Limpeza/lavagem do circuito de água ...

Iniciado por nunoturbo, 20 de Janeiro de 2006, 16:48

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nunoturbo

Também devido ao meu projecto, NON JAP turbo comprimido, e uma vez que o motor não foi, e espero não vir a ser, aberto, todas as operações de limpeza por dentro e por fora do mesmo, têm que ser feitos com o motor no sítio.

Assim e no seguimento do tópico da lavagem do motor, importa agora descobrir a melhor e a mais eficiente forma de lavar o circuito de água dentro do bloco do motor e bomba de água.

Sei que existem no mercado alguns produtos para este efeito, mas também conheço a má fama que têm enquanto "roedores" de tubos em estado menos bom e alumínios.

Mandei varejar o radiador, e agora está como novo, pintadinho e tudo!

Qual a melhor forma de fazer uma limpeza eficiente ao circuito de refrigeração?

Com que produtos?

Pelo que consegui ver existem sinais de ferrugem nas tubagens, apesar de quando tirei o líquido de refrigeração, só saiu anti-congelante limpinho e verde.

Como conto fazer esta limpeza este fim de semana, conto com a Vossa ajuda! http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">




 



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Corolla KE70L

Excelente tópico, eu quero fazer em breve o mesmo ao meu corolla, nuno, já agora quanto pagaste por "varejar" o radiador?


Corolla TE71

Quando recuperei o meu te71, o mecanico fez algo estranhissimo!! Encheu o pote do radiador com uma "mistela" feita por ele..... metade anti-congelante, e a outra metade vinagre http://www.deephousepage.com/smilies/fun_84.gif ALT=":[fun]"> , disse-me para dai por uns dias retirar tudo e atestar só com anticongelante!
 A verdade è que voces não imaginam a quantidade de pocaria que saiu do circuito, e agora, ao fim de todo este tempo quando o motor foi aberto, todo o circuito encontrava-se limpo ainda!!
 O ùnico problema que ele me falou que poderia ter era rasgar alguma rela que já não se encontra-se nas melhores condições!

TE71 POWERSLIDER

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nunoturbo

Vítor, para varejar o radiador paguei 25€.

corollate71, essa do anticongelante e vinagre deixa-me tentado a experimentar... se uma rela abrir, que abra logo e que não me deixe ficar mal quando eu menos esperar!.http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Miguel, qual é a proporção de mistura?



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Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=nunoturbo@amigosdosjaponesesantigos>nunoturbo at: 20/1/06 16:55
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s 800

Nuno, há uma historia com não sei quantos anos de um circuito de Vila Real ( e ainda não existiam anticongelantes...) em que um carro com problemas de sobreaquecimento fez o primeiro lugar depois de "botar uma bela de uma pinga de verde branco" no circuito de refrigeração... http://www.deephousepage.com/smilies/acclaim.gif ALT=":[acclaim]">

Nem varejou radiador, nem abriu rela... só deve mesmo ter aberto o garrafão. http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">

Vai numa dessas.http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">  

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nunoturbo

Pois, mas se calhar isso aconteceu num carro " a sério", este é um simples franciú!...



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Corolla TE71

Nuno, penso que foi 50-50, metade vinagre, metade anticongelante! Vou perguntar ao "mestre" Cunha e depois confirmo!
 Era bom ouvirmos também a opinião do mazdaman!!!http://e4u.consoleradar.com/crazy/485.gif ALT=":[todoouvidos]">  

TE71 POWERSLIDER

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nunoturbo

Falei com o MazdaMan via tlm e ele sugeriu-me a aplicação unica e simples de anticongelante para -20º.

Fui comprar anticongelante mas o único que encontrei foi da ELF para -15º. Comprei, já apliquei e a conselho do MazdaMan vou utilizar durante uns 300 ou 400 km, e depois deitar  fora e voltar a encher com líquido novo.



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Então basta trocar o fluído, não é necessário lavar o circuito?


MazdaMan Toninho

É assim; depois de lavado o radiador, resta apenas "limpar" os canais internos do motor, interior da bomba de água etc....
Na minha experiência, mesmo com uma cabeça e um bloco todos desmontados, depois de imersos e bombardeados durante 1 semana completa, nada retira a camada de "castanho.lama" que está agarrada ás paredes.
Só com escovas, ou com químicos muito agressivos.
Também, essa camada, não faz mal nenhum. Depois de completamente limpa, é uma questão de uns 5000 kms e está lá tudo outra vez.
Então porque arriscar com químicos agressivos que podem não ser compatíveis com as borrachas e plásticositos que estão pelo motor dentro??? Danificar um O ring que no R5 Turbo está debaixo das camisas dos pistões, significa abrir o motor todo.€€€€´s
Cautela.

O uso continuado de líquidos anticongelantes
( e "anti".ferrugem) é recomendado em motores que sejam de alumínio. A água da torneira, corrói o alumínio a longo prazo. (especialmente R5´s, 127´s, Uno´s, Vw´s etc...)

Anto congelates comtêm uma percenagem de glicol (um alcool). Quanto mais baixa a temperatura d eprotecção do anticongelante, masi glicol tem ( -20ºC tem muito mais glicol do que -5ºC)
O da Elf é muito bom. Algumas marcas (inclusive umas portuguesas á venda em super´s) são pouco recomendáveis (por mim). Valor significa qualidade logo não pode ser quase de borla.


 


rventura

REGRA DE OURO!!!

PREÇO / QUALIDADE   http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">  


Corolla KE70L

Eu tenho aqui em casa o elf, aquilo tem um aspecto esquisito, tem um cheiro nojento, por isso deve ser mesmo bomhttp://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol"> http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">  


MazdaMan Toninho

O rótulo e a ficha técnica diz; não beber/ingerir.
Por um bom motivo.
O Elf é dos melhores. Caro, bom e honesto. Como deve ser.


nunoturbo

Mas há ELF -20ºc?

É que não encontro nada disso aqui pelas redondezas...



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Corolla KE70L

Nuno fui agora confirmar, o meu da elf é só até menos 15 graus, acho que foi comprado na makro, não sei se haverá lá de -20 graus, mas posso dar lá um salto e confirmarhttp://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">