1- Gostava de esclarecer com os mais experientes, se o friso em inox que vem originalmente nas embaladeiras do Celica TA22 é fixo só por baixo da embaladeira e onde o friso já traz uns furos, ou se também leva rebites a todo o comprimento na lateral que fica visivel, é que os frisos da meu estavam rebitados na lateral.
2- Para quem já restaurou um TA22 como fez com a grelha do radiador ? Como a pintou, é que a grelha tem uns filetes na vertical em cromado e a restante grelha é pintada a cinza, isolar o cromado é tarefa muito dificil e morosa, pintaram uniformemente em cinza ???
Pela minha (ainda) pouca experiência com o Celica ...
1 - Os frisos fixam com umas molas e NUNCA levam parafusos, rebites, etc :thumbsup
2 - ainda não tratei de nenhuma - quando lá chegar espero já ter mais informação ... :angel:
Falaram-me que há um isolante que se pode aplicar nas zonas que não se quer pintar. Acho que é da 3M. Aplica-se o isolante nas zonas, neste caso cromadas, pinta-se e depois remove-se o produto.
Tenho de pesquisar ao certo qual é esse produto.
Da minha experiência pessoal a isolar zonas quando pinto, no meu caso modelos de aviões japoneses da II guerra mundial :green:, sendo o principio o mesmo a marca que uso é MASKOL.
Trata-se de um liquido que após ser colocado nas zonas que NÃO queremos pintar, ganha uma textura aborrachada que após a secagem da pintura se descola com a maior facilidade , não deixando marcas ou manchas na zona que esteve a proteger.
Deixo aqui imagem do produto;
http://imageshack.com/a/img838/944/4qmq.jpg (http://imageshack.com/a/img838/944/4qmq.jpg)
BOA ! Isso é capaz de ser a solução, só é pena mesmo é o cromado da grelha que pretendo isolar não estar com a qualidade de novo, mas agora o que interessa é mesmo uma solução para o isolar, pois a grelha toda pinada de cinza, iria ficar fora do original e com menos beleza.
Contudo se houver outras soluções além do Maskol, é favor partilhar :thumbsup
Quanto à primeira pergunta, o Umtali tem toda a razão.
Leva umas molas de plástico no topo e por baixo é aparafusado nos furos originais que lá estão.
São estas da imagem.
:duh: Já estou tramado, como é que vou tapar os furos dos rebites... :redface
E estas molas arranjam-se ? Na SSGarage tem ???
CitaçãoJá estou tramado, como é que vou tapar os furos dos rebites...
Arranjas um bom soldador para tapar os buracos e mandas cromar :thumbsup
Citação de: Umtali em 26 de Maio de 2014, 21:47
CitaçãoJá estou tramado, como é que vou tapar os furos dos rebites...
Arranjas um bom soldador para tapar os buracos e mandas cromar :thumbsup
Pois já tinha pensado nisso, mas os frisos estão tão sujos e encardidos de lixo, alcatrão e tinta que ainda não percebi se são em aluminio ou aço-inox.
Mas pela leveza parecem ser em aluminio e também porque numa das pontas usei o berbequim com o escovilhão de arame e parei logo por não ter gostado da agressividade do arame na peça :thumbdown:
São de aço inox
As molas é provável que ainda se arranje. Estão lá os furos na carroçaria, certo? Os de cima, não os do meio...
Levou embaladeiras novas, por isso furos não existem, vai ter de ser tudo furado.
Estou comprador dessas molas, se me arranjar através SSGarage não vou andar à "caça" disso :thumbsup
Fotos dos frisos das embaladeiras, e depois de ver bem, não consigo imaginar como é que as molas seguram o friso à carroçaria :redface
Na 2ª foto vê-se uma dobra que deve encaixar na mola que fica ao alto na carroçaria.
Depois o friso da embaladeira é preso no fundo.
Fica aqui um desenho que pretende representar em corte o que acabei de referir.
Agora com esse projeto de "Engenharia" dá para perceber como funciona :thumbsup
Vai ser é uma engenharia fazer os furos para as molas na embaladeira :redface
Vou dar a minha humilde opinião, o meu celica levou as molas conforme original porque ainda tinha os furos originais (e ainda as consegui arranjar num concessionário Toyota), para quem realizou um investimento de colocar embaladeiras novas, acho que fura-las é um crime, até porque o motivo delas terem apodrecido foram os furos, das molas ou dos parafusos que muitos celicas tem. Se fosse eu arranjaria outra solução que não implica-se furar novamente as embaladeiras.
:thumbsup
Faz todo sentido. :thumbsup
Acho que se estivesse na posição de tomar a mesma decisão ia pelo original só porque sim. Ao mesmo tempo, enchia de cera as embaladeiras, painel lateral, cavas de roda etc. Por outro lado, se isto corresse mal o carro passaria a vida sujo devido à cera a escorrer e o custo de fixar as embaladeiras da forma original pode não fazer sentido face ao beneficio.
Anyway, é bom ter mais que uma opção para o mesmo problema. :D
Mas a opção de fixar os frisos sem molas, será através de uma massa/cola ???
Haverá algo nesse sentido que dure tempo razoável até o friso começar a descolar ???
Depois de repensar este assunto, passei a gostar mais da opção que o Bruno Santos deu. Tanto pelas razões mencionadas como pelo custo. O único problema que encontrei foi chegar à mesma pergunta que o Toylex! :lol
Há fita cola de duas faces apropriada para esse efeito. 8)
:green:
Este carro dá 200 pah! :lol
há produtos cola e veda de várias marcas que acho o mais indicado para esse efeito e são menos uns furos para ganhar ferrugem no futuro! :thumbsup