Tópico sobre o Líquido do Circuito de Refrigeração

Iniciado por nunoturbo, 09 de Março de 2004, 16:45

Tópico anterior - Tópico seguinte

figueiredo

ja agora por falar em liquidos.
sabiam que os liquidos para misturar nos lava-vidros dos carros são feitos a base de alcool azul(desnaturado).
acho que o nome do alcool e esse.
uma vez comprei para experimentar um desses liquidos no modelo\continente.era azul e cheirava a alcool. ate ai tudo bem .ao encher estava comigo um amigo meu que me chamou "burro" pois fui comprar "alcool" e tinha la no serviço de borla. claro que na altura eu não sabia.ele depois me disse que esses liquidos são feitos com alcool azul e que esse alcool nas drogarias fica bem mais barato do que nas lojas ou mesmo nos hiper.cada litro ronda o 1.5€ e nos hiper custa algo mais e vem diluido com agua.
 


Woody PT

Repara que eu não deixo o petroleo lá dentro.
Apenas o uso algum tempo pra soltar incrustações.
Depois retiro-o.



Já agora, julgo que o Alcool desnaturado é o vermelho (que é alcool com petroleo, por sinal).
O azul julgo que tem outro nome (canforado?).
E o alcool no líquido do lava-vidros tem a mesma função que no radiador:
Anti-congelante (e também ajuda a dissolver insectos).


figueiredo

assim já estou bem mais de acordo.so sas o liquido para limpar o radiador e depois entra só agua durante o funcionamento diario.
eu digo isto porque vi um cavalheiro colocar oleo dos travões no radiador (para lubrificar dizia ele) e a seguir foi comprar tubos novos passado algum tempo.

quanto ao liquido do lava vidros pensei que a principal funcão era mesmo limpar pois o alcool dissolve bem a porcaria em especial os mosquitos.
por vezes coloca e um pouco de sonasol verde (pouco) e sempre limpa melhor.não se pode e exagerar pois faz muita espuma .http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


diogonike

Gostaria de saber que anticongelante recomendam para a utilização no clássico Honda Civic 1200 SB2
O WURTH HUSKY é uma boa opção? como se procede em termos de concentrações?
Obrigado 

rpm

Porque não o original da Honda? Vem pronto a usar.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

diogonike

Citação de: RPM em 06 de Agosto de 2013, 12:33
Porque não o original da Honda? Vem pronto a usar.
Antes de mais obrigado pela resposta.
Aonde é possível encontrar?
Cumps

rpm

Num concessionário Honda.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Camry 2200

Cuidado com anticongelantes novos em motores antigos. Alguns anticongelantes "limpam" em demasia os sitios mais oxidados do circuito de água dando lugar a fugas.
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

diogonike

Citação de: Camry 2200 em 06 de Agosto de 2013, 17:42
Cuidado com anticongelantes novos em motores antigos. Alguns anticongelantes "limpam" em demasia os sitios mais oxidados do circuito de água dando lugar a fugas.
Pois esse também é o meu medo, daí estar a perguntar qual será o melhor para este caso.

rpm

Este motor apesar de antigo tem uma construção moderna, toda em alumínio. O anti-congelante da Honda é feito especificamente para esse tipo de motor (alumínio) por isso não vejo solução melhor que essa.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Santos Silva

A concentração pode ser mais diluida no caso dos motores mais antigos.
O que é importante é que exista um componente que faça a limpeza sem ser em demasia e não seja apenas água para não deixar calcário ou enferrujam as peças de ferro ou aço.

Diria que a solução do RPM será adequada mas precisas saber qual a diluição. Se for muito concentrado (quase de certeza) coloca 50% e o resto água.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

diogonike

Citação de: RPM em 06 de Agosto de 2013, 18:41
Este motor apesar de antigo tem uma construção moderna, toda em alumínio. O anti-congelante da Honda é feito especificamente para esse tipo de motor (alumínio) por isso não vejo solução melhor que essa.
Obrigado mais uma vez. sendo assim acho que vou optar pelo anticongelante da Honda.
Cumps

diogonike

Citação de: Santos Silva em 06 de Agosto de 2013, 18:45
A concentração pode ser mais diluida no caso dos motores mais antigos.
O que é importante é que exista um componente que faça a limpeza sem ser em demasia e não seja apenas água para não deixar calcário ou enferrujam as peças de ferro ou aço.

Diria que a solução do RPM será adequada mas precisas saber qual a diluição. Se for muito concentrado (quase de certeza) coloca 50% e o resto água.
Segundo o RPM, o anticongelante da Honda já vem pronto a usar, ou seja basta retirar o anterior e colocar este novo, uma outra questão, qual é o procedimento mais correcto, ao efectuar a troca, depois de retirar o anticongelante antigo.
Obrigado

Camry 2200

Citação de: RPM em 06 de Agosto de 2013, 18:41
Este motor apesar de antigo tem uma construção moderna, toda em alumínio. O anti-congelante da Honda é feito especificamente para esse tipo de motor (alumínio) por isso não vejo solução melhor que essa.

Rui, o alumínio também oxida, e de pior forma que os metais ferrosos porque se desfaz. Imagina que, no caso deste honda, não houve cuidado e andou muito com água da torneira, ao colocar anticongelante muito concentrado, o que estiver quase a ceder cede de forma rápida, daí a ter alertado. 8)
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

diogonike

Citação de: Camry 2200 em 06 de Agosto de 2013, 19:24
Citação de: RPM em 06 de Agosto de 2013, 18:41
Este motor apesar de antigo tem uma construção moderna, toda em alumínio. O anti-congelante da Honda é feito especificamente para esse tipo de motor (alumínio) por isso não vejo solução melhor que essa.

Rui, o alumínio também oxida, e de pior forma que os metais ferrosos porque se desfaz. Imagina que, no caso deste honda, não houve cuidado e andou muito com água da torneira, ao colocar anticongelante muito concentrado, o que estiver quase a ceder cede de forma rápida, daí a ter alertado. 8)
Um dos cuidados que tive foi verificar o radiador e aparentemente está com anticongelante, só que o carro já está há algum tempo parado, desde 1998, daí ter a necessidade de o trocar