AJA - Amigos dos Japoneses Antigos

Área pública => Galeria de Modelos => Tópico começado por: mindprobe em 07 de Fevereiro de 2003, 18:12

Título: HONDA - Civic (SB1) 1973
Mensagem de: mindprobe em 07 de Fevereiro de 2003, 18:12
onde é q andam?



sei de um parado na quinta de princesa, preto

Edited by: Umtali at: 27/10/07 23:34
Título: Re: Honda Civic 1ª geração
Mensagem de: mindprobe em 02 de Julho de 2003, 19:19
Marca: Honda
Modelo: Civic
Código do modelo:
Anos de produção: Julho de 1972 até Julho de 1979
Carroçaria: Hatchbak de 2, 3, 4 e 5 portas a partir de Dezembro de 73, Station Wagon.
Fabrico: Suzuka no Japão, Portugal (montagem na Movauto)

Dimensões e pesos:

Distância entre eixos: 2280 mm   
Comprimento: 3,560mm 2 e 3 portas, 3,650 4 e 5 portas, 3,695mm SW   
Largura:  1505mm   
Altura: 1330mm   
Distância ao solo: 160mmn   
Capacidade de combustível: 38 litros, outros modelos 40 litros
Reserva de combustível: 2,6 litros
Capacidade de líquido de refrigeração: 4,0 litros
Óleo de travões recomendado: SAE J 1703 (DOT 3)
Capacidade óleo do motor: 3 litros
Pneus: 155 SR12 (pressão 1,7kg ou 24 psi)
Toe out: 1mm
Camber: 0º30
Caster: 0º40
Peso: 680kg 2portas LHD, 690kg 3 portas LHD, 855kg SW
Peso rebocável: 500kgs
Bateria: 12V 45AH


Motores:

Tipo: 4 cilindros em linha OHC, com 2 válvulas por cilindro, montado transversalmente
Carburador: Keihin
Cilindradas: 1170cc; 1238cc; 1488cc
Taxa de compressão: 8.1:1; 8.1:1; 8.65;1Diâmetro X altura: 70 x 76; 72.00 × 76.00; 74.00 x 86.00
Potência: N\D; 60cv DIN (Japão); 52cv DIN (37.3 kW)@5500 rpm; 63cv DIN
Binário: N\D;  (DIN) 79.0 nm (58 lbft) (8.1 kgm)@3500 rpm; N\D 
Filtro de ar: Substituir a cada 24.000kms
Filtro de óleo: Substituir a cada 8.000kms

Chassis

Tracção: dianteira
Caixa de velocidades: 4velocidades sincronizadas e Hondamatic
Direcção: pinhão e cremalheira 
Suspensão frt e tr: Independente     
Travões: Discos á frente e tambores atrás 
Top gear ratio: N\D;  0.85; N\D 
Final drive ratio: N\D; 4.93; N\D

Actualizado em 11/05/09 por Kaizen.
Título: Re: honda.
Mensagem de: nunoturbo em 04 de Março de 2004, 21:40




 

Edited by: kombota at: 10/8/07 9:07
Título: Re: honda.
Mensagem de: kombota em 03 de Maio de 2004, 22:49
A não perder a informação disponibilizada por este site:

www.luk-korbmacher.de/Autos/randt.htm

www.luk-korbmacher.de/Autos/cvcc.htm

www.luk-korbmacher.de/Autos/tdcivic1.htm





Tecnologia CVCC






Suspenção Traseira


Cumps:[fixe]        

ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE

Edited by: kombota at: 4/5/04 20:52
Título: Re: honda civic 1ª geração
Mensagem de: Kaizen em 29 de Agosto de 2004, 20:18
Tópico no sub-forum «Geral» iniciado por JCSantos


jcsantos
(23/8/04 22:49)
   Honda reavê Civic com 30 anos
------------------------------------------------------------
 A marca japonesa comprou, via Internet, um modelo que fazia parte da sua oferta há três décadas.

A divisão britânica da Honda comprou um Civic com cerca de 30 anos. O modelo, de cor amarela, o qual pertenceu ao parque de imprensa da marca, foi descoberto no e-bay, um website de leilões, por um funcionário da Honda.
Apostada em recuperar o Civic, o marca pagou cerca de 1500 libras para reavê-lo e já o tem exposto na sua sede britânica, em Slough.
No seguimento de todo este processo, Bernie Snell, o empregado que trabalha há mais tempo com o construtor, teve oportunidade de «reencontrar» o veículo. «Este era um dos modelos que nós disponibilizávamos aos jornalistas. Depois destes anos todos, ainda me lembro de falar das suas especificações!» - afirmou Snell. Richard Battams-Scott, gestor de usado da Honda, fez questão de salientar: «Um veículo durar mais de 30 anos é um bom augúrio para um construtor. Quisemos demonstrar a fiabilidade da Honda ao adquirirmos esta parte da nossa história. O modelo será usado em exposições e outros eventos, com a finalidade de dar a conhecer a nossa herança».

in AutoHoje Online
 
Maddatsun
(23/8/04 23:58)  

   Re: Honda reavê Civic com 30 anos
------------------------------------------------------------
 Enfim, um Honda! Daqui a mais 30 voltam a fazer a reportagem e nem notam a diferença...


prelude guy

(24/8/04 10:41)
Honda reavê Civic com 30 anos
------------------------------------------------------------
 Há umas semanas estive na oficina da Honda nas Caldas da Rainha (para lhe dar uns "toques" - afinar o avanço da ignição, limpar distribuidor,...) e o mecâncio disse-me que a Honda Portugal tinha andando há algum tempo à procura de um S 800 provavelmente com os mesmo fins.  
Ele não sabia se tinham encontrado ou não, mas fartaram-se de procurar.
 
Nuno toyotista  
(25/8/04 1:27)

   Re: Honda reavê Civic com 30 anos
--------------------------------------------------------------------------------
 Aqui está ele

 
 
 Rviper  
(25/8/04 1:58)  


   Re: Honda reavê Civic com 30 anos
------------------------------------------------------------
 Sinónimo que a Honda se preocupa com os seus "antigos".


O que sei também é que esse carrinho ficava a matar na minha garagem!!  

 
 


Encontros Informais em Setembro:
Lisboa - dia 12 9:30
Porto - dia 19 9:30

Edited by: Rviper  at: 29/8/04 14:22
Título: Re: honda civic 1ª geração
Mensagem de: Cortina Team em 21 de Outubro de 2004, 22:15
Mais história sobre este grande carro :[acclaim]

www2.uol.com.br/bestcars/cpassado/civic-1.htm
www2.uol.com.br/bestcars/cpassado/civic-2.htm
www2.uol.com.br/bestcars/cpassado/civic-3.htm

Quem quiser saber a evolução do civic até aos nossos dias é só continuar a "desfolhar" o site. :p

 

Título: Re: honda civic 1ª geração
Mensagem de: kombota em 22 de Janeiro de 2005, 04:47














Mais algumas Brochuras do Honda Civic

Cumps:[fixe]  

Edited by: kombota at: 21/1/05 22:52
Título: Re: honda civic 1ª geração
Mensagem de: kombota em 19 de Março de 2005, 05:26








... eu tambem não gosto...

Cumps:[fixe]  

Edited by: kombota at: 18/3/05 23:27
Título: Re: honda civic 1ª geração
Mensagem de: Kaizen em 20 de Março de 2005, 03:53
... eu também não! (piu) :lol

  Absolutamente divinal. Pormenor interessante da versão que está na brochura: Motor CVCC com caixa de 5 velocidades, 11,2 segundos dos 0-100km\h (+/-) :[devil]


  A concorrência na altura batia-se pelos 16 segundos :lol  

-----------------------------------
V Encontro Informal AJA Norte - Cais de Gaia 3 de Abril.

Título: Re: honda civic 1ª geração
Mensagem de: prelude guy em 09 de Abril de 2005, 05:26


Tirada do Site do Museu da Toyota.
Achei que merecia vir para aqui. Foi só para envenenar mais um pouco :[anjo]  

Título: Re: honda civic 1ª geração
Mensagem de: kombota em 21 de Setembro de 2005, 02:46
Tive a opurtunidade de conduzir um exemplar deste modelo há muito pouco tempo. Apesar de não ter amortecedores a trás, fiquei supreendido pelo comportamento geral do carro. Muito manobravel e com um motor muito "vivo".

Especificações Técnicas

Cumps:[fixe]  

Título: Re: honda civic 1ª geração
Mensagem de: kombota em 09 de Novembro de 2005, 03:36






Cumps:[fixe]  

Título: Re: honda civic 1ª geração
Mensagem de: kombota em 20 de Maio de 2006, 20:53













Cumps:[fixe]  

Edited by: kombota at: 20/5/06 15:00
Título: Re: honda civic 1ª geração
Mensagem de: Kaizen em 22 de Maio de 2006, 05:39
Fotografias fantásticas, obrigado Kombota.

  Este modelo está a desaparecer cada vez mais, e é uma pena. Um carro evoluído para a época e que não desilude quem gosta de conduzir. Interessante e entusiasmante sobre vários aspectos.




3º Encontro Nacional AJA - Dias 24 e 25 de Junho, participem.

Título: Re: honda civic 1ª geração
Mensagem de: kombota em 08 de Julho de 2006, 20:16
Dos melhores sites que já vi sobre este modelo:

www.1stgencivic.com/



Cumps:[fixe]  

Título: Re: honda civic 1ª geração
Mensagem de: kombota em 01 de Setembro de 2006, 02:25
(http://www.autocourse.ca/photos/saison1978/transam/honda/honda-Images/0.jpg)

http://www.autocourse.ca/index.php?file=photos.html (http://www.autocourse.ca/index.php?file=photos.html) Restantes Fotos

Nelson (kombota)
Título: Re: honda civic 1ª geração
Mensagem de: kombota em 01 de Setembro de 2006, 01:34


Restauro de um Civic



Cumps:[fixe]  

Título: Re: honda civic 1ª geração
Mensagem de: kombota em 13 de Outubro de 2006, 13:55


Restantes Imagens

Cumps:[fixe]
 

Título: Re: honda civic 1ª geração
Mensagem de: kombota em 26 de Janeiro de 2007, 03:39
First Honda Civic

Middle East conflict spurred initial sales.
By Bill Vance
The Honda Civic made small cars really acceptable, and in the process, thrust Honda onto the world's automobile stage. It was launched in 1973, only 11 years after Honda built its first car. There had been Honda cars before the Civic, but Honda was still better known for motorcycles.

That changed when the front-wheel drive Civic was introduced. In a lucky stroke for Honda, the Civic's arrival coincided with the first oil crisis of the 1970s.

In October, 1973, on the eve of Yom Kippur, Egypt attacked Israel, which, with U.S. support, emerged victorious. Humiliated, the Arabs struck back by embargoing oil shipments to the West. The price soon quadrupled from about $3 (U.S.) a barrel to $12.

North America, particularly the United States, panicked. There were long, sometimes violent line-ups at gasoline pumps by motorists more concerned about the supply of motor fuel than the price. In was a scenario made to order for a fuel-efficient car.

Although not as small as the BMC Mini, the Civic was still diminutive. Within its 3551 mm (139.8 in.) length, and 1501 mm (59.1 in.) width, it accommodated four passengers and a reasonable amount of luggage.

A wheelbase of only 2200 mm (86.6 in.) made rear legroom snug, and taller passengers' heads brushed the roof. But with only two aboard, the utilitarian hatchback's fold-down rear seat carried an enormous 20.7 cubic feet of cargo.

As in the Mini, the Civic's 1170 cc, overhead cam four sat transversely between the front wheels, although its four-speed manual transmission was on the end of the engine, not in the sump.

Performance was adequate for our driving. The 730 kg (1610 lb) Civic's 50 horsepower could sprint it to 60 mph (96 km/h) in a respectable 14.1 seconds, and reach 146 km/h (91 mph).

But motorists weren't really buying Civics for performance, although they did delight in zipping through tiny holes in traffic, parking on the proverbial dime, and shifting the buttery-smooth transmission. They were buying 35 mpg economy.

The Honda Motor Co. was clearly on its way in the four-wheel world. And the Civic would prove that Japanese engineers were a force to be reckoned with.

In the early '70s when auto emission standards were being established, American automakers complained about being forced to use expensive catalytic converters and other power-robbing devices.

Honda produced a stratified-charge, low-pollution engine with three valves per cylinder. They called it Compound Vortex-Controlled Combustion (CVCC), and when tested by the U.S. Environmental Protection Agency in 1973, it comfortably met all pollution standards without a converter or other add-on hardware.

With the Civic launched, Honda soon moved up market with the Accord, and is now a fully competitive global automobile manufacturer.
 
 
First Honda Civic
 
Years in Production 26
 
Engine 1170 cc. 4-cyl.
 
Horsepower 50
 
Transmission 4-sp. manual
 
Brakes f/r drum/drum
 
Top Speed km/h 146

Cumps:[fixe]  
 
 
 
 
 

Edited by: kombota at: 13/4/07 17:14
Título: Re: honda civic 1ª geração
Mensagem de: kombota em 11 de Junho de 2007, 16:47
Link

Link para algumas brochuras do Civic

Cumps:[fixe]  

Título: Re: HONDA - Civic (SB1) 1973
Mensagem de: Janpas em 15 de Maio de 2008, 20:25
Boas

No 1º Informal da Madeira estará um presente e possívelmente um segundo, depois de 15.06.2008 virão as fotografias

Até lá
Abraço
Título: Re: HONDA - Civic (SB1) 1973
Mensagem de: kombota em 17 de Dezembro de 2008, 07:45
(http://farm4.static.flickr.com/3268/3085907014_0517913288_b.jpg)

http://oldjapanesecar.proboards91.com/index.cgi?board=brohonda&action=display&thread=1212 (http://oldjapanesecar.proboards91.com/index.cgi?board=brohonda&action=display&thread=1212) Restantes Brochuras

Nelson
Título: Re: HONDA - Civic (SB1) 1973
Mensagem de: nunoturbo em 02 de Julho de 2009, 22:21
(http://www.geting.se/image.php/157841-Honda%20Civic%201%201.jpg/full)
The Yellow one is at least 1975 (new color for this year), but the orange one is one of the first, a 73-74 colour only. It has a rare optional roof rack
Título: HONDA - Civic (SB1) 1973 - RS
Mensagem de: nunoturbo em 02 de Julho de 2009, 22:26
The RS is the ultimate factory Civic.

Dubbed Road Sailing, it was a more performance oriented civic opposed to the standard economy-boxes we all know. It was released with an 1170cc EB1 motor pumping out 70hp compared to the 50hp of the standard model. Engine modifications included twin Keihin carburetors, a freer flowing exhaust manifold, longer duration cam (15 degrees), domed pistons (bumped compression up to 8.6:1), and strengthened crank bearings. Handling was increased with a set of stiffer springs (30%), shorter stiffer struts and 13" wheels wrapped in 155-80-13 tires. The wheels were black with a polished lip and had a red "H" center cap- this is where the red Honda "H" started. Besides the RS badge on the front grill other exterior options included flared fenders, fender mounted rearview mirrors, and a slightly different bumper assembly. The RS's were only released in warm red/orange paint schemes. The predominantly black vinyl interior included a wooden steering wheel and shift knob, center console, grab handles, a mechanical tachometer graded to 7k rpm, and a center auxiliary pod with fuel/temp gauges and an air vent. The US gauge pods merely had the gauges for fuel and temp.

http://www.1stgencivic.org/1stgeneration_civic/models_what%20_is_rs.htm (http://www.1stgencivic.org/1stgeneration_civic/models_what%20_is_rs.htm)

(http://www.1stgencivic.org/1stgeneration_civic/photos/what_irs1.jpg)
Título: Re: HONDA - Civic (SB1) 1973
Mensagem de: nunoturbo em 02 de Julho de 2009, 22:31
(http://www.maxrev.de/images/typen/original/2679484254e4b2cf91233c2d9ec9e212.jpg)