AJA - Amigos dos Japoneses Antigos

Área pública => Geral => Tópico começado por: rpm em 02 de Novembro de 2015, 16:35

Título: Inspiração
Mensagem de: rpm em 02 de Novembro de 2015, 16:35
Há quem não goste de carros Japoneses por serem pouco originais.
Neste tópico proponho-me a investigar a veracidade desta afirmação.

Começando pelo princípio...

1934 Chrysler Airflow -> 1936 Toyota AA
[attach=1][attach=2]

Este caso é óbvio e inquestionável, a própria Toyota admitiu a inspiração, não só a nível de desenho como de arquitectura e conforto.

ps: este tópico não é para deitar abaixo, é para aprendizagem! Quanto mais informados formos, menos "talibãs" seremos...
Título: Re: Inspiração
Mensagem de: rpm em 02 de Novembro de 2015, 16:56
1967 Ford Mustang Fastback -> 1973 Toyota Celica Liftback

[attach=1][attach=2]
Título: Re: Inspiração
Mensagem de: Kaizen em 02 de Novembro de 2015, 21:25
Se explorares modelos anteriores à década de sessenta, grande parte são modelos desenhados sob licença.

O AA recorreu a um outro modelo para a mecânica e outros pormenores. Não me recordo bem da história.

Celica coupé -> Camaro.
Mazda 1000 coupé -> não me recordo do modelo, mas já não o vi ao vivo e é cara chapada.
Hino Contessa -> Renault 8.
O Corolla E1 teve como benchmark o Opel Kadett A.
O GT86 teve o Porsche Cayman, Ferrari qualquer coisa, Mazda MX-5...
Título: Re: Inspiração
Mensagem de: rpm em 02 de Novembro de 2015, 21:36
Obrigado, vou investigar. :)
Adoro estudar estas coisas.
Título: Re: Inspiração
Mensagem de: rpm em 02 de Novembro de 2015, 21:41
1962 Lotus Elan -> 1989 Mazda MX-5

[attach=1]
Título: Re: Inspiração
Mensagem de: Santos Silva em 02 de Novembro de 2015, 21:51
Lotus Elan tem o chassis em "X" que foi usado pelo 2000GT
Não me parece ter tanto a ver com o MX-5...
Título: Re: Inspiração
Mensagem de: rpm em 02 de Novembro de 2015, 21:56
É exactamente o mesmo conceito de carro (roadster leve e divertido), só que em "fiável".

A nível de design de frente vê-se melhor a inspiração:

(http://roa.h-cdn.co/assets/15/28/1280x853/lotus-elans-john-lamm-0726.jpg)

Leitura recomendada: http://www.roadandtrack.com/car-culture/classic-cars/news/a21126/the-allure-of-the-lotus-elan/ (http://www.roadandtrack.com/car-culture/classic-cars/news/a21126/the-allure-of-the-lotus-elan/)
Título: Re: Inspiração
Mensagem de: rpm em 02 de Novembro de 2015, 21:59
E agora uma sequência. Vidro traseiro bipartido:

1968 Lamborghini Espada -> 1988 Honda CRX -> 1994 Mazda 323 -> 2004 Citroen C4 -> 2006 Honda Civic -> 2010 Honda CRZ -> 2012 Honda Civic

[attach=1][attach=2][attach=3][attach=4]

(só dá para colocar 4 fotos)
Título: Re: Inspiração
Mensagem de: rpm em 02 de Novembro de 2015, 22:05
Rui, relativamente ao Mazda 1000 Coupé o que me salta à vista é a linha de carácter saliente a toda a volta do carro. Diria portanto que se trata de um dos muitos discípulos do Chevrolet Corvair. É nele que estavas a pensar?
Título: Re: Inspiração
Mensagem de: rpm em 02 de Novembro de 2015, 22:48
1967 Porsche 911 Targa -> 1975 Chevrolet Camaro/Pontiac Firebird -> 1976 Porsche 924 -> 1978 Mazda RX-7 -> 1982 Chevrolet Camaro/Pontiac Firebird -> 1985 Mazda RX-7


(http://news.boldride.com/wp-content/uploads/2014/01/01-1967-Porsche-911-Targa.jpg)
[attach=1][attach=2][attach=4][attach=3]

(http://i.imgur.com/DAwpyL5.jpg)
Título: Re: Inspiração
Mensagem de: rpm em 02 de Novembro de 2015, 23:15
Grelha "osso de cão", capot com "power bulge invertido" e vinco central.

1968 Ford Escort -> 1970 Datsun 100A

[attach=1][attach=2]
Título: Re: Inspiração
Mensagem de: Kaizen em 03 de Novembro de 2015, 20:44
Não me recordo se era o Corvair (que eu gosto muito) ou se era um dos spinoff´s ou um modelo parecido.