Então é assim:
O que eu pretendo saber é a diferença do diferencial de estes 2carros que abaixo vou descrever em relaçaõ ao seu andamento em velocidade máxima e em arranque.
carro 1
dif. 3.9 compression ratio 8.5:1
caixa 4 cavalos 109hp at 5200rpm (sae net) trans/axle w40 E312
motor 2000cc ratios 1st 3.579, 2nd 2.081, 3rd 1.397, 4th 1.000 plant/g.v.w A23
carbu. 1(normal)
carro 2
dif. 3.7 compression ratio 9.0:1 trans/axle(não sei)
caixa 4 cavalos 120hp at 6000rpm (sae) burke 3.39
motor 1900 ratios 1st 3.673, 2nd 2.114, 3rd 1.403, 4th 1.000 stroke 3.15
carbu. 2 (su)
Em vez de explicar... vai ao tópico do meu Civic e vê os gráficos que o RPM fez para diferentes caixas e relações de diferencial.
Tens de ter em atenção que tudo conta, não é só o diferencial, caixa etc.
Edit 2: As relações dos diferenciais "vareiam" (é uma palavra que gosto bastante) conforme o modelo é normal, caixa automática ou van/station wagon.
Os dados fornecidos não são suficientes para se poder dar uma resposta concreta e definitiva. As relações de caixa, excepto diferencial, são iguais em ambos? Quais as curvas de potência e binário dos motores em causa (ou pelo menos os valores máximos e a que rotação são atingidos)?
As linhas mestras são apenas: para o mesmo conjunto motor e caixa, quanto mais curto o diferencial (valor numérico mais elevado), melhor o arranque e pior a velocidade de ponta. O inverso para diferencial longo. :thumbsup
Ao invés, vou eu gastar tráfego a procurar a informação que o Zé tem a rodos: aiii Zé, Zé...
Carro 1 - Motor 18R-C
1968cc
97cv ás 5500 rpm
143Nm ás 3600 rpm
Carro 2 - Motor 8R-B
1858cc
110cv ás 6000 rpm
152Nm ás 4000 rpm
Ambos usam caixas W40.
Para saber a relação dos diferenciais, séries dos diferenciais, séries das caixas etc, era preciso saber o código do chassis, o ano do carro e/ou o código Trans/axle que está na chapa do construtor.
Tudo informação que o Zé tem na ponta dos dedos, mas fez-me perder 20 minutos a procurar... :wall
Obrigado
JÁ tens mais dados para me puderes elucidar relativamente ao ratio das caixas.
Obrigado Rui. :thumbsup Ora bem, assumindo que as caixas têm as mesmas relações aqui vai o meu bitaite:
1. O motor do carro parece ser menos pontudo que o do carro 2 (pelos regimes a que são atingidos os valores máximos), mas menos performante.
2. O diferencial mais curto do carro 1 vai colmatar essa desvantagem a nível de potência, mas apenas até certo ponto.
Em conclusão, se tivesse de apostar diria que o carro 1 será mais agradável de usar em regimes baixos e intermédios e o carro 2 mais performante quando se extrai o sumo todo do carro.
aditamento: vi agora que foram acrescentadas as relações de caixa. Mais logo em casa faço umas contas. :thumbsup
Obrigado RPM e RUI
Mas as caixas não tem a mesma relação com exceção da 4 velocidade.
Zé, coloca as medidas de pneus/jantes dos dois.
As originais ou as que queres usar.
Certo, mesmo antes de fazer contas percebe-se que a caixa do carro 2 compensa um pouco o diferencial mais longo face ao carro 1 pois tem relações mais curtas.
A minha opinião mantém-se: tendencialmente maior agradabilidade em baixas e médias no carro 1, melhor performance a fundo no carro 2. Ou, por outras palavras, o carro 1 parece um melhor familiar/citadino, ao passo que o carro 2 é mais desportivo.
Rui
As medidas para ambos são as originais 165sr13
O que significa: 165/80 R13
Ora aqui fica então a matemática:
Zé Corona:
Se tivesses estado na visita ao ISEP, tinhas percebido porque é que a relação da 4ª velocidade é igual em TODAS as caixas dos tração atrás! :assobio
Um dia destes explico-te só a ti! Marca um dia para lá ires :thumbsup
Se bem entendi o que o Zé quer saber é qual o efeito que os ditos diferenciais fazem.
Não querendo estragar as explicações do RPM que são boas e completas, diria duma forma mais simplista que, o diferencial 3,9 significa que para cada 3,9 rotações do veio de transmissão apenas sai uma rotação na roda, isto é, "reduz" 3,9. Ora, daqui se percebe que quanto maior for este número, maior a redução que é o mesmo que dizer que o veio de transmissão roda mais e as rodas cada vez menos.
Esta situação implica duas coisas: a 1ª é que a resposta no arranque é mais rápida pois o motor consegue colocar mais binário (força) para fazer deslocar o veículo; em 2º o automóvel vai ficar com menor velocidade de ponta já que a determinada atura o motor estará no "red line" mas a rotação que chega às rodas é ainda pouca.
Assim, em jeito de resumo, diria que, sem ligar muito às relações de caixa, o diferencial mais reduzido (com o numero de relação mais alto) será para uma viatura que terá resposta mais rápida enquanto o diferencial mais longo (com numero de relação menor) para uma viatura mais estradista e menos "nervosa".
Assim, o diferencial 3,9 do teu Corona que está à venda ficaria melhor no Corona coupé :assobio
E que se ele montasse uma caixa W50 com os carretos da W40 + o diferencial que tem à venda, tinha o melhor de dois mundos.
Ele está chateado porque lhe descobrimos os segredos sem ele querer! :lol
A cara do Zé depois de ler isto:
(https://sites.google.com/site/curiosidadmono/Home/d%27oh.jpg)
Obrigado a todos.
Era mesmo isto que eu queria perceber tentar arranjar o equilibrio perfeito (melhor de dois mundos)e assim sendo ainda bem que tenho cá em casa um
diferencial 3.9 e uma caixa w40 suplentes novinhos, depois é só arranjar uma caixa w50 e fazer essas trocas malucas e voilá...
E agora só a titulo de curiosidade acham que este carro 2 com estas alteraçoês todas diferencial 3,9 caixa w50 e tendo em conta que tem 2
carburadores e relaçoês de caixa etc, mais o que se lhe possa fazer conseguiria acompanhar um celica ta22 numa viagem.
Imaginando o que te vai na cabeça, a 5 velocidade é que vai fazer a maior diferença.
Depois destas alterações todas, parece-me que o teu foco deverá ser em baixar os consumos.
O "acompanhar" um Celica TA22 que tu queres saber, consegue-se com binário, consumos e agilidade do carro.
Mas este carro não tem mais binário que um celica? :duh:
Sim, tens de fazer a compensação.
Por isso é que os gráficos do RPM ajudam muito.
Tens de comparar o peso dos dois carros, a que rotação é que o binário está disponível etc.
Já sabes que usam a mesma medida de pneus/jantes.
Um pormenor que deves gostar de saber é que, com o eixo completo do MarkII deves conseguir mais poder de travagem face ao SL. :thumbsup
Obrigado Rui
O SL pesa 1020kg e o celica?
Segundo umas brochuras em francês o peso é 970kgs, de acordo com a brochura da Salvador Caetano o peso é de 915kgs para o ST e 970kgs para o GT.
Ou seja, o Corona tem um rácio de 8,5kgs por cv e o Celica 8kgs/cv ou 8,6kgs/cv
Aqui do fórum:
2T-B 1588cc
113cv SAE ás 6000rpm
148Nm ás 4200rpm
Relação de diferencial 4.1
1ª 3.587
2ª 2.022
3ª 1.384
4ª 1.000
5ª 0.861
Vel. max. 180km\h
Velocidade de cruzeiro!: 145km\h
0-400m em 17 segundos
0-100km\h deve ser um destes valores: 12.5 ou 13.5
Altura: 1.30m
Largura: 1.60m
Epá estou aqui a apanhar bonés. Qual é então o propósito do tópico?
O Zé tem esse "dom"! :lol
É uma coisa dele. :wall
Tive de lhe telefonar, senão também estava na tua situação.
Sem conhecer o carro 2 em circulação, penso que será muito mais barulhento de funcionamento que o TA22.
Se o propósito é "fazer viagens" então será melhor colocar a relação de diferencial mais longa para diminuir as rotações do motor mantendo uma boa velocidade cruzeiro...
Enfim, estou quase como o RPM... só que não tenho bonés :lol
Boas
Depois de ver o que o UMtali fez ao datsun dele gostava de fazer o mesmo ao toyota corona.
Depois de ler os tópicos cheguei á conclusão que já tenho lá em casa o diferencial 3.9 que preciso para mudar mais os carretos da caixa w40. (Tudo isso em stock).
Agora só me falta mesmo comprar uma caixa w50.
A minha dúvida é qual a caixa w50 que melhor encaixa aqui de que modelo versão ano etc. Ou desde que seja da familia R encaixa?
Sucintamente, se for um motor da mesma serie, neste caso R, serve de certeza.
Zé, não podes esperar respostas técnicas quando não forneces informação do que tens, do objectivo que pretendes alcançar e das soluções que tens em mãos. Cientificamente, não é assim que funciona!
Edit: Vi agora que o (Corona) 1900GT (DOHC) tem caixa de 5 e a relação de diferencial é 4.875!
Vê as relações dos RT102/4 com caixa de 5. Usam a W50 com 3.9 e 4.1.
Nos Celicas com motor R, a caixa W50 casa com diferenciais 3.9 e 4.1 na primeira e segunda geração. Em 75 e 76 há dois modelos com o 20R, W50 e 3.7 e 3.5, mas são as excepções.
Andei num com W50 e 3.7 e não gostei.
As que servem são as W50, W51 e W52. Atenção que as W (mais recentes) de alumínio não servem.
Não me lembro do nome da peça, mas as caixas que estiverem montadas noutras séries de motor precisam da tal peça para encaixar nos motores R.
Nota: Francesinha full-extras por tua conta.
Agora é só procurar as caixas que servem.
Se alguém souber de alguma...por favor diga
Obrigado