Boa tarde!
O meu veiculo tinha alguns fios da ignição um pouco danificados e por isso decidi substitui-los. Acontece que depois da sustituição ficou tudo a funcionar normalmente como antes excepto o motor de arranque. Á primeira vez que tento por o carro a trabalhar o motor de arranque faz um barulho tipo a ventoinha a rodar mas não pega. Depois à segunda já trabalha normalmente. Alguém sabe o que será? Os fios devem estar correctamente ligados pois ele à segunda já pega. Será que não usei um fio electrico apropriado? Se alguém já teve um problema semelhante ou sabe do que se trata agradecia ajuda!
Edited by: alexvaz83 at: 10/12/06 19:04
A espessura dos fios é a mesma?
Esse barulho costuma ser do bendix que não está a atracar e o motor roda livremente sem "atacar" o volante do motor. Pode ser sujidade ou os contactos que estão gastos (o mais provavel!)
Mas antes de substituir os fios (a substituição foi apenas dos fios dentro do habitáculo, entre a ficha e a ignição) trabalhava tudo normalmente, por isso pensei k não fosse nenhuma avaria do motor de arranque mas sim causada por mim. Os fios são mais finos que os de origem, tv tenham menos de metade da grossura. Será isso a causa?
Também me parece barulho de bendix....talvez uma coincidência ter começado a dar sinais na altura da mudança dos fios
Coloca os fios da mesma espessura!
A espessura dos fios dita a sua resistência à passagem de corrente. Menor espessura provoca maior resistência e faz aquecer os fios podendo memso provocar um incêndio. Pode ser que não chegue corrente suficiente ao bendix ou pode ser como diz o Blardy, uma coincidência...
Ok. Muito obrigado pela ajuda. Já comprei o fio e vou fazer a substituição. Comprei com 4mm de espessura, parece igual ao de origem. Será suficiente?
Aproveitando a dica da espessura do fio...
Muitas pessoas aventuram-se a alterar instalações eléctricas de automoveis, que não foi este o caso, mas sempre convencidas que por ser de 12V tá tudo bem.
O problema é que existem 2 parametros a ter em conta a tensão e a corrente e esta é que normalmente prega as maiores partidas.
Cumprimentos
Pois, não alterei nada, apenas susbtitui os fios... Mas para os entendidos, fio de 4mm será suficiente para a ignição (corrente e motor de arranque)?
E já agora, nos pontos de união será melhor jntar os fios e isolar ou utilizar caixas de união?
Edited by: alexvaz83 at: 12/12/06 13:37
Quanto à espessura, limita-te ao que já estava...
O ideal mesmo era soldar com estanho. Se não puderes, junta com ligadores bem apertados com alicate.
Ligadores? Eu tenho é umas caixas de união como estas, mais maiores, mas fortes diz na caixa que são até 4mm2 que apertam com chave de fendas.
Será que serve? Desculpem estar a ser chato com isto, mas não queria correr o risco de queimar a instalação electrica toda da minha máquina...
Edited by: alexvaz83 at: 12/12/06 22:02
Podes sempre comprar daqueles ligadores tipo macho e fêmea, ocupam menos espaço e é mais fácil de ligar/desligar, são baratos e acho que funcionam bem.
Toyota Corolla KE70L born´s again...
Era destes que eu falava. À falta de melhor, podes usar esses da imagem.
Aperta bem os parafusos!
podes tb usar manga retractil, k é tipo um tubo k passa no fio e depois dando calor encolhe formando assim um novo isolamento viável e seguro, mas para usares este tipo convem soldares com estanho para a ligação ficar mesmo perfeita
se pensas k tens um carro eu tenho um avião:-)