Pessoal, será possível alguém me dar informações relativamente a esta tinta para aplicar antes da pintura? Pelo que sei a lata de 1litro custa cerca de 50€! Thanks
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Man, explica-te melhor!
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É um tinta que se pode aplicar mesmo por cima da ferrugem...tembém antes de se fazer a preparação da peça para a pintura!
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Das marca Corroless, ou Hammerite, á venda nos Aki e outros, cores lisas ou marteladas custa um pouco menos, mas não muito mais.
Pedrito, explicaste mal no 1º post. A "tinta" que procuras é um produto para a remoção de ferrugen entranhada. Usei isso no chassis da LH11 (vai lá ver), é bom também para limpar o diferencial e peças do género.
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Man se é o que o Rui usou, nada tem a ver com tinta, é o chamado "foscote" para neutralizar a ferrugem...
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Quote:
custa um pouco menos, mas não muito mais
Na loja da Valentine mostraram ao meu Pai mesmo uma tinta vermelha anti ferrugem...Rui, atenção que o que eu procuro não é esse produto para remoção de ferrugem, mas uma tinta para aplicar na chapa para prevenir a ferrugem! Acho que é o que o Mazdaman referiu!
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Man, não sei bem aquilo em que te estás a meter, mas se há ferrugem tens que a eliminar na totalidade, e depois dares um bom aparelho de dois componentes. Salvo melhor opiniao, é claro!
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Nuno, a ferrugem está a ser toda removida, as peças tão a ir todas á chapa até ficar nuínha
Agora gostaria de saber se é melhor aplicar esta suposta tinta antiferrugem antes da preparação para a pintura ou se bata apenas o aparelho e pintura!
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Viva pessoal !
Conforme expliquei no meu post sobre JACTO DE AREIA (ver forum Ralenti dos Iniciados) depois de remover toda a ferrugem e da chapa ficar como prata normalmente aplica-se um primário anti-corrosivo (etching primer) preferencialmente de 2 componentes porque contém um endurecedor/secante que torna o processo mais rápido e portanto com menos hipóteses de reínicio de oxidação.
No entanto, há alguns anos (1990) descobri um produto que na altura me foi fornecido por um engenheiro químico que trabalhava para a Lisnave. Ele conseguiu "descobrir" a fórmula do produto original e "reproduzia-o" nas quantidades que necessitava para o restauro de motos antigas a que se dedicava.
Forneceu-me uma lata de 2 litros para experimentar e deu-me uma cópia das características do produto que lhe tinha sido enviado pelo fabricante.
Usei-o no restauro de um Fiat 600 de 1958 e posso dizer-vos que parece milagre o que faz em termos de protecção anti-ferrugem !!! Já se passaram mais de 12 anos e o carro continua com uma pintura impecável e ...sem sinais de ferrugem (apesar de já não ser meu
)
Infelizmente o senhor faleceu e por mais que procurasse ninguém conhecia o produto em causa. Fiquei sem fornecedor deste produto "milagroso" até que há um par de anos descobri o representante em Portugal. A razão de não ser conhecido é que se tratava de um produto para aplicações industriais e portanto os canais de comercialização não o faziam chegar ao conhecimento do comum dos mortais.
E então que é que faz o produto ?
Primeiro que tudo e por mais estranho que vos possa parecer trata-se de ...óleo !!!
Pôr óleo por cima da chapa limpinha ? Parece estranho ...mas funciona. Pode usar-se puro ou para diluir a tinta que se pretenda aplicar desde que não seja de 2 componentes.
A sua formulação permite-lhe realmente penetrar nas microporosidades da chapa e literalmente expulsar todo o oxigénio ou a água que aí estejam alojadas. Por incrível que pareça funciona melhor com chapa ligeiramente oxidada porque permite "agarrar-se" melhor.
O tempo de secagem é mais lento que o primário normal mas ao fim de 24 horas produz-se uma película extremamente fina/microfilme que "encapsula" a chapa e a isola de todo o contacto com o ar.
Por mero acaso e porque estas coisas dos restauros demoram imenso tempo, tenho 2 peças de uma VW pão-de-forma penduradas há 2 anos há espera de posterior tratamento do bate-chapas.
Ambas sofreram o tratamento descrito no post Jacto de Areia.
Uma foi generosamente protegida com Spray de Zinco da Würth ( galvanização a frio) porque se me tinha acabado o óleo. A outro foi tratada à séria. Apenas após algumas semanas uma delas já apresentava ligeiros indícios de oxidação. Adivinhem qual.
2 anos depois e apesar de estar pendurada num local extremamente húmido continua como no primeiro dia em que lhe apliquei o produto: como nova !!!
Ora bem e como é que se chama este óleo milagroso?
RUSTOL OWATROL
Entrem no site
www.rustol.com e descubram todas as características deste e de outros produtos.
Parece o milagre do vendedor da banha da cobra mas... é ver para crer como S. Tomé.
O fantástico deste produto é que pode ser usado para diluir a tinta de esmalte conferindo-lhe propriedades anti-corrosivas. A tinta espalha muito melhor, dá mais rendimento
e em termos de acabamento confere uma lacagem extraordinária. A pintura parece seda.
E é também multi-usos! Dado nos plásticos e nos cromados, ficam como novos e mantêm-os preservados por imenso tempo.
Mas não se deixem convencer por mim. Não há como experimentar
. Se é usado na indústria, é porque a coisa funciona mesmo.
Quote:
Primeiro que tudo e por mais estranho que vos possa parecer trata-se de ...óleo !!!
Não é assim tão estranho, oh Rui,, como é que o Sr. Machado protege a LH11???
Tenho que ler o post do whizzkid primeiro para poder contextualizar.
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Pois querem saber o que o meu pintor me pôs na mão para proteger a Wagon enquanto está a ser decapada?
Uma lata de oleo queimado ........
Este tópico preocupa-me de sobremaneira porque o meu chapeiro nunca protege a chapa depois de a tratar/soldar/moldar.
Tenho um projecto com chapa nova á vista á mais de 2 anos dentro da oficina, e apesar de não ter ferrugem apresenta oxidação...
Terei que banhar tudo com o removedor de ferrugem em líquido? E depois dar aparelho de 2 componentes, certo?
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bem isto de misturar um óleo na tinta é novidade
mas não estou disposto a deixar ferrugem na chapa só para aquilo aderir melhor
Aquilo dará para aplicar por cima do aparelho?
Onde comprar? Preço?
MAZDA RX-3 Coupé
Eu sei que pode parecer extremamente estranho utilizar óleo para protecção anti-corrosiva. Tal como vós fiquei de pé atrás quando utilizei pela primeira vez este produto.
Mas há já alguns anos que o utilizo e até aparecer algo melhor estou completamente rendido às qualidades deste produto.
Mais uma vez aconselho a consultar o respectivo site :
www.rustol.com/fr/produits_owatrol.phpAí poderão esclarecer todas as dúvidas e descobrir outros produtos de utilização profissional, todos derivados da mesma formulação do OWATROL. Posso dizer-vos que, para além do tratamento anti-corrosivo, os produtos de tratamento de madeira e plásticos dão resultados absolutamente extraordinários.
Mas mais uma vez não acreditem em mim ! EXPERIMENTEM !
O fornecedor exclusivo em Portugal é J. VILANOVA e só tem 2 locais de distribuição. Um em Lisboa e outro no Porto.
Façam uma busca em www.jvilanova.pt e descubram qual o que vos fica mais acessível.
Já agora , a grande vantagem deste produto é que pode ser aplicado por dentro das cavidades interiores onde habitualmente o acesso é extremamente difícil. Como é líquido, e tem um alto poder penetrante, pode ser dado por dentro das embaladeiras depois de terem sido devidamente tratadas pelo chapeiro. O problema é que os trabalhos de reparação nestes locais ficam desprovidos de protecção interior após a utilização de soldaduras porque queima a chapa por dentro deixando-a exposta à corrosão.
Apliquem Rustol Owatrol no estado puro. Deixem escorrer o excesso... e ficam com uma protecção que a cera anti- corrosiva não consegue dar. Esta não seca definitivamente e no verão escorre novamente deixando a chapa desprotegida.
O "óleo" seca e produz uma película de protecção altamente resistente e estanque à água e ao ar. Aliás o aspecto final depois de seco mais parece um verniz.
O que está a acontecer ao projecto do Nuno é o que acontece quase sempre em restauros mais demorados.
O chapeiro ou dá um primário reles e fica convencido que está a fazer bem ou ...simplesmente não aplica nada, deixando a chapa exposta a toda a espécie de contaminantes, principalmente silicones que são de díficil remoção e obviamente também exposto à corrosão, ainda que superficial. E depois, qual é o pintor que se dá ao trabalho de a remover na totalidade ???
Assim que possa vou-vos enviar imagens das peças que vos falei e que após 2 anos continuam como novas.
É ver para crer. Mas nestas, como noutras coisas, não há como experimentar.
Um abraço a todos e espero poder ter sido útil.
Whizzzkid