Historial dos meus Japoneses

Iniciado por Pericão, 08 de Julho de 2013, 15:33

Tópico anterior - Tópico seguinte

Pericão

Não sei se já existe por aqui um tópico relacionado a isto ou não, mas como não encontro aqui vai...

Gostava de saber o Historial dos meus 2 Japoneses o Mitsubishi (85) e o Toyota (92), ou seja quem foram os proprietários ao longo dos anos e qual foi o stand que os vendeu, outras informações também seriam bem-vindas. Eu hoje fui ao registo predial pedir o do Mitsubishi e apenas me deram os dados de 1997 em diante, mas ele é de 1985. E gostava de ter desde o inicio.

Para além do Registo Predial onde posso saber o historial? Ou se alguém daqui consegue saber, melhor! Ficava muito agradecido.

A quem conseguir saber, envio as matriculas por PM.

Kaizen

No registo automóvel consegue-se (ou conseguia-se) saber até 1987. Salvo erro por 8 ou 16€.

Parece-me é que está na hora de arranjares um carro a sério em que valha a pena esse esforço e a tua dedicação. ;-)
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Pericão

#2
Ai pediram-me 7.50€ decidi apontar no papel, mas só me deram registos após 97.

Quanto ao carro a serio... O Toyota é um Corolla CE90, e esse é o meu companheiro do dia-a-dia, esse não é projecto, mas não me desfaço dele. Em relação ao Mitsubishi, sei que não é amado por muitos ou na maioria das pessoas, mas há sempre alguém que goste deles e eu gosto, achei-lhe piada, a possibilidade de ter um Mitsubishi antigo e a forma como o conheci e o tive para além de ter a minha idade. Talvez prefiro investir num carro que eu goste do que num carro que tenha tido sucesso no passado ou por ser desportivo e com garra ou de competição que pouco me dizem, não quer dizer que não goste deles, eu gosto de muitos e de vê-los, mas não teria o mesmo prazer em investir neles, como neste Mitsubishi ou outro da marca, embora goste bastante da Toyota também. :thumbsup

Lembrando que o motivo de ele estar parado é por falta de verbas e não de peças ou algo do género.

Mas obrigado :) Quem sabe um dia o prazer se estenda a outras marcas.

rpm

Não resisto a morder o isco... O que é um carro a sério? Para mim tem mais valor por exemplo a atitude de restaurar e conservar um carro modesto da família do que comprar um 250 GTO por 30 milhões apenas e só para passados 2 anos vender por 35...
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

metralha328

Citação de: RPM em 08 de Julho de 2013, 18:47
Não resisto a morder o isco... O que é um carro a sério? Para mim tem mais valor por exemplo a atitude de restaurar e conservar um carro modesto da família do que comprar um 250 GTO por 30 milhões apenas e só para passados 2 anos vender por 35...

Nisto estou com o Rui. Foram muitas as pessoas (uma delas o meu irmão) que me disseram que foi dinheiro mal empregue em recuperar o EE90... mas apesar da ligação ao KE20, o EE90 veio novo para casa, eu aprendi a conduzir nele, metade os kms fez o meu pai e a outra metade fiz eu. Estas coisas não tem preço...

Pericão

#5
Citação de: metralha328 em 08 de Julho de 2013, 20:50

Nisto estou com o Rui. Foram muitas as pessoas (uma delas o meu irmão) que me disseram que foi dinheiro mal empregue em recuperar o EE90... mas apesar da ligação ao KE20, o EE90 veio novo para casa, eu aprendi a conduzir nele, metade os kms fez o meu pai e a outra metade fiz eu. Estas coisas não tem preço...

Então consegues compreender o meu sentimento pelo meu Corolla, é idêntico ao teu, apenas não veio para casa novo. nem a metade dos km's :green: (470mil)

Toylex

Acho que o único sítio que te dá informação desde o dia em que carro teve matricula, é o departamento distrital do IMTT, todos os carros têm o processo completo depositado numa delegação do IMTT, e os processos estão separados conforme as letras das matriculas.

O que sei é que os carros com matricula UZ têm os processos no IMTT da Guarda, com letras IP, no IMTT de Évora.

José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Toylex

Eu tinha muito a dizer sobre uma CE90, começando por quase 1 milhão de kms, foi o meu 1º carro, foi responsável por ser admirador convicto da Toyota, pelo menos até 2006 :wall

Compreendo que uma CE90 com um historial particular possa despertar interesse em saber todo o seu percurso, mas também compreendo que um carro antigo independentemente do carisma que tem, possa dar mais "pica" na consulta e guarda desse historial.

Eu nunca me interessaria de conhecer os donos depois de mim da minha CE90 já da Toyota Stout a conversa é outra, a sua origem e como cá chegou era deveras importante, e por falar nisso tenho mais uma pequena novidade a revelar no sítio certo  :thumbsup
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Kaizen

Um carro a sério é um Colt Lancer, um Colt Galant, um Minica, um Colt GTI, um Lancer GTI, um Galant VR4, um Starion, um Tredia, um Colt Turbo ou um Galant de 81~86 (+/-), ou seja, um carro que valha a pena o esforço.

Há aí tantos carros a precisar de um dono como o Pericão, que não vale a pena criar laços com uma Star Van ou com o Lancer que, salvo erro, é um "project car" e não um carro de família.

É um caso em que "olhem para o que digo e não para o que faço", porque já fiz e vou continuar a fazer o contrário.

Dos poucos que encontrei à venda que valem a pena:
http://www.custojusto.pt/Porto/Ligeiros-Passageiros/Mitsubishi+Colt+1+6+GTI-8458805.htm?xtcr=2&

http://www.custojusto.pt/Braga/Ligeiros-Passageiros/Mitsubishi+Lancer+1800+GTI-6282502.htm?xtcr=47&

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

Ora se bem percebi Rui, estás a traduzir "carro a sério" por carro "considerado interessante por um determinado grupo de pessoas". Compreendo o ponto de vista mas na realidade estas coisas dos clássicos são muito irracionais. Penso que qualquer carro vale a pena, desde que o dono goste dele, independentemente de ser considerado interessante ou não pelos outros. ;)

No fundo isto aplica-se ao AJA em geral... O AJA não surgiu para defender uma nacionalidade de carros que era vista como desinteressante e sem valor no meio do mundo dos clássicos?
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Kaizen

#10
Se levares a conversa por aí, nunca mais acaba. Tal como no tópico do KE25 do SS, os argumentos são válidos, mas não consideram a Visão e Missão do AJA.

Nem a StarVan nem o Lancer são carros de família. Uma CE90 impecável compra-se por 1000€ (e mesmo assim não valem o esforço), o Lancer compra-se impecável por 250€!

Com as aptidões e motivação do Pericão, o esforço é muito melhor direccionado para carros que valham a pena em termos de retorno emocional.

Eu não trocava nenhum dos meus carros antigos ou novos, nem todos juntos, pela minha StarVan, EE90 ou Hiace. Portanto, estou a saber distinguir as coisas.

Estive a procurar umas fotos para o Camry2200 e até deu dó pensar que carros como estes se perderam e pessoas como o Pericão eram perfeitos para os salvar:

Edit: Descrição: 1. Toyota 1000 Van, só conheci mais uma para além desta; 2. Uma "StarVan" a sério; 3. NOVO, N O V O, N-O-V-O; 3.  :green:
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

#11
Citação de: Kaizen em 09 de Julho de 2013, 19:26
Com as aptidões e motivação do Pericão, o esforço é muito melhor direccionado para carros que valham a pena em termos de retorno emocional.
O meu ponto é precisamente esse: como podemos avaliar o que dá retorno emocional aos outros? Só o próprio saberá. Não somos todos iguais, por exemplo para mim são os desportivos que mais interesse me despertam, enquanto o Pericão escreveu ali atrás que estes não lhe dizem nada...
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

blardY


Quase tudo é relativo, percebo o Kaizen e o Pericão, mas esta frase é que diz tudo:

CitaçãoPenso que qualquer carro vale a pena, desde que o dono goste dele, independentemente de ser considerado interessante ou não pelos outros. ;)

No entanto, e sendo que a verba é curta e o gosto é grande, o que o Pericão devia efectivamente fazer segundo o Kaizen, era adquirir um modelo interessante como o gosto que ele tem por carros é (e já começa a soar estranho), quem sabe deixar o seu projecto em banho Maria até melhores dias (e está correcto?) ao invés de andar a sofrer por ele que é um simples Lancer (...simples o suficiente para não vermos actualmente quase nenhuns, sejam bons ou maus).

A realidade é que há modelos "bons" e modelos "maus", quando por vezes vemos os "bons" a cair em "más" mãos e os "maus" a cair em "boas" mãos.  :lol

No meu caso pessoal, gostei de saber o passados dos Cedric´s do meu pai, do 160Z pela esquisitice que foi vê-lo por cá, e do meu modesto e simples 1200 que nem DELUXE é, nem S1 nem Rally nem nada, bastou-me saber que já teve 5 donos e que o 4º foi quem o abandonou debaixo de uma árvore. Fixe, é igual a tantos outros  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

Santos Silva

Onde isto já vai... :-X


Entendo-os a todos :angel:

Eu próprio estou nesses estádios todos... vou tentar explicar:

No principio qualquer JA me servia e o que eu queria era ter algo para me entreter e para me "apaixonar".
Foi o caso do KE20 que despachei pouco depois. Claro que se aparecesse o que foi da familia iria querer restaurá-lo mas apenas por esse motivo...
Depois surgiram outros que achei que valiam a pena porque eram raros ou porque o valor era tão baixo que "deixa vir".

O Carina foi um caso estranho pois o modelo em si não me dizia muito (sempre gostei de modelos mais desportivos que tem a ver com a minha forma de ser e de querer gozar os carros) mas "aquele" por ter sido importado para quem foi, por ser de duas portas e depois descobri que era porreiro de usar. Ainda andei a pensar vendê-lo para reduzir frota mas... o Kaizen meteu-me juizo na cabeça :assobio

O Starlet foi aquele que eu queria por ser o desportivo que me daria prazer e ainda é. A ligação é grande por tudo o que já vivi dentro dele.
Tenho dois KE25 quando apenas 1 me chegava e o primeiro foi compra por impulso... ainda ha-de ser qualquer coisa um dia!!!
O 2º está a ser restaurado agora com intenção de o vender mas... será que valerá o custo? Com tantos completos que por aí há...

Por último há a SW KP61 que irá ser restaurada (provavelmente ainda a começar este ano) e essa vale a pena pela raridade...

Às vezes os carros caem-nos em cima e acabamos por nos tornar fãs sem saber...

O pragmatismo do Kaizen é dificil e só depois de se andar nisto alguns anos se começa a perceber... são os anos de espera para encontrar peças, oficinas ou dadores ou até os euros necessários, o espaço para os guardar, os IPO's e seguros. A paciência esgota-se e de repente começamos a olhar para os carros com outros olhos...
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Pericão

#14
O Corolla como já disse é o meu carro do dia-a-dia, não é um projecto, não iria troca-lo por um clássico ou por um GTi, primeiro porque preciso dele todos os dias e viajo até com alguma regularidade com ele, é a gasóleo, e pode não ter turbo mas anda que se farta e aguenta tudo, sei bem o carro que é, e trocar um diesel por um GTI para uso diario isso era impensável, para além de que ele como comercial preciso dele para o meu trabalho assim como também o meu pai precisa para o trabalho dele, este Corolla é indispensável aqui em casa, precisamos dele. Apenas o referi porque já que procuro o historial do Lancer, porque não pesquisar do Toyota também?

O Lancer já será com o objectivo de colecção, porque gostei do carrito, achei-o engraçado, mas isso não quer impedir de que eu não venha a ter outros projectos mais aliciantes, que até os tenho, gostei desses 3 GTi's que mostras o Colt, o Lancer e o Corolla. Se bem que o Lancer para o preço que pedem é tentador. Já agora esse Mitsubishi Cj3b é coisa que também gostaria de ter um dia. Mas infelizmente como estou a passar uam fase negra, não me posso dar ao privilégio de comprar carros, embora eu até gostasse. Os outros modelos da Mitsubishi acima referidos, óbvio que são modelos que me daria todo o prazer de comprar e restaurar, mas não se pode ter tudo... Um dia de cada vez. Mas verdade seja dita, podesse eu poder salvar japoneses dar-lhes vida e vende-los, não só os salvava como é algo que me dá prazer. E por acaso gosto muito do Lancer A73 e do Starion.

E até gosto de ver os carros japoneses e acho-os engraçados, mas os Mitsubishi são aquela coisa...  :green: e o AE92 :redface