Suzuki Swift GTi - 1989

Iniciado por Camry 2200, 19 de Julho de 2010, 15:06

Tópico anterior - Tópico seguinte

Kaizen

Camry,

  Está na hora de uma fotos mais artísticas por aqui. Tens de nos mostrar mais detalhes de um carro que vai sendo raro de ver, ainda por cima nesse estado  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Camry 2200

Kaizen, já ando a tratar disso. A verdade é que o carro ainda não está a meu gosto. O objectivo é ficar o melhor possível sem fazer um restauro completo.
Entretanto estou a ter alguns problemas com a electrónica e ainda não posso andar com ele com confiança.

Em relação à carroçaria existem alguns pontos de ferrugem que têm de ser resolvidos... mas tudo a seu tempo. Gostava de ir nele ao próximo Informal Norte.
A ver vamos.  8)
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Camry 2200

Viva,

Ultimamente não tenho podido dar noticias.  >:D

Vou só deixar aqui umas fotos mais actualizadas do Swift.  :)



Ainda faltam uns mimos. Mais tarde coloco aqui o que já foi feito.

Abraço
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Flyingtiger

José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

Kaizen

Está cheio de pinta.

Era muito giro se o AJA pudesse juntar este Swift GTi e o Charade GTti do João Praia numa exposição.  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Flyingtiger

Kaizen, grande ideia :thumbsup

O Stand de exposição embora estático, recheado com essas preciosidades, iria parecer que estava em "grande velocidade"  :lol
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

Camry 2200

Este carro está a ser uma odisseia...
A parte electrónica está completamente à deriva. Parece um cobertor curto. Tapa-se de um lado, destapa o outro e anda-se nisto. A ECU diz que é o sensor de massa de ar, verifica-se o sensor e está bom. Monta-se de novo, já não dá. Passado um bocado, o erro vem do sensor de posição do acelerador. Verifica-se e nada. Depois não chega gasolina aos injectores. Desmonta novamente. Injectores OK. Volta a montar, o carro pega e volta o erro do sensor de massa de ar...  >:D >:D >:D >:D >:D >:D >:D >:D >:D >:D >:D >:D >:D Depois de muitas voltas dar, concluiu-se que o problema base será da instalação eléctrica que, à mistura com um sistema de alarme mal instalado por alguém e que mais parece uma ramada de vinho de pacote e o facto de ter estado muito tempo (1 ou 2 anos) num sitio com muita humidade (o carro estava branco por dentro quando o fui buscar) , esteja a dar raia da grossa!

Ora como o orçamento para reparar tudo é muito elevado (cerca de 10 vezes ou mais do que o que dei pelo carro) e como eu não quero para já fazer um restauro a sério porque a prioridade é o KE20, e como quero andar de Suzuki de vez em quando (participar nos eventos etc.), decidi acabar com a electrónica temporariamente. (Não me crucifiquem :eusa_pray:)

Pesquisei e vi que nos clubes Swift que encontrei é comum fazer-se esta alteração. Deitei mão à obra:

- Fabricar um colector de admissão adaptado para carburadores (feito por mim por isso é que fica em conta 8) )
- Adquirir uns carburadores
- Adquirir uma bomba tipo facet
- Adquirir um regulador de pressão de gasolina

Já está pronto. Os pontos positivos são:
- Pega à primeira só com "meia volta" no motor de arranque
- não engasga
- não dá erros na centralina   :lol,
- tem o ralenti certo
- noto muito mais força em baixa rotação (posso ir em 5ª a 40Km/h e carregar que responde logo e desenvolve bem)

Pontos negativos:
- Gasta que se farta (mas melhorando a afinação dos carburadores deve-se conseguir baixar o consumo)
- Não é original (mas é reversível porque a qualquer momento e encontrando peças volta ao normal em muito pouco tempo)

Para já só fotos de telemóvel. Em breve coloco melhores:
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Flyingtiger

Grande peça essa que amigo fez :clap: :clap:

Na minha opinião o importante é o carro já circular pois não se veêm muitos desses "meninos", depois se a ideia é voltar á originalidade quando possível, acho aceitável.

Aproveite bem esses momentos de prazer na condução  :thumbsup
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

prelude guy

EH lá, mas que belo trabalhinho.  8)

Vou já reclamar  >:D que andar para trás num carro de injecção não é "serviço", mas sem dúvida que foi um serviço muito bem feito.
E logo com 4 carbs, como certos motores devem ser servidos  :angel:

Conta lá mais. Foi fácil fazer o colector? De que é que precisaste mesmo? E os carbs? São de que marca e arranjam-se fácil? E logo 4 não ficaram mais dispendiosos que a reparação da electrónica?

E o mais importante está feito. Ter Swift para andar  :thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Camry 2200

prelude guy, é verdade, também gostava mais de ter a electrónica. Ainda para mais tem uma placa porreira na admissão a dizer EPI com letras bem grandes...  :D

Os carburadores são de uma Ninja ZX7R que foram os que encontrei a melhor preço  :D (foram oferecidos por um amigo que já não ia precisar deles num projecto do género). De qualquer forma, se os fosse comprar, custavam entre 100 a 150 euros ou menos até. No ebay aparecem muitos, mesmo de outras motas parecidas servem. Isto digo com base no que fui assimilando nos projectos que vi no teamswift e no redline gti. A única modificação que tive de fazer foi alterar os gicleurs de 1,3 para 1,5. Quando o experimentei a primeira vez sem modificar o carro não passava das 4000 rpm, faltava bebida :eusa_think:

O colector ficou-me em perto de 50€ que foi o preço do alumínio em bruto, a mão de obra é minha portanto também ficou económico. A facet e o regulador custaram cerca de 60€ também no ebay. Depois foram precisas mais umas pequenas coisas (abraçadeiras, tubo de gasolina, tubo de silicone para ligar os carburadores ao colector etc). Deu para aproveitar a tubagem da gasolina original a passar pelo filtro original.

Portanto, isto comparado com:
- Sensor de massa de ar: €800 + IVA
- Sensor de posição de acelerador: €350 + IVA
- Mão de obra de um electricista com paciência, mais a reza para que ele desse conta do recado rápido. ???

Foi mais fácil assim. Mas prometo que volta à origem. Quando acabar o toyota, vai este ao osso também!  8)

O problema agora é mesmo chaparia. Á volta do vidro da frente tem alguns pontos de ferrugem mas resolve-se bem. O problema são os frisos laterais que ficam por baixo do vidro que estão feios e que a Suzuki já não tem para venda. O aileron traseiro também está um bocado estragado e também não há. Ou mando fazer um em fibra ou então é ter a sorte de arranjar outro!

No interior falta-me um suporte da chapeleira e a chapeleira. Também não há na Suzuki e também não sei como vou arranjar. Mas há-de arranjar-se!  8)
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

Esse colector deu-me umas ideias!  :green:

Está um Swift GTi MKI de corridas à venda (é conhecido), conheces?
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Camry 2200

Não conheço. Já vi o anuncio e contactei o proprietário para saber se tinha algumas das peças que me fazem falta. Mas não tem nada  :(

Entretanto anda aí outro anuncio de outro MK1 branco que está muito bom. €4 500,00

Que ideias tiveste? Também vais regredir algum motor?  :lol
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

Não, não!

Eu apoio a Luta Contra a Fome... portanto, preciso de mais alimento para o motor do Civic  :angel:
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Camry 2200

 :lol

Vê lá se não lhe dá uma congestão!  :D
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

Tenho de falar com um nutricionista.  8)
Rui Coelho
Associado AJA Nº1