AJA - Amigos dos Japoneses Antigos

Área pública => Desporto Motorizado => Tópico começado por: nunoturbo em 26 de Março de 2004, 17:00

Título: Fotos de JA´s em competição...
Mensagem de: nunoturbo em 26 de Março de 2004, 17:00
Gentilmente cedidas pelo nosso MRS, aqui ficam as duas primeiras fotos, que posteriormente merecerão um complemento de informação escrita.

Ewold Van Bergen piloto sul-africano que veio várias vezes a Portugal tendo ganho uma Volta a Portugal e participado no rali de Portugal....

(http://zhome.com/History/vanBergen/CarAndWagon.jpg)

(http://dattosankureiji.files.wordpress.com/2013/01/evb-tap-rally-1971-6-20130109.jpg?w=584&h=507)

(http://dattosankureiji.files.wordpress.com/2012/04/evb-tap-rally-1971-20120406.jpg?w=584&h=374)

Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: nunoturbo em 26 de Março de 2004, 19:27


Portugese Rally Z

Quem seria o piloto deste carro?

GA - 83 - 34 salvo erro!

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: nunoturbo em 15 de Abril de 2004, 06:22
Quem pilotava um Z no longínquo ano de 1974, no TAP-Rallye, com a matrícula DN-39-XX (os numeros que faltam da  matricula são fruto de um "toque" na frente), e com publicidade no capot "GIBBS"?

Nesse ano os vencedores foram Pinto/Bernacchini (Fiat 124 Spider), e em 5.º ficou um 240Z pilotado por Kallstrom/Billstam.

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...


ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE

Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: FranciscoF em 16 de Abril de 2004, 01:45
Depois de uma busca aos arquivos

O que se pode dizer sobre a foto do carro nº18 que participava naquele momento no 7º Rallye TAP

é que o concorrente era a TABAQUEIRA e a dupla era constituida por Antonio Carlos Oliveira \ "Barata"

Que infelizmente não conseguiu terminar a prova

Título: Os pormenores reveladores
Mensagem de: MRS em 16 de Abril de 2004, 15:56
Agora que está desvendado o nome do condutor do 240Z acrescento mais alguns pormenores.Este era um ex-Team Kendall 240Z já depois do team ter terminado no fim de 1972.Por isso tinha esta decoração e não a bem conhecida amarela e preta.Os pormenores reveladores do piloto são o capacete redondo sem pala e sobretudo os óculos Ray-Ban.A posição do corpo do pendura também era caracteristica do Eduardo Bon de Sousa mais conhecido por" Barata".Falta acrescentar o sitio onde a fota foi obtida que em minha opinião é a Peninha quando ainda era em terra e se fazia no inicio do rali na zona de Sintra.

Título: Salvo erro ou omissão.......
Mensagem de: MRS em 16 de Abril de 2004, 16:02
E já agora salvo erro ou omissão foi neste carro.....ou nesta matricula.....havia umas trocas.....que fiz o Rally del Sherry com o Mário Figueiredo em 1972,tendo como assistencia um dos candidatos às próximas eleições do ACP.Por acaso o rali foi bastante mau, com a policia a proibir uma série de troços e safou-se uma dormida em Porto Banus e uma estadia em San Lucar de Barrameda na foz do Ebro, que é bem bonito e na altura pouco desenvolvido.
Outros tempos.........
MRS

Título: Re: Salvo erro ou omissão.......
Mensagem de: nunoturbo em 19 de Abril de 2004, 21:35
O tal Z...

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...


ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE

Edited by: nunoturbo at: 19/4/04 15:40
Título: Salvo erro ou omissão......
Mensagem de: MRS em 21 de Abril de 2004, 03:52
.......Penso que o meu amigo Nuno Turbo que não tenho o prazer de conhecer pessoalmente ,mas apenas por mail e por telefone cometeu um erro de simpatia que até é compreensivel.
É que o carro com o anuncio da Gibbs não é um 240Z mas sim um Fiat 124 Spyder,ex-Torralta nesta altura conduzido....salvo erro ou engano de paralaxe, pelo falecido Luis Neto.
É que com a pancada a frente, está um bocado "de lado" mas a posição dos farois suplementares não engana.O Z teve sempre osfarois como o Carro do Pedro Dias tem,porque havia um parachoques da Nismo homologado que permitia a montagem dos 4 farois em baixo e ao mesmo nível.Ora o carro da imagem não é bem assim.Estarei enganado.....?
MRS

Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: Kaizen em 21 de Abril de 2004, 04:39
Olá MRS,

  Em caso de erro fui eu que levei o Nuno a confundir. Esta foto é um scan de uma revista alemã que comprei recentemente chamada "Powerslide" que data (penso) de 1972.

  A legenda desta imagem fala em 240Z, a capa é um 240Z ao lado desta foto está um Corolla Coupe TE27 pelo que tudo indicaria ser um Z. A foto a preto e branco com o capot preto poderá ter ajudado ao engano não só nosso como também de quem legendou a foto.


  A revista ainda está em casa do Nuno, daqui a uns dias talvez ele possa tirar isto mais a limpo.


ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE

Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: nunoturbo em 21 de Abril de 2004, 15:01
ooppssss




O engano também foi motivado por esta foto...

No entanto, é de louvar a atenção e conhecimentos do MRS!:[fixe]  


De facto os faróis marcam a diferença...



 

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...


ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE

Edited by: nunoturbo at: 21/4/04 9:03
Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: nunoturbo em 21 de Abril de 2004, 16:21


Rali das Camélias, 1975: Mário de Figueiredo e o Datsun 240 Z, um carro muito popular nos ralis portugueses dos anos 70   (foto: Automundo)

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...


ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE

Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: nunoturbo em 21 de Abril de 2004, 16:33


V.Conde,1980 - António Salvador e o Datsun 240Z  do Grupo 5. Com o regulamento do grupo 5, sem constrangimentos de peças homologadas, era  fácil construir um carro performante e relativamente económico. Este 240 Z (de facto um dos melhores carros do 2º pelotão do CNV pelas mãos de Helder Valente, e um vencedor do CNI nas mãos de vários pilotos) ilustra bem essa interessante época da velocidade nacional



"Vila do Conde, 1978: o Datsun 240Z de Helder Valente foi alternando os resultados bons, com os menos bons. Mesmo assim, o bonito 240 Z (bastante modificado em relação à época anterior e apresentando uma carroçaria mais leve) foi suficiente para alcançar a terceira posição do campeonato...", "...O facto de o regulamento admitir carros do grupo 5 permitia que alguns preparadores engenhosos desenvolvessem carros bastante competitivos à escala nacional, sem envolver grandes meios económicos.  (Foto: Automundo)"
 

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...


ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE

Edited by: nunoturbo at: 21/4/04 10:57
Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: nunoturbo em 21 de Abril de 2004, 17:26

Roadster entered in the 1968 Mont Carlo Rally


Bluebird 510sss which took class and team championships in 69, and won overall in 1970.





Mehta in his 240z won the 73 Safari Rally over Harry Kallstrom and his Bluebird SSS on Penalty points, but only after Aaltonen rolled his Z. Herrmann did not finish


Shekhar Mehta at the Scottish Rally





510's still competed strongly in the SCCA's ProRally series, like Les Nelsons car pictured here





 

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...


ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE

Edited by: nunoturbo at: 21/4/04 11:28
Título: Uma História com piada
Mensagem de: MRS em 22 de Abril de 2004, 04:02
Acreditem ou não esta é verdadeira...e posso prova-la.
No passado, os carros preparados no Japão pela fábrica Datsun tinham todos a mesma chave...de ignição,de portas,etc uma chave unica que dava para abrir todas as viaturas.Quando a Nismo enviava para o Safari ou para Monte Carlo uns dez carros, entre treinos e prova,uma só chave abria todas as viaturas,até porque havia pilotos profissionais que estavam sempre a perder as chaves e assim nunca havia problemas.
Cá em Portugal houve vários carros com este sistema e cito entre outros o Violet ex-Andy Dawson e o 240RS ex-recce-car do Safari ambos utilizados por Santinho Mendes.
Na altura era responsável pelas viaturas que vinham legalmente em meu nome e tinha de as enviar de volta passados 2 ou 4 anos, que era o tempo que legalmente podiam cá estar.Vai daí, tinha e tenho, a tal chave que abre todas as viaturas de fábrica.Se souberem aí de alguma digam que vou lá buscá-la.É só ir lá dentro buscar a chave e meter-me ao caminho..........MRS

Título: Descubra as semelhanças
Mensagem de: MRS em 22 de Abril de 2004, 04:11
Pois, qual a semelhança entre o 1800SSS do Van Bergen e o Roadster que o Hannu Mikkola conduziu em Monte Carlo,que está aqui numa foto acima?
É que ambos usavam o mesmo motor U20 mais conhecido à japonesa pelo U-ni-Maru(U de U,ni de 2 e maru de dezena que faz vinte-2 vezes 10)
Tinha na altura + de 150CV e era considerado excelente para a época.Cá em Portugal houve 3 mandados vir do Japão e se forem à procura dos Montes Alentejanos de 197 e qualquer coisa vão ver que o José Lampreia e o Christian Melville conduziam os 1600SSS com estes motores.Dos ditos que eu saiba resta o manuel de preparação com notas em japonês e tudo que está bem guardado.
MRS

Título: Fotos com história
Mensagem de: nunoturbo em 22 de Abril de 2004, 15:34
E fotos dessa época, ninguém tem por aÍ?

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...


ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE

Título: Re: Fotos com história
Mensagem de: Kaizen em 22 de Abril de 2004, 18:55
Eu devo ter mais algumas, é uma questão de procurar pois a maior parte delas refere-se a testes e a comparativos. Competição só lá mais para o meio.

  Quem tem uma colecção invejável de JA´s em competição é o SPDragon (especialmente AE86 e KP61) e o Joel da Marinha Grande aka TwinCam16v.

  A ver se conseguem contribuir aqui.


ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE

Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: Kaizen em 23 de Abril de 2004, 07:48
Com os cumprimentos do Joel da Marinha Grande (TwinCam 16V)

Bi-Campeão Nacional

 

Datsun Violet












  O Joel tem uma "automobilia" muito porreira e gosta disto. Tem de fazer mais contributos destes ou deixar "a sombra" :[fixe]


 


ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE

Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: s 800 em 29 de Junho de 2008, 21:43
Foi um "mimo" reler este tópico... Como "paga" deixo-vos umas fotografias do Rali Portugal 1982
Começo pelo Timo Salonen no Violet GTS e depois o Santinho Mendes no GT
Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: s 800 em 29 de Junho de 2008, 21:45
Jorge Ortigão / Luis Alegria
Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: s 800 em 02 de Julho de 2008, 20:08
Santinho Mendes num Sunny 210 - Rali de Portugal 1979


Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: s 800 em 02 de Julho de 2008, 20:11
Andy Dowson num 160 J - Assistencia do Rali de Portugal 1979
Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: prelude guy em 02 de Julho de 2008, 21:11
Sim senhor,
podes continuar
  :icon_arrow:

E vai mantendo as legendas o mais completas possível (até eu  :green: só tinha 7 anos em 1979)

8)
Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: s 800 em 03 de Julho de 2008, 22:37
O que é que estás a querer insinuar, com a "estória" dos 7 anos ? Que o "vovô" andava nestas vidas enquanto o "puto" acelerava na bike ? OK, devemos fazer algumas vontades aos "putos". Vou ter que as passar no scanner, não há assim tantos japoneses quanto isso, mas... dá-se um jeito.
Apesar de não estarem muito famosas... fica uma de 1978 e duas de 1979 em S. Pedro de Muel do Ove Andersson

Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: Crashed em 04 de Julho de 2008, 08:48
Continua a postar que a gente gosta é dessas fotos do fundo do baú
Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: albmgo em 07 de Julho de 2008, 07:45
Hannu Mikkola - Jean Todt - Toyota Corolla Levin - Rallye de Protugal 1976 - Desistència por acidente - 2 fotos

Georg Fischer - Fritz Weixelbraun - Datsun Violet - Rallye de Portugal 1977 - Desistência


Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: albmgo em 07 de Julho de 2008, 07:53
estas näo säo do fundo do bau, mas sim do meio,
Bjorn Waldegaard - Hans Thorzelius - Toyota Celica 2000 GT - Desistência na 20ª SS por diferencial

Per Eklund - Ragnar Spjuth - Toyota Celica 2000 GT - 2º Lugar Geral - 1º classe

Marc Duez - Klaus Wicha - Toyota Celica GT-4 (ST165) - Desistência na 18ª SS por problemas electricos

Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: albmgo em 14 de Julho de 2008, 09:24
Santinho Mendes no Rallye de Portugal 1985, acompanhado por Rui Cunha e que terminaram em 8º da geral 3º dos Portugueses.
Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: nunoturbo em 21 de Abril de 2009, 11:08
(http://i138.photobucket.com/albums/q277/otoxiep/1979-SantinhoMendes-Datsun100AFCPor.jpg)Santinho Mendes - Datsun 100 A - Rally FCP 1979
Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: nunoturbo em 21 de Abril de 2009, 11:09
(http://img237.imageshack.us/img237/8725/santinhomendesvoltaport2la.jpg)

Santinho Mendes, com o Nissan 240 RS na Volta a Portugal de 1985
Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: nunoturbo em 21 de Abril de 2009, 11:12
(http://i138.photobucket.com/albums/q277/otoxiep/1981-SantinhoMendes-DatsunVioletAor.jpg)

Santinho Mendes - Rali Açores 1981
Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: nunoturbo em 21 de Abril de 2009, 11:22
(http://i167.photobucket.com/albums/u148/Tonyman83/Rali%20de%20Portugal/sp5245jorgeortigaoportu2rz.jpg)

Toyota Starlet - Jorge Ortigao (Rally de Portugal)
Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: nunoturbo em 21 de Abril de 2009, 11:28
(http://i138.photobucket.com/albums/q277/otoxiep/1982-JorgeOrtigo-ToyotaStarletDoLaf.jpg)

1982 - Jorge Ortigão - Toyota Starlet - Rali Dão Lafões
Título: Re: Salvo erro ou omissão.......
Mensagem de: MFernandinho em 01 de Outubro de 2009, 11:00
Citação de: MRS em 16 de Abril de 2004, 16:02
E já agora salvo erro ou omissão foi neste carro.....ou nesta matricula.....havia umas trocas.....que fiz o Rally del Sherry com o Mário Figueiredo em 1972,tendo como assistencia um dos candidatos às próximas eleições do ACP.Por acaso o rali foi bastante mau, com a policia a proibir uma série de troços e safou-se uma dormida em Porto Banus e uma estadia em San Lucar de Barrameda na foz do Ebro, que é bem bonito e na altura pouco desenvolvido.
Outros tempos.........
MRS <p></p>

Ora boas!!

Que é feito deste Datsun? GA-83-34?


Se bem calha anda por ai perdido...
Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: s 800 em 01 de Novembro de 2009, 22:55
Sei que é uma Rampa da Serra da Estrela...  1977 ? ou 1978 ?

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/nacional%20AJA/Image0003-Cpia.jpg)

(http://i495.photobucket.com/albums/rr319/ruivasco/nacional%20AJA/Image0024.jpg)

Quando eu tinha a "mania" ( e tempo...) de me fechar horas na camara escura a revelar p/b. Em 30 anos passámos do p/b para a côr, para o digital, para o autofocus, para o ABS, para o control de tracção, para o electrico... porra, estou a ficar um "classico"... qualquer dia vou fazer um restauro que voces nem me conhecem...  :lol
Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: Brunosantos em 02 de Novembro de 2009, 08:47
visto se tratar de um modelo de 81-82, por ventura será de 81 para cima  :tijolos
Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: Toylex em 02 de Novembro de 2009, 08:53
Lindo este Starlet....  e de 2 portas,  quantos são? quantos são?  :clap:  

Off topic...
S800 avance com o restauro, tem 30 anos pela frente para o concluir, somado ao espirito jovem actual, no final ainda só aparentava 60 anos ao todo.   :D
Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: Corolla TE71 em 02 de Novembro de 2009, 17:46
  S800.....  :thumbsup :thumbsup
Título: Re: Fotos com história...
Mensagem de: s 800 em 02 de Novembro de 2009, 18:29
Citação de: Brunosantos em 02 de Novembro de 2009, 08:47
visto se tratar de um modelo de 81-82, por ventura será de 81 para cima  :tijolos

Maio de 1982. Obrigado Bruno Santos. Por preguiça, não pesquisei nada. Fi-lo agora.
Pilotado por Manuel Fernades ficou em 5º na Geral.

(http://scgtclassic.com.sapo.pt/Estrela82_ClassifAutomundo186_Maio82.jpg)