Toyota Corolla TE71 Liftback

Iniciado por CCoelho, 10 de Abril de 2012, 21:50

Tópico anterior - Tópico seguinte

pack

Muito interessante esse carro!

Eu concordo em absoluto com o RPM! Apesar da linha AJA ser mais purista, nunca vi condenarem ninguem a forca por ter um carro mais apimentado, se respeitar claro a época.

E como disse e bem o RPM, na época (o que não implica em Portugal) existiam muitas coisas lá fora, e o resultado depois de uma pesquisa na internet é um carro diferente, melhor e ao gosto!

Força com isso!

CCoelho

#16
continuando...

Com o tirar dos 3 la foram aparecendo mais uns biscates...
Um furo num tubo de agua... pouco tinha rodado e a julgar pelas marcas visíveis do tipo agua com corrosão dava para ver q ja ali pingava à algum tempo, mas acabou por abrir mais com os "apertos" que lhe dei


Assim como o tubo tb o bloco tinha marcas de ferrugem/barro o que indica q já andava assim..


Já la tinha tubo de outra invenções no gtc..


Cortar à medida...


...e ja fiquei desenrascado


Entretanto vou lhe tirar as tubagens todas de agua e mandar fazer novas com as curva já feitas, aproveito em mando varejar o radiador.

Entretanto... passados uns meses, com mais uns "apertos" e começa-me a cheirar a gasolina... é! Um tubo de gasolina que se foi... parece-me q vou ter de rever tb toda a tubagem


Deste tubo especifico para combustivel nao tinha, fui comprar e aproveitei e trouxe em excesso para mais tarde substituir os restantes


Aqui já com o novo tubo


rpm

Caros AJAs, leiam por favor o tópico desde o início porque o Carlos acrescentou a história do carro.  :clap:
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

prelude guy

Os problemas no circuito de refrigeração são os normais... É limpar tudo com um bom produto (não esquecer de abrir a purga no bloco); meter água e fazer o motor trabalhar, despejar esta e só depois um bom anticongelante (ex. 30%)

Já quanto a isto:

Citaçãotubagens todas de agua e mandar fazer novas com as curva já feitas

consegue-se mandar fazer curvas em tubos de borracha? É que eu desconhecia que isso fosse possível  ::)
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

CCoelho

Presumo que as curvas já estejam feitas são apenas cortadas à medida, um pouco à imagem do que acontece com as de silicone.
O que acontece com a tubagem "reta" é que ao fazer a curva tem tendência a vincar.

Já falei com o indivíduo que me vai fornecer isso posso depois deixar o contacto caso estejas interessado.

prelude guy

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

CCoelho

#21
Então, mais um pouco da historia... como ja tinha alertado, e ate factor que me levou a não publicar grande coisa acerca do carro, gosto de andamentos apressados, com os devidos cuidados... mas rapidunchos. O carro se ainda os tinha... ficou sem os 3.  :D

O tirar dos 3

1 – O teste da Rotunda. Este é o meu primeiro carro rwd, nem mesmo os meus pais tiveram tal coisa.. pelo que em dezembro, com a vinda das chuvas fui dá-lo a conhecer às ditas. Sabia teoricamente o que tinha a fazer, e na pratica não me sai muito mal.. deu para ver a melhor mudança e qual a melhor rotação.. muita!
É muito provável que seja por efeito do mau estado da suspensão, mas a realidade é que o carro não se apresentou nada solto... nem tail happy.. antes pelo contrario! Adornava mas sempre bem agarrado com uma ligeira tendência subviradora, se eu lhe desse um toke na embraiagem aí já ia de traseira... foi engraçado.

2- A estreia na Serra. Gosto de fazer uns passeios, sobretudo em estradas enroscadas, tenho um grupo de amigos que partinha do mesmo gosto e fazemos uns passeios, e como o corolla foi comprado para usufruir desse prazer de condução, la fui eu dar uma voltinha.
Com um ritmo rápido dentro do que era possível e salvaguardando para não estragar a chapa, la fui adornando no curva e contra curva, deu para acompanhar uma 206hdi pelo que já não era mau! Os travões... já eram!
Meia de conversa... e bora de volta... segui com um 316E30 na minha traseira.. foi sempre a dar e quando cheguei, fumegava dos travões nas quatro rodas, nem as sintas escapavam... preciso de travões.

3 – Um circuito ali ao lado. No passado dia 26 de Fevereiro de 2012, fui como de costume ver a malta amiga ao Vasco Sameiro. Era mais que propicio fazer-me deslocar no meu velhote.
No decorrer do evento e para infortúnio de um caro amigo, o "seu" 106 apagou-se.. tendo este feito o convite que não poderia recusar...








metralha328


CCoelho

#23
...em Abril aquando da entrada para o IPO 



e mais umas coisas que aqui tenho na garagem, arranjei umas jantes que vou tentar montar no carro...

BBS Mahle 14" 7J


conto que resulte algo tipo isto...



koni special para tras e molas -3cm



...já não falta tudo!!!


e vindas de Hong Kong...



era para pedir em azul... mas acabei por mudar de ideia, se calhar hoje tinha ido avante com a maluqueira

CCoelho

os trabalhos no TE71 não estão estagnados... tenho vindo, no meu tempo livre, a dedicar-me a ele.
O trabalho esta ser desenvolvido em duas frentes:

A primeira, as jantes... depois de mais de dois meses com as jantes em casa sem pneus, foram colocados a titulo experimental (em segunda mão) os pneus com as medidas 175-60-14 como ja tinha referido atras, pude constatar que nao ficam demasiado esticados, so falta agora experimentar como se porta com a alteração de raio. Isto, para só depois de lhe meter os pneus me dar para fazer uma pequena manutenção nas jantes... que estão um pouco arranhadas e em alguns pontos com a tinta a descascar.
Objectivo, aba polida e pintar o raiado, isto tudo, mais uma vez feito em casa, ou pelo menos tentar fazer...



Nunca pensei que a decapagem fosse tão difícil... julguei que a aplicação de um decapante fosse de ação imediata... e foi na aba, contudo no aro junto ao raiado a própria jante não é lisa, tem um granulado por forma a potenciar a fixação do primário... e para tirar este foi um daqueles filmes...





Já tenho 3 das jantes decapadas e como o objectivo é ficar apenas com o raiado pintado e tudo o resto polido (aba e aro em torno do raiado) vi-me obrigado a lixar o granulado do aro.. poorrraaa!!!!! q filme... agora sei porque se paga bem por estes trabalhos...





CCoelho

A segunda frente de trabalhos é o "restauro"... para ser mais correto, é sobretudo a avaliação (da pancada) do estado real do carro, sobretudo chaparia..
Para isso era necessário uma desmontagem geral para uma correta avaliação, chegava a hora do TE71 me contar os seus segredos...
Como no que respeita a interiores apenas se verificava a forra do teto estar descolada, foi um bom ponto de partida... ainda que com alguma dificuldade em descobrir como soltar aquilo (uma mola calcinada que teimava em não sair) la saltou fora e com a ajuda do amigo André foi feito um verdadeiro trabalho de profissional... forra estofada de novo! Já esta em casa pronta a ser montada


Bom, a partir daqui foi sempre a desmontar....

e os segredos surgindo...

CCoelho

A desmontagem foi avançando e o carro ficou assim...


fui tirando os frisos, que como esperado ocultavam as surpresas que lá apareceram... e se por um lado o carro em alguns pontos (por exp. junto à porta do condutor) denunciava ter um ponto de corrosão... outros pequenos que aparentavam não ser nada de especial.. revelaram-se mais incisivos.
Dei uma bela lavadela ao carro e meti-me la dentro a inspeccionar todos os cantinhos... onde parecia ser grave.. era superficial e, onde aparentava ser apenas uma bolha de tinta levantada... pimba, ate furo tinha. Já sei porque o AE86 não tras frisos cromados bonitinhos como os do TE...

Fundo da mala

centro junto ao trico da mala... agua...


canto, pela junta da chapa...


lateral direita, vidro de tras...














Junto à porta do condutor..


espero que nao tenham os pés molhados

CCoelho

entretanto fui resolvendo outros problemas que foram surgindo...
O carro, desde o inicio, apresentava uma anomalia no cinto de segurança do pendura, que por vezes ficava bloqueado... a quando da desmontagem tentei perceber o que se passava com ele, estava um pouco preocupado pois apesar de saber onde havia um TE7 para peças os interiores são castanhos, logo o sinto é castanho, no meu é azul... bom, tirei tudo fora para perceber o que havia de errado.





Fiquei fascinado com a simplicidade de funcionamento do sistema bloqueio do cinto, constituído por um pêndulo que com uma simples travagem o faz mover para a frente e consequentemente o bloqueio do sinto... tão simples!!
Pois é o "copo" que protege este mesmo pêndulo tinha la uns bocados de plástico partido provenientes de uma peça plástica de acabamento... retirei aquilo, limpei e ficou como novo!

CCoelho

#28
fui desmontando o carro para verificar o real estado de conservação assim como para facilitar com o orçamentos... para o arranjo dos podres e uma pintura.

O estado de conservação do carro não exige uma intervenção profunda, pelo que parti para uma intervenção nos pontos onde se verifica estarem em mau estado.

Os preços que recebi estavam dentro do orçamento q tenho para avançar com a reparação, sendo que foi para o chapeiro em Novembro de 2012

Conforme prometido aqui deixo algumas fotos resumo do retomar dos trabalhos... sim, porque praticamente não fazia nada no carro desde julho











mizé

Gosto muito da cor, mesmo muito, da forra do chão
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54