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Mensagens - MRS

#121
Galeria de Modelos / Resposta para o X31
01 de Maio de 2004, 02:00
Aceito todos os desafios mas não sei tudo do principio ao fim porque:
--Fui o primeiro pai do Projecto Ximba-Sado 550 durante a fase de pesquisa e desenvolvimento,fase durante a qual se passou dos motores de moto para o motor Daihatsu.
--Depois de mim chefiaram o projecto os Eng.os Mário Jorge sampaio (durante curto espaço de tempo),e o José Maria Reis Tomás(já falecido,mum acidente do troféu AX no Circuito de Vila do Conde já lá vão uns anos)) que se encarregou da fase de industrialização da versão final e suas evoluções.
--Eu entretanto passei para responsável do Projecto AX da Nissan, cujo nome comercial em Portugal foi Datsun Sado-a viatura comercial chassis cabine-e sobre este ainda sei tudo de fio a pavio.
Logo, não devem ser feitas confusões entre os dois projectos ,embora ambos se tenham chamado Sado e estou mais à vontade no Datsun Sado, do que no Sado 550,embora sobre este ninguém conheça melhor que eu a primeira fase.Vamos então por partes,sendo que o Sado 550 é só meio japonês.
MRS  

#122
Galeria de Modelos / Datsun Sado
25 de Setembro de 2003, 21:32
Fui o responsavel pelo projecto AX,nome de codigo do veiculo que em Portugal se chamou Datsun Sado.Quem quiser saber mais coisas é só questão de perguntar.Entrei no Grupo Entreposto em 1975 responsavel pelo Gabinete de Estudos e Projectos e começei a desenvolver o outro Datsun Sado 550`/Projecto Ximba,tendo posteriormente sido o "pai" deste Sado comercial.Coodenei o trabalho de Incorporação Nacional,e fiz a ligação da Tecnisado(fabricante das partes metálicas),Tecnitools (fabricante dos jigs de montagem ) e do Entreposto Industrial (fabrica de montagem).Como este falta na minha coleção estou comprador de um,mas da primeira série ,isto é,Laranja cô de tijolo e caixa aberta.Quem souber agradeço informaçao.       MRS

#123
Duas questoes:
--Quando o 100A saiu em 1970,chamado Cherry, quantas marcas europeias comercializavam carros semelhantes de traçao a frente?Um doce para quem adivinhar.Podem começar.....
Neste e noutros aspectos a Nissan foi realmente percursora.
--O carro vermelho preparado para competiçao,ja nao e um E10 mas sim a serie seguinte F10, conhecida por FII.Em  Portugal so houve uma unidade igual oficialmente importada e talvez mais alguns trazidos de Africa.
MRS

#124
Galeria de Modelos / Re: Datsun Cherry - N10
08 de Novembro de 2004, 04:58
Se quiser juntar aquifotos do 100A e 120 A que também eram Cherry fica mais completo.Só não eram era N10 mas apenas Cherry e penso que E10
MRS

#125
http://page.hxsd.com.cn/images/upload/2003/12/30/2107390-datsun-160j-violet-a10-embed.gif" style="border:0;"/>

Ejá agora....
Houve uma altura em que os japoneses da Nissan estavam baralhados de todo, sem saber o que fazer entre o mercado local ,o americano e a Europa.E vai daí decidiram lançar o A10 que era muito parecido com o 510,mas era o sucessor do 710,ou seja Violet,140J.160J,etc.E tambem Auster em alguns mercados.Foi bom vê-lo no rali de portugal conduzido pelo Tony Pond e mais alguns pilotos no tempo em que o Andy Dawson era o responsavel pela equipa de ralis....ate ser preso por causa de umas contas menos claras.
Bem...então quem avança com a historia do A10?Na net deve haver muitas coisas e já agora ficava a lista de modelos mais completa......Obrigado     MRS

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=umtali>Umtali at: 28/10/07 0:47
#126
Galeria de Modelos / Re: Model Guide
22 de Outubro de 2004, 03:15
http://ajagal.no.sapo.pt/Forum/CIMG1704.jpg">ajagal.no.sapo.pt/Forum/CIMG1704.jpg
http://ajagal.no.sapo.pt/Forum/CIMG1705.jpg">ajagal.no.sapo.pt/Forum/CIMG1705.jpg

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Pois pois....quem duvida que o datsun 411 foi importante para pôr meio mundom a andar em 4 rodas vejam só este exemplar encontrado nas ilhas Mauricias.E ainda andava e tudo.....
MRS

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=nunoturbo@amigosdosjaponesesantigos>nunoturbo at: 21/10/04 22:10
#127
Galeria de Modelos / Obrigado Nuno Turbo
25 de Março de 2004, 16:16
Obrigado pela investigação e pelos bons tópicos.
De facto com 96 cavalos uma caixa close e 4 discos ,devia ser um sedan giro para a época.por isso não admira que o 510,1600SSS tivesse saido tão depressa e só foi pena a Nissan nunca ter posto o motor 2000 cc do Roadster da carroçaria do 510.Deveria ser muito bom para a época tal como se constatou nas unidades que fizeram ralis com este motor.
MRS

#128
Galeria de Modelos / Datsun Bluebird 411
23 de Março de 2004, 19:10
Mais precisamente......
O ultimo catalogo da Station Wagon no primeiro post diz respeito à 411 e nota-se pela grelha frontal e pelos farolins traseiros.
Quanto à paternidade do modelo, parece haver concenso que o 410 foi de desenhado em Italia pela Pininfarina e depois, o 411 foi alterado pala Nissan.O assunto é contudo um pouco polémico e já li opiniões diferentes.
Está previsto um artigo na T&C sobre o 411 e a recuperação da minha unidade, que foi sempre do mesmo dono,desde 1967,só foi vendido pela familia após a sua morte e custou -me 50 contos embora a reconstrução tenha custado algo mais.
MRS

#129
Galeria de Modelos / Datsun Bluebird 411
23 de Março de 2004, 19:01
Agradeço ao Nuno turbo ter se lembrado deste 411 que foi o modelo mais importante para a Datsun no mercado americano nos anos 60.Estas fotos dizem respeito ao 410(tenho um com volante à direita vindo de Moçambique e comprado num ferro velho perto de Rio Maior por 20 contos mas está estampado e ainda ´nao tive coragem para começar a recuperar até porque não sei se vale a pena)mas a sguir veio o 411 com motor J13 o tal da pick Up 520 a gasolina que é aquele que tenho totalmente recuperado faltando-me apenas o farolim original de iluminação da chapa de matricula (tenho um mas está em mau estado).Em Portugal conheço quem tenha um carro igual ao meu,mas de volante à direita, comprado ao primeiro dono, no Entreposto Lisboa,trazido também de Moçambique e vi uma vez perto de Alijó uma Station mas não sei que motor tinha.
Os 411 são ainda muito populares nos USA havendo com motores J15 e R16 este o motor do Roadster com 95 cavalos.Recorde-se que o 410 tinha o motor E1 mas o meu está um pouco vandalizado e faltam algumas peças.Há nos USA quem tenha o J15 com dois carburadores duplos, até porque foi no 411 que surgiu pela primeira vez uma versão SSS.
Se o RVIPER quiser incluir as fotos do meu carro, que lhe enviei por mail por não as saber incluir eu...fica o post mais documentado.
Tenho sobre este modelo muita literatura técnica e não só pelo que se alguém estiver interessado posso fornecer.
MRS

#130
Galeria de Modelos / Re: Nissan Silvia CSP311
27 de Outubro de 2004, 04:30
Só mais um ponto.Não confundir CSP311-Silvia com SPL311-Fairlady da Ultima geração.Quando tinha o volante à direita era só SP311.O Silvia era de facto o Coupé do Fairlady Roadster.
MRS

#131
Galeria de Modelos / Re: Nissan Silvia CSP311
27 de Outubro de 2004, 04:27
Parabéns ao iniciador desta página.O Silvia foi uma lufada de ar fresco na produção da Datsun e embora quase não tenha tido expressão em números marcou uma viragem na marca,tanto mais que não saiu de Murayama Plant onde estavam os melhores Engenheiros,os da Prince Motor Company,"pais" do Skyline e dos melhores carros japoneses da época.
E não devem fazer ideia do que era este carro na altura, pois conhecendo bem a mecanica R e sabendo que este tinha suspensão traseira, ao contrário do Fairlady (nessa altura os japoneses ainda não dominavam as molas semi-elipticas) posso bem adivinhar quão excelente seria este carro.
O ano passado apareceu um à venda no Ebay ,mas estava um pouco adulterado e não fui atrás.Hoje valem uma fortuna pois foram produzidos muito poucos.Os que restam estão essencialmente no Japão e na Austrália.
Parabéns de novo ao iniciador do Tópico.
MRS

#132
Galeria de Modelos / Re: Datsun Sunny B310
05 de Novembro de 2004, 06:00
Convêm evitar confusões:
Os Sunny eram modelos de tração traseira e os Cherry de tração dianteira.
A sequencia de Sunnys foi:B110,B210,B310,etc
A dos Cherry se não me engano,mas posso confirmar amanhã foi:E 10,etc
Contudo nos States houve alguns nomes comerciais que se mantiveram,embora já não representassem a série dos modelos.Estas situações estão perfeitamente documentadas na história da Nissan.Assim os americanos puderam chamar um 3.10 a um modelo que já não era um B310.Confuso?Pois, mas foi assim, porque nessa altura os japoneses andavam baralhados e o mercado americano é que mandava.
MRS
 

#133
Obrigado ao Kombota por ter posto estas fotos históricas que constam de livros sobre o Fairlady Roadster em Monte Carlo.
É giro ver que o Hannu Mikkola com carinha de menino antes de ser famoso andava de Datsun em ralies.A Finlândia foi um dos poucos paises europeus em que o Fairlady foi comercializado e ainda hoje há por lá algumas unidades.
De notar que com o motor de dois litros U20 estes carrinhos tinham 150 cavalos o que para a altra era muito bom.Este motor foi usado uma vez pelo Van Bergen em Portugal e mais tarde tanto o JoséL lampreia como o Christian Melville usaram este motor nos 1600 SSS no Rali dos Montes Alentejanos.
MRS

#134
Galeria de Modelos / Oportunidade para mostrar
06 de Julho de 2004, 22:11
Bem ,parece que tenho tido azar,pois sempre que estou para ir a uma manifestação da AJA e levar o Fairlady desata a chover.Porque pouca gente da lista viu o carro ao vivo, terei o maior prazer em aparecer com ele numa próxima oportunidade se possivel descapotavel,pois fica muito melhor do que com capota.

Assim se o Rviper está a preparar algum encontro mesmo informal e mesmo no Norte que avise pois terei o maior prazer em aparecer.Se possivel até Setembro para ver se não chove.
Fico à espera.Atenção ,não está nenhuma maravilha e precisa mesmo de ser todo desmontado ,pintado e montado de novo,mas tem pormenores inéditos para todos,sobretudo porque se trata de um carro americano que já em 1969 cumpria as normas anti-poluição da califórnia.E foi assim que os japs´se safaram.MRS

#135
Galeria de Modelos / Ainda hoje é bonito
22 de Janeiro de 2004, 17:32
Ainda hoje é bonito e nos anos 60/70 na América especialmente na California era um descapotável muito apreciado,especialmente pelas senhoras,devido as suas reduzidas dimensões exteriores.
Esta versão de 65/66 distinguia-se por ter os pneus com a faixa branca e por ter o parabrisas maisbaixo,o chamado low windshield que viria  a ser substituido por um mais alto nos anos seguintes.Tmbém o interior era diferente pois ainda não tinham entrado em vigor algumas normas de segurançasobreo interior do habitáculo o que provocou a alteração completa do tablier e o uso de encostos de cabeça grandes e bem salientes que são perfeitamente perceptiveis nas versões de 68/69.Um facto curioso é que o Roadster eo 240Z foram durante alguns meses produzidos ao mesmo tempo pois o Z foi apresentado no Salão de Tokio de 69 e a produção do Roadster só acabou em 70.
MRS