Boa tarde pessoal
A pedido de alguns e para partilhar a minha aventura, começo aqui o meu tópico no qual mostro, de uma forma resumida, a recuperação do meu clássico.
A compra foi feita em Julho de 2008. O estado era deplorável, mas recuperável.
O carro esteve parado num campo algures em Ponte de Lima durante cerca de 8 anos! No quadrante só acusava 130.000km!
Fotos:
Quando o comprei:
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/853/c8h6.jpg) (https://imageshack.com/i/npc8h6j)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/706/j919.jpg) (https://imageshack.com/i/jmj919j)
Com um tablier rachado, uma porta podre e alguns painéis impossiveis de recuperar comprei um 1.3 sem motor e caixa para peças.
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/854/s0m8.jpg) (https://imageshack.com/i/nqs0m8j)
I primeiro passo foi preparar o carro o suficiente para poder levá-lo à inspecção e recuperar as matriculas pois estas estavam canceladas!
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/203/oyr1.jpg) (https://imageshack.com/i/5noyr1j)
Já com as matriculas recuperadas e a inspecção feita com poucas anotações começou a desmontagem:
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/21/lmty.jpg) (https://imageshack.com/i/0llmtyj)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/819/2udm.jpg) (https://imageshack.com/i/mr2udmj)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/855/1i2p.jpg) (https://imageshack.com/i/nr1i2pj)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/28/rcaix.jpg) (https://imageshack.com/i/0srcaixj)
Como a côr não era do meu agrado e os plásticos estavam algo queimados pelo sol, decidi alterar a côr para, de certa forma, fazer uma replica do black limited edition.
Utilizei uma côr original da Toyota, um preto simples para, desta forma, dar a côr aos plásticos e melhorar, ao mesmo tempo, a aparência geral do carro.
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/706/3pg9.jpg) (https://imageshack.com/i/jm3pg9j)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/829/46m2.jpg) (https://imageshack.com/i/n146m2j)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/594/dsrl.jpg) (https://imageshack.com/i/gidsrlj)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/850/79dz.jpg) (https://imageshack.com/i/nm79dzj)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/541/6ern.jpg) (https://imageshack.com/i/f16ernj)
Começou a montagem! :)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/541/vwlq.jpg) (https://imageshack.com/i/f1vwlqj)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/208/5kmj.jpg) (https://imageshack.com/i/5s5kmjj)
Numa primeira fase, a idea era só pôr o carro a rolar! Ver e analisar o que o motor tinha e poderia vir a precisar!
Espero que gostem!
Depois partilho mais um pouco desta aventura! :)
Gosto! :thumbsup
Continua estava a gostar...
Gosto e estou à espera da continuação :thumbsup
Um belo trabalho :thumbsup
Bom dia pessoal!
Aqui fica mais uma detalhes, contratempos e paranóias desta minha aventura!
Depois de o carro ficar pronto de chapa, trouxe-o para casa para começar a montagem no interior!
O carro veio com um monte de tralha, tive a sorte de encontrar os bancos ainda com o tecido original (enviados para o estofador para lavar e encher) e o trabalho começou!
Como chegou:
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/593/4hxx.jpg) (https://imageshack.com/i/gh4hxxj)
Limpeza:
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/809/frt7.jpg) (https://imageshack.com/i/mhfrt7j)
Montagem/Detalhes:
Plástico original das portas estava muito danificado! Fiz umas réplicas! :)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/28/enlpq.jpg) (https://imageshack.com/i/0senlpqj)
Por cima do plástico e antes do tampo, acrescentei uma espuma para eliminar ruido.
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/833/zgcs.jpg) (https://imageshack.com/i/n5zgcsj)
A alcatifa foi lavada e enchida.
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/835/ntc8.jpg) (https://imageshack.com/i/n7ntc8j)
Quadrante:
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/823/50vs.jpg) (https://imageshack.com/i/mv50vsj)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/401/d2ig.jpg) (https://imageshack.com/i/b5d2igj)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/34/0dka.jpg) (https://imageshack.com/i/0y0dkaj)
Como costuma acontecer com este modelos, a tampa central da consola tinha as dobradiças partidas! Como tinha dois manómetros guardados decidi aplica-los em substituição da tampa!
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/18/s8p8.jpg) (https://imageshack.com/i/0is8p8j)
Pinturas e recuperação dos plásticos:
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/856/21go.jpg) (https://imageshack.com/i/ns21goj)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/59/lz9m.jpg) (https://imageshack.com/i/1nlz9mj)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/834/xxbh.jpg) (https://imageshack.com/i/n6xxbhj)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/845/qvvl.jpg) (https://imageshack.com/i/nhqvvlj)
Espero que gostem! :)
Depois continuo....
Excelente trabalho de recuperção :thumbsup
Excelente trabalho! :clap: :clap:
Muito bom, parece quase um certo EE90 que eu conheço... :green:
Um dúvida: esse "REPAPLAST COLOUR FINISH" usaste para tirar o "queimado do sol" dos plásticos? Há quanto tempo? Aguenta-se bem?
:thumbsup
Usei esse spray para "renovar" os plásticos! Estavam riscados e algo desgastados pelo que, após uma pequena busca, encontrei este produto e decidi usá-lo! Gostei do resultado e no ambito geral, melhorou o aspecto interior do carro! :)
Bom dia pessoal
Mais uma pequena partilha desta minha aventura!
A montagem pintura e mimos continuam!
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/841/6upc.jpg) (https://imageshack.com/i/nd6upcj)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/18/rdj6.jpg) (https://imageshack.com/i/0irdj6j)
As pinças foram alvo de atenção:
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/541/1gd7.jpg) (https://imageshack.com/i/f11gd7j)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/28/hkfk.jpg) (https://imageshack.com/i/0shkfkj)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/34/atrk.jpg) (https://imageshack.com/i/0yatrkj)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/822/6lku.jpg) (https://imageshack.com/i/mu6lkuj)
Fui ao estofador para ver a evolução com os bancos e foi quando vi que as estruturas não estavam nas melhores condições!
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/203/l0qp.jpg) (https://imageshack.com/i/5nl0qpj)
Depois de muito lixar e limpar....
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/31/6l03.jpg) (https://imageshack.com/i/0v6l03j)
Entretanto algumas peças foram "aparecendo"!
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/46/byjd.jpg) (https://imageshack.com/i/1abyjdj)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/850/9lz2.jpg) (https://imageshack.com/i/nm9lz2j)
As molas originais, foram comprimidas pelo dono anterior!!! Como novas já não estão disponiveis, fui ver o catalogo da "FENSPORT" e decidi comprar o kit disponivel de molas para este modelo.
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/27/ikp7.jpg) (https://imageshack.com/i/0rikp7j)
Rádio "quase" de época! :)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/853/hc8y.jpg) (https://imageshack.com/i/nphc8yj)
Um achado!!
Watanbe RS bipartidas
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/46/4c9j.jpg) (https://imageshack.com/i/1a4c9jj)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/713/oj54.jpg) (https://imageshack.com/i/jtoj54j)
Não achei muita piada a côr por isso....
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/541/zgvr.jpg) (https://imageshack.com/i/f1zgvrj)
(Já agora estão disponiveis para venda! LOL Watanabe rs 14X6.5 4X100... :) )
Os bancos e volante, finalmente ficaram prontos!!
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/853/ab47.jpg) (https://imageshack.com/i/npab47j)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/843/p5pc.jpg) (https://imageshack.com/i/nfp5pcj)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/21/bl46.jpg) (https://imageshack.com/i/0lbl46j)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/20/lw80.jpg) (https://imageshack.com/i/0klw80j)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/856/t0r5.jpg) (https://imageshack.com/i/nst0r5j)
Mais fotos e noticias para breve! :)
Afonso, já muita vez te dei os parabéns por esse belo restauro, mas não é de mais. Novamente: Parabéns pelo restauro!!! :clap: :clap: :clap:
Está aqui sem dúvida um trabalho exemplar!
Obrigado pelos comentários pessoal! :)
Deixo aqui mais do mesmo!
Com o carro já pronto e depois de ter levado:
Filtros, óleo, correias, calços, discos da frente, óleo dos travões, cabos malha de aço para os travões, dois amortecedores, 4 molas, velas, cabos silicone para as velas, depósito extra de óleo..
chegou a altura de mudar de radiador...! :lol
O que tinha era do 1.3 pelo que a diferença é notória!
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/18/i221.jpg) (https://imageshack.com/i/0ii221j)
Diferença entre os dois!!
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/703/hlfy.jpg) (https://imageshack.com/i/jjhlfyj)
Depois de restaurar, limpar e pintar a ventoinha...
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/829/92a0.jpg) (https://imageshack.com/i/n192a0j)
Os detalhes no interior passaram nesta fase para a mala! Mais concretamente o tampo da mala!
Originais sem estar dobradas ou caidas pelo sol são praticamente impossiveis de encontrar! E a que o carro trazia era tudo menos a indicada! Comprei os fios originais na Toyota, fiz o molde e acabei por fazer uma do nada a utilizar, unicamente, os pontos de fixação originais!
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/854/gv10.jpg) (https://imageshack.com/i/nqgv10j)
Para lhe dar acabamento, decidi estofar também a parte inferior com alcatifa!
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/89/b8xr.jpg) (https://imageshack.com/i/2hb8xrj)
Depois de uns kms com ele reparei que o motor, para pouca sorte minha, precisava de uma junta nova! Comprei o kit de descarbonização na Toyota, a culassa foi rectificada, teve de levar o sensor do relanti e agora anda como se espera de um Toyota! :)
Resumidamente....
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/24/4vhw.jpg) (https://imageshack.com/i/0o4vhwj)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/21/6pnl.jpg) (https://imageshack.com/i/0l6pnlj)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/41/42vf.jpg) (https://imageshack.com/i/1542vfj)
Os mimos e os detalhes continuam...mas em geral o carro está com este aspecto!
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/812/2upi.jpg) (https://imageshack.com/i/mk2upij)
Motor:
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/534/32ni.jpg) (https://imageshack.com/i/eu32nij)
(http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/571/r0kn.jpg) (https://imageshack.com/i/fvr0knj)
Vou dando noticias! :)
Está com tão bom aspecto que até enerva!!!
:thumbsup
Muito Porreiro.
Abraço
Citação de: mcorreia em 28 de Março de 2014, 17:56
Muito Porreiro.
Abraço
:lol :lol :lol
Nunca tinha ouvido essa!
Obrigado! :)
:thumbsup
Boa Tarde,
Muito porreiro é um termo usual.
Para mim significa que o trabalho realizado é bom, com um resultado final bom, logo porreiro...!
Abraço
Boas pessoal
Depois de algum tempo parado....finalmente venho aqui partilhar mais algumas "punhetas" feitas (e outras ainda a fazer) para a máquina!
Tive a sorte de encontrar umas watanabe 15' e não deixei passar! Vieram do UK (com ajudar de uns colegas e muita paciência) e, depois de 2 meses de espera, finalmente tinha as 4 e foram arranjadas.
Fotos:
As novas, com uma das originais (também arranjadas)
(http://i59.tinypic.com/2euspxy.jpg)
Uma no sitio! Não resisti e tive de levantar logo o carro para ver como ficava! :LOL
(http://i60.tinypic.com/oaytsw.jpg)
O stock! :lol
(http://i58.tinypic.com/2zoyph3.jpg)
Nos próximos dias, serão para meter pneus e pôr o carro, finalmente, a rolar com 15!
Noticias para breve
Cumps
Mais um pequeno update
Este fim de semana passado, tive a oportunidade de "calçar" as jantes e dar uma volta, pela 1ª vez! :)
(http://i57.tinypic.com/24pmfqr.jpg)
Agora faltam os centros e talvez uns anilhos para centrar as jantes! ;)
Cumps
Paragens :clap: Excelente trabalho e dedicação.
Ficou lindo ...
Citação de: mcorreia em 12 de Abril de 2014, 15:13
Boa Tarde,
Muito porreiro é um termo usual.
Para mim significa que o trabalho realizado é bom, com um resultado final bom, logo porreiro...!
Abraço
Desculpa...copiei a parte errada! Estava a referir-me à tua frase anterior! :)
Boas pessoal
Após algum tempo sem dizer nada, finalmente tenho tempo para partilhar convosco mais algumas pancas, punhetas feitas no carro.
Decidi aplicar um filtro de admissão direta e começar a criar uma barreira para o tentar manter fresco!
Fotos:
(http://i58.tinypic.com/15d2qzr.jpg)
(http://i57.tinypic.com/fkxt3m.jpg)
(http://i58.tinypic.com/3096a8i.jpg)
Após umas largas horas de trabalho (não possuia as ferramentas necessárias e mais adequadas), consegui acabar a 1ª fase da versão final da "proteção térmica"
Fotos:
(http://i62.tinypic.com/34e7vjr.jpg)
(http://i62.tinypic.com/k2e808.jpg)
(http://i60.tinypic.com/24o2csx.jpg)
(http://i60.tinypic.com/qo7dl0.jpg)
(http://i62.tinypic.com/34rf52w.jpg)
Mais recentemente... :)
(http://i59.tinypic.com/2znzbcn.jpg)
(http://i61.tinypic.com/sq3zhw.jpg)
Cumps pessoal
Está muito bonito, parabéns :thumbsup
Fantástico. Até dá gosto ver ver tópicos destes :dance:
Muitos parabéns amigo. Se fosse meu o corolla metia exactamente assim como meteste.
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Obrigado pelos comentários pessoal.
Mais actualizações para breve! :thumbsup
Muito bom.
:clap:
Boa tarde pessoal
E bom ano!! :)
Demorei um pouco para as "noticias para breve", mas finalmente tenho oportunidade para partilhar as novidades!
A "blindagem" do filtro ainda não está terminada!!!
No entanto.. e "nos entretantos"...finalmente tive t€mpo para colectores a linha! :)
(http://i60.tinypic.com/650nm9.jpg)
Colectores 4-2-1, linha de 50mm em inox com unica panela igual à original mas em inox no final!
(http://i58.tinypic.com/v30h93.jpg)
Comprei a manta térmica côr branca (talvez não foi das minhas melhores ideias!)
De qualquer forma, com o calor esta fica côr bronze depois de "cozer"!
(http://i57.tinypic.com/2uz6p9s.jpg)
AS abraçadeiras terão de ser centradas e, para efeitos visuais talvez colocá-las mais....paralelas ao bloco! (detalhes!) LOL
E sim eu sei... o bloco precisa de uma limpeza e pintura! ... Já faltou mais para o "tratamento de beleza"!
Para além disso, encontrei o livro do carro (versão japonesa) original no ebay e não deixei passar esta oportunidade!! :)
(Algumas fotos)
(http://i61.tinypic.com/2r6fsw4.jpg)
(http://i60.tinypic.com/vdzf4j.jpg)
(http://i58.tinypic.com/2dqlvz6.jpg)
(http://i57.tinypic.com/lbkfs.jpg)
(http://i60.tinypic.com/25uiss0.jpg)
Espero que gostem
Abraço pessoal
Muito bom e o "livrinho" é fantástico. :thumbsup
Afonso,
Muito bom é a unica coisa que se pode dizer....
Parabens.
Abraço e a gente vê-se um dia destes (Supra...).
Excelente trabalho :clap:
O carro está lindo parabéns! Boa continuação :thumbsup
Vi este carro hoje pela primeira vez, já conhecia o restauro e sempre achei que ficou muito bom! Não desiludiu :)
@ FVitero: Quando for assim chama.. eu daqui pouca gente conheço e nunca é tarde começar a tornar-me familiar com o pessoal que, tal como eu, tenho esta dedicação por carros nipónicos!
Bom pessoal..mais fotos..
(http://i62.tinypic.com/nf5it2.jpg)
Finalmente tive tempo para colocar a "protecção" de filtro de ar!
(http://i57.tinypic.com/2wmnjhu.jpg)
O curioso desta foto é que estou a falar com o dono anterior do carro! :)
(http://i62.tinypic.com/30kef51.jpg)
(http://i58.tinypic.com/2nitrk.jpg)
Esta é a melhor foto que tenho dele pois foi tirada por alguém que percebe! :)
(http://i58.tinypic.com/r1ae61.jpg)
Abraço pessoal
Grande máquina. Muito bonito. Parabéns.
Excelente aspecto.... Como sempre!!! :dance: :dance: