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Área pública => Área Técnica => Tópico começado por: nunoturbo em 13 de Dezembro de 2005, 21:00

Título: Melhorar o comportamento e a estabilidade de um JAP moderno.
Mensagem de: nunoturbo em 13 de Dezembro de 2005, 21:00
A todos aqueles que têm sensibilidade para se aperceberem destas situações, e preferencialmente a quem tem conhecimentos para resolver o problema:

Um membro do AJA, pelo qual nutro particular simpatia, tem um JAP moderno com motor nervoso e boas perfomances.
Apesar de esta máquina não ser habitualmente espremida, quando o é, e principalmente em curva, tem comportamentos que pouco abonam a sua estabilidade e a confiança do condutor.

A opção que o nosso membro tinha encontrado era optar pela instalação de alargadores de vias, com a inerente substituição dos pernos de aperto das rodas.

A questão que se coloca, e uma vez que a suspensão já é rija q.b. é, como melhorar o comportamento desta máquina?



As minhas soluções/ideias:

- Rebaixar uns 2 ou 3 cm o carro;

- Instalar alargadores de vias com a inerente substituição dos pernos de aperto das rodas;

Fazendo cada alteração em sua vez, de forma a perceber quais as diferenças que cada alteração implica.



Alguém se chega á frente com mais ideias? :p ensador



 



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Título: Re: Melhorar o comportamento e a estabilidade de um JAP mode
Mensagem de: apardal em 13 de Dezembro de 2005, 23:50
Atenção que colocar espaçadores com troca de pernos por outros mais compridos é a pior alteração que se pode fazer! A maneira ideal é arranjar um espaçador que se fixe ao cubo, e a jante seja apertada ao espaçador. Assim eliminam-se os problemas de pesos não suspensos e os problemas que eles trazem (vibrações e um sem número de outros problemas).

A alternativa ao espaçador, são jantes mais largas e de maior offset. No meu AE86, instalei umas jantes 15x7 Offset 0 e o comportamento alterou-se profundamente. Não só pelo offset, como também pelo facto de a jante ser mais larga e deixar o pneu (195/50 R15) mais esticado impedido que ele dobre.

Rebaixar o carro também é uma boa alteração e relativamente económica. Os contratempos são os IPO's e o desgaste mais precoce dos amortecedores.

Outras alterações a tomar em consideração é a colocação de barras anti-aproximação, que como o nome indica servem para manter a rigidez do chassis evitando a deslocação das torres de suspensão. Fiz essa alteração tanto no AE86 como no Peugeot 306 e as diferenças são notórias.

Há quem diga que as barras AA inferiores ainda são mais eficazes, mas nunca experimentei.

Cumprimentos

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87

Título: Re: Melhorar o comportamento e a estabilidade de um JAP mode
Mensagem de: Tractortp em 14 de Dezembro de 2005, 01:35

Atenção que com alargadores ou jantes com mais offset, o carro embora tenha a suspenção rija, com estes ele vai ficar a adornar mais em curva, a intencidade desse adornar é proporcional à dimensão dos alargadores ( esperiencia própria ).

Eu aconselho a pô-los, mas, instalando uma barra de torção mais forte para compensar.
 

Viciado em Toyota :  Land Cruiser BJ-73, Corollas CE-110, E-12 VVT-i e TE-51.

Título: Re: Melhorar o comportamento e a estabilidade de um JAP mode
Mensagem de: apardal em 14 de Dezembro de 2005, 01:50
Tractortp, pela minha experiência recente no AE86, acontece exactamente o contrário. Desde que troquei de jantes que o carro adorna bastante menos. Não estarás a fazer confusão?

Com um pouco de física à mistura, parece-me óbvio que se o carro tem vias mais largas, vai adornar menos.

Cumprimentos

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87

Título: Re: Melhorar o comportamento e a estabilidade de um JAP mode
Mensagem de: nunoturbo em 14 de Dezembro de 2005, 02:50
apardal

Explica lá isso dos pesos não suspensos e vibrações...

Os espaçadores de que falo são "plug-and-play" e t~em a furação exacta tanto dos pernos como dos centro/semi-eixo.

Fiz cerca de 130.000 km com um carro nestas circunstancias e NUNCA tive o mais pequeno problema ou vibração.Aliás, o problema depois é conseguir retirar o espaçador, uma vez que depois de a roda apertar e se rodarem uns bons kilómetros, o espaçador fica como que colado ao disco.

As soluções/sugestões que pedi têm que ter em conta o mínimo investimento possível, porque o dono não quer investir muito, e o carro não é, nem será para corridas ou street racing.



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Título: Re: Melhorar o comportamento e a estabilidade de um JAP mode
Mensagem de: Santos Silva em 14 de Dezembro de 2005, 03:50
O que o apardal menciona foi o que coloquei no meu land cruiser. Os espaçadores têm 25 mm de espessura e têm o dobro dos furos que tem a jante. em metade deles entram os pernos do cubo e o espaçador fica aprafusado ao cubo. Nos outros furos estão montados pernos iguais aos que tem o cubo e é onde vai ser aparfusada a jante. Confuso? Pois com uma foto é mais fácil.
Aqui vai uma feita à pressa.

"Prius. Uma ideia que não pode esperar. Starting Now!"

Título: Re: Melhorar o comportamento e a estabilidade de um JAP mode
Mensagem de: nunoturbo em 14 de Dezembro de 2005, 04:09
Temos alargadores de vias de dois tipos:



e estes



Os que eu tenho montados são do género dos da 1.ª foto.

O SantosSilva fala dos da 2.ª foto.

t-PT:official%26sa%3DG">Espaçadores/alargadores



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Título: Re: Melhorar o comportamento e a estabilidade de um JAP mode
Mensagem de: nunoturbo em 14 de Dezembro de 2005, 04:42
Alargadores de Vias
       

» Os conjuntos de alargadores de vias são utilizados, tal como o seu nome indica, para aumentar as dimensões dos eixos, tendo como princípio inicial a melhoria do comportamento dinâmico e estabilidade lateral. Uma vez que se encontram localizados no topo final dos eixos, entre a jante e o cubo de roda, os alargadores de vias fazem parte do peso não suspenso, factor parasita no comportamento de um automóvel. Por esta razão, os alargadores de vias têm de ser o mais 'invisíveis' possível, preferencialmente fabricados em materiais muito leves mas que ofereçam elevada resistência ás forças que têm de suportar. Alargadores de vias pesados denigrem o comportamento do automóvel, tornando inclusivé difícil a manutenção do alinhamento dos valores de convergência e divergência da direcção.

in www.autoforum.com.pt/Tecnica/Tecnica4.htm



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Título: Re: Melhorar o comportamento e a estabilidade de um JAP mode
Mensagem de: apardal em 14 de Dezembro de 2005, 05:38
nunoturbo, tá tudo dito aí! Mas atenção que um alargador de vias como o da segunda foto que meteste, não é considerado um peso não suspenso. Daí que seja superior em qualidade reduzindo a probabilidade de vibrações e problemas de alinhamento.

Cumprimentos

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87

Título: Re: Melhorar o comportamento e a estabilidade de um JAP mode
Mensagem de: nunoturbo em 14 de Dezembro de 2005, 07:11
ok



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Título: Re: Melhorar o comportamento e a estabilidade de um JAP mode
Mensagem de: Santos Silva em 14 de Dezembro de 2005, 22:45
Ontem foi muito à pressa!...

Falta dizer que os alargadores que tenho foram feitos em duraluminio logo, muito leves. Pesam tanto os pernos como o alargador:p

A estabilidade em curva melhorou bastante (para não falar da estética-as rodas estão agora ao nível da carroçaria e não dentro). Adorna menos e tenho a sensação de ter as rodas do lado de dentro sempre com apoio (não tenho a sensação de levantar as rodas).

Mas a verdadeira razão que me levou a fazer isto foi para poder montar jantes de ferro com pneus de TT, que doutra forma batiam nas pinças de travão...:[fixe]

 

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Título: Re: Melhorar o comportamento e a estabilidade de um JAP mode
Mensagem de: nunoturbo em 15 de Dezembro de 2005, 06:10
Preciso então de saber a furação/medidas para saber que alargadores é que o proprietário precisa de comprar.

 



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Título: Re: Melhorar o comportamento e a estabilidade de um JAP mode
Mensagem de: datsunsss em 23 de Dezembro de 2005, 03:51
Porque é que tenho a impressao que toda a gente sabe de quem é esse carro.

:assobio]  

Título: Re: Melhorar o comportamento e a estabilidade de um JAP mode
Mensagem de: nunoturbo em 23 de Dezembro de 2005, 06:57
:[nsei]  



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Título: Re: Melhorar o comportamento e a estabilidade de um JAP mode
Mensagem de: apardal em 23 de Dezembro de 2005, 07:27
Para teres ajuda nesse campo da nossa parte, convém dizer que carro é...

:[nsei]  

André Pardal
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Título: Re: Melhorar o comportamento e a estabilidade de um JAP mode
Mensagem de: Carlos Vaz 75 em 23 de Dezembro de 2005, 17:26
Um dos problemas com a maioria dos Japs relativamente modernos é um deficiente acerto do conjunto mola amortecedor.
Habitualmente o melhor mesmo é resolver por este lado.
Uma visita ao Jorge dos amortecedores (passe a publicidade) costuma resolver isso!

Boas curvas
Carlos Vaz

In heaven there is no beer... That's wy we drink it here!

Título: Re: Melhorar o comportamento e a estabilidade de um JAP mode
Mensagem de: Maddatsun em 06 de Janeiro de 2006, 03:16
Atenção que nem todos os carros melhoram o seu comportamento dinâmico com o alargamento das vias.

Outra coisa, existem muitas maneiras de melhorar o comportamento sem ser à base dos espaçadores. Digo isto apenas para não se perder o tópico e andar apenas à volta dos espaçadores.

Eu tb tenho um Jap moderno (91) e senti os mesmos problemas.

Como já foi dito, talvez o ideal seria começar pelo chassis, aumentando a sua rigidez torcional com as já faladas barras anti-aproximação. Recomendo todas as possíveis...lol...o comportamento muda do dia para a noite.

Para além das barras também sugiro casquilhos num material mais rijo e resistente, tipo poliuretano.

O diâmetro das barras estabilizadoras tb pode ser alterado a gosto. Esta alteração já implica outros gastos, claro.

Relativamente aos amortecedores, rijo é uma coisa e eficaz é outra embora ambas as características possam conviver numa boa.

Outra coisa que foi dita e bem, relativamente ao offset da jante, há casos em que uma boa escolha de offset em conjunto com um pneu com boa rigidez lateral fazem grandes diferenças.

Da Drift Masta
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Night Craze
AJA

Título: Re: Melhorar o comportamento e a estabilidade de um JAP mode
Mensagem de: nunoturbo em 10 de Janeiro de 2006, 21:26
Mais uma achega

"Espaçadores
Os espaçadores são uma espécie de "bolacha" metálica que se coloca entre a jante e os discos do carro, e servem para modificar o offset da jante. São usados na maior parte das vezes para aumentar a largura das vias, o que se traduz numa melhoria do comportamento do carro em curva, assim como para diminuir o espaço entre a face da jante e o guarda-lamas."

 
 



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