UAC - Toyota Hilux RN13 de 1971

Iniciado por Umtali, 04 de Novembro de 2008, 22:22

Tópico anterior - Tópico seguinte

Umtali

Vou começar aqui o tópico do restauro de uma pick-up Toyota Hilux, que vai ser feito na minha oficina a pedido do nosso sócio Kaizen ... por isso deixo a história para ele completar enquanto eu faço o trabalho !!!





Esta pick-up vem equipada com um motor 12R de 1600cc e esteve parada 17 anos, no entanto, tem um trabalhar muito suave e certo. Mesmo assim, está previsto abrir o motor e recondiciona-lo.







O maior problema neste momento é a falta do párabrisas que está partido ... alguém tem algum por aí encostado ???  :assobio





Também o oculo de trás tem que ser substituido, mas este será mais fácil ...





A caixa está em mau estado, com uma camada de 5mm de massas e tinta, e alguns buracos para tapar !!!







Á boa maneira africana, quando não havia inventava-se, por isso vou ter muito trabalho a substituir peças e parafusos que foram adaptados ao lomgo do tempo ...









O interior está quase todo original e em razoável estado ...






João Freire - Sócio AJA nº 11

Umtali

#1
10/10/2008


Comecei por tirar fora o depósito para mandar recondiconar, mas depois de verificar cuidadosamente, vi que afinal não era preciso ... estava novo !!!


João Freire - Sócio AJA nº 11

Umtali

#2
30/10/2008


A pick-up finalmente entrou para a oficina ... pronta a ser desmontada  :dance:




João Freire - Sócio AJA nº 11

Umtali

#3
31/10/2008


Primeiro a ser desmontada foi a caixa ... que será arranjada em paralelo ao restante trabalho de chapa. O chassis está em muito bom estado e com pouca ferrugem, por isso não será necessário levar ao jacto de areia.




De seguida foi a vez da grelha, ópticas, e piscas frontais e laterais (estes eram da concorrência e já foram despachados...)




João Freire - Sócio AJA nº 11

Earthp

#4
Isto sim é uma raridade...super linda a Hilux!  :clap:

Curti o pormenor da manete de mudanças!  :D

Bom restauro João e boa sorte para os futuros restauros na tua oficina!  :dance:

Kaizen

#5
   Cá está ela, linda! Foi o SPDragon que teve o primeiro contacto com ela á cerca de 2 anos e meio, agora também deve estar orgulhoso como eu de a ver no caminho certo.

É uma Hi-lux da primeira geração que vai de 68 a 72, não tem mês de registo averbado, assim sendo, pode ser de inicios de 71 e nesta linha de pensamento, o caixote ainda é da versão RN10 que é o modelo de 68 a 70. Os caixotes distinguem-se pela tampa da mala, o das Fase 1 são como o da foto e os restantes dizem "TOYOTA" com o lettering antigo. Não sabemos se em África bateu de traseira e levou com a primeira tampa que apareceu ou se é um caixote original das RN10 Como tem um número de chassis muito baixo podem ter montado por excedente de stock.

  Foi registada no distrito de Coimbra em Julho de 1975, depois consta-se que foi para Lisboa e esteve aos erviço de um restaurante até parar no anterior dono. Não circulava desde, pelo menos, 1991.

  Quando a comprei, fiz algumas "obras" de conservação para a ferrugem não progredir. Ao saber da hipótese de criação da ACU, falei com o Umtali e concluimos que seria bom para ambos. Não tenho dúvidas da qualidade do resultado final e estou esperançado que este seja um restauro rápido, dentro dos que estamos habituados a ver.

Algumas fotos
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

RT

Interessante!!

Nunca tinha visto este modelo.

Desejo-te boa sorte, a carrinha é mesmo muito bonita! :D
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Crashed

Força ai nesse restauro, só uma questão a cor final não vai ser este verde ou vai??
Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

Kunamy

Também nunca tinha visto este modelo.
Boa sorte nesse restauro
---------------------------
OO==SSS==OO
---------------------------

doscapuzes

Hummm, com banco corrido :assobio. Isso dá-me umas ideias :redface 8) :lol


Força no restauro

Cumprimentos.

Minute Man aka PC

Linda...simplesmente linda :drool:
Oh kaizen, é impressão minha ou tens queda para JA comerciais? Tens bom gosto, pá!
"De Nada a Forte Gente Se Temia..."

Carreiras


Miguel SSS

Uma bela Hilux!!!! :clap:

Força no restauro...

Kaizen

#13
Obrigado a todos. Aqui ficam algumas respostas:

CitaçãoOh kaizen, é impressão minha ou tens queda para JA comerciais?

Completamente, se pudesse re-orientava a minha frota para este tipo de modelos. São pouco valorizados (para o bem e para o mal) enquanto antigos, apesar de terem valores comerciais altos em regra geral. Têm pormenores deliciosos e são máquinas fieis. Raramente têm defeitos mas têm muitos feitios, quando os compreendemos temos carro para toda a vida.

Além disto, são viaturas altamente sociáveis. Já aqui tenho escrito que não consigo conceber uma juventude sem uma Hiace, Urvan, L300 etc. E ainda tenho esperança de comprar e restaurar, com malta daqui, uma Hiace LH20 de 8 lugares comunitária, para uns 10/15 dias de férias "trans-europeias". ;)

Á uns atrás tomamos algumas iniciativas a fim de promovermos algumas coisas que consideravamos de valor para os entusiastas do fórum, primeiro foram os comerciais, depois as Station Wagon, os Hondas e agora nos últimos anos os JA´s da década de 60. Os resultados dos primeiros já apareceram.

Citaçãoainda trabalha?

Sim, o NunoTurbo e o BillyJoe arrancaram-lhe alguns fios e pegou sem grande dificuldade. A bomba de travões cedeu mas já foi reparada. Tem um trabalhar muito sereno.

CitaçãoHummm, com banco corrido. Isso dá-me umas ideias

:green:  :lol

Citaçãoa cor final não vai ser este verde ou vai

A dada altura da vida dela, provavelmente quando esteve ao serviço de um restaurante de Alvalade, foi pintada neste verde mais escuro. A cor verde original está por baixo e é mais suave. Gostava que fosse azul, mas se calhar vai ficar no verde "levezinho" ;)


Em termos de restauro, não sabemos se no fim do restauro ela pode circular por causa do parabrisas. Foi um risco que decidi correr, se não conseguir arranja-lo já fica pronta a circular para o dia em que o arranjar.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Kaizen

#14
Foto 1: A cor que vai á frente nas "sondagens";
Foto 2: A cor que mais gosto:
Foto 3: Provavelmente a cor mais bonitas da 1ª geração Hi-lux
Foto 4: Provavalmente a cor original
Rui Coelho
Associado AJA Nº1