pneus sejam largos de mais , mas tem estilo ( dentro do espirito da epoca ) . Mas por falar em original à cerca de 20 minutos atrás ( +/- 16.30 ) vi um Datsun 1200 original em todos os detalhes inclusivé os tampões , tava lindo .

:[oba]  

Os carros antigos são feitos para durar.

Título: Re: Apelo á originalidade
Mensagem de: Ze em 12 de Novembro de 2003, 22:13
Obrigado pelos elogios ao meu bólide! :)  
Apoiado!:[oba]   Viva a originalidade! :[faroia]  

...Eu compreendo :[why]   que as pessoas gostem de melhorar ou embelezar o seu clássico, desde que seja com elementos da época. :[mad]   No, entanto, muitas vezes, querem que ele pareça um carro que não é :[boutapanhar]  :[maxingun]  , destruindo aquilo que ele tem de apelativo. :[mantafudide]  

Além disso, a história comprova que o original é sempre mais apreciado :[japdriver]   ... salvo as raras excepções que confirmam a regra.

:[fixe]  


 

Edited by: Ze at: 12/11/03 16:15
Título: RE: apelo...
Mensagem de: Jaafa em 14 de Novembro de 2003, 10:27
Por acaso tenho a mesma ideia. os japoneses são olhados como os patinhos feios.
Tnhos os meus 2 japoneses originais mas mesmo assim as pessoas olham para o Sentra com mais indifreça do que olham para um frigorifico, é que o Sentra não refresca as cervejolas:[bebado] ... Quanto ao N600... dá-lhes para rir dado o tamanho:[why] .
Memso os que gostam de carros antigos, curiosamente, não ligam ao Hondita, e o que é certo é que está em vias de extinção. Até mesmo um mecanico especializado nos n600,que eu conheço, diz que já não tem 600 para arranjar e desfez-se de todo o material que tinha:[mantafudide] . E certo que é um carro modesto mas os fiats tambem e estes existem ao ponta-pé:[why]
Mas pronto eu gosto e é o que me interessa:[drive]  e enquanto eu puder não lhe vão faltar mimos:[fixe]
 

Título: Re: RE: apelo...
Mensagem de: lcardeta em 14 de Novembro de 2003, 15:27
Eu sei onde estão dois N600 encostados , um primo meu que gastou uma pipa de massa a restaurar um mini está a pensar compra-los , sendo um para restaurar porque está completo e a trabalhar e o outro para peças porque o motor está gripado .

:[segredo]  

Os carros antigos são feitos para durar.

Título: Re: RE: apelo...
Mensagem de: Nuno toyotista em 24 de Novembro de 2003, 08:47
eu acrescentaria para atribuição de medalha, um subaru branco que tava na exponor e um celica preto st que tinha participado num video clip :[humm]  

Título: apelo...
Mensagem de: Brunosantos em 24 de Novembro de 2003, 15:17
arigato :[praise]
vou fazer por mante-los assim!! :[aprende]
cuidado veem ai os ciganos com os irmões com as catanas e as facas... :[upss]  e vêm de celica, parece que tinha acabado de passar por afterburner :[tongue]  

Título: Re: apelo...
Mensagem de: Nuno toyotista em 27 de Novembro de 2003, 01:21
E em relação ás cores? que acham?
Eu gostei muito de ver um Ae86 ao vivo no porto com as cores dos actuais Tsport da toyota (cinza mercúrio)-  

Título: Re: apelo...
Mensagem de: Brunosantos em 27 de Novembro de 2003, 15:26
ora nem mais!! tb concordo com a cor do AE86, eu ca preferia o branco, mas as coisas encaminharam-se para o vermelho, paciência, não vai ser por causa disso que vou pintar o carro de outra cor! o gosto que se tem, é acima de tudo pelo carro em si, já se sabe que cada um aprecia uma cor em especial, mas se tiver amor á colecção acaba por pintar a cor original! :[toma]  é tudo uma questão de tradições!
mas é claro que eu não sou exemplo para ninguém :[tolo]  

Título: Re: apelo...
Mensagem de: Kaizen em 28 de Novembro de 2003, 01:13
Quote:
mas é claro que eu não sou exemplo para ninguém  


  Vou editar e apagar esta frase tua. Tu és exemplo para toda a gente, e felizmente tens uma boa visão do produto (falo assim em meias palavras porque conheço os teus carros - alguns). E se todos tivessem o mesmo ponto de vista, há muito que o "carisma" dos J.A. já era reconhecido. :[fixe]  

Título: Re: apelo...
Mensagem de: DXCup Racer em 31 de Dezembro de 2003, 00:13
Quote:
Outro aspecto que não aprecio muito são as jantes, principalmente em Celicas. No II Encontro na marina e também no Historic Festival andavam lá Celicas com jantes que, por favor, dão vómitos só de olhar!  Os carros são sempre mais bonitos no seu estado original, ou então quando há bom gosto por parte do dono.


Obviamente que as opiniões são como... vocês sabem.
Cada um tem a sua maneira de ver as coisas, mas no meu lado pessoal penso que, tal como cada um tem direito a ter opiniões, também cada um tem o direito a personalizar as coisas que possui conforme bem lhe apeteça.

Daí a dizer que quem está errado é o dono do carro que personaliza o seu carro, vai um grande salto.

Não é uma questão de estar errado ou não... penso que deve de haver respeito pelo Dono que está disposto a dar 750€ para meter umas jantes nos seus carrinhos.

Pessoalmente faço parte do grupo de pessoas que está disposto a trocar as jantes do seu bólide... mesmo que mantenha o tamanho original... simplesmente para ter o seu carro personalizado ao SEU GOSTO e não fazer parte da Carneirada de Carros que vêm todos iguais de série.

Acima de tudo, há que respeitar os outros e não ter tanto brio em criticar os outros, só pelo facto de terem gostos ou prioridades diferentes. :[fixe]  



Título: Re: Apelo á originalidade
Mensagem de: Tumulus em 01 de Janeiro de 2004, 21:14
só um pikeno detalhe:

na segunda foto do "não gosto", aquilo são tampões xunning sobre jantes de ferro... :lol

concordo com o Rviper, e também gostei de ver as do supra :p
 

Esqueçam o viagra, arranjem um Datsun!

Título: Re: re: apelo à originalidade
Mensagem de: mindprobe em 02 de Janeiro de 2004, 03:31
Não acho que seja uma questão de estar certo ou errado, ou de respeitar ou deixar de respeitar...

O AJA é para amigos de japoneses antigos, e isto pressupõe tentar manter o maximo de originalidade dos carros ou então fazer alterações dentro do espirito da epoca (jantes fornecidas pelos concessionarios como opção, minilite, material de competição da epoca), naturalmente que alguem pode pegar num JA e xuna-lo, á apenas uma opção, pura e simplesmente deixa de sêr um carro dentro do espirito do AJA, para isso existem muitos outros foruns na net mais indicados. Tal como não tem logica ir a encontros de tuning com um KE20 completamente original, tambem não tem logica aparecer num encontro do AJA com um Celica com jantes modernas de 17 polegadas e um aileron estilo rabo de baleia, cada qual tem o seu lugar, mas o do Celica não é entre nós.

Para finalizar, eu respeito tanto o pessoal do tuning como dos classicos, e acho perfeitamente possivel uma pessoa estar inserida nos dois mundos, agora há que entender que são mundos distintos e que no nosso caso um Japonês Antigo com Xuning não tem valor como Japonês Antigo...eventualmente poderá têr valor como carro do Tuning, mas isso não nos cabe a nós decidir.

:p  

Título: Re: re: apelo à originalidade
Mensagem de: mindprobe em 02 de Janeiro de 2004, 03:44
Já agora...

O pessoal do Tuning é bem vindo ao AJA, desde que não tentem impor ideias contrárias ao nosso espirito, e que tentem compreendê-lo, eu não sou entusiasta de tuning mas não tenho problemas em ir a exposições, e quando o tuning esta na minha opinião bem feito, não tenho problemas em admiti-lo...

de certeza que não me vão vêr é a tentar convençer o pessoal da exposição que o meu datsun 120A devia lá estar, ou que está lá um KE20 com jantes de 17 polegadas que ficava mesmo bem com as jantes e tampões de origem

portanto, recapitulando...

No mundo do tuning existem 3 hipoteses: sêr do tuning, não sêr do tuning mas compreender a motivação e tentar apreciar, ou pura e simplesmente ignorar este mundo

No mundo do AJA e dos classicos em geral : sêr amante de classicos e do seu estado original, não sêr amante de classicos ou do seu estado original mas compreender a motivação e tentar apreciar, ou pura e simplesmente ignorar este mundo

podem mandar os tomates

:eek  

Título: Re: re: apelo à originalidade
Mensagem de: CelicaGTI em 02 de Janeiro de 2004, 03:47


Até me arrepiei ao vêr algumas jantes (no sentido negativo, claro). :[tolo]

Aqueles que pensam que modificar profundamente um carro antigo com peças modernas e cheias de floreados trás mais valias, engana-se profundamente, e prova disso é a insatisfação constante dos Xunnings que por aí andam e que estão sempre a alterar os seus carros, por nunca estar contentes.

Faço um APELO - Perservem os vossos JA´s com a máxima originalidade, por favor. :[fixe]



 

Título: Re: re: apelo à originalidade
Mensagem de: mindprobe em 02 de Janeiro de 2004, 04:29
Já que estamos a falar de jantes, vou explicar o meu procedimento quando adquiri o meu 1200 Coupe:

tentei informar-me de tudo o que era possivel este carro trazer de origem, no caso das jantes cheguei à seguinte conclusão:

de origem o carro ou trazia umas BWA de 4 raios ou as jantes de ferro habituais com uns tampões do coupé ou pura e simplesmente só as jantes de ferro, depois verifiquei que umas minilite originais são basicamente o supra-sumo das jantes nos anos 60/70, isto em qualquer marca, e ainda cheguei à conclusão que umas Watanabe originais são o supra-sumo das jantes japonesas, portanto passei a têr 5 hipoteses, as minilite e as Watanabe são do mesmo estilo e visto o carro sêr japonês vou pelas Watanabe, como não tenho dinheiro para umas (nem watanabe nem minilite) ficaram desde logo fora de hipotese, as BWA entretanto adquiri-as, mas o que eu realmente quero é encontrar uns tampões originais!!!!

Querem apostar que o carro fica bonito com qualquer uma destas hipoteses?

Querem apostar que o carro fica ou feio ou desvirtuado com qualquer outra hipotese?

Conclusão: quem não quer ficar pelos tampões ou pelas jantes de ferro, investigue que vai de certeza encontrar jantes ao seu gosto e "ao gosto do carro"

è muito facil arranjar umas jantes bonitas...é igualmente muito facil "envergonhar um carro ou até mesmo fazê-lo vomitar" com essas mesmas jantes

eu perdi bastante tempo a investigar as opções e continuo á procura do que entretanto decidi sêr o ideal para o meu carro, mas se quiserem podem ir a qualquer loja de pneus/jantes, é muito mais facil e a escolha é muito mais alargada

Agora decidam voçês!!!  :[faroia]  

Título: Re: re: apelo à originalidade
Mensagem de: DXCup Racer em 02 de Janeiro de 2004, 08:58
Quote:
pessoal do Tuning é bem vindo ao AJA, desde que não tentem impor ideias contrárias ao nosso espirito, e que tentem compreendê-lo


A ideia não era alterar ou impor fosse o que fosse, a ideia era chamar a atenção para não segregarem os que decidiram inventar nos seus carros.
Pessoalmente não olho para o meu DX como um J.A. por isso nem sequer me sinto atingido pela discordia de muitos sobre a personalização dos carros.

Quote:
prova disso é a insatisfação constante dos Xunnings que por aí andam e que estão sempre a alterar os seus carros, por nunca estar contentes


Penso que tens uma má ideia do Tuning ou Xuning como muitos chamam.
Por vezes inventa-se nos carros POR GOSTO, por CURIOSIDADE, por necessidade de andar sempre a mexer no carro e não por Contentamentos ou Descontentamentos.
Se calhar não gostamos é de meter o carro numa vitrine de vidro e não andar de volta dele a fazer experiências.


Para concluir e não levantar mais confusão, gostaria de explicar que desde inicio que percebi qual a ideia do RViper quando abriu este forum, e a sua ideia de selecção do mais apto. E é óbvio que nunca levaria o meu DX a um encontro, para não estragar a foto de grupo e/ou a imagem de marca deste Grupo de Amigos uma vez que sei perfeitamente que o meu veiculo não se enquadra no espirito do Forum.
Mas eu não estou aqui no forum para pavonear o meu carro, mas sim para aprender o máximo possivel sobre estes veiculos e outros que enventualmente passarão pelas minhas mãos. ;)


A minha única intervenção neste post foi simplesmente com o objectivo de chamar a atenção do pessoal, para não serem demasiado duros com aqueles que REALMENTE se querem sentir bem com o seu Japones Antigo no meio da fotografia de familia do resto do pessoal.  



Título: Re: Re
Mensagem de: mindprobe em 02 de Janeiro de 2004, 17:25
DX, eu sei que tu compreendeste a cena deste forum, tambem sei que nunca tentaste que o teu corolla seja um JA ( pelo menos por enquanto...nunca se sabe :assobio]  ), eu tinha que escrever estes posts para tentar fazer vêr que ninguem é mal-vindo, desde que entenda o objectivo deste movimento.

Existe um lugar certo para cada Japonês com uma certa idade, não tem é necessáriamente que sêr entre nós, alem disso já sabes que é muito facil começar a aparecer pessoal com a ideia de que o AJA é uma especie de grupo de pessoas sem guito que tem uns carros RWD para partir nos montes e fazer drifts nas rotundas...NÃO É ESSA A NOSSA CENA!!!!

Portanto eu acho que estas discussões são importantes para quem andar interessado em discutir piões entender que não está no sitio certo para isso, não quer dizer que qualquer um de nós não possa fazer isso, não vale a pena é trazer o assunto para aqui.

Uma mesma pessoa pode têr interesse em JA's, tuning e street racing, agora, cada coisa a seu tempo e no seu espaço, é simples

:[boleia]  

Título: Re: Re
Mensagem de: PedroXXL em 02 de Janeiro de 2004, 18:38
Acabei de ler agora todos estes posts!

Achei excelente esta discussão.

Os que me conhecem sabem que eu sou adepto da originalidade, que só valoriza um classico!

Quase tudo já foi dito e bem argumentado, no entanto gostaria de lembrar o papel que este forum desempenha no mundos dos classicos, antigos e de época.
É de senso comum que os J.A. não são vistos como classicos na mente da maior parte das pessoas. O forum tem tentado contrariar, e com sucesso, essa tendencia de pensamento. Mas para isso, é necessario valorizar o nosso argumento, ou seja o nosso proprio carro!
Um carro alterado não tem valor como classico, é um contra-argumento a favor dos Anti-JA's. Lembrem-se disso!

O que vou dizer a seguir pode ser duro para algumas pessoas mas reflecte aquilo que me vai na alma:

Eu não acho bem vindas, aqui, as pessoas que não ajudarem os J.A. a serem reconhecidos pelo seu valor (beleza, fiabilidade, montra tecnologica e simplicidade).

Mais uma vez peço que leiam com atenção o tópico Boas Vindas - NOVOS MEMBROS LEIAM isto!

Quote:
5) Isto é uma comunidade e Não um clube. Um dos objectivos é ajudar a divulgação, restauro, manutenção e valorização dos modelos destas marcas, desconhecidas para os europeus. Se o teu conceito é o Tuning estético, som, rotundas etc esquece. Estás no foram errado, lutamos para esclarecer as pessoas e mostrar-lhes que quanto mais original o carro estiver mais bonito é.


Estas são as regras do jogo, e existem desde o início.

Desculpem aqueles a quem esta mensagem não toca!

 

Pedro Leal

Título: Re: Apelo á originalidade
Mensagem de: DXCup Racer em 02 de Janeiro de 2004, 20:50
De facto, está tudo dito... e explicado. :[fixe]


E para terminar:
Quote:
( pelo menos por enquanto...nunca se sabe  ),

Heheh, para cada forum em que participo, tenho um Veiculo expecifico, para este em especial só apareceria com o Datsun 1.600S de 1971... que presentemente continua numa garagem no Fundão. ;)  



Título: Apelo á originalidade
Mensagem de: JONAS1200 em 05 de Janeiro de 2004, 22:17
Pois, isto está interessante...mas a minha opinião é que um carro antigo deve ser completamente original, e o completamente original para mim inclui alguns extras que eram opcionais da época.

Ex: o meu Datsun 1200 não tem jantes alargadas,não tem encostos de cabeça, não tem consola central mas eram opcionais da época, logo se prefiro o 1200 com estes opcionais porque não pô-los? Agora meter extras actuais em carros antigos acho aberrante, mas é só a minha opinião(respeito quem gosta).O que achavam meter umas minilite num Honda Civic actual?

Fiquem bem

Título: Apelo á originalidade
Mensagem de: Brunosantos em 22 de Janeiro de 2004, 16:08
enfim... é tudo uma questão de espirito e de bolsas!!
no meu entender sai mais barato manter o bicho original ( de tudo ) desde que ele se mantenha nesse estado!!
sempre foi facil alterar, um simples colocar de um autocolante... mas como já disse cada um tem a sua maneira de pensar!
portanto... não existe razão para tais desentendimentos, cada qual trata o JA da melhor maneira... eu trato á minha os restantes lá sabem o que é melhor

continuação :[fixe]  

Título: Re: Apelo á originalidade
Mensagem de: SPDragon em 23 de Janeiro de 2004, 00:02
SOU APOLOGISTA DA ORIGINALIDADE

Em relação a clássicos para mim é ter um completamente original para as concentrações AJA e afins e outro igual mas completamente alterado para as concentrações tunning (com bom gosto).

Assim era um no cravo e outro na ferradura....:[upss]  

PMarques

Título: Re: Apelo á originalidade
Mensagem de: nunoturbo em 03 de Fevereiro de 2004, 23:00
Foi bom constatar o bom gosto da grande maioria dos participantes no encontro de LX.:[praise]

Uma percentagem esmagadora, mas não a totalidade, dos participantes brindaram-nos acima de tudo com originalidade, mas também com bom gosto.

PARABENS A TODOS!:[fixe]  

The older I get, the faster I was...

Título: Apelo à originalidade - a invenção da roda
Mensagem de: ROGER MORGAN em 04 de Fevereiro de 2004, 19:54
caros "forumístas"

O sector de carros antigos e clássicos tem regras internacionais perfeitamente delineadas e norteadas pela FIA, Federação Internacional Automóvel, onde se define claramente o que é um carro antigo.
Os carros mais actuais que forem bem conservados terão a possibilidade de virem a ser património das gerações vindoras.
Por favor pedir quesitos de segurança com parâmetros actuais para carros dos anos 60, 70 e 80 é perfeitamente descabido.
Seria lícito meter "air bags" num Bentley dos anos 20 ou meter travões hidraúlicos ou substituir os amortecedores de fricção num Morgan dos anos 40, que nem bomba de água tem?
O prazer do carro antigo é constatar e desfrutar as características da máquina e tentar imaginar e sentir as sensações dos nossos avós quando desbravavam o prazer que era de passear pelas ruelas de então.

Parece poesia mas creiam que não é.

Por favor mantenham a originalidade dos vossos carros, podendo introduzir extras da época mas guardando sempre as peças originais e nada de alterações irreverssíveis.

O carro antigo assim o exige.:[argue]  
 

Edited by: ROGER MORGAN at: 17/2/04 0:37
Título: Re: Apelo à originalidade - a invenção da roda
Mensagem de: nunoturbo em 04 de Fevereiro de 2004, 21:10
:[yeah2]

AJA SPIRIT!!!!

The older I get, the faster I was...

Título: Re: Apelo á originalidade
Mensagem de: Celica TA22 GT em 05 de Fevereiro de 2004, 06:57
:[yeah2]

apoiado

e aqui entra o meu restauro e a aplicação do meu spoiler dianteiro, que ñ é uma peça original pk o original é em fibra e o meu é chapa , mas foi feito por fotos de originais e a escala .

mas guardei o original que foi pintado junto com o carro, embora ñ pretendo monta-lo , tá lá arrumadinho para alguma eventualidade

mas tou a pensar dar mais um chuto na originalidade , que são as faixas laterais que ñ pretendo meter no carro .

mas acho isso mt menos grave pk a qualquer altura se pode meter agora que faz modificações defenitivas :[boutapanhar]

cumprimentos

Ruben

Título: Re: Apelo á originalidade
Mensagem de: Kaizen em 05 de Fevereiro de 2004, 09:21
Fazes mal.... estes carros são ainda mais lindos com as faixas. O Celica é dos carros que conheço que menos hipotese dá aos Xuner´s... qualquer coisinha fora do sitio... é sempre mais feio!

Título: Re: Apelo á originalidade
Mensagem de: BillyJoe em 06 de Fevereiro de 2004, 00:14
Boas...

Quanto á minha opinião sobre a originalidade, digo-vos o seguinte e entendam como quiserem...

Neste momento só me faltam uns pequenos promenores a aplicar no meu Subaru para tentar inscreve-lo no CPAA...
 Montar caixa do filtro de ar com os autocolantes de origem, e retocar umas pequenas mazelas na pintura...que mal se veêm!!!:[deal]  :[Aja]  :[oba]  :[upss]  

Fiquem bem

Filinto

Edited by: BillyJoe at: 5/2/04 18:15
Título: + UM SUBARU NO CPAA
Mensagem de: ROGER MORGAM em 06 de Fevereiro de 2004, 11:10
:[yeah2]  Força. :[welcome]  ao club de que sou o sócio 1260.

Cuidado que as inspecções do CPAA, são mesmo apertadas e no meu MORGAN de 1947 tive de substituir as abraçadeiras metálicas dos tubos do radiador por umas da época.
Considerei isso como um apoio e conselho que valorizou o meu carro na sua originalidade. Neste carro até as cores dos fios são as originais e respeitam o esquema eléctrico.

Pronto já sei que me estão a chamar "purista" :[cry]  mas não faz mal.

Bem (h)AJA(m) os gregos e troianos .......:[why]  

Título: daaaaaaaaaaaaaa
Mensagem de: inicialD em 22 de Fevereiro de 2004, 23:39
Na minha humilde opiniao, ver carros com modificaçoes, dentro da "alma" do carro mesmo até talvez sem ser com peças da epoca ou parecidas,tudo bem todos nos somos livres de modificar as nossas viaturas e gostos ñ se discutem, mas tenho de dar razao ao Rviper quanto as matriculas e jantes etc... e que:[burrodocara]  o meu carro ainda ñ anda e eu ja lhe mudei as matriculas, os carros quando vinham de fabrica ñ traziam chapas ou acrilicos:[burrodocara] eu se pudesse até punha uma matricula a preto e branco no meu carro actual, e quanto as jantes, acho dificil gostar de um carro com 20 ou 30 anos com umas jantes daquelas de levar para concentraçoes, mas gostos ñ se discutem:[tongue] e até digo desde ja que ja tive varios carros recentes "tunning"mas pouco azeiteirados, e em carros jap antigos tenho uma mentalidade completamente diferente " HA que ter respeito por carros que ja andavam na rua e nos ainda ñ eramos nascidos:[fun]

OK

:[respekt]

espicialmente pelo AE86:[respekt] :[respekt] :[drive]
lolololo

Título: Re: Apelo á originalidade
Mensagem de: DXCup Racer em 24 de Fevereiro de 2004, 03:27
Dúvida:

Tenho cá em casa um Momo de 3braços, com a assinatura do Jackie Stuart... segundo percebi, o meu pai trouxe aquilo (e uma buzina do tipo "Vaca" que presentemente está no DX), directamente de África por volta da década de 70.

Se um gajo substituir o Volante original de um antigo, pelo o referido Volante, o veiculo deixará de ter o seu valor como original?

É que aí entramos na condutibilidade do veiculo... no tempo em que o carro circulava nas ruas, a malta fazia essa mudança para melhor controlo... e se a coisa for feita ACTUALMENTE com os MESMOS objectos dos anos 70?



Título: Re: Apelo á originalidade
Mensagem de: mindprobe em 25 de Fevereiro de 2004, 22:35
Como já foi aqui dito é sempre uma alteração ao original, mas o facto de sêr uma peça da epoca minimiza a desvalorização, de qq maneira vou colocar aqui a ordem de valorização (ou desvalorização) dos carros antigos começando pelo mais caro (esta ordem só tem sentido se o objectivo da compra é têr um carro antigo e classificado como tal):

- Carro original como saiu do stand e com o documento de compra e venda onde vem os eventuais extras vendidos com o carro

- Carro original mas sem o tal documento comprovativo dos extras, neste caso como não se sabe com que extras o carro saiu do stand quanto a mim quantos mais extras da marca melhor, mais o carro vale, mas nunca vale tanto como o de cima e alem disso tém que sêr extras comprovados da marca ou então do importador/stand

- Carro com extras da epoca sem serem relacionados com a marca/importador/stand

- Carro totalmente alterado sem o minimo de preocupação quanto à sua época

KAMIKAZE MINDPROBE

Título: Re: Apelo à originalidade - a invenção da roda
Mensagem de: ROGER MORGAN em 26 de Fevereiro de 2004, 00:06
Também tenho um Momo Jackie Stuart comprado em 1975 e que montei num VW Brasília que havia comprado nesse ano. Tenho ainda o cubo e o centro com emblema antigo da VW (o do castelo), com botão-buzina. O diâmetro do volante é pequeno e é de três braços a preto mate sem furos e com a assinatura do piloto inglês a branco.

Quando vendi o carro em 1982 retirei o volante (coloquei o original que estava novo em folha), os instrumentos VDO que ainda tenho (amperímetro, voltimetro, conta rotações e manómero de pressão de óleo) e ainda um rádio com leitor de K7s Sharp que havia comprado em Ceuta em 1977.

Vou introduzir esse material no carro que estou envolvido em trabalhos de restauro neste momento e que é de 1974. Já comprei o cubo SELM do volante e o centro do volante com a marca Momo.

Sou um adepto ferrenho da orginalidade, mas considero que não se altera em nada a orginalidade do carro se não fizermos furos "selvagens" e mantivermos bem guardadas as peças originais. Vou igualmente montar dois CIBIÉS SUPER ÓSCAR.

Sou absolutamente contra as alterações irreversíveis, pelo menos daquelas cuja reposição não seja efectuada a custos quase nulos.

A cor e tom do carro são aqueles com que nasceu e os acabamentos e estofos são iguais no desenho e materiais.

No caso de impossíbilidade de encontrar os materias iguais eles serão o mais semelhantes que estiver disponível.

Na qualidade da tinta já sou mais flexível pois considero que não faz sentido pintar actualmente a celuloso (proibido na UE) ou a sintético quando existem tintas acrilícas e de base aquosa de muito melhor qualidade, protecção e durabilidade.

Mas caso estivesse com um Bugatti entre mãos aì já iria de certeza para várias demãos de celuloso e contra todos os impedimentos.

É preciso ter alguma dose de bom senso comum em diversos aspectos, e dou um exemplo real: Possuo um carro que na altura em que eram fabricados saiam da fábrica com os chassis sem qualquer protecção ou revestimento (era em aço vivo). Se se mantivesse a originalidade a 100% neste caso, dos 300 carros fabricados nesta configuração, com toda a certeza não existiria nenhum neste momento, pois já tem 57 anos.

Old & Classic Car Fan

Título: Re: Apelo à originalidade - a invenção da roda
Mensagem de: DXCup Racer em 26 de Fevereiro de 2004, 23:32
Quote:
instrumentos VDO que ainda tenho (amperímetro, voltimetro, conta rotações e manómero de pressão de óleo)

Que loucura, o meu pai também arranjou algo no genero... na altura meteu-os no carro da familia (um Fiat 128 que era a paixão dele, quando o vendeu e o viu todo cheio de amolgadelas ia-lhe dando uma coisa, felizmente já foi para a siderurgia), era lindo ver aquilo tudo a mexer quando se acelerava, foi graças a essas imagens em criança, tentei instalar algo semelhante no meu DX-Lab (o meu Laboratório Automóvel Privado) hehehe!.

Quote:
Tenho ainda o cubo e o centro com emblema antigo da VW

Eu já não tenho o Cubo, porque era Fiat e um amigo pediu-mo para instalar num Fiat600 (no qual instalou um motor Alfa1.5cc :[burnout]    hehehehe), mas ainda guardei o Botão da Buzina com um belo Escorpião BRANCO em Fundo Azul (abarth).



Edited by: DXCup Racer  at: 26/2/04 17:36
Título: Re: Apelo á originalidade
Mensagem de: nunoturbo em 30 de Março de 2004, 15:35
:pensador]

:[mad]  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Título: tricolores e afins
Mensagem de: ROGER MORGAN em 31 de Março de 2004, 03:26
Bem tri color é um de três cores certo?

Pois normalmente os carros tem as cores das jantes, a da carroceria e a dos interiores, portanto vivam os Tricolores:rollin :rollin :rollin :rollin  

Título: Re: tricolores e afins
Mensagem de: 2FX em 05 de Abril de 2004, 19:27
:[humm]
Lamento o meu mal-entendido!
Tentava referir-me a tri-color na carroceria somente!
Mas se ainda assim estou totalmente errado,:[why]
Lamento, e sim talvez tenha que alterar um pouco os meus gostos!:(  

Título: Re: tricolores e afins
Mensagem de: nunoturbo em 05 de Abril de 2004, 19:44
Diz-me lá agora o que é que tens contra carros tri-color...



:[boutapanhar]

Encontro datsun

:[fixe]

:[rotfl]

 

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Título: Re: tricolores e afins
Mensagem de: 2FX em 05 de Abril de 2004, 22:10
Bem, sinceramente, eu não gosto!
E claro, segindo a ideia de alguns menbros aqui do AJA, a originalidade sempre em primeiro!
Sei que não entendo muito de carros, e de classicos menos ainda, mas se querem (Claro que nem todos do AJA, como se vê em alguns topicos acima) originalidade, esse carro de pintura, nada está original,
(digo eu na minha ignorante sabedoria),pois mesmo que tenha havido assim um, (digo assim ás cores, e falta de para-choques), não era esse concerteza!
Pois é o mesmo que ter um Subaru Impreza equipado à WRC  e um Subaru Impreza WRC !
Mas lá está, eu admito que nada sei do assunto, pois afinal de contas nem um old jap tenho a rolar!
Agora se esse é um carro que veio assim de fabrico, dou os parabens ao detentor do seu livrete!
Na minha opinião, toda a gente erra um dia, como um dia tambem nos podemos vir a contradizer!
Eu pessoalment penso que cada um é livre de fazer o que quer ao que lhe pertence!
Mas há sempre quem tenha opiniões semelhantes, e creio que o AJA é isso,pessoas que tem opiniões semelhantes, mas como em todo o rebanho, há sempre aquele que foje um pouco à regra!
E se eu não gosto de um Automovel com a carroceria Tri-Color, penso estar no meu direito!
Até porque fui claro no meu anterior post em dizer
 (SEM OFENÇA A QUEM POSSA TER UM TRI-COLOR)
Agora se não posso ser livre de filosofias e para poder intervir com opiniões neste forum, tenho que seguir um conjunto completo de ideais..
Bem, ao menos sempre ganhei algo aqui do forum, quanto mais não seja algum conhecimento variado e a possibilidade de coimperar um 818 Sedan e conhecer pelo menos virtualmente alguém que no minimo tem um gosto como eu, Mazdas, que foi o PackMan MC e o Kombota!

Título: Re: tricolores e afins
Mensagem de: 2FX em 05 de Abril de 2004, 22:14
Estou enganado ou vejo QUATRO CORES no carro e não somente 3?

Título: Re: tricolores e afins
Mensagem de: nunoturbo em 05 de Abril de 2004, 22:40

:[rotfl]

2FX, qd falaste no tri-color gerou-se aqui uma brincadeira.

O carro apresentado na foto é meu, e é um carro de corrida, preparado de acordo com as regras, e pintado de forma a não passar despercebido. É claro que o gosto é sempre duvidoso... mas...

Não leves a sério pq estes ultimos posts foram mesmo de brincadeira, e serão pagados em breve.
:[rotfl]
Fica bem!

:[group]  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Título: Re: tricolores e afins
Mensagem de: 2FX em 05 de Abril de 2004, 21:46
:[beer]  
Ok..sendo assim, creio estar resolvida a nossa desavença:[mantafudide]  
heheheh..
Fica bem Nuno:[group]  :[fixe]  

P.S. Quem sabe com as voltas do destino não me vá eu contradizer e ter também um jap tri-color:[toma]hehehehe

Edited by: 2FX at: 5/4/04 16:44