O nome OHTA é um nome bastante conhecido do mundo automóvel japonês... já vamos descobrir o porquê.
Hiro Ohta o fundador da marca que hoje vou escrever, nasceu em 1886. Frequenta a escola primária e o seu pai mandou-o para trabalhar numa aldeia vizinha numa fábrica de cerveja. Enquanto lá trabalhava, Hiro mostrou interesse nos mecanismos utilizados no complexo processo de fazer cerveja.
Já em 1907 , ele foi para Tóquio , e começa a trabalhar na empresa Shibaura Engineering Works Ltd , que hoje em dia todos conhecemos e tem o nome de Toshiba (e esta hein!!!? Até a Shibaura nos remete imediatamente para os tractores agrícolas, mas não encontrei ligação).
Em 1910 , o Barão Iga Otu convida a empresa onde Ohta trabalha, a participar na construção do primeiro avião japonês , mas em 1912 e devido aos sucessivos fracassos dos testes das aeronaves este recusa-se a participar no projecto e muda o rumo da sua vida Ohta inicia o seu projecto pela compra de muito material elétrico, na época tudo o que está disponível, e funda sua própria empresa de nome Ohta Seizosho Jidosha Co , que começou por produzir componentes para motocicletas para a empresa de nome Seikan Yamada , que por sua vez fazia réplicas das bicicletas inglesas, como exemplo as BSA e Triumph britânicas, assim como as americanas Harley-Davidson.
Passaram 2 anos, e em 1914 , a fábrica projeta o Junichi Asahina, um motor de 9 cilindros baseado num motor de avião à época. Tinha 11.000cc. Mas cedo este projecto era abandonado, o motor não era adequado para aplicação militar, ramo em que ele queria vender estes motores.
Não se dando por vencido, em 1917 a fábrica muda-se para uma nova cidade chamada Kanda, e durante este período, a principal fonte de rendimento era a reparação de motores , tanto para o transporte terrestre, ou seja, motocicletas , carros como para o transporte marítimo, barcos de pesas e navios. Ao mesmo tempo, Hiro começa a projetar seu próprio carro.
A grande revolução está eminente e em 1919 , ele constrói o seu próprio motor , 965 cc de 4 cilindros. No entanto, o dinheiro que ele tinha disponível para a construção do seu carro não era o suficiente, então ele pede ajuda financeira ao seu meio-irmão Yutaka Noguchi, que era muito rico, o típico homem de negócios, e em Maio de 1923 , o carro surge.
Era um roadster com capacidade para 4 passageiros e chamou-se Ohta OS.
Mas quando se prepara para iniciar a produção deste carro em série, e já com a fábrica construída sobre o nome Kunimitsu Seizosho, um terramoto destrói-a por completo e Ohta passa novamente pelo processo de financiamento, deixando de lado a ideia dos carros em série abandonando este projecto protótipo à época.
No entanto, em 1930 , o Hiro Ohta muda-se para Kandaiva, onde começa a construir a fábrica que pretende finalmente produzir o modelo OS. Muda os motores para 500 cc porque o ministério permitia guiar estes veículos sem licenças.
Em 1931 a fábrica foi construída e começou a produção do Ohta OS com um motor de apenas 484 cc. Ao mesmo tempo, a empresa começou a produzir e a vender aos clientes os primeiros motores que têm N5 como nome de código, surge o modelo N7 (745cc) e de seguida o N9 (897). Em 1935 , e face ao sucesso, a companhia muda o nome para Kosoku Kikan Kogyo Co Ltd. Co. Ohta importa dos USA e da Alemanha material pioneiro de montagem automóvel e um ano depois surge a produção de um descapotável com motor de 745 cc que desenvolve 12,5 hp.
Hiro Ohta projetou a parte técnica do veículo , e o chassis foi desenvolvido pelo seu filho mais velho, Yuichi. Este roadster podia também ser encomendado em formato Phaeton de 5 lugares. Mas Yuichi dá à empresa Yanase, os projectos de estudo, dos carros importados, e de lhes estudar as soluções mais enraizadas nos modelos, principalmente marcas como Buick e Cadillac , que foram entregues ao Japão . Mas com a guerra da China apenas 230 carros destes são produzidos.
Em 1936 , corre-se o Japan Championship, Ohta e os seus três filhos constroem um carro de corrida com um motor de 747 cc e 23 hp. Sucesso à vista e terminam esta competição em primeiro lugar.
Agora o porquê desta minha descoberta desta marca...
Em 1937 , a Datsun era um marca que tinha na sua génese a competição, vencedores natos, vencedores das edições em anos anteriores, e que não gostaram de ter perdido para a Ohta a corrida do ano anterior (1936). A Datsun aparece então em 1937 com o motor DOHC, equipado com um compressor. Mas durante o treino para a prova, o piloto Yuichi tem um acidente e não chega a correr.
Em 1938 , o Governo do Japão proíbe as corridas, e nas instalações das empresas de uma forma em geral há ordens directas para o fabrico de componentes para aviões. Desobedecendo a esta ordem a empresa começa a produzir bombas de incêndio.
Incapaz de resistir a tais restrições Yuichi Ohta deixa a empresa e vai trabalhar para a principal empresa concorrente do seu pai, a Datsun. Foi lá que Yuichi Ota cria os seus melhores carros, caso do 211 sports (fairlady), o Datsun DC-3 e o DW-4 na versão Wagon.
Em 1945 , o Japão é ocupado pelas forças militares americanas e vê-se assinado o tratado de paz onde foi proibida a produção de aviões militares e aeronave. Assim permanece até 1947, ano em que empresa finalmente recebe permissão para a produção de carros, desta vez re-baptizada de Ohta Jidosha Kogyo Co Ltd .
O primeiro modelo nascido, PA-1 , está equipado com um motor do pré-guerra de 750 cc, cuja potência foi aumentada para 23 hp . Este carro pode chegar a velocidades de até 75 km / h.
Ao mesmo tempo é retomada a produção do OS, e em 1950 , a gama inicia a produção do sedan com motor de 900 cc, que tinha 26hp . Este modelo mais novo, é mais rápido, embora não consiga ir além dos 80 km / h . Recebe ainda uma nova ferramenta de travagem, travões hidráulicos às rodas da frente.
Em 1951 , em vez de velha pick-up surge uma nova geração, que está equipada com um potente 900 cc motor - CA – (não vos faz lembrar nada?) , e um ano depois há um sedan com suspensão dianteira independente, embora o motor fosse o mesmo.
O modelo PD era fornecido pela empresa Tama (conhecem?) que como demanda por veículos elétricos teve a sua eclosão devido à guerra na Coreia, o que resultou em preços mais elevados para o chumbo e consequentemente para a produção de combustível. Em 1953 , com base no modelo de PB aparece Modelo PF , cujo design foi projetado em estilo meio britânico devido a influências de importação e de acordos por outras marcas, nomeadamente a relação Datsun/Austin.
Em 1954 , a produção de pára, o mercado automobilístico no Japão estava em declínio, provavelmente devido à ação militar na Coreia e Hiro tem agora uma tarefa mais difícil em vender os seus equipamentos e em ter acesso a novas tecnologias. A exportação dos carros ocidentais também afeta a Ohta , porque antes eram mais baratos, mesmo depois de pagarem os impostos aduaneiros e com este cenário os valores fazem alguns investidores optarem por outras marcas.
A empresa torna-se Tamashi Industries Co. em 1962 e várias fábricas são construídas em Tóquio para o fabrico de peças industriais e componentes para motores.
Em 2004, a Tamashi é liderada pelo neto do fundador, M. Kunihiro Ohta, e a empresa é especializada em peças para motores de competição. Motores, árvore de cames, cilindros e blocos são usados na IRL e Racing GT. A empresa atribui ao japonês Tora Takagi Mo Nunn em Toyota um patrocínio que mantém a empresa ainda hoje como uma marca de gerações, mudando recentemente para o fabrico de baterias.
Lista de automóveis Ohta
• 1931 - Ohta OS
• 1936 - Ohta OC
• 1937 - Ohta OD
• 1947 - Ohta PA-1
• 1950 - Ohta PB
• 1951 - Ohta KA
• 1952 - Ohta PD
• 1953 - Ohta PF
• 1954 - Ohta PH e Ohta KC
• 1955 - Ohta PK
• 1957 - Ohta KD
Link para a atual empresa Otha (Tamashi Industries Co ) e para obterem mais informações cliquem no link.
http://www.tamashi.co.za/
Espero que tenha sido do vosso agrado esta leitura. A mim investigar dá-me sempre sede de ir mais além...hehehehee....
Aqui ficam as poucas fotos que consegui reunir...
1934
1937
1953
1954
1956
1956
Agora com os modelos...
PH1
PK
PF
PK1
PK - 57
Apresentação do PK em Tóquio
Simbolo e uma pick-up restaurada...
Recentemente, 2010, para restauro...
Algumas brochuras...
Espero que tenha sido do vosso agrado e em breve o desafio 4...obrigado por partilharem esta paixão comigo....ehehehe
Hiro Ohta o fundador da marca que hoje vou escrever, nasceu em 1886. Frequenta a escola primária e o seu pai mandou-o para trabalhar numa aldeia vizinha numa fábrica de cerveja. Enquanto lá trabalhava, Hiro mostrou interesse nos mecanismos utilizados no complexo processo de fazer cerveja.
Já em 1907 , ele foi para Tóquio , e começa a trabalhar na empresa Shibaura Engineering Works Ltd , que hoje em dia todos conhecemos e tem o nome de Toshiba (e esta hein!!!? Até a Shibaura nos remete imediatamente para os tractores agrícolas, mas não encontrei ligação).
Em 1910 , o Barão Iga Otu convida a empresa onde Ohta trabalha, a participar na construção do primeiro avião japonês , mas em 1912 e devido aos sucessivos fracassos dos testes das aeronaves este recusa-se a participar no projecto e muda o rumo da sua vida Ohta inicia o seu projecto pela compra de muito material elétrico, na época tudo o que está disponível, e funda sua própria empresa de nome Ohta Seizosho Jidosha Co , que começou por produzir componentes para motocicletas para a empresa de nome Seikan Yamada , que por sua vez fazia réplicas das bicicletas inglesas, como exemplo as BSA e Triumph britânicas, assim como as americanas Harley-Davidson.
Passaram 2 anos, e em 1914 , a fábrica projeta o Junichi Asahina, um motor de 9 cilindros baseado num motor de avião à época. Tinha 11.000cc. Mas cedo este projecto era abandonado, o motor não era adequado para aplicação militar, ramo em que ele queria vender estes motores.
Não se dando por vencido, em 1917 a fábrica muda-se para uma nova cidade chamada Kanda, e durante este período, a principal fonte de rendimento era a reparação de motores , tanto para o transporte terrestre, ou seja, motocicletas , carros como para o transporte marítimo, barcos de pesas e navios. Ao mesmo tempo, Hiro começa a projetar seu próprio carro.
A grande revolução está eminente e em 1919 , ele constrói o seu próprio motor , 965 cc de 4 cilindros. No entanto, o dinheiro que ele tinha disponível para a construção do seu carro não era o suficiente, então ele pede ajuda financeira ao seu meio-irmão Yutaka Noguchi, que era muito rico, o típico homem de negócios, e em Maio de 1923 , o carro surge.
Era um roadster com capacidade para 4 passageiros e chamou-se Ohta OS.
Mas quando se prepara para iniciar a produção deste carro em série, e já com a fábrica construída sobre o nome Kunimitsu Seizosho, um terramoto destrói-a por completo e Ohta passa novamente pelo processo de financiamento, deixando de lado a ideia dos carros em série abandonando este projecto protótipo à época.
No entanto, em 1930 , o Hiro Ohta muda-se para Kandaiva, onde começa a construir a fábrica que pretende finalmente produzir o modelo OS. Muda os motores para 500 cc porque o ministério permitia guiar estes veículos sem licenças.
Em 1931 a fábrica foi construída e começou a produção do Ohta OS com um motor de apenas 484 cc. Ao mesmo tempo, a empresa começou a produzir e a vender aos clientes os primeiros motores que têm N5 como nome de código, surge o modelo N7 (745cc) e de seguida o N9 (897). Em 1935 , e face ao sucesso, a companhia muda o nome para Kosoku Kikan Kogyo Co Ltd. Co. Ohta importa dos USA e da Alemanha material pioneiro de montagem automóvel e um ano depois surge a produção de um descapotável com motor de 745 cc que desenvolve 12,5 hp.
Hiro Ohta projetou a parte técnica do veículo , e o chassis foi desenvolvido pelo seu filho mais velho, Yuichi. Este roadster podia também ser encomendado em formato Phaeton de 5 lugares. Mas Yuichi dá à empresa Yanase, os projectos de estudo, dos carros importados, e de lhes estudar as soluções mais enraizadas nos modelos, principalmente marcas como Buick e Cadillac , que foram entregues ao Japão . Mas com a guerra da China apenas 230 carros destes são produzidos.
Em 1936 , corre-se o Japan Championship, Ohta e os seus três filhos constroem um carro de corrida com um motor de 747 cc e 23 hp. Sucesso à vista e terminam esta competição em primeiro lugar.
Agora o porquê desta minha descoberta desta marca...
Em 1937 , a Datsun era um marca que tinha na sua génese a competição, vencedores natos, vencedores das edições em anos anteriores, e que não gostaram de ter perdido para a Ohta a corrida do ano anterior (1936). A Datsun aparece então em 1937 com o motor DOHC, equipado com um compressor. Mas durante o treino para a prova, o piloto Yuichi tem um acidente e não chega a correr.
Em 1938 , o Governo do Japão proíbe as corridas, e nas instalações das empresas de uma forma em geral há ordens directas para o fabrico de componentes para aviões. Desobedecendo a esta ordem a empresa começa a produzir bombas de incêndio.
Incapaz de resistir a tais restrições Yuichi Ohta deixa a empresa e vai trabalhar para a principal empresa concorrente do seu pai, a Datsun. Foi lá que Yuichi Ota cria os seus melhores carros, caso do 211 sports (fairlady), o Datsun DC-3 e o DW-4 na versão Wagon.
Em 1945 , o Japão é ocupado pelas forças militares americanas e vê-se assinado o tratado de paz onde foi proibida a produção de aviões militares e aeronave. Assim permanece até 1947, ano em que empresa finalmente recebe permissão para a produção de carros, desta vez re-baptizada de Ohta Jidosha Kogyo Co Ltd .
O primeiro modelo nascido, PA-1 , está equipado com um motor do pré-guerra de 750 cc, cuja potência foi aumentada para 23 hp . Este carro pode chegar a velocidades de até 75 km / h.
Ao mesmo tempo é retomada a produção do OS, e em 1950 , a gama inicia a produção do sedan com motor de 900 cc, que tinha 26hp . Este modelo mais novo, é mais rápido, embora não consiga ir além dos 80 km / h . Recebe ainda uma nova ferramenta de travagem, travões hidráulicos às rodas da frente.
Em 1951 , em vez de velha pick-up surge uma nova geração, que está equipada com um potente 900 cc motor - CA – (não vos faz lembrar nada?) , e um ano depois há um sedan com suspensão dianteira independente, embora o motor fosse o mesmo.
O modelo PD era fornecido pela empresa Tama (conhecem?) que como demanda por veículos elétricos teve a sua eclosão devido à guerra na Coreia, o que resultou em preços mais elevados para o chumbo e consequentemente para a produção de combustível. Em 1953 , com base no modelo de PB aparece Modelo PF , cujo design foi projetado em estilo meio britânico devido a influências de importação e de acordos por outras marcas, nomeadamente a relação Datsun/Austin.
Em 1954 , a produção de pára, o mercado automobilístico no Japão estava em declínio, provavelmente devido à ação militar na Coreia e Hiro tem agora uma tarefa mais difícil em vender os seus equipamentos e em ter acesso a novas tecnologias. A exportação dos carros ocidentais também afeta a Ohta , porque antes eram mais baratos, mesmo depois de pagarem os impostos aduaneiros e com este cenário os valores fazem alguns investidores optarem por outras marcas.
A empresa torna-se Tamashi Industries Co. em 1962 e várias fábricas são construídas em Tóquio para o fabrico de peças industriais e componentes para motores.
Em 2004, a Tamashi é liderada pelo neto do fundador, M. Kunihiro Ohta, e a empresa é especializada em peças para motores de competição. Motores, árvore de cames, cilindros e blocos são usados na IRL e Racing GT. A empresa atribui ao japonês Tora Takagi Mo Nunn em Toyota um patrocínio que mantém a empresa ainda hoje como uma marca de gerações, mudando recentemente para o fabrico de baterias.
Lista de automóveis Ohta
• 1931 - Ohta OS
• 1936 - Ohta OC
• 1937 - Ohta OD
• 1947 - Ohta PA-1
• 1950 - Ohta PB
• 1951 - Ohta KA
• 1952 - Ohta PD
• 1953 - Ohta PF
• 1954 - Ohta PH e Ohta KC
• 1955 - Ohta PK
• 1957 - Ohta KD
Link para a atual empresa Otha (Tamashi Industries Co ) e para obterem mais informações cliquem no link.
http://www.tamashi.co.za/
Espero que tenha sido do vosso agrado esta leitura. A mim investigar dá-me sempre sede de ir mais além...hehehehee....
Aqui ficam as poucas fotos que consegui reunir...
1934
1937
1953
1954
1956
1956
Agora com os modelos...
PH1
PK
PF
PK1
PK - 57
Apresentação do PK em Tóquio
Simbolo e uma pick-up restaurada...
Recentemente, 2010, para restauro...
Algumas brochuras...
Espero que tenha sido do vosso agrado e em breve o desafio 4...obrigado por partilharem esta paixão comigo....ehehehe