Re Cromar Plásticos

Iniciado por SPJ_KE25, 15 de Janeiro de 2010, 10:16

Tópico anterior - Tópico seguinte

SPJ_KE25

Estive a procura mas não encontrei nenhum tópico com a questão que vou colocar pelo que se alguém me puder ajudar agradeço.

Preciso re cromar umas peças em plástico para um clássico que estou a restaurar, já encontrei a empresa que vai fazer o trabalho pois estive lá pessoalmente mas eles pediram-me para que eu entregue as peças o mais limpas possível em especial aquelas que já foram cromadas no passado pois o novo cromo só adere em condições se não estiver lá o antigo.

Tenho então umas peças de plástico para decapar e já usei 3 tecnicas no entanto estou sem conseguir terminar o trabalho.

1 - O que estava a saltar eu fui arrancando com as unhas mas depressa deixei de conseguir arrancar o resto

2 - Usei uma máquina de pressão de água que tem força para cortar a pele humana entre outras coisas e saltou muito cromo antigo mas cheguei a uma parte em que já não sai mais

3 - Por fim usei uma pistola de ar quente que resulta muito bem que o cromo descola só que deforma a peça pelo que não é solução

Alguém me sabe dizer como posso retirar o cromado todo de peças de plástico para re cromar?

Obrigado.

Toylex

Citação de: SPJ_KE25 em 15 de Janeiro de 2010, 10:16
Alguém me sabe dizer como posso retirar o cromado todo de peças de plástico para re cromar?

Obrigado.


E onde mandas "re cromar" não sei de ninguém que o tivesse conseguido.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

SPJ_KE25

Em Leiria na Embalnor, estive lá e vi alguns trabalhos deles que posso afirmar que ficam muito bons!

http://embalnor.pt/

RSilva

Também procurei uma empresa que fizesse esse trabalho e encontrei uma no Porto, mas no meu caso não foi possivel porque a parte cromada estava vulcanizada à consola central e a cromagem é feita em banho de imersão.
Não sei se é possivel remover a cromagem com decapante para plásticos mas talvez na tal empresa conheçam alguma técnica.

SPJ_KE25

Parece que a solução passa pela utilização de ácido cloridrico pelo que vou experimentar a depois vou colocar aqui as fotos e o respectivo resultado.

Santos Silva

RSilva:

Manda-me o contacto dessa firma no Porto, p. f.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

RSilva

Citação de: Santos Silva em 18 de Janeiro de 2010, 22:28
RSilva:

Manda-me o contacto dessa firma no Porto, p. f.

Em Rio Tinto:
http://riotinto-porto.olx.pt/cromagem-de-plasticos-iid-18905784

Em Vila nova de Gaia:
http://www.crojaf.pt/galvanoplastia.html

Só cheguei a contactar o 1º mas não tenho feedback do trabalho porque acabei por não fazer nada.

SPJ_KE25

!!RESOLVIDO!!

Para os interessados fica aqui a informação de como cromar plástico retirando o antigo cromado.

Basta ir a uma drogaria e comprar ácido cloridrico (ácido moreatico) e sem diluir colocar num balde de plastico com as peças para retirar o cromado. Este processo é algo perigoso pelo que devem ter o máximo cuidado a manusear o ácido e não o respirem em situação alguma pois podem passar umas noites menos boas como foi comigo...

Dependendo das peças, do seu estado e do cromado que ainda têm é necessário verifica-las de vez em quando pelo que há peças que em poucas horas estão prontas enquanto que outra precisam de vários dias e até mesmo mudar o ácido que vai ficando saturado (pelo menos foi o que me pareceu)

Depois deste processo elas estão como novas para ir cromar e ai basta enviar por exemplo para a Embalnor em Leiria e o trabalho fica perfeito. A ter em atenção que todo e qualquer risco vai ficar visível na cromagem pelo que convém dar um jeitinho às peças se necessário.

Umtali

Excelente dica que certamente será útil a muitos de nós  :thumbsup

João Freire - Sócio AJA nº 11

Flyingtiger

Caro SPJ-KE25,

Grande dica, isto é que trabalhar para a nossa comunidade.

Boa :thumbsup
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

Camry 2200

Viva,

Muito interessante a tua experiência. Tenho uma questão: Há problema da peça ficar baça ao prepara-la para a cromagem? Ou é necessário polir para ficar brilhante?
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

SPJ_KE25

Não é necessário nenhum polimento especial. A peça tem é q ficar completamente lisa senão qualquer risco vai-se notar.

Até agora as peças continuam imprcáveis!!!

Cpts
Sofia

Jersey

Palavras para quê... muito obrigado pela partilha, SPJ_KE25  :thumbsup
Atenciosamente, Roberto Henriques