Honda CRX 1.6i16 - ED9 de 1991

Iniciado por Hayabusa, 08 de Fevereiro de 2011, 14:44

Tópico anterior - Tópico seguinte

Hayabusa

Apresento-vos o meu primeiro projecto e primeiro carro no meu nome (também conduzo um Frontera mas está no nome do meu pai), trata-se de um Honda CRX 1.6i16 de 1991. Tenho o carro desde o verão passado e pouco foi feito até agora, por enquanto foi instalado um alarme, fecho central, radiador, módulo de injecção, panela de escape e jantes originais do ivt. Aqui ficam algumas fotos:

Quando adquiri o carro:



Mudança do sistema de escape:

De





Para (comprado na concorrência porque o original está fora de produção)



Interior:



Jantes do ivt no carro:



Pequeno susto, que por uns dias julgou-se ser uma partida mas veio a ser descoberto que a culpa seria do módulo de injecção que exagerou na gasolina.



Banco do condutor (ando à procura do tecido para restaurar o banco)



Prenda de natal (faróis de nevoeiro originais, importados do Japão e por isso sem o E do IPO mas isso logo se resolve)



Encontro "Clube Honda":







Comprei recentemente a pala direita dianteira que estava em falta no carro, que não se vê muito por Portugal, comprei a um fulano do UK.
Basicamente estou a restaurar 100% stock, com alguns acessórios raros, os que conseguir encontrar. Deixo aqui uns vídeos de brochuras do carro para terem uma ideia de que acessórios estou a falar.

Honda CRX Video Brochure JDM 1991 Part. 1 (CHS)
Honda CRX Video Brochure JDM 1991 Part. 2 (CHS)
CRX Video Brochure JDM 1991 Part. 3 (CHS)
Honda CRX Video Brochure JDM 1991 Part. 4 Final (CHS)

PS: Os faróis de nevoeiro estão neste último vídeo.



Kaizen

Melhorou bastante, está com mais dignidade.
Continua assim.

Os interiores até parecem em bom estado.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

prelude guy

 :clap:

Muito bom.

Vai mostrando as actualizações e os teus projectos que aqui estás, sem dúvida, no sítio certo  :thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Contas

Bela máquina e numa côr linda ( .. sou suspeito  :green: )

Citação de: Hayabusa em 08 de Fevereiro de 2011, 14:44

Mudança do sistema de escape:

..comprado na concorrência porque o original está fora de produção...

Continuam a haver panelas originais na Honda. São é significativamente mais caras, mas a qualidade também não tem nada a ver com as de concorrência  :D Substitui a minha no final do ano passado, e na Citiauto em Gaia, ao fim de poucos dias estava disponivel.

Mais um CRX no bom caminho  8)

Hayabusa

Encomendei uma na Honda e esperei cerca de 2 semanas, recebi uma chamada a dizer que estavam fora de produção, acabei por comprar outra na concorrência de melhor qualidade que a anterior, pena que as saídas ficaram enferrujadas, pensei que fossem em inox afinal estão em péssimo estado lol, vou mandar fazer outras para substituir mas a panela em sim é boa. Tenho agora de descobrir de onde vem a vibração que oiço ao acelerar, a partir das 2,5k rpm até cerca de 4k rpm depois pára e só oiço motor limpo como deve ser.

Contas

Citação de: Hayabusa em 09 de Fevereiro de 2011, 11:51
Encomendei uma na Honda e esperei cerca de 2 semanas, recebi uma chamada a dizer que estavam fora de produção, ...

Na Honda já cheguei à conclusão que cada concessionário é um caso isolado  :lol Até à data, na Citiauto ainda não tive qualquer problema com peças, é uma questão de dias... Mas também, a experiência não é muito grande, porque apesar de contar com mais de 300.000 kms., se há coisa que o meu CRX não tem gasto, é peças  :lol


Citação de: Hayabusa em 09 de Fevereiro de 2011, 11:51
Tenho agora de descobrir de onde vem a vibração que oiço ao acelerar, a partir das 2,5k rpm até cerca de 4k rpm depois pára e só oiço motor limpo como deve ser.

Se o teu modelo fosse nacional, e portanto sem catalisador, eu apostava que quase de certeza te faltava um dos silenciadores intermédios...

Contas

Citação de: Hayabusa em 09 de Fevereiro de 2011, 11:51
Encomendei uma na Honda e esperei cerca de 2 semanas, recebi uma chamada a dizer que estavam fora de produção, ...

Na Honda já cheguei à conclusão que cada concessionário é um caso isolado  :lol Até à data, na Citiauto ainda não tive qualquer problema com peças, é uma questão de dias... Mas também, a experiência não é muito grande, porque apesar de contar com mais de 300.000 kms., se há coisa que o meu CRX não tem gasto, é peças  :lol


Citação de: Hayabusa em 09 de Fevereiro de 2011, 11:51
Tenho agora de descobrir de onde vem a vibração que oiço ao acelerar, a partir das 2,5k rpm até cerca de 4k rpm depois pára e só oiço motor limpo como deve ser.

Se o teu modelo fosse nacional, e portanto sem catalisador, eu apostava que quase de certeza te faltava um dos silenciadores intermédios... ::)

Hayabusa

Não actualizo isto à tanto tempo.

Tenho o carro em restauro no momento, apareceram algumas surpresas desagradáveis que vieram a atrasar mais o trabalho, foi descoberto uma batida na traseira, no lado esquerdo, que teria sido muito mal arranjada. Tive de encontrar um guarda-lamas para substituir o antigo, aqui fica a foto do que comprei já no lugar.



Um dos faróis de nevoeiro no local só para ter uma ideia de como irá ficar



Entretanto adquiri uma réplica perfeita da Personal Box

Foto do vendedor:



De momento não tenho muito que mostre, o carro já saiu do bate-chapas e seguiu para a pintura, quando tiver pronto volto a mostrar umas fotos.

Flyingtiger

Está na direcção certa  :thumbsup, continua a partilhar connosco o regresso do teu carro ao seu estado "zen", stock tal como foi pensado e feito  :green: :thumbsup
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

Hayabusa

Tirei a foto enquanto esperava pelo reboque



Felizmente já resolvi o problema, o erro já desapareceu e não voltou a ir abaixo, levou uma bobine nova e mais um módulo, desta vez comprado na Honda. O carro está a 98%, só falta ligar os faróis de nevoeiro que apenas estão encaixados e montar os vidros eléctricos.

Kaizen

Tirando o triângulo atrás... está com muito bom aspecto, parabéns.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Hayabusa

Comprei esta réplicas muito bem feitas dos tapetes OEM


Hayabusa

Foto do passeio Clube Honda Madeira, foram tiradas mais fotos mas tive acesso a apenas esta, por enquanto.


Hayabusa

Tenho uma dúvida que talvez possam ajudar-me, quando pressiono o pedal da embraiagem faz um barulho e fica tipo "perro", alguém sabe o que poderá ser? Parece falta de óleo em algum lado, é possível lubrificar os pedais?

Kaizen

É feitio. Acontece sobretudo nos Hondas e Toyotas independentemente da idade. Nuns ouve-se menos porque a insonorização é melhor. É ruído mecânico mas não tem problema nenhum para além do barulho que faz.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1