Olá amigos,
Tenho a minha toyota prévia parada há cerca de um ano (+/-). Hoje decidi que vou começar a andar com ela diariamente.
Para quem não sabe este carro é 2.4 a gasolina, ora para o dia a dia o melhor era deixá-la onde está.
(http://i150.photobucket.com/albums/s91/paula_silvamovies/achados%20curiosos/star%20van/29deMaro2008006.jpg)
Contudo, hoje mesmo liguei a uma casa de instalação GPL (credenciada) e depois de algum tempo ao telefone fiquei a perceber o mesmo :thumbdown:
Foi então que liguei para uma casa GPL que fica na direcção da estação de Campanhã (quem sobe desde a rotunda do freixo) Alguém conhece?
Depois de alguns minutos ao telefone penso que fiquei a perceber um pouco do sistema GPL (a não ser que tivesse falado com um excelente doutorado no assunto que queria mesmo vender este produto)
Aqui fica a informação que o fulano me explicou:
"o kit GPL para a carrinha do senhor custa 1500€ porque é um carro de injeção de 16válvulas, ora o senhor nunca mais tem problemas com este kit, nem perdas de rendimento porque este kit tem um injector GPL por cada cilindro e como os carros japoneses têm um grande defeito ou virtude nas válvulas que são mais macias, oferecemos um lubrificador para não secar as válvulas..."
Acham que esta informação que o fulano me deu é verdadeira?
Alguém tem alguma experiência em GPL, que me possa aconselhar melhor?
Obrigado.
Zé:
Amanhã ligo-te para te informar onde o meu irmão mandou instalar GPL nos dois carros (um é o RAV do Umtali e o outro é um Volvo).
É um local credenciado e com provas dadas. Valongo.
E talvez te delicies com o que lá vais encontrar...às tantas vou contigo! :-X
Não é que os "presidentes" pesquem muito dos assuntos, mas...
Se telefonares ao PreludeGPLguy ficas com o menu completo.
Ele é que não sabe andar de bicicleta, senão já tinha uma a GPL :lol
CitaçãoAcham que esta informação que o fulano me deu é verdadeira?
Pelo pouco que tenho pesquisado e lido em vários foruns, esta informação está correcta.
(Zé, mete isso a gas'oleo e disfruta !!! Dá cá um gozo encher o depósito por 20€ ... :assobio)
Para informações sobre GPL O PreludeGuy é "O" homem!
Essa casa da Rua do Freixo, conheço alguns trabalhos feitos lá, alguns deles com cerca de 10 anos e ficaram 5 estrelas, além de que a assistência pós venda, acho que é irrepreensível.
"PreludeGuy à recepção!"
S800, tu não me ofendas que eu até já voltei a fazer uns treininhos :green:...
... por isso, para a próxima que vierem com conversas de combinar voltas de BTT, é melhor que pensem 2 vezes :lol.
Zé, pelo tipo de discurso que relatas penso que terás falado com o Pedro Paiva, na Mastergás... :angel:
Vou deixar-te 4 indicações, tudo gente séria, tudo membros da ANIC-GPL (http://www.anic-gpl.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=121&Itemid=60) (clicar para ver contactos):
Mastergas, Pedro Paiva (importa e instala Prins, instala BRC)
Automaso, Manuel Oliveira (?) (instala BRC e micromise)
Autoelectrica Ferreira e Andrade, Manuel Ferreira (instala BRC, Lovato e acho que outras marcas ainda)
SCA-LT, Luís Trigo (importa Micromise).
Quando falares com qualquer um deles diz que fui eu que te dei a indicação. Se quiseres umas boas discussões técnicas, o Luís Trigo, importador da Micromise é um bom interlocutor
(atenção, dei só referências aí da Vossa beira) :D
Ah... e já me esquecia,
essa máquina linda fica absolutamente um must a GPL :D
Isto assim é logo outra coisa :green:
ps: "fala o roto para o nú" - o homem do descapotável a falar com o que já tem a Btt com os pneus vazios há anos... metei-vos em coisas para suas idades meus senhores :assobio
Olá.
Fiquei esclarecido.
Obrigado a todos em especial ao Luis, não sabia que percebias destas coisas :angel:
Agora vou falar com todos eles e ver qual é o mais simpático €€€€€.
Dentro em breve vou andar a GPL com esta menina. E talvez tornar o sonho realidade viajar pela Europa. :dance: :dance:
CitaçãoE talvez tornar o sonho realidade viajar pela Europa.
Leva flyers do AJA!!!!
Pela Europa, parece-me bem.
Só em Espanha terás dificuldades em abastecer, de resto é quase em todas as bombas que há GPL. 8)
Mais alguma dúvida, é só dizer :D
Agora que o assunto sërio estä esclarecido, venha a ramboia:
CitaçãoDentro em breve vou andar a GPL com esta menina
Metia era amortecedores novos e um turbo na tua SV, e a Europa tornava-se um territörio demasiado curto para ela :p
Citação de: Kaizen em 29 de Janeiro de 2010, 11:43
Agora que o assunto sërio estä esclarecido, venha a ramboia:
CitaçãoDentro em breve vou andar a GPL com esta menina
Metia era amortecedores novos e um turbo na tua SV, e a Europa tornava-se um territörio demasiado curto para ela :p
:offtopic
Estás "tramado" Kaizen... o raio do teclado nem acentos têm ??? agora só tramas ?
Esta é só para o Kaizen:
"Disse venner drage fordel af alt for at irritere. Hvis det var mig, jeg skrev alt i dette sprog. Et knus"
:assobio
Jeg takker min Ven, jeg ved at det er en undskyldning for at komme her og opfylde de damer. Angär
:thumbsup
:lol
A menina já anda a GPL :dance:
Estou bastante satisfeito com os consumos e para já tudo ok.
Contudo há algo que me intriga,e não é bluff ??? a carrinha desenvolve muito melhor a GPL do que a gasolina será normal?
Citaçãoa carrinha desenvolve muito melhor a GPL do que a gasolina será normal?
É isso mesmo ... como o GPL é mais barato, o pé torna-semais pesado :assobio
Citação de: Ze Corona MKII em 25 de Fevereiro de 2010, 17:25
Contudo há algo que me intriga,e não é bluff ??? a carrinha desenvolve muito melhor a GPL do que a gasolina será normal?
Nada normal!! :-[
O tempo dos carburadores e dos vaporizadores já passou (e nessa altura isso podia acontecer). Agora com injectores e centralinas não é normal. Aconselho a que te queixes disso junto do instalador.
Já agora podes dizer onde fizeste a instalação e que marca de kit? (se preferires manda por pm :angel: ).
Quanto ao resto, ainda bem que estás satisfeito. Desejo-te muitos e confortáveis kms com ela :thumbsup
CitaçãoAconselho a que te queixes disso junto do instalador.
Pah... se anda mais e gasta menos... não te queixes, agradece!!
:lol
Concordo plenamente com o Rui: andar mais e gastar menos é muito raro, mas se assim é: É o que se quer! :thumbsup
Fiz a instalaçâo na eccogás na rua do freixo.
Tartarini-auto,liquido morey´s power booster,depósito atrama.
Pesquisei no forum autogas e cheguei á conclusâo que quanto mais leio, mais as opinioes se dividem,os problemas sâo mais que comuns
em carros nâo japoneses espero que a toyota nâo seja dessas :green: :green: :green:
Deve-se mudar o sistema de igniçâo? (velas fios de velas bobine)
Bem o melhor é dar gás e nâo sofrer por antecipaçâo afinal é um toyota....
CitaçãoBem o melhor é dar gás e nâo sofrer por antecipaçâo afinal é um toyota....
Cá está :green:
Zé, quanto ao sistema de ignição, pelo menos, as velas devem ser trocadas por umas de Iridium (procura na net, senão poderás ter de largar uma nota). Estas velas permitem efectuar a ignição com uma tensão mais baixa, o que se procura a GPL, uma vez que o combustível sob a forma gasosa torna a ignição mais difícil, do que sob forma líquida (vaporizado). E com estas velas sempre se compensa o esforço extra sobre as bobines... :)
Obrigado Luis pelas sugestões.
Enviei PM.
Pois enviaste, e há que tempos...
Respondi logo. Não viste? ::)
Não Luís, não recebi PM. :-[
:duh:
e não gravei nos meus enviados. A caixa de pm costuma ser tão eficaz... :wall
Luís enviei novamente pm. :thumbsup
Zé, desculpa roubar tempo de antena mas...
... e GPL num Lexus IS200? Havia um stresse qualquer, mas já não me lembro qual?
Tens informação Luis?
Assim de cor, não sei. Terei de me informar, mas creio que o stress fosse válvulas macias... comum aos VTEC e vvti...
Se for isto, pode ser resolvido (ou adiado) de várias formas... mas teria de confirmar (há assim tipo 1/6 dúzia de modelos no mundo inteiro em que a conversão é impossível (motor GDI da Mistubishi, por ex.)...
O stresse tem a ver com isso mesmo, as valvulas precisam de ser "lubrificadas" como combustível liquido o que no gás não acontece e ficam picadas. Isto costuma resolver-se com um sistema que faz com que o motor trabalhe em determinadas situações só com gasolina (ralenti, arranque, etc).
É isso mesmo, não é minimamente urgente mas gostava de saber mais sobre esta matéria.
Mais dia menos dia tenho de comprar um carro mais seguro, e os IS estão a bom preço.
Ora bem ,desde que mudei as velas da previa para iridium a carrinha resuscitou e não é bluf
Anda que se farta,e o que mais me surpreende é em 4 velocidade a baixas rotaçoês naõ morre nadinha.
Resumindo, estou contente que até quero comprar destas velinhas para o resto da frota 240z ae86...
Alguém me sabe dizer se valerá a pena mudar as velas da frota?
Obrigado
Não te sei responder, mas não deve... :eusa_think:
As velas comuns de cobre são concebidas para funcionarem com gasolina e funcionam bem (às vezes garantir que são de fabrico mesmo no Japão, no caso da NGK, pode ser o mais útil a fazer-se).
O GPL tem um "problema" bem conhecido de esforçar o sistema de ignição e estas velas contribuem para o resolver :thumbsup
obrigado! :thumbsup
Recebemos um pedido de ajuda de entusiasta do Brasil que talvez possamos ajudar:
O Sr. José Cerqueira tem um Corolla 1.6 GLi de 1998 com sistema GPL instalado, e relata que o carro engasga-se ou embrulha-se em andamento.
Não consegue circular com o carro porque não encontra, na região da Bahia, quem lhe solucione o problema.
Passamos a citar: "Disseram que era por causa do distribuidor, depois do módulo e talvez o rabicho (os fios que transmite a energia)."
Por "rabicho" entendemos que sejam os cabos de velas.
Partimos do principio que se trata de um Corolla E11 com motor 4A-FE.
Quem puder ajudar, por favor coloque aqui informação ou envie por e-mail para o AJA.
Sugiro que lhe respondam indicando a ANIC-GPL (http://www.anic-gpl.pt), que ele poderá contactar pelo e-mail geral, em geral@anic-gpl.pt, ou então ir directamente ao departamento técnico em dep.tecnico@anic-gpl.pt (o melhor é mandar para os dois :redface).
:thumbsup
A experiência deles no Brasil assenta mais no etanol e no gás natural, pelo que isto, às vezes, acontece. :duh:
Mas, isto de fazer assistência à distância pode ser manhoso... sei de pelo menos um caso de alguém que veio de França de propósito para afinar o carro a GPL num instalador aqui perto de mim. Curiosamente (ou não) foi daqueles problemas que ele resolveu rapidamente :)