Menu

Mostrar mensagens

Esta seção permite-lhe ver todas as mensagens feitas por este membro. Note que pode apenas ver mensagens em áreas a que tem acesso atualmente.

Menu Mostrar mensagens

Mensagens - qyron

#46
Eventos de outros clubes / AInda bem
10 de Outubro de 2011, 10:44
Sinceramente falando, embora não tenha vivido a época dourada dos Datsun na Europa, sou filho e neto de gente que conheceu estes carros de perto e sempre ouvi dizer que estes carritos eram conhecidos por serem robustos, fiáveis e muito mais acessíveis no preço que os seus congéneres europeus.

Apesar de não ser (grande) fã da Renault, o meu pai é e muitos lhe passaram pelas mãos, sujeitos aos piores tratos e sempre superaram as expectativas. Os veteranos 5 e Super 5 fizeram nome em rali, já para não mencionar o Alpine...  :green:

Já tive a oportunidade de me sentar em alguns Dacia e não posso dizer que fiquei desagradado com a qualidade geral. São carros feitos para serem (mais) baratos mas não me parecem por isso menos robustos e confiáveis. Aliás, até é refrescante ver (outra vez) carros cheios de tecnologia de carro ao invés de sentir-me perante o filho bastardo de um computador e um qualquer veículo motorizado. Se a Datsun vai renascer como uma marca de carros acessíveis, de construção e tecnologia simples, mais voltados à mecânica do que a electrónica, eu digo ainda bem.

E a título de curiosidade: já tive a oportunidade de me sentar a conversar com um engenheiro da Nissan (Viseu) e o balanço de poder entre a Nissan e a Renault está invertido. Apesar de a Nissan ter sido salva por um cabecilha francês, actualmente a Renault só se mantém viva graças a injecções de capital do estado francês. A Nissan é hoje uma marca muito mais sólida e dominante que a Renault e dá provas disso ao suportar um segmento de luxo que a Renault não tem através da Infiniti.

Não acredito que os japoneses se arrisquem a perder face com produtos de 3ª categoria.
#47
Garagem / Avanços e dúvidas.
09 de Outubro de 2011, 22:19
(lamento o atraso em pôr novidades neste tópico, mas este último ano revelou-se muito mais complexo do que se poderia esperar e só recentemente consegui ter alguns avanços)

Desde a última vez que aqui escrevi, já mordi muitas vezes as unhas para me acalmar e não perder as estribeiras com o restauro da carrinha. Felizmente (e infelizmente) o factor tempo é secundário e há tempo para fazer o restauro (pois o orçamento é apertado). Mais vale devagar e bem.

Depois de o Umtali se ter disponibilizado para me arranjar uns pneus para as jantes de origem, que acabei por não comprar, acabei na mesma por ser desenrascado por ele com um jogo de jantes 13'' de um 1600. Novamente, apesar de indirectamente, obrigado!  :thumbsup

Depois de no último feriado ter ido buscar as jantes, depressa as instalei na carrinha, de forma a pô-la novamente assente nos quatro pés e devolver-lhe algum orgulho. Brevemente ponho aqui a foto. E aqui vem a minha primeira questão:

Não mencionando a Casa das Jantes de Braga, quem mais faz restauros de jantes em Portugal?
Pode alguém sugerir-me algumas casas que façam este tipo de trabalho? Quero começar a pedir orçamentos.

O jogo de jantes original está mal tratado: ferrugento, coberto de lama, com os "lábios" tortos de conhecer o lancil a passeios alheios (e sabe-se lá que mais...). Infelizmente já passaram o ponto em que se poderia pensar restaurar "dentro de casa". Quero pois mandar decapar e, em vez de pintar, lacar.


Agora vem a parte mais técnica.

Como o mecânico já me disse na cara que "cagou" para a carrinha, pois já a avaliou e na opinião dele "nunca mais vai ser carro", estou neste momento num contra-relógio para pôr o motor a trabalhar e tirar a carrinha de lá; felizmente, uma pessoa amiga já me disponibilizou a garagem que não usa, pois não tem carta nem carro.

1) Mesmo antes de ter a carrinha direita, tentei por algumas vezes pô-la a trabalhar, para se avaliar o motor mas sem sucesso. O motor tenta arrancar, dá cerca de 3/4 de volta ao volante do motor e depois pára. O que pode estar a motivar isto?

1.a) assumi que parte do problema da carrinha não pegar fosse uma falta de manutenção básica e tomei a iniciativa de lhe trocar as velas. E ainda bem que o fiz, pois não tinha as velas recomendadas (NGK BP5E em vez das NGK BP6ES), estando uma delas mesmo partida (com a porcelana totalmente estilhaçada e com o condutor à mostra).

1.b) Ao remover as velas, em todas elas encontrei uma substância branca enrolada à volta da rosca da vela, semelhante a fita de teflon, que se desfez em pó ao ser tocada. Espreitei para dentro do bloco com a ajuda de uma lanterna LED potente e não vi quaisquer vestígios no bloco.

2) Qual a ordem de ligação dos cachimbos às velas?

Frustrado com o que encontrei ao remover a primeira vela e porque estava a trabalhar debaixo de uma temperatura elevada,  arranquei sem pensar os cachimbos de todas as velas. Agora não sei qual é a ordem de ligação dos mesmos.
Do alternador partem dois cabos longos e dois curtos. Visualizando o topo circular do alternador e considerando o cabo mais junto ao bloco o primeiro, rodando no sentido horário, tenho:

a -  cabo longo
b - cabo curto
c - cabo curto
d - cabo curto

São cabos em silicone azul, sem qualquer tipo de numeração ou identificação que os relacione com a contraparte no bloco.

3) já alguém viu um capot com a chapa descolada da armação?

Enquanto trabalhava na carrinha, reparei que a chapa exterior do capot e a armação estão totalmente separados. As borrachas ou seja lá o que em tempos manteve o centro da chapa agarrado à armação ressequiu e o resultado é um capot enfolada, que roça na grelha junto ao pára-brisas. Isto é reparável ou devo pensar em procurar substituição?

Como sempre, toda e qualquer dica ou conselho é bem-vindo.


#48
Tirando as barras de tejadilho na carrinha da primeira foto - que tira um pouco da emoção da foto - gosto de todas as imagens e ideias subjacentes.

Volto a repetir: não pretendo desfigurar o meu carro, mas quero dar-lhe um cunho pessoal. Não aprecio as grelhas bi-partidas; apesar de invulgares e algo agressivas, prefiro o aspecto limpo das grelhas em rede. O meu objectivo é dar um pouco de carácter à carrinha mas sem a tornar espampanante.

Uma coisa que não consigo gostar de ver nestes carros é os faróis de nevoeiro montados em cima do pára-choques, por isso quero uma dianteira que tenha asa (ou avental), para poder embutir as ópticas directamente e não ficar com as estruturas à mostra. Nunca fui apreciador do look Lancia Stratos.
#49
Garagem / Re: A minha DATSUN 120Y VAN M de 1977
25 de Junho de 2011, 10:22
Eu também tenho uma boneca branca irmã dessa! Força nesse restauro.
#50
Já andei a verificar todos os pontos de ligação e estão firmes, a ponto de parecerem colados; não acredito que o problema venha daí. Arrisco mais que a carrinha tenha sido forçada a trabalhar com pouco ou maus lubrificantes dentro da caixa.

A modernização para um pinhão e cremalheira é vantajoso, na minha opinião, porque é um sistema muito mais simples e que facilmente se substitui em caso de avaria. Mesmo que tenha de aplicar uma chapa de reforço para dar criar lugar onde criar sustentação. Vou estudar este caso e depois partilho aqui os resultados.

Quanto às fibras... :) Não estou a pensar fazer a dianteira em fibra. Como é sobejamente sabido aqui no fórum, a estrutura dianteira destes carros é muito simples. Com esta vantagem, basta ter em consideração as dimensões da dianteira e os pontos de fixação para à volta disto conceber uma estrutura em aço que possa ocupar o lugar da original. A fibra só há-de servir para alisar a estrutura para receber tinta. Vou fazer uns desenhos em CAD e logo os ponho aqui assim que possível.
#51
Geral / Dúvidas - Datsun 120Y
20 de Junho de 2011, 12:28
Como já disse aqui no fórum, tenho uma Datsun 120Y Van M para restaurar e que ultimamente tem-me consumido algum tempo de estudo. No entanto, como sou um grande nabo e de mecânica percebo tanto como de lagares de azeite, tenho arranjado mais perguntas do que respostas para as minhas dúvidas. Será que me podem ajudar nisto? Eis o que tenho na cabeça.

a) o sistema de direcção é de esferas recirculantes?
b) é possível modernizar para um sistema de pinhão e cremalheira? se sim, já alguém o tentou?
c) já alguém tentou construir uma dianteira personalizada para estes carros, que inclua asa?

Passo a explicar-me.

Já fiz alguns testes à carrinha e a direcção tem uma folga gigantesca; pelo que tenho lido num manual da Haynes, se bem entendi o que li, estes carros usavam um sistema de esferas recirculantes para cumprir a direcção, mas este sistema para além de deveras complexo é aparentemente dispendioso de manter/renovar. Se o veículo o permitir, pretendo modernizar para um sistema de pinhão e cremalheira, para também obter uma direcção mais "directa".

A parte da dianteira é que pretendo dar uma aspecto mais personalizado à carrinha no futuro. Não estou a pretender desfigurar a carrinha, mas já andei a ver preços e só uma grelha custa um bom pedaço de dinheiro sem mencionar as ópticas. Como já vi alguns carros destes com grelhas de rede, pensei nessa opção mas quero levar um passo mais longe e fazer uma dianteira completa com asa integrada. A ideia geral é esta, mas adaptando à linha da Datsun...



(obrigado pela transladção do tópico; só notei depois dele aberto onde estava a publicar)
#52
Apresentação dos membros / Re: Apresentação
20 de Junho de 2011, 11:59
Jersey, lamento pelas ligações quebradas mas tive um pequeno infortúnio com a minha conta no Image Shack e tive de requerer a total eliminação dela aos administradores do site. Espero poder em breve renovar as imagens, pois já encontrei um site muito mais fiável e flexível.
#53
Bem vindo ao fórum!
#54
Apresentação dos membros / Re: Novo amigo do Porto
23 de Novembro de 2010, 20:17
Bem vindo ao fórum AJA.

Belos carros. Que te dêem muitos e bons anos de desfrute.
#55
Puxador topo de gama!


Variação de técnica


Técnica de reparação de chapa inovadora  :thumbdown:


Roda sobresselente de emergência


#56
Garagem / Pneus e Jantes
20 de Novembro de 2010, 22:05
Eu já apanhei a camada de gripe do ano. Venha a próxima!

PNEUS
Deixo aqui a dica para quem precise: procurem pneus CAMAC.

Na Quinta-feira passada fui dar uma voltinha a Viseu e encontrei uma casa onde finalmente me disseram que me arranjam sem dificuldades o 155 SR R12'' (155/80 R12'') a €43/unidade.

Ao que posso deduzir pelo site da empresa - onde se apresenta como Companhia Nacional de Borrachas/CAMAC - trata-se de um fabricante nacional de pneumáticos que mantém em fabrico medidas para clássicos e pré-clássicos.
O site disponibiliza o catálogo completo de produtos para descarga, mas aviso que é um documento pesado de visualizar.

NOTA: o Umtáli é um  porreiraço e já me deu uma mão para arranjar sapatos 12'' para a carrinha! :thumbsup

Uma dúvida: vou pedir uma homologação de medidas de pneumáticos à Autoinforma - o 165/65 R13'', pelo menos - mas o custo que eles pedem de homologação é por medida ou por pedido?

JANTES
Aqui a porca torce o rabo, porque parece anedota falar de jantes com furação nipónica.

Numa loja que visitei, um "entendido" da matéria disse que eu estava enganado, que devia ser 4*108 ou 4*110. Por sorte, eu tinha a jante suplente da carrinha na mala e pus-lha à frente dos olhos, convidando-o a medir a furação... Não havia paquímetro. Devem montar as jantes por tentativa e erro, porque terei de lá levar a carrinha para eles me desmontarem uma das rodas e porem lá uma jante.  :wall

Mas houve um sítio onde me disseram que iam tentar encontrar alguma coisa (não armaram confusão, pelo menos) e perguntaram-me uma coisa que ainda não me tinha ocorrido: qual é a largura máxima de jante que estes carros comportam?

Como ainda não lhe vi um sapatinho sem as meias solas, só posso arriscar que as jantes que tenho são muito estreitas mas, a poder, gostava de lhe calçar umas mais largas, para contribuir para o visual. Mais: fui até alertado que jantes especiais serão à partida uma polegada mais larga que as convencionais, pelo que tenho de ter isto em consideração.

NOTA PESSOAL: comprar um paquímetro! :D

Com isto tudo esquecia-me de responder.

Citação de: Bruno Pereira
Mas para calçares o teu carro, nao precisas de uma coisa muitooo cara.

Não, realmente não preciso.

O Umtáli já me avisou que em principio me arranja um jogo completo de 5 pneus 155 R12'', mas como estão novos não os vou calçar, porque é só para ela andar na oficina de um lado para o outro. E estar de pé. Como tenho espaço, vou guardá-los e ficam para as ocasiões em que vá a exposições ou encontros e me peçam para levar a carrinha o mais original possível.

Ah, e se é para acentuar o "muito", devemos alongar o "u", ou acabamos a falar em falsete.  :)

Citação de: Umtali
Prepara-te para enfrentar duas situações:
- a Van vai "encostar" porque o mecânico não lhe apetece fazer o trabalho
- o mecânico queria mesmo era a Van para ele porque até tem material etc, etc, etc ...  :assobio


Agora, não te vais livrar de ouvir os queixumes sempre que lá fores ... por mim era logo, ou pega ou larga !!!   >:D

Eu sabia disto quando lá meti o carro, mas infelizmente tenho um feitiozinho marca corno e quem me caga não me limpa.

A casa onde normalmente deixávamos os nossos carros é uma boa casa, mas depois da ultima reparação que o Toyota teve, em que a dianteira esquerda foi toda reparada, e eu pedi para me chamarem quando fossem pegar no carro para ser eu a/ir ajudar a desmanchar os partidos para o bate-chapas endireitar o quadro da dianteira e não o fizeram fiquei fu.

Isto somado a muitas argoladas em que apanhei o dono da casa (preços exorbitantes de peças, peças que não se arranjavam, etc) foi a gota d'água.

Sabíamos onde nos íamos meter quando fomos para a casa onde a carrinha ficou, mas como o restauro passará quase 75% pelas minhas mãos com o mecânico/bate-chapas/pintor a entrar só quando requisitado, já é mais sofrível. Mas no dia em que disser que quero alguém de volta do carro e não houver... há fruta.

#57
Citação de: umtali
PS - acho que andas a falar com as pessoas erradas

Eu não só acho como tenho a certeza... Desde que a carrinha foi parar à oficina que tenho de "gramar" o mecânico a dizer que aquele carro já passou o prazo de validade e que ganhava mais a deitá-lo para o lixo. O problema é que depois olha para a carrinha com ar guloso....

Citação de: Bruno Pereira
isso dos pneus nao e preocupação, os chineses agora tem as medidas todas a muito bom preço.
nao me perguntem a qualidade, todos ja sabemos como é:)

Já tive este debate da relação preço/qualidade dos pneus chineses (também apelidados de "marca branca") versus os grandes produtores europeus e acaba no mesmo lugar que estar a comparar as marcas mais convencionais: na opinião e gosto de cada um.

A minha companheira calça o carro dela normalmente com pneus semi-novos que compramos a excelente preço e com pisos a 90% e 95%, com garantia, e já conduzi o Toyota calçado com Nankang, Hankook, Federal e outros que agora não me recordo sem notar diferença.
Estranhamente, o pai dela que calça o carro de novo a cada 3/4 meses sempre com pneu de "marca" descasca os pneus até à tela enquanto que nós fazemos um a dois anos em média com um jogo de pneus, que trocamos quando começa a ficar careca e/ou ressequido.

Pneus chineses ou não chineses? Por isso tive um jogo de Firestone First Stop  que tinham marcado "Made in China".

Com as garantias que estão em sede de lei, torna-se absurdo ir à pesca de pneus muito caros, a não ser que se seja street racer ou se goste de fazer uma condução muito extrema. Ou se seja como eu, e se goste de ver o carro calçado com os sapatinhos que trazia de origem, que eram Pirelli, no meu FIAT.  :redface

É bem mais importante comprar pneus adequados ao nosso carro, coisa que muita boa gente não sabe fazer e muito vendedor não sabe vender.

Acreditem que não vou desmoralizar e vou continuar a bater as capelinhas até encontrar o que preciso! E vou continuar a dar informações!
#58
Bem vindo ao AJA e parabéns pela excelente escolha e excelente gosto em carros!
#59
Desculpem lá o desabafo no título, mas ando um bocado FU da vida à pesca de pneus para a carrinha. Pneus e jantes.

Como a carrinha tem dois pneus completamente acamados e os que ainda têm ar estão completamente ressequidos, tenho de lhe trocar os "sapatinhos" para me sentir à vontade para a poder fazer mexer para um lado e para o outro na oficina. Além do mais, não quero arriscar a forçar (mais do que já está) a suspensão e a direcção.

O grande problema é que pneus na medida que ela calça (155 SR R12), quando vou a uma casa a reacção que obtenho do vendedor é um olhar de olhos esbugalhados seguido da estúpida pergunta "O quê?".
Até agora, só encontrei 2 casas que me podem encontrar este pneu; uma perto de casa, que é para encomendar e chega quando chegar (mínimo 3 a 4 meses) e outra que me arranja os pneus naquela medida, mas apenas comerciais e não de turismo.

Ao mesmo tempo que comecei a ouvir esta música, comecei a pensar que seria mais simples trocar as jantes para 13'', indo de encontro à medida máxima que a Nissan está correntemente a homologar para o 120Y (165/60 R13), porque aí seria muito mais fácil e barato calçar a carrinha, mas estou a bater com o nariz nas portas porque a carrinha tem furação japonesa (se não me falta a memória 4/100) e essa medida é "mais rara que dentes em galinha" para citar um vendedor... Ou só por encomenda do Japão, para citar outro.  :wall Ora abóboras.

Neste momento só preciso de umas jantes de ferro normalíssimas para poder ter a carrinha em condições mínimas de poder trabalhar nela. Mas abrir a carteira para gastar €265 num jogo de 5 pneus que não podem equipar a carrinha para ir a um IPO é deitar dinheiro fora.

Alguém me pode indicar onde arranjo umas jantes 13'', em ferro, para a calçar?

#60
É o que dá ser-se um completo novato nestas andanças: é realmente o braço de apoio do alternador que tem de ser substituído. :assobio

De momento não estou especialmente preocupado com comprar novo: a parte mecânica só vai começar a ser trabalhada depois de os trabalhos na carroçaria estarem completos ou muito avançados, mas como pretendo pôr a carrinha "a dieta", um braço em aço será mais leve e manterá o coeficiente de rigidez suficiente para suportar o peso do alternador sem problemas.

A verdadeira quilometragem da carrinha também algo me diz que é bem superior aos ditos 61K's... Mesmo estando parada o tempo que esteve - que é a morte de muito bom carro - o desgaste que ela tem em certos componentes (tapetes, volante, manete das mudanças) denunciam os muitos maus tratos que ela suportou. >:D

A chapa, a olho nu, e sem a começar a descascar a tinta, só tem podres no friso da mala, nas embaladeiras e na torre do amortecedor dianteiro esquerdo. O que se pode esconder debaixo, só mesmo quando a pele velha começar a sair.