[Restauro] Toyota Corolla Ke25 Deluxe

Iniciado por costinha_trf, 06 de Julho de 2009, 13:58

Tópico anterior - Tópico seguinte

costinha_trf

Compreendo a tua perspectiva Kaizen, mas não achas que devemos fazer as coisas de modo a que fiquemos a gostar delas também?

Sim, "navego" bastante, e encontro alguns TE27´s com cores para além do Verde e do Laranja, só sairam TE27´s com essas 2 cores? Esse amarelo que postei, também diz-se ser um TE27... e o meu pai chegou a ter um ke25 dessa mesma cor, se calhar por isso é que me inclino mais para o amarelo...
Mas lá está, pinto-o mais rápido de Laranja do que de verde, mas o amarelo cativa-me mais.

O preto é uma cor de eleição para mim, mas olhando algumas fotos, concordo que não lhe fique muito bem na Traseira do carro, porque de frente fica muito bonito.

Cumprimentos
ڤڤىڤىؤطسي  ۷۵٨نوثچپ  ﮏﲨﭖ﴾ﷲﻜ, Ok??

Santos Silva

#16
O que o Kaizen quer dizer é que se realmente queres fazer uma réplica, então deves fazê-la como deve ser. Não tendo atenção aos detalhes (e a cor não é um detalhe mas sim uma parte importantíssima do veículo) vais ficar com um carro "customizado" mas que nunca será uma réplica.

Se a tua ideia não é fazer um TE27 (a diferença para o KE25 tem sobretudo a ver com a motorização e transmissão) mas sim colocar um motor 2T-G num KE25 então, isso é completamente diferente e já não se coloca essa situação.

De qualquer forma, no AJA, gostamos de originalidade e de manter as viaturas conforme elas eram no tempo delas. Daí a preocupação das informações que te estamos a transmitir.

Já agora, para dar mais alguma informação, os carros que eram pintados de preto na Toyota no Japão, não eram pintados dentro da fábrica mas sim fora dela precisamente pela superstição.

Diria por fim que, tens tempo até tomares decisões irreversiveis. Mais alguma pesquisa pode dar-te outra perspectiva diferente mas, ... o carro é teu! Fazes como quiseres. Nós só estamos a fazer o que pediste:

CitaçãoNão tenham medo em fazer criticas, porque eu considero-as construtivas.

Fica bem e mantém-nos informados dos avanços :D
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

costinha_trf

Claro Sr. Santos Silva, e eu agradeço essas "criticas".
Eu não as estou a interpretar mal, apenas as estou a debater de forma a tomar uma actitude correcta e pensada, de forma a que fique uma coisa "em modos" e que eu goste também.

Gosto dessas criticas e deste debate, conheço a vossa forma de estar e pensar relativamente ao JA´s, e por isso postei neste forum.

E por isso também vos pergunto: Uma Réplica de um carro um bocado ao estilo JDM poderá ser mal aceite ou interpretada?

Cumprimentos!
ڤڤىڤىؤطسي  ۷۵٨نوثچپ  ﮏﲨﭖ﴾ﷲﻜ, Ok??

JONAS1200

E manter o carro completamente original? Ou mesmo com o tal amarelo original da Toyota, mas de resto um ke25 tal como saiu? ;)

A minha opinião é, à semelhança do que foi dito, para ser réplica tem que ser fiel, senão ficas com um clássico que não é carne nem é peixe (e quantos há por aí), e que certamente não será valorizado. Se decidires realmente fazer uma réplica, verás o teu esforço recompensado, porque inventar todos sabem, dificil é fazer conforme o original. ;)

Outra questão importante: já mediste os custos? Eu também pensei em fazer do meu uma réplica TE27 mas quando me pus a fazer contas só da transformação mecânica percebi que mais de metade do orçamento estava "rebentado". Faz essas contas, porque não é só o motor que terás que mudar.

Tens a sorte de ter uma boa base e que parece estar original, por isso podes recuperá-lo sem grandes dores de cabeça. Mudas as jantes para umas da época e eventualmente os espelhos.

Abraço
João Amêndoa
Associado AJA Nº28

costinha_trf

Corrijam-me se estiver enganado, mas o maior problema da transformação mecânica é o valor dos 2t-g... mas esse passo será dos ultimos, e há muito tempo pela frente...

Aqui o problema é mesmo a cor... não gosto do Verde, oh pah, são gostos, não tenho culpa da Toyota ser supresticiosa...  :(

Ando a pensar sériamente na cor, mesmo muito, e ando a pedir opinião a amigos e familiares proximos... quando me decidir aviso... mas todos me têm dito que gostavam de ver o carro em preto.

É assim tão importante a cor?  :duh:
ڤڤىڤىؤطسي  ۷۵٨نوثچپ  ﮏﲨﭖ﴾ﷲﻜ, Ok??

Toylex

Citação de: JONAS1200 em 08 de Julho de 2009, 09:23

um clássico que não é carne nem é peixe


Não vou ajudar em nada para a ideia que já tens... mas sim aproveitar para comentar o seguinte: O meu KE25 em restauro é um Deluxe, ficava sempre maravilhado quando via fotos do TE27 e outras que não eram, mas que tinham aquelas jantes vistosas e abas nos G-Lamas, hoje estou profundamente arrependido pelos cortes que já fiz nos G-Lamas p/ pôr abas no meu, porque o KE25 é um carro bonito e começa a ser difícil arranjar um p/ restauro, e no meu caso não vou no momento aplicar a mecânica do TE27 (porque não a tenho e não faço questão de a procurar) e vou ficar com um carro que nem é peixe nem é carne !!! 

Se pudesse voltar atrás o meu ficava tal e qual como veio ao mundo e decerto iriam olhar mais para ele do que talvez o façam  :redface
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

prelude guy

Olá costinha,

pelo que vejo já estás bem orientado (basta veres o n.º de mensagens e as assinaturas dos membros que te responderam)  :green:

Vou só contar-te uma verdade (ia dizer história, mas é verdade). Este clube nasceu por grande iniciativa do Kaizen. Na altura ele tinha como viatura principal um Celica TA22 que salvou da desgraça e que foi, de certo modo, um exemplo daquilo que o AJA deveria e poderia fazer. Esse carro é bem conhecido e até já participou em 2 edições do Rally dos Alpes para Toyotas antigos, tendo inclusivamente vencido uma delas (2006).
Todo o trabalho de restauro é quase uma enciclopédia sobre o que se pode fazer bem e menos bem num restauro.
Qual a cor do carro?










Preto!  :redface

Se o arrependimento matasse...  :-X  :-X

Só eu, já o ouvi dizer mais de 10 vezes, que este carro ainda vai voltar a ser pintado para ficar com a cor de origem - "castanho ferrugem".

Aproveita que muitos de nós já estiveram onde estás agora e dás já uns passos largos sem teres de tropeçar muito pelo caminho ;)
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Kaizen

A cor é sem dúvida um factor muito importante num carro antigo, apesar de reversível é dispendioso.

Tenho um preto que não vejo a hora de mudar para a cor original! Se te ajudar a esclarecer, acho que toda a gente daqui que tem carros de outra cor já se arrependeu de o ter feito. Isto, em relação a cores caracteristicas e não em relação a cores "básicas".

  Como tens um Corolla desportivo, aplicando aos modelos contemporâneos, a marca lançou nas duas últimas gerações do modelo versões desportivas. Cada uma tinha cores especificas, um entusiasta que veja aqueles modelos sem a "colour collection" percebe que já houve invenção e o trabalho e o valor comercial da carro não é valorizado por isso.

Sobre os custos, epah... falta a tal pesquisa ;) São muitas alterações para ficar bem feito, e faz-se mas os custos vão é subindo. Desde bomba de travões, suspensão, travões, bateria, radiador etc.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

nunoturbo

#23
Faz uma pesquisa e conclui, em Portugal e na Europa:

- Quantos KE25 vês originais
- Quantos KE25 vês alterados
- Quantos KE25 replicas do TE27 vês, dignas desse nome.
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

costinha_trf

Obrigado pela opinião de todos!

Mas será que pelo motivo da cor não ser a mesma, o carro passará a ser um carro alterado e não uma réplica?

Abraço
ڤڤىڤىؤطسي  ۷۵٨نوثچپ  ﮏﲨﭖ﴾ﷲﻜ, Ok??

Umtali

CitaçãoMas será que pelo motivo da cor não ser a mesma, o carro passará a ser um carro alterado e não uma réplica?


Ainda tens alguma dúvida?!? Lê com atenção os últimos posts ... afinal uma REPLICA é uma copia EXACTA do original, em todos os "detalhes"  :-X


O carro é teu e fazes o que bem entenderes mas eu pessoalmente mantinha-o todo original ... amarelo  :assobio


João Freire - Sócio AJA nº 11

RT

'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Santos Silva

Só para ajudar um bocado à confusão  :assobio (e eu sei do que estou a falar), pensa nisto:

As alterações que fizeres (mecânicas) devem ser homologadas. O carro é um 1200cc e queres mudar para 1600cc.

Em termos fisicos precisas de alterar:

1. Motor
2. Caixa de velocidades
3. Charriot
4. Torres das Supensões, incluindo discos e pinças de travões e braços da suspensão
5. Radiador
6. Motor de arranque, alternador, carburadores
7. Bomba de travões
8. Suspensões traseiras
9. Diferencial traseiro (para que a relação de transmissão fique adequada e a resistência dos materiais seja maior
10. Apoio da caixa de velocidades
11. Abas de alargamento
...

Para que percebas, eu já tenho este material todo para o meu e andei cerca de 2 anos a recolhe-lo e...nem queiras saber o que já gastei e as voltas que dei para o conseguir. Para arranjar um 2T-G tive que comprar um "lote" de 2...

Mas como disse atrás...tens tempo. Vai recolhendo as peças que precisas e amadurecendo a ideia. ;)
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

costinha_trf

Um lote de 2 motores? Não me diga que os comprou no inicio deste ano em Santa Maria da Feira... foi?
É que se foi, sei que foi um optimo negócio...

Eh, tou a ver que é complicadito.... parece que ainda vai demorar um bom bocado....

Cumprimentos
ڤڤىڤىؤطسي  ۷۵٨نوثچپ  ﮏﲨﭖ﴾ﷲﻜ, Ok??

FilipeA

#29
Citação de: nunoturbo em 08 de Julho de 2009, 12:20
Faz uma pesquisa e conclui, em Portugal e na Europa:

- Quantos KE25 vês originais
- Quantos KE25 vês alterados
- Quantos KE25 replicas do TE27 vês, dignas desse nome.

Costinha, parabens pela aquisição, é um modelo muito bonito! O que disse o Nuno é bem verdade, pois há dias a pesquisar vi na Alemanha, onde a maioria de nos julga que existe muitos carros - e é verdade - um Corolla Ke25 bem valorizado por lá, passando facilmente dos 7500 eurosa em bom estado.

O que já aqui foi dito, diz tudo! Deixa-me só contar uma historia verdadeira que se passou comigo, quando pensei pintar o meu ex-240z, pensei em mudar de cor, ou seja o carro de livrete era verde, estava pintado de verde, mas diferente do original e pensei em pinta-lo de cinza, mas não o fiz, pintei em verde 907 BRG.
Hoje e já pensei nisso algumas vezes, se o tivesse feito, estava arrependido, pois naquela cor é raro ver-se um 240z e estava todo original incluindo a cor identica, quando deixou a fabrica no Japão.

Eu sou suspeito a falar, mas se tivesse um carro desses, pintava-o de verde ingles, e tentava fazer uma replica do TE27, incluindo a mecanica!!

Ficaria de certeza um carro espectacular!!!

Independemente dos gostos de cada um, tens tu de gostar dele em primeiro lugar.

Força

Santos Silva... quanto é que gastaste nisso tudo?  :clap:  :lol

Filipe Azevedo