Restauro de um Ke20 de primeira fase de 1971

Iniciado por TiagoKapa, 03 de Janeiro de 2008, 06:07

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TiagoKapa

Boas
Vou entao contar a história:
O carro esteve parado cerca de 10anos coberto de colchoes e tapetes numa quinta da minha avo, há uns anos eu "descobri" o carro e mais uns amigos ligamos o carro, demos uma voltas nele, depois trocamos o oleo, limpa mos velas e acho que não fizemos mais nada porque entretanto arranjei um renault 11 para fazer rallye.

Desde há uns 2 anos para cá o carro tem estado +- parado, agora tirei a carta e como gostei mesmo da condução do carro estou decidido a por o carro a andar legalmente na via publica!

Já comecei uma pequeno restauro do carro, a pintura não está propriamente bonita, também não esta nada má para um carro desta idade, tem pouco ferrugem, mas por enquanto o meu objectivo é mesmo tratar do necessário para o carro passar na inspecção.

Se alguém souber de algum na zona de braga para pecas avise, preciso de um farol traseiro esq. E um pisca superior direitoe também preciso de uma retrovisor!eu ja tenho um mas os furos deste sao diferentes dos que estão na minha carroceria e não queria fazer novos furos.

Desde que comecei o restauro ja tive que: mandar soldar 2novos tubos no radiador (um deles partiu quando eu estava a tirar a mangueira para lavar o radiador) e mandei pinta lo, reparei numa na bomba de gasolina, ja a tirei, limpei tudo e afinal o vedante estava bom, os parafusos é que deviam estar pouco apertados! mas como a junta foi a vida ja comprei papel de junta para fazer uma nova junta, tirei o forro das portas porque mandei fazer uma chave mestra para tudo incluindo ignicao e reparei entao que uma das placas de madeira da porta estava a ficar desfeita, entao comprei platex e cortei tudo á medida, aproveitei e fiz para as 2portas, agora so tenho que mandar agrafar o forro á nova placa de madeira, antes disso tenho é que aplicar uma camada de um produto no interior da porta para proteger da ferrugem...ja tenho as portas limpas, uma das portas nao tinha furos para escoar a agua! mas ja fiz uns furos....

Neste momento o meu plano é:
Tenho que ir buscar todos os canhoes que ja esta tudo pronto, mandar agrafar o forro, aplicar o produto nas portas,e antes de por o forro nas porta tenho que arranjar uma das calhas do vidro (falo nisto mais a frente), por o forro na porta, depois tenho que por a bomba de gasolina no sitio porque quando a tirei sem querer parti o tubo que vai da bomba ao carburador e tenho entao que arranjar outro, depois disto vou comecar a pensar mandar o carro para um mecanico e ver o que é preciso fazer no motor...

Agora as fotos!
O aspecto do carro quando peguei nele pela primeira vez:
http://img242.imageshack.us/my.php?image=dsc02520pko5.jpg">img242.imageshack.us/my.p...20pko5.jpg
http://img520.imageshack.us/my.php?image=dsc02522pir9.jpg">img520.imageshack.us/my.p...22pir9.jpg

Desde entao fiz umas asneiras, parti o farol traseiro esquerdo e o pisca superior direito a frente...E alguem souber onde posso arranjar isto agradecia
E agora o seu aspecto actual:
http://img213.imageshack.us/my.php?image=dsc00060qmg2.jpg">img213.imageshack.us/my.p...60qmg2.jpg
http://img176.imageshack.us/my.php?image=dsc00061qvm0.jpg">img176.imageshack.us/my.p...61qvm0.jpg
http://img186.imageshack.us/my.php?image=dsc00073pom8.jpg">img186.imageshack.us/my.p...73pom8.jpg
http://img186.imageshack.us/my.php?image=dsc00074pit0.jpg">img186.imageshack.us/my.p...74pit0.jpg

Tudo o que possa ser feito por mim será feito por mim, a minha paixao sao carros por isso alem de aprender fica sempre mais em conta! o que é bom porque nao tenho dinheiro para gastar http://www.deephousepage.com/smilies/fun_84.gif ALT=":[fun]">  
Ainda estou na duvida quanto ao final que queria dar a este projeto, se todo original ou não...o que eu mudava, que acho que ficaria melhor era (tudo coisas facilmente reversíveis) pintar a grelha e a moldura dos farois a frente de preto, jantes minlight antracite(é assim que s escreve???!!), um quadrante de um ke25, com conta rotações portanto e uma consola central e talvez bancos tambem de um ke25! acho que isto tornaria o carro mais agradavel, embora possa nao ser original, mas como disse tudo seria facilmente reversivel para voltar ao seu estado totalmente original...o que acham disto?!
Eu queira mesmo era restaurar um ke25 mas este é quase tao bonito http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

E agora preciso de ajuda, na porta que nao tinha furos (passageiro) a calha que segura o vidro em baixo estava toda enferrujada e ja estava partida, ja nao segurava o vidro por isso era preciso subir a parte da frente do vidro manualmente, a minha duvida é o que fazer em relação a isto, ja fui a 2lojas mas nao me arranjaram a calha, preciso das vossas dicas!
Aqui fica uma foto da dita calha, acompanhada do tal tubo que eu parti que liga a bomba de gasolina ao carburador:
http://img175.imageshack.us/my.php?image=dsc00318pji2.jpg">img175.imageshack.us/my.p...18pji2.jpg
E Aqui podem ver como é o mecanisco que eleva os vidros:
http://img175.imageshack.us/my.php?image=dsc00317pnw6.jpg">img175.imageshack.us/my.p...17pnw6.jpg

E ja agora, nao pus a consola do ke25, porque nao encontrei nenhum mas arranjei esta de um ke20 de segunda fase, ponho ou nao? acho que pode ser util,dá para pousar coisas e fica o interior mais completo!E mais uma vez é facil de tirar se algum dia o quiser fazer!
http://img184.imageshack.us/my.php?image=dsc00222pbf9.jpg">img184.imageshack.us/my.p...22pbf9.jpg
http://img505.imageshack.us/my.php?image=dsc00223pph6.jpg">img505.imageshack.us/my.p...23pph6.jpg

Acho que só resta dizer que o carro nao tem podres nenhum, tem no total uns talvez 5 pontos de ferrugem so!
 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=tiagokapa>tiagokapa at: 3/1/08 0:10

TiagoKapa

E ja agora uma coisa, não é possivel postar as fotos directamente no forum? tem que se recorrer sempre a outros sites?
 


Kaizen

Durante mais alguns dias, não. Após a migração do fórum para o suporte da Yuku isso já vai ser possivel.
  De qualquer forma, estás a colocar as imagens sob a forma de link o que é bastante bom para o AJA, porque cada foto que ponhas os custos aumentam.
  Pedimos sempre que seleccionem apenas as fotos necessárias para uma melhor compreensão do tópico ou quando a ocasião o exige, uma peça reparada com o antes e o depois.





http://www.amigosjaponesesantigos.com" target="top">Sócio AJA Nº 1
Pres. Conselho Fiscal

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

TiagoKapa

http://www.ezboard.com/images/emoticons/frown.gif ALT=":("> http://www.ezboard.com/images/emoticons/frown.gif ALT=":(">
Pensei que havia mais interessados neste carro neste forum mas parece que sou o unico
Ninguem me sabe dizer se esta grelha é original?


Santos Silva

Ora viva!

Essa grelha é original e o simbolo na frente também.
Este carro é bem giro. Aprendi a conduzir num Deluxe como esse mas de 1972 com a grelha de barras verticais.

Ainda há muitas peças que se podem arranjar para esse modelo. Algumas originais outras não e ainda muitas outras usadas. Por exemplo, essa calha não é dificil encontrar. Eu mesmo devo ter alguma usada.
Vai vendo outros restauros aqui no forum antes de fazeres algumas das coisas. Vai perguntando que a malta ajuda. Este modelo é um dos que mais existem por aqui mas infelizmente muito poucos dignos da originalidade que gostariamos. Assim, se puderes refrear um pouco os animos e por agora manteres a originalidade, nós agradecemos. Aliás, se os €€€ não abundam, é preferivel gastar os que existem a tratar do fundamental: chapa, mecânica, travões, suspensão, etc e tudo mais que é necessário para andares "descansado".
http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

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Santos Silva
Sócio AJA Nº 7
Presidente da Direcção

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=santossilva>Santos Silva  http://ordepoinotna.no.sapo.pt/logo_toyota_alt100.jpg" BORDER=0> at: 8/1/08 23:24
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

metralha328

O carro parece estar simples de restaurar!
Quanto ao material, é como já disseram, há bastante material para ele usado (está um deluxe branco igual a esse aqui perto de casa, todo completo). Cabe-te a ti fazer a triagem par ao investimento!
Força nisso!
http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Toyota Corolla


TiagoKapa

Boas
Obrigado aos poucos que comentaram http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">
Pensei que havia por aqui mais ke20
Ainda nao tenho muito mais coisas feitas, as portas ja estao forradas e os canhoes no sitio, falta m arranjar o problema da calha e depois por um spray dentro da porta para nao enferrujar.
Depois disto vou tirar os bancos, lava los e arranjar as rodas dentadas que estao a saltar as vezes e tenho que soldar um banco do qual o suporte partiu,depois arranjar alcatifa ao metro para fazer uma À medida
Depois disto em principio vou tentar mudar o oleo da caixa, diferencial e caixa de direccao e depois devo mandar ao mecanico afinar o caburador e ver o que ele diz do estado do motor e depois disto siga para a inspeccao http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">
Ainda tenho que arranjar um farol traseiro esquerdo e um pisca da frente direito, ninguem arranja isso?
Metralha obrigado mas sendo eu de braga nao posso tirar material desse!


TiagoKapa

Alguem sabe porque é que a seccao de classificados nao esta  a funcionar?


Kaizen

Está tudo a funcionar. Porém, tal como está escrito em todos os sub-fóruns e também no topo da página, o fórum está em migração e por vezes há alguns sub-fóruns que ficam suspensos.





http://www.amigosjaponesesantigos.com" target="top">Sócio AJA Nº 1
Pres. Conselho Fiscal

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

TiagoKapa

Boas
Tenho poucas novidades mas como o dinheiro é pouco tambem nao podem ser muitashttp://www.deephousepage.com/smilies/Disappointed_anim.gif ALT=":[tristez]">  
Arranjei um sitio para o corolla estar abrigado, nao sei como nao me tinha lembrado antes, é mesmo ao lado de onde ele estava antes!mas agora esta protegido....
http://img529.imageshack.us/my.php?image=dsc00389pwj1.jpg">img529.imageshack.us/my.p...89pwj1.jpg
E assim ate consigo ter mesas para trabalharhttp://www.deephousepage.com/smilies/bis.gif ALT=":[Aja]">  
http://img174.imageshack.us/my.php?image=dsc00391pxo8.jpg">img174.imageshack.us/my.p...91pxo8.jpg
http://img174.imageshack.us/my.php?image=dsc00392pkz3.jpg">img174.imageshack.us/my.p...92pkz3.jpg
Eu sei que as fotos nao estao nada nitidas mas nao sei o k se passou...A entrada é um pouco, muito! apertada e consegui arranhar, e bem o carro infelizmente!mas assim que vier do mecanico dou uns toques nisso
O carro vai para a semanha ao mecanico, como ele pega bem (tenho que ligar por cabos mas so porque a bateria nao tem bateria e ainda nao a carreguei) nao deve ficar la muito tempo mas nunca se sabe....ja arranjei uma correia, platinados e condensador para o carro, vou ver s ponho isto no mecanico assim como velas novas que tambem ja comprei, o oleo que ja tenho para por no diferencial caixa de direccao e de velocidades
Ja tratei de pequena ferrugem que tinha na tampa da mala, agora falta ferrugem que tem na mala em si mas nao é nada de mais
TEnho que pedir para ver uma coisa, o carro tem mais forca na roda direita, sera que o diferencial foi a vida??
E o carro hoje pegou quase perfeitamente mas achei estranho uma coisa, ja estava a trabalhar um bocado e de repente desligou se! liguei novamente e pegou bem...isto é sintoma de alguma coisa?


E eu sei que o post ja é grande mas preciso de mais uma coisa:
http://img205.imageshack.us/my.php?image=semttulojv5.jpg">img205.imageshack.us/my.p...ulojv5.jpg
Usem um pouco a imaginacao, isto é a fechadura ja posta no seu sitio e vista por tras ou seja dentro do carro...ela fica presa mas devido a pessoas que podem gostar do carro e querer levado de noite sem que eu saiba estou a pensar numa coisa, posso por 2 ferros (a vermelho) como na imagem e soldar esses ferros a porta?Assim ja nao podem tirar o canhao para abrir a porta! E os ferros prendem o canhao porque o proprio canhao tem umas ranhunhas que podem segurar as placas de metal
E tambem tenho planos para evitar que ponham ferros pela porta para abrir o carro
 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=tiagokapa>tiagokapa at: 17/1/08 22:08

Santos Silva

Existe uma peça que é de origem e que faz precisamente essa função na fechadura. É tipo uma ferradura e "trava" a fechadura. Se não me engano, os tubos de travão das rodas da frente usam o mesmo sistema.  

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Santos Silva
Sócio AJA Nº 7
Presidente da Direcção

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

TiagoKapa

Boas
Eu tenho as tais chapas que mantem tudo lugar mas pensava que podia melhorar mas ja esqueci a ideia
Ja tenho o carro pronto para ir para o mecanico, vai para trocar algumas coisas e reparar outras:
Trocar: correia, platinados, condesador, a tampa do distribuidor nova tambem, velas e oleo do diferencial, caixa de direccao e caixa de velocidades, eu comprei o material para isto tudo, ainda nao tenho oleo para o motor mas acho que vou mandar trocar tambem
Problemas: As velas ficam com oleo e consequentemente uma vela fica isolada e fica a trabalhar a 3 cilindros!(sera dos vedantes dos cilindros que nao estao a vedar?!!), È preciso afinar o carburador, Uma das rodas recebe mais potencia que outra! Tenho a impressao que o motor aquece muito rapido mas o indicador da temperatura nem a meio chega e por fim é preciso ver se o barulho que ja falei atras é das polies, ah e tambem vou mandar ver as pastilhas e calcos dos travoes e sangra los
E é tudo; kando o carro chegar vou tratar de o levar a inspeccao e depois vou comecar a tratar de ferrugem e tentar arranjar algumas amolgadelas tambem, coisas pequenas que posso eu fazer em casa....
Tambem tenho todos os bancos menos o do condutor ca fora para lavar e tambem tenciono tirar o quadrante para limpar por dentro e trocar as lampadas porque nao se ve muito bem...ainda tenho que proteger as portas e arranjar a calha!O farol e o pisca tambem ainda nao os arranjei
Esqueci me de dizer, tirei o deposito de gasolina e estive a limpar, tinhas umas pedrinhas! ma s nada de muito grande
Ficam umas fotos para verem o trabalho que tenho pelas frente:
http://img155.imageshack.us/my.php?image=dsc00435pqp5.jpg">img155.imageshack.us/my.p...35pqp5.jpg
http://img111.imageshack.us/my.php?image=dsc00438pjf1.jpg">img111.imageshack.us/my.p...38pjf1.jpg
http://img139.imageshack.us/my.php?image=dsc00439pvo0.jpg">img139.imageshack.us/my.p...39pvo0.jpg
http://img246.imageshack.us/my.php?image=dsc00440ptf0.jpg">img246.imageshack.us/my.p...40ptf0.jpg
http://img139.imageshack.us/my.php?image=dsc00444put7.jpg">img139.imageshack.us/my.p...44put7.jpg
http://img135.imageshack.us/my.php?image=dsc00454png5.jpg">img135.imageshack.us/my.p...54png5.jpg
http://img528.imageshack.us/my.php?image=dsc00455pmb8.jpg">img528.imageshack.us/my.p...55pmb8.jpg

E agora o carro esta aqui:
http://img135.imageshack.us/my.php?image=dsc00467pbv8.jpg">img135.imageshack.us/my.p...67pbv8.jpg


mariocorollake20

boas!
tens aí uma ganda maquina!
Se as velas ficam isoladas é porque faz passagem de óleo para a camara de combustão, isto é ou tem folga nos segmentos ou nas guias das valvulas..
Dependo do estado, podes reduzir isso sem ter já que abrir o motor, se usar um oleo mais espesso e um aditivo para óleo com Teflon, chamado Faher.  
A temperatura do motor é a normal mas é melhor mudar a água do radiador, ja que teve parado mto tempo, deixando a agua percorrer o radiador para limpar bem e se quiseres tb há um produto de limpar radiadores e diz no "modo de utilização" o que deves fazer..
Parece tar fixe de chapa, sem grandes problemas http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  


TiagoKapa

Ate que enfim alguem a dar concelhos...muito obrigado
O aditivo faz mais exactamente o que?
Ja suspeitava que podiam ser os vedantes dos cilidros e  o meu pai tambem me disse ha pouco tempo que podiam ser os vedantes das valvulas, espero que seja das valvulas, axo que assim é menos dispendioso reparar...como ele vai para o mecanico vou pedir para ver de onde vem o problema e vejo quanto custa, espero que nao seja muito caro, tirando esse problema maior os outros problemas sao faceis e baratos de resolver
Eu ja mudei a agua e pus anticongelante mas depois disso pus o carro a trabalhar e quando reparei a agua estava toda castanha...vou ter que trocar novamente..pensei que quando me tinham pintado o radiador o tinham limpo!
Eu limpei o em casa mas parece que nao ficou grande coisa
A tempertura do seu corolla tambem nao chega a meio?


mariocorollake20

boas!
A temperatura do meu também não chega a meio, e eu acho que é normal (melhor abaixo do que acima LOL).
Tar a abrir o motor e arranjar isso,tanto segmentos como os vedantes das válvulas,fica caro mas é claro que o motor fica "novo", atenção! é um investimento!
Se o problema for €€€, existe uma solução não tão boa, mas que te permite poder andar mais algum tempo com o carro, e mais tarde fazer essa reparação...depende mesmo do estado do motor!
Eu no meu primeiro motor hehehttp://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]"> , tinha esse problema e optei por pôr este óleo, o Faher (http://www.faher.info/).">www.faher.info/).
Podes-te informar melhor no site sobre todos os tipos óleos que eles têm e ver aquele que se encaixa melhor na tua situação.
No meu caso resultou e ainda fiz muitos km com aquele motor, mas pronto mais tarde comprei outro ke20 e mudei-lhe o motor ja que este estava em muito melhor
estado.