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Área pública => Garagem => Tópico começado por: Vtwin em 27 de Maio de 2015, 07:50

Título: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Vtwin em 27 de Maio de 2015, 07:50
Boas a todos, tenho uma duvida com o aquecimento do motor do meu Corollazito, e gostaria de saber se me conseguem ajudar.
Ora aqui vai:

O carro esteve parado muito tempo, cerca de 17 anos para ser mais preciso, e quando o fui buscar, para além de ter de desbloquear rodas etc, fiz-lhe uma revisão geral, incluindo um radiador novo, bomba de agua nova, termostato novo e anti-congelante, segundo me disseram, do bom.

O que acontece é o seguinte, esteja calor ou frio, mas mais agora com calor. Se andar com ele normalmente, o ponteiro de temperatura nunca passa o meio, mas se apertar com ele, a temperatura chega quase aos 3/4, fica ali entre o meio e os 3/4, e depois desce para entre 1/4 e o meio, e se continuar a puxar por ele, anda sempre nisto.
A minha duvida é se isto é normal? e se existe alguma coisa que poderei fazer para melhorar esta situação, algo como uma ventoinha electrica adicional, ou se algo está mal e deva trocar a bomba de agua e termostato (talvez arranjar um que abra mais cedo).

Agradeço desde já a atenção dispensada ao assunto.
P.S: mesmo assim não duvido que ele me leve até ao fim do mundo e de volta  :thumbsup
Título: Re: Aquecimento de motor 2TB
Mensagem de: Tractortp em 27 de Maio de 2015, 09:07
Pode ser do termostato, abre a uma temperatura mais alta ( 90º ), podes optar por trocar por um a abrir aos 80º
Título: Re: Aquecimento de motor 2TB
Mensagem de: rpm em 27 de Maio de 2015, 13:17
Os carros modernos, para não alarmarem o condutor, têm um ponteiro de temperatura mentiroso que se mantém sempre no meio entre os ~70 e os ~100 graus... Já nos antigos pode não ser esse o caso.

Tenho um com ponteiro realista: em fila de trânsito o ponteiro sobe até 3/4 e depois a ventoinha entra e a temperatura baixa. A ventoinha desliga, a temperatura sobe, e assim sucessivamente.

Ou seja, alguém que conheça melhor o modelo pode opinar melhor, mas é possível que não haja nada de errado com o seu carro.
Título: Re: Aquecimento de motor 2TB
Mensagem de: Brunosantos em 27 de Maio de 2015, 16:18
Vou relatar algo que aconteceu com o TE71 do CCoelho, que pode ajudar ou talvez não  :lol
O TE71 dele, parado a temperatura fixa "no meio", e depois em andamento baixa, só quando abranda é que volta a subir para a posição "normal". No caso dele segundo o mecânico (no qual tenho plena confiança) o termostato está avariado e na posição de "aberto", por norma segundo o mesmo, os termostato dos Toyotas tendem a avariar abertos, o que não é mau de todo porque não leva a estragar nada (caso avaria-se na posição de fechado).
Se calhar o ideal era começar por mudar o termostato, procurando sempre arranjar um original, porque tendo em conta que o carro esteve muito tempo parado, o novo que meteu pode ter ficado estragado, tendo em consideração que foi colocado anticongelante (que em carros antigos deve ser feito com dosagem com água, porque o anticongelante pode ser demasiado agressivo para circuitos antigos em que por norma foi sempre utilizada água) e o mesmo vai por ventura soltar muita crosta do circuito.

:thumbsup
Título: Re: Aquecimento de motor 2TB
Mensagem de: Vtwin em 27 de Maio de 2015, 19:31
Obrigado a todos pela ajuda, vou começar pelo mais barato e trocar o termostato (aconselham original Toyota ou um da concorrência que abra mais cedo?).
O anti-congelante que utilizei foi um para misturar com agua, será melhor um mais barato ( o meu custou uns 20 eur) e misturar agua?
Nos primeiros kms que fiz com o carro ate tive o cuidado de fazer a revisão como falei, e passado cerca de 500 kms, troquei oleo, filtros e anti congelante outra vez, e o anti congelante que saiu nem tinha barro nem nada, alias nem a bomba de agua nem o termostato..
Título: Re: Aquecimento de motor 2TB
Mensagem de: Nersinho em 27 de Maio de 2015, 21:54
Pela experiencia que tenho, não conheço nenhum carro que o "normal" do ponteiro ande acima do meio... em caso de puxar um pouco é normal subir um bocado e depois liga a ventoinha e baixa ate ao meio(mais ou menos)... mas uma vez que meteste anticongelante verifica se o circuito esta bem sangrado (purga), pois altera o ponteiro em caso de haver ar no circuito...

Resumindo pela explicacao que deste  acho que não há problema, uma vez que é um carro antigo aconselho meter a válvula para disparar a ventoinha mais cedo...

Abraço
Título: Re: Aquecimento de motor 2TB
Mensagem de: Vtwin em 28 de Maio de 2015, 07:45
Nersinho agradeço a ajuda, mas acho que não consigo meter a minha ventoinha a disparar mais cedo visto ela trabalhar com a rotação da cambota
Título: Re: Aquecimento de motor 2TB
Mensagem de: RT em 28 de Maio de 2015, 09:57
Pela minha experiência em Toyota's antigos: Após aquecer, ponteiro sempre "um cabelo abaixo de meio". Não passa daí por motivo nenhum. Nem para cima, nem para baixo. Isto baseado em Corolla AE86, Corolla CE100, várias Dyna 150, Hilux LN56.
O meu Lexus IS200 é igual.

Os carros que noto variação de temperatura são normalmente os Alemães e Franceses. O meu pai tem um E30 316i que passa sempre um pouco de meio (ali até aos 100 graus), depois baixa. O mesmo acontecia num Opel Corsa B a gasolina de um amigo meu. Quanto aos Franceses, TODOS os Citroën e Peugeot que tive (a gasolina) faziam isso e é normal. Sobem até 3/4 e depois ficam abaixo de meio quando dispara a ventoinha. O mesmo para uma Berlingo 1.9D que temos cá na empresa desde nova, só que no caso da Berlingo a ventoinha nunca dispara.
Quanto à ventoinha não disparar, as 5 VW Caddy da empresa fazem isso: Aquecem até um pouco abaixo de meio e aí ficam, sem nunca trabalhar a ventoinha.

Quanto ao termostato, é das coisas que compro SEMPRE de origem.
Título: Re: Aquecimento de motor 2TB
Mensagem de: Vtwin em 22 de Junho de 2015, 21:21
Á ida para o encontro de Leiria, ja atrasado (culpo as mulheres) sempre dentro dos limites de velocidade  :wall, o indicador de temperatura la fazia das suas, acima (na foto mostra o maximo atingido) e abaixo...
Quando cheguei a casa depois de arrefecer verifiquei niveis e comprovei que estava tudo em ordem, será que me deva preocupar??
Título: Re: Aquecimento de motor 2TB
Mensagem de: Santos Silva em 22 de Junho de 2015, 22:53
Nessa foto está tudo bem... a essa velocidade é normal a temperatura subir um pouco.

Troca o termostáto. Original abre aos 82º se não me engano e custa uns 20 a 25€. Os da concorrência abrem a várias temperaturas mas tens que escolher o certo. Custam 1/4 dos originais.

Não aconselho a colocar ventoinha elétrica. Começa pelo termostato. Se for preciso manda limpar o radiador (2ª hipotese); a bomba de água também pode ser responsável por esse problema.

E já agora, desde o tempo do Corolla KE20 de 1972 que foi do meu pai, que me habituei a ver os ponteiros dos Toyotas (os que têm ponteiro) sempre a meio e quietos. Isso de andar a subir e descer no para arranca é coisa de franciús.
Esse ponteiro tem que estar sossegado a meio desde que andes a velocidades "normais". :thumbsup
Título: Re: Aquecimento de motor 2TB
Mensagem de: Vtwin em 23 de Junho de 2015, 06:08
Obrigado pelo conselho que irei seguir....embora na foto tenha uma velocidade exagerada, o indicador também faz a mesma indicação se andar pelos 130. A ver se ate ao fim de semana troco o termostato.
Título: Direcçao do TE71
Mensagem de: Vtwin em 06 de Agosto de 2015, 18:25
Boas pessoal, preciso da vossa ajuda.
Tenho um problema na direcção do meu corolla, esta com uma folga descomunal e apareceu assim de repente.
Fui á toyota e dizem que ja nao fazem a peça que eu preciso, mas nao me disseram o nome da peça..
apos alguma pesquisa pela net, la encontrei, acho eu, a peça..uma tal de Tie Rod....
a minha questão é se conseguem identificar a peça perante as fotos que vos apresento, e se sabem onde comprar isso ca em Portugal, de preferencia zona de Lisboa, ou se a peça no link indicado corresponde ao que preciso...
Obrigado desde já pela atençao dispensada...

o Link é:
http://www.ebay.co.uk/itm/NOS-MTR1826-TOYOTA-COROLLA-1979on-CHARMANT-SPRINTER-TIE-TRACK-ROD-END-/371275855674?hash=item5671c3f73a (http://www.ebay.co.uk/itm/NOS-MTR1826-TOYOTA-COROLLA-1979on-CHARMANT-SPRINTER-TIE-TRACK-ROD-END-/371275855674?hash=item5671c3f73a)

Nas fotos tento demonstrar a vista por cima e por baixo, na vista por baixo é visivel a folga que ganhou.
Na foto da vista por cima é visivel que a peça esta aparafusada á carroçaria...

Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: FViterbo em 06 de Agosto de 2015, 20:25
http://carros.pecasautoviaweb.com/rotula-da-barra-de-direccao/toyota-corolla-hatchback-e7-1-6-te71-86cv-gasolina.html (http://carros.pecasautoviaweb.com/rotula-da-barra-de-direccao/toyota-corolla-hatchback-e7-1-6-te71-86cv-gasolina.html)

Mandei vir daqui uma para o meu Starlet há 1 ano e meio, ainda lá está!
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Vtwin em 06 de Agosto de 2015, 21:45
Mas a peça é so junto daquela parte que tem a porca freada ou tambem vem com o braço que liga á carroçaria?
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Umtali em 06 de Agosto de 2015, 21:54
Acho que estão equivocados quanto ao nome da peça ... pelas fotos e descrição acho que precisas do "pendural"  :thumbsup

Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Vtwin em 07 de Agosto de 2015, 06:30
Boas Umtali e obrigado também pela ajuda..
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Umtali em 07 de Agosto de 2015, 10:00
Olhando bem para a segunda foto, parece-me que a porca se desapertou e o parafuso da rotula se soltou (daí ter acontecido de repente)... se calhar basta voltar a apertar a porca e colocar um freio para a segurar  ???

Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Vtwin em 07 de Agosto de 2015, 10:22
Isso é uma esperança grande...quando chegar a casa logo vejo...obrigado mais uma vez pela ajuda Umtali...
Quanto é peça em questão ja encontrei o nome em Ingles e deixo aqui pode ser que ajude alguem no futuro.. pendural de direcção= Steering Idler Arm

a ver se ainda o arranjo a tempo do encontro do domingo  :lol
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: FViterbo em 07 de Agosto de 2015, 15:14
Não digo que seja uma peça diferente, apenas se for o Tie Rod o Vtwin já tem uma solução onde arranjar uma  :lol
Infelizmente dessas peças de direcção percebo muito pouco  :thumbdown:
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Santos Silva em 07 de Agosto de 2015, 23:39
O Umtali está certo: é o pendural.
E pela foto parece apenas que está desaparafusado...
Mas acho que tenho uma coisa dessas... :assobio
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Vtwin em 08 de Agosto de 2015, 08:46
Boas a todos, ontem assim que cheguei a casa do trabalho fui me por debaixo do Corolla para ver realmente se era so apertar realmente...
Infelizmente más noticias, o freio estava no sitio e a folga vem de dentro do casquilho e não da parte da rosca...
Santos Silva por quanto ficaria a peça?? nao sei se preferes enviar o preço por email, mas aqui vai o meu antonio1421arrobagmailpontocom, e ja agora aos demais, será que precisarei de alinhar a direcçao depois de colocar o novo "pendural" ?
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Umtali em 08 de Agosto de 2015, 21:03
será que precisarei de alinhar a direcção depois de colocar o novo "pendural" ?

Não, não vai alterar o alinhamento  :thumbsup
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Vtwin em 08 de Agosto de 2015, 21:44
Fixe.... :lol
Obrigado
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: CCoelho em 10 de Agosto de 2015, 13:44
esse pendural porventura não é o "crenque" da direcção? curiosamente o meu (num carro igual) também se foi assim de repente.
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Vtwin em 10 de Agosto de 2015, 19:36
Epá nao sou nenhum entendido no assunto, mas pelo que tenho lido e me apercebi, o crenque fica do lado esquerdo junto á caixa de direção e o pendural fica do lado direito, por favor corrijam me se estiver errado.
Obrigado por teres comentado que o teu tambem foi assim de repente, pois ja andava a pensar que ele tinha ido á viola por ter tirado uns cms ao carro  :assobio
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Umtali em 10 de Agosto de 2015, 21:41
Citaçãoo crenque fica do lado esquerdo junto á caixa de direção e o pendural fica do lado direito


Correcto ....... excepto nos meus carros que são ao contrário (RHD)  :lol
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Vtwin em 11 de Agosto de 2015, 06:48
Deixa me dizer que ando com a pancada de comprar um RhD....
Infelizmente não posso ter tudo "ainda".
Sei que não e o sitio indicado, e peco desde já desculpas por trazer o assunto para aqui, mas Umtali precisava uma opinião quanto ao inicio de "conservação" ( a palavra restauro nao se aplica neste caso pois nao tenho dinheiro suficiente para o efeito)de uma carrinha que comprei recentemente. A carrinha não e japonesa dai não querer menciona la aqui, esta bastante solida e completa. O problema prende se em que não sei por onde lhe pegar.. pois não queria começar a conserva la e mais tarde por exemplo ter que desmanchar outra vez para fazer algo quando poderia ter feito tudo de uma vez...não sei se me fiz entender??
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Vtwin em 11 de Agosto de 2015, 06:52
Isto a conversa dos RhD. Pois o Sr que me vendeu a Opel tem um corolla ke20 RhD  :thumbsup que se pudesse também o tinha trazido  :lol
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Umtali em 11 de Agosto de 2015, 21:18
CitaçãoPois o Sr que me vendeu a Opel tem um corolla ke20 RhD  :thumbsup que se pudesse também o tinha trazido 


Pelos vistos trouxeste o carro errado ...  :assobio
Contacta-me : uac.restore@gmail.com
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: mizé em 11 de Agosto de 2015, 21:31
Vtwin,

É favor levar o carro certo ao Umtali  :lol
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Vtwin em 11 de Agosto de 2015, 21:47
Hehehehehe, vou combinar com ele a entrega  :lol
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Vtwin em 11 de Agosto de 2015, 22:05
Umtali trouxe a outra mas o meu coração ficou por la.... :tijolos
Mas o negocio não o podia perder...
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Vtwin em 26 de Setembro de 2015, 17:26
Boas a todos, infelizmente preciso dos vossos conselhos/ajuda... apos cerca de um mes de ter colocado o novo pendural, o mesmo ganhou folga igual ao que tinha...alguem pode opiniar a razao disto acontecer? posso adiantar que não ando a apertar com o carro, nem a fazer maluquices...
Isto aconteceu depois de tirar uns cms ao carro, será esta a razão? tenho tambem colocado nas molas umas tiras em borracha para as molas não fazerem o curso todo, poderá ser disto tambem???
Obrigado pela atençao dispensada.
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Umtali em 26 de Setembro de 2015, 21:07
Afinal havia outra ....  :assobio

Pelo que descreves, aparentemente a geometria da direcção está alterada e por isso alguma coisa tem que ceder, neste caso é o pendural  :tijolos
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Vtwin em 26 de Setembro de 2015, 21:24
Obrigado Umtali pelo conselho, como poderei rectificar esse pormenor? e confirmar realmente se é dai?
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Umtali em 26 de Setembro de 2015, 21:45
Citaçãocomo poderei rectificar esse pormenor?

Repor a originalidade ...  :assobio


Citaçãoe confirmar realmente se é dai?

Há demasiadas alterações para poder dar qualquer dica ...    :wall
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: mizé em 26 de Setembro de 2015, 22:26
CitaçãoIsto aconteceu depois de tirar uns cms ao carro, será esta a razão? tenho tambem colocado nas molas umas tiras em borracha para as molas não fazerem o curso todo

Às vezes não corre bem...eu diria que muitas vezes não corre bem, mas como não percebo nada  :hum:
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Vtwin em 27 de Setembro de 2015, 08:13
Obrigado mais uma vez pelas vossas opiniões. Vou averiguar :wall
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: CCoelho em 06 de Outubro de 2015, 14:20
Pessoalmente, não consigo visualizar de que forma o rebaixamento poderá influenciar no esforço dos tirantes de direcção, ainda assim é um facto que com o rebaixamento o angulo entre a caixa de direcção e os braços de suspensão altera-se. Há algo que poderás testar na tentativa de eliminares esse problema... ainda esta semana em conversa com um colega (que tb está aqui inscrito) comentamos a utilização de umas "patelas" normalmente denominadas por RCA ("Roll Center Adjusters") colocados na estrutura da suspensão onde "amarra" o braços de direcção, para a correcção da geometria em carros rebaixados.

Deixo aqui um exemplo do AE86 que julgo ser igual no TE71 pelo menos os segunda fase.
(http://www.ksdengineering.com/assets/images/S12116RC-F-a.jpg)

Montando os RCA's a geometria é corrigida, reduzindo o "body roll" e o "bump steer", com sorte resolve-te esse problema.
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: CCoelho em 06 de Outubro de 2015, 14:27
Agora que voltei a ver a foto que colocaste no primeiro post, acredito que o pendural possa estar sob esforço, pois apesar deste lado não estar a caixa de direcção (LHD) o angulo tb se altera neste ponto.
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Vtwin em 06 de Outubro de 2015, 18:39
Agradeço imenso a ajuda, e ja agora a pergunta da ordem...
Onde se compra esses rcas em Portugal?
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Cke70 em 26 de Outubro de 2015, 16:19
Como disse o CCoelho e bem, existe a possibilidade de corrigir a geometria original da suspensão e direção, usando os RCA. Infelizmente isto não é uma peça de manutenção normal, e portanto não existe em stock em Portugal, essa peça tem de vir de fora, dos EUA, ou então podes mandar fazer uma peça igual em alumínio numa serralharia, para isso precisas de ter as medidas, que podem ser obtidas através da tua base da torre da suspensão e braço de direção, os rca's normalmente têm a altura de 30mm, mas consoante o rebaixamento pode ser necessário mais, mas os 30mm é o normal e o suficiente para o teu caso.

Podes arranjar essas peças aqui: https://technotoytuning.com/toyota/te72/roll-center-adjusters-te72-corolla

Também, caso precises, arranjo-te outro Pendural de direcção NOVO.
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Vtwin em 26 de Outubro de 2015, 18:13
Boas cke70, sim tenho interesse no pendural. Por quanto fica? se possivel envia mail para antonio1421arrobagmailcom com os valores pretendidos. Quanto aos rca tenho de averiguar se alguem me faz, pois ainda sao caros.
Obrigado
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Cke70 em 26 de Outubro de 2015, 18:18
Tens MP.  :)
Título: Bomba de embraiagem Toyota Corolla TE71
Mensagem de: Vtwin em 25 de Janeiro de 2016, 21:14
Boas a todos, alguém me consegue dizer/descobrir o numero de serie da bomba de embraiagem do Corolla TE71? É que a minha está em vias de avariar e encomendei uma pela internet, mas veio errada  :tijolos e agora não sei como identificar a correcta. Posso adiantar que a minha tem o tubo do óleo de travões a sair de lado e a que veio, sai pela frente. Obrigado desde já pela atenção.
Um abraço

Ficam umas fotos para melhor identificar
P.S: A bomba que veio errada esta para venda por 20€, está nova e nunca foi montada. é da marca Japan parts e desconheço em que carros serve, apenas que nao serve no meu.
Título: Re: Bomba de embraiagem Toyota Corolla TE71
Mensagem de: Vtwin em 25 de Janeiro de 2016, 21:24
Aqui estão as fotos
Título: Re: Bomba de embraiagem Toyota Corolla TE71
Mensagem de: Santos Silva em 25 de Janeiro de 2016, 21:56
O que precisas deve ser esta.
Se for, avisa que tenho disponível.

Essa que tens parece ser Datsun...
Título: Re: Bomba de embraiagem Toyota Corolla TE71
Mensagem de: Cke70 em 28 de Janeiro de 2016, 12:37
Boas, também tenho o que queres, é Original Aisin, marca que equipa a Toyota, basicamente estás a comprar uma peça original.

Diz que é para AE86 mas também dá para TE71.

http://olx.pt/anuncio/bomba-de-embraiagem-toyota-ae86-e-te71-IDynamj.html (http://olx.pt/anuncio/bomba-de-embraiagem-toyota-ae86-e-te71-IDynamj.html)
Título: Re: Bomba de embraiagem Toyota Corolla TE71
Mensagem de: Vtwin em 28 de Janeiro de 2016, 18:09
Boas a todos e obrigado pela ajuda. Em principio ja estou safo.
Título: Primeiro susto..
Mensagem de: Vtwin em 03 de Abril de 2016, 18:20
Hoje após vir dum encontro de viaturas "clássicas" fiquei com um soluçar horrível no meu Corolla e o pior aconteceu...Uma avaria ao fim de dois anos de bons kms :(
Em frente a uma multidão de cerca de 10 pessoas, fui obrigado a parar e abrir o capot  :tijolos
De repente apareceram logo "especialistas" a tentar ajudar, pelo que algumas opiniões depois, e para não me chatear, arranquei e fui-me embora, mas passados dois três kms com um grande soluçar, e uma falha enorme (não conseguia fazer subir a aceleração, pois engasgava-se bastante), fui obrigado a parar...
O que poderia ser???? removi os filtros de ar a ver se tinha alguma obstrução, verifiquei os fios de vela a ver se tinha alguma passagem, verifiquei se chegava gasolina, aos carburadores e tudo bem, mas que diabo se passava???
Como na noite passada o Corolla passou a noite ao relento e esteve bastante humido a tarde toda e a noite também, lá pensei eu do alto da minha experiência de "conhecedor" será que a tampa do distribuidor tem humidade?? Comecei logo a pensar porque é que em vez de ter tirado uns cms de altura, não canalizei o dinheiro para um distribuidor electrónico??  :wall
Abri a tampa e não encontrei nada de anormal,e voltei a fecha-la.
De repente apareceu mais ajuda, outro "especialista" e ainda por cima um puto novo :thumbdown:, pensei eu. Expliquei rapidamente o que ja tinha verificado, e o rapaz lá disse: se ja verificou tudo isso, so falta ver se tem algum tubo de vácuo obstruido, pois o carro falha demais. Ainda ele não tinha acabado de falar, e dei logo com a "avaria". Um dos tubos de vácuo que saí por debaixo dos carburadores estava saído do sitio, e assim que o coloquei devidamente, la ficou outra vez a trabalhar como deve de ser.
Gostaria de agradecer ao "rapaz" que me desenrascou, :clap: pois se não tivesse mencionado os tubos possivelmente ainda estava de volta dele no meio da estrada.
Obrigado pela ajuda, e espero que se alguem um dia tenha um sintoma parecido na estrada, se lembre deste meu episódio. :thumbsup
Título: Re: Primeiro susto..
Mensagem de: FC em 03 de Abril de 2016, 19:18
Toyota é toyota, não para nem avaria
Título: Re: Primeiro susto..
Mensagem de: apeado em 05 de Maio de 2016, 15:03
 :thumbsup
Título: Tubos de liquido de refrigeração
Mensagem de: Vtwin em 06 de Maio de 2016, 14:07
Boas a todos, ontem espreitei debaixo do capot do meu Corolla e reparei que os tubos por onde passa agua, tanto os do radiador como da chaufagem, estão ressequidos. (quem sabe ainda de serem os originais visto o carro ter menos de 70mil kms, e ter estado parado muito tempo)
Alguém me sabe dizer onde encontrar os tubos todos necessários? se existe algum kit ou terei de comprar um a um?
O motor em questão é um 2T-B.
Obrigado
Título: Re: Tubos de liquido de refrigeração
Mensagem de: Cke70 em 06 de Maio de 2016, 14:50
Os do radiador com sorte aínda consegues arranjar na concorrência, na Toyota duvido que tenham. Os da saufage é mesmo para esquecer, só mandando fazer uns iguais, ou comprar uns idênticos de outros carros.
Título: Re: Tubos de liquido de refrigeração
Mensagem de: Vtwin em 06 de Maio de 2016, 15:17
 :green: obrigado
Título: Re: Direcçao do TE71
Mensagem de: Vtwin em 10 de Novembro de 2016, 21:10
Citação de: Vtwin em 26 de Setembro de 2015, 17:26
Boas a todos, infelizmente preciso dos vossos conselhos/ajuda... apos cerca de um mes de ter colocado o novo pendural, o mesmo ganhou folga igual ao que tinha...alguem pode opiniar a razao disto acontecer? posso adiantar que não ando a apertar com o carro, nem a fazer maluquices...
Isto aconteceu depois de tirar uns cms ao carro, será esta a razão? tenho tambem colocado nas molas umas tiras em borracha para as molas não fazerem o curso todo, poderá ser disto tambem???
Obrigado pela atençao dispensada.

Boas mais uma vez, neste momento estou outra vez com o mesmo problema do pendural nas coves, na altura instalei uns rcas e pensei que resolvesse, mas nada. Mais alguem se lembra do que podera ser? Sera que tenho mesmo de levantar o carro á altura original? é que gosto tanto dele assim  :wall
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Umtali em 10 de Novembro de 2016, 21:58
Citaçãoé que gosto tanto dele assim

O pessoal não se convence que o material foi desenhado para uma função e não se pode alterar a geometria do carro sem alterar cada um dos componentes que perfazem essa geometria ... fiz-me entender  ???

Neste caso se o pendural está sempre a falhar é porque alguma outra coisa está a causar essa falha - não chega só meter um pendural novo  :wall

Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Vtwin em 11 de Novembro de 2016, 08:36
O meu problema é que meti uns rcas para corrigir a altura que tirei e mesmo assim o pendural foi à viola.
Alguem me consegue dizer a altura ao chao original dum te71 ? Frente e tras se possivel.
Obrigado
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Cke70 em 11 de Novembro de 2016, 10:52
Não sejam tão preconceituosos...lá por não concordarem com essas modificações não significa que as mesmas sejam prejudiciais para o veículo. Andam por aí muitos muitos clássicos rebaixados e sem problemas de direção ou geometria. As coisas têm é de ser bem feitas, o que me parece que fizeste.
Mete-te debaixo do carro e repara se os braços de suspensão estão paralelos ao chão, ou se estão muito inclinados. Se puderes tira uma foto. Cá para mim o problema vem de outro lado. Também é essencial ter direção e geometria da suspensão convenientemente bem alinhada. Ex: Caster, camber e Toe. Ja agora, sabes quanto rebaixaste?
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Santos Silva em 11 de Novembro de 2016, 11:59
O problema do pendural não deve ter nada a ver com o rebaixamento... talvez com a medida dos pneus ser muito larga e fazer mais força na direção ou o alinhamento não estar correto.
A colocação de RCA's terá corrigido o problema do roll center o que é bom mas duvido que tenha alguma coisa a ver com o desgaste prematuro do pendural...
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: rpm em 11 de Novembro de 2016, 14:51
Citação de: Santos Silva em 11 de Novembro de 2016, 11:59
O problema do pendural não deve ter nada a ver com o rebaixamento... talvez com a medida dos pneus ser muito larga e fazer mais força na direção ou o alinhamento não estar correto.
A colocação de RCA's terá corrigido o problema do roll center o que é bom mas duvido que tenha alguma coisa a ver com o desgaste prematuro do pendural...
O offset das jantes também é muito importante.
Tiras em borracha nas molas também são indicadoras de problemas mais profundos nesse setup de suspensão.
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Vtwin em 11 de Novembro de 2016, 18:22
Neste momento tirei as tiras em borracha e pus as jantes originais. Por acaso tambem nunca alinhei a direção.
Vou ver agora com um pendural novo, estas jantes, e sem as tiras como se comporta, se nao resolver, vou mesmo levanta-lo á origem.
Eu tirei 4 cms á altura da mola, levei a uma pessoa que mexe em molas, ele destemperou, tirou a altura e voltou a temperar.
Os rcas que tenho teem tambem cerca de 4 cms..
Ficam fotos que tirei hoje.
Mais uma vez obrigado pelas opinioes  :thumbsup
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Vtwin em 11 de Novembro de 2016, 19:51
Aqui ficam as imagens de como ficou, ao lado dum primo GT  :lol
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Vtwin em 17 de Novembro de 2016, 20:09
Boas a todos, estou neste momento comprador dum pendural de direcção para o meu corolla, se souberem alguem, agradeço.

Obrigado
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: rpm em 17 de Novembro de 2016, 20:16
Tenta aqui: http://www.ssgarage.com/mec%C3%A2nicamechanical (http://www.ssgarage.com/mec%C3%A2nicamechanical)
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Vtwin em 17 de Novembro de 2016, 20:19
Ai ja tinha procurado, mas o que aparece na foto para o KE70 é diferente do meu, só se o SS tiver na "prateleira" e não mostrar nas fotos.
Obrigado pela ajuda RPM :thumbsup
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: rpm em 17 de Novembro de 2016, 20:34
Vale a pena perguntar-lhe.  :thumbsup
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Santos Silva em 17 de Novembro de 2016, 22:38
O do TE é diferente dos outros mas é possível que se consiga adaptar...
Tenho que ver o usado que tenho aqui e comparar com os novos.
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Vtwin em 18 de Novembro de 2016, 05:20
Agradeço a ajuda SS
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Cke70 em 18 de Novembro de 2016, 08:28
Esqueçam o KE70 porque tem um sistema de direção completamente diferente do TE71, felizmente usa o mesmo sistema do AE86, ou melhor, o Ae86 é que usa o mesmo sistema do KE70, portanto é impossível haver pendurais para o ke70.
Eu creio que te consigo arranjar disso novo, vou confirmar.
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Vtwin em 18 de Novembro de 2016, 10:04
Fixe :thumbsup
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Santos Silva em 18 de Novembro de 2016, 16:14
Claro que o KE usa caixa de direcção de pinhão e cremalheira!
A ideia é ver se arranjo de outro modelo que use direção de parafuso sem-fim como a do TE71
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Vtwin em 18 de Novembro de 2016, 17:05
Boas a todos, neste momento e após procura na net e ter falado com alguns membros daqui, vou optar por reforçar um dos que tenho ca por casa. Parece que os do terrano I também se vão e ao serem reforçados aguentam bem.
Vou experimentar.
Obrigado a todos pela vossa opiniao, e ajuda  :thumbsup
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Vtwin em 09 de Fevereiro de 2017, 18:04
Boas a todos,
estou com problemas de motor no meu Corolla, que passo a tentar descrever:
Lavei o motor do meu carro, coisa que nunca tenha feito, e embora tenha isolado os Carburadores, não isolei a bobine nem o distribuidor  :wall.
Acontece que o carro a frio anda normalmente, mas quando aquece falha muito e parece que afoga. De acelerador a fundo engasga-se todo, e com mudança engatada não tem força nenhuma. Se o deixar arrefecer anda outra vez normal até aquecer.
Entretanto ja troquei a tampa do distribuidor, a bobine, e os fios de vela e continua na mesma  :tijolos
Todos os tubos de vacuo parecem em ordem.
Alguém me consegue ajudar a ver se me estou a esquecer de alguma coisa?
Como consigo ver se os platinados estão em ordem?
Fica um video filmado hoje com o acelerador a fundo, para terem uma ideia, e um segundo com ele a trabalhar ao relantim.
Obrigado pela atenção  :thumbsup

https://www.youtube.com/watch?v=7uNJbtwK6Rk (https://www.youtube.com/watch?v=7uNJbtwK6Rk)

https://www.youtube.com/watch?v=d0JcqtqlKJ4 (https://www.youtube.com/watch?v=d0JcqtqlKJ4)



Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Santos Silva em 09 de Fevereiro de 2017, 19:16
No 2º video os tirantes onde estás a mexer são os injetores de de aceleração. A função é injetar uma quantidade de combustível maior para que a reposta seja rápida.

Mas se o motor foi lavado e engasga a quente tem que ser vapor de água em algum lugar... A tampa do distribuidor foi trocada então não pode ser daí...
Terá entrado água para os carburadores?...
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Vtwin em 09 de Fevereiro de 2017, 19:22
Para os carburadores não sei precisar, mas isolei os com plástico, pelo que julgo que não entrou agua..
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Vtwin em 10 de Fevereiro de 2017, 12:32
Boas a todos, e desde já obrigado pela atenção dispensada ao meu problema.
Hoje troquei condensador, platinados e limpei o distribuidor por dentro, e o carrito ficou impecável :thumbsup
Vou voltar ao SSS :dance:
Até breve
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Vtwin em 13 de Fevereiro de 2017, 16:58
Boas a todos, como sei que vocês também gostam destas coisas, entao aqui ficam uma fotos dum pneu e jante original nunca usados dum TE71
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Toylex em 13 de Fevereiro de 2017, 21:04
O mais valioso aí é a cor original para servir de orientação na pintura de outras.
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Santos Silva em 13 de Fevereiro de 2017, 22:43
Concordo com o Toylex.

Havias de ir a uma loja de tintas e tentar encontrar a referencia da cor por comparação com as lamelas que costumam ter.
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Corolla TE71 em 14 de Fevereiro de 2017, 00:09
  O meu te71 também tinha a roda suplente nesse estado...    ::)
Título: Re: Dúvidas VTwin - Corolla TE71
Mensagem de: Vtwin em 19 de Agosto de 2017, 20:38
Boas, alguem me sabe dizer a folga dos platinados do motor 2-TB?