Manometro de pressão oleo TA22 motor 2T-B

Iniciado por Toylex, 20 de Julho de 2008, 19:02

Tópico anterior - Tópico seguinte

Toylex

Boas,

Venho pedir a ajuda de quem me possa dar um esclarecimento acerca da posição do ponteiro de manometro de pressão de oleo no Celica TA22 motor 2T-B

Acho estranho o meu TA22 marcar no manomtro  (0) ao relenti e mesmo às 1500rpm

Acelerei até as 5500 Rpm constante, e marca pouco acima de (2) isto é acima +- +2mm

O oleo é novo está a nivel.

SERÁ NORMAL mencionar esses valores no manometro, ou estará avariado ?
 

Obrigado por toda a ajuda que possam dar.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Tractortp

Não sei quais os valores de origem, mas o manómetro deve estar a funcionar bem, tens é falta de pressão de óleo no motor.

Em princípio 1 ao rolanti e 4 às 5000rpm ( claro +/- )

Ou não tens o óleo recomendado, ou a bomba de óleo foi-se ou podes ter outro problema mais grave...

Esperimenta por um óleo mais grosso, tipo 15/40 para camiões ou mesmo um SAE30.

Não deves usar óleos sintéticos ou semi-sintéticos, só minerais.

Toylex

Eu acho estranho esta situação !!!

Tenho o carro parado, não está a andar em estrada, porque vou restaurar, mas de vez enquanto ponho-o a trabalhar, e é verdade, que até me dá um certo gozo o roncar do motor, e anteriormente já tinha analisado o manometro de oleo e nunca percebi que estivesse anormal.

Agora no fim de semana passado, e na ultima vez que o liguei é que percebi que não deveria ser normal.

- Não será o sensor ou sonda, que penso estar no bloco do motor p/ medir a pressão ?!?!?
- Ou será a bomba de oleo ?

O oleo é novo e o filtro, e é o AGIP 10w40 sint catalyst

Mas continuo a achar que anteriormente o manometro estava mostrar valores normais. :duh:

Obrigado pela ajuda,
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Kaizen

  É normal, só quando o carro começa a andar é que a pressão sobe. Depois a pressão em andamento não é fixa, mas sim variável entre 2 e 4.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

nunoturbo

Atenção que as válvulas de pressão de óleo, não invulgarmente entopem dando azo a leituras erradas.
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Toylex

Citação de: nunoturbo em 23 de Julho de 2008, 22:29
Atenção que as válvulas de pressão de óleo, não invulgarmente entopem dando azo a leituras erradas.


Eu acredito mais nesta hipotese, pois eu nunca achei nada de anormal nas várias vezes que tive o motor a trabalhar, só agora me despertou a atenção p/ o facto de nem se mexer o ponteiro quando está ao ralenti.

Eu tinha muita pasta de oleo no fundo do carter quando o comprei, até gasoleo lhe deitei por cima para tentar tirar essa pasta depositada no fundo do carter, e tenho a certeza que ficou muita borra por lá, é muito provável que a valvula sensora esteja enterdita e não acuse a pressão exata.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Tractortp

Esperimenta retirar a sonda e limpá-la.

Mas também acho que não é o óleo indicado para esse motor....

Tenho o motor do BJ quase novo e quando ponho óleo "bom" ( semi-sintético ),  a pressão deste cai drasticamente, obrigando-me a trocá-lo logo por um mais barato e mineral.




nunoturbo

Em regra geral, carros novos á parte, quanto mais fino é o óleo menor é a pressão detectada pelo manómetro.

Mas mais vale ter um oleo fino, que permite lubrificação mais rápida do motor do que óleos espessos que demoram mais tempo a chegar a todos os pontos do motor.
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Tractortp

Citação de: nunoturbo em 24 de Julho de 2008, 14:00
Em regra geral, carros novos á parte, quanto mais fino é o óleo menor é a pressão detectada pelo manómetro.

Mas mais vale ter um oleo fino, que permite lubrificação mais rápida do motor do que óleos espessos que demoram mais tempo a chegar a todos os pontos do motor.

A falta de pressão produz o incoviniente de que o óleo não conseguir chegar a todas as partes do motor, por exemplo nos bronzes da cambota e veio de excentricos, onde pelo esforço e folgas mínimas, necessitam que o óleo tenha pressão suficiente para as vencer.

Prova disso é o sistema de protecção que o meu BJ tem de origem, caso não tenha pressão do óleo recomendada desliga-se automaticamente, isso acontece quando meto qualquer semi-sintético, não sai nem da oficina.....

O carros novos possuem folgas mais pequenas, premitindo óleos mais finos e necessariamente mais lubrificantes, já nos antigos motores, estas são maiores e o óleo "fino" fica a "dançar" em vêz de preencher as ditas folgas.

Portanto, um óleo mais fino, não tendo a pressão necessária, não chega a todos os pontos do motor.

Nos carros novos acontece o mesmo, se for indicado um 10/40 marca mais pressão que num 0/40, muito embora estas medidas não sirvam exatamente como medida de viscosidade e sim de tolerância à temperaturas, mas na prática quanto menor o índice menor a viscosidade.

Um óleo sintético é melhor que o mineral, claro, mas por isso que se troca com menos frequencia.



Santos Silva

Mais uma dica:

O Celica do Kaizen já uma vez teve uma situação identica e depois detectamos que o sensor não era o indicado e por isso dava pressão baixa...
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Toylex

Este fim semana passado, estive a dar aquecimento aos cavalos :D e logo depois de dar arranque e enquanto o motor não aqueceu, a pressao estava alta, só depois de o motor estar a temperatura normal e ao ralenti é que não marcava pressão no manometro :duh:
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

prelude guy

Quanto mais leio e investigo mais chego à conclusão que os óleos semi sintéticos e sintéticos não passam de uma operação de marketing para "fazer subir a cadeia de valor", não sei se me estão a perceber.  ::)

E olhem que a XADO comercializa óleos, por isso tenho acesso a alguma informação de inside.

ToyLex, isso quer é voltar a colocar um óleo mineral 15W40, ou mesmo 20W50 (sem medos); pode até ser baratíssimo que o pior que se encontra actualmente cumpre as normas API SG, que é já superior ao necessário em viaturas de 1990... só para se ter uma ideia.

Engraçado que também já fui nestas conversas do protege os arranques a frio, lubrifica melhor, blá, blá, mas com o tempo começo a compreender o filme   8)

Uma última sugestão: aplicar um "flush oil" antes da mudança, para tentar limpar ao máximo as características do óleo que lá tens. Não querendo fazer publicidade (impossível  ::) )mas aconselho-te vivamente o VitaFlush

http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=1521.15

(por azar acho que o Site está em baixo  :redface)
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Santos Silva

CitaçãoEste fim semana passado, estive a dar aquecimento aos cavalos  e logo depois de dar arranque e enquanto o motor não aqueceu, a pressao estava alta, só depois de o motor estar a temperatura normal e ao ralenti é que não marcava pressão no manometro

Isto é perfeitamente normal: a pressão com as rotações ao ralenti é muito baixa e pode não se notar no manometro.
O meu Carina também funciona assim...e fez 5576 Km há uma semana...Portugal, Espanha, França, Mónaco, Itália, Suiça, Austria. :dance:

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Kaizen

  Eu já respondi em cima, mas paree que está dificil...

  ... o carro tem de estar na estrada, e o manómetro da pressão varia consoante o esforço a que o motor tiver sido sujeito momentos antes.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

ThE CrOw CsC

Eu pelo manómetro do meu TA22 tinha uma ideia de como estava o motor.

Exemplifico:
Pressão zero: Carro ao relanti ou a baixa rotação, a quente.
Pressão entre zero e um: Carro com pouco óleo, a quente e com rotações entre 1000 e 3000.
Pressão entre um e dois: Carro com carter no máximo, a aquecer e com rotações entre 1000 e 3000.
Pressão de dois para cima: Carro acabou de arrancar a frio e está a aquecer com mais de 1/3 de óleo no depósito; Carro com mais de metade do depósito a quente, comrotações de 3000 para cima.

Do que sei, as bombas do 2T-B são o seu calcanhar de aquiles. Com o tempo dão menos pressão e acabam por avariar. Mas para o uso que nós damos ao carro, ou seja, de clássicos, isso não é motivo de muita preocupação nossa.