AJA - Amigos dos Japoneses Antigos

Área pública => Geral => Tópico começado por: Carlos Vaz 75 em 18 de Maio de 2004, 23:17

Título: ARNA
Mensagem de: Carlos Vaz 75 em 18 de Maio de 2004, 23:17
Conhecem o ARNA?
Como o encaram? É um Japonês ou um Europeu?

Boas curvas
Carlos Vaz

Título: xarammm
Mensagem de: oparidae em 19 de Maio de 2004, 04:28
Google Powa! tb nao conhecia...:[humm]



Overview
On 9th October 1980 in Tokyo, Ettore Massacesi and Takashi Ishihara signed the accord forming AR.N.A. SpA (Alfa Romeo Nissan Autoveicoli). Three years later, at the Frankfurt Motorshow of 1983, the result was launched, the Arna. It was basically a Nissan Cherry (or Pulsar) bodyshell and rear suspension fitted with an Alfasud engine, drivetrain and front suspension. The independent rear suspension of the Cherry made it the first production Alfa Romeo to have such a layout. The body panels were shipped from Japan to the all new assembly plant at Pratola Serra near Naples.

It was available with the 1186cc (63bhp), 1350cc (71 or 86bhp) and 1490cc (95bhp) engines and either three or five doors. Despite the (supposed) economic logic of this union, the Arna was never very successful and production ceased after only three years.

It was also badged the Nissan Cherry Europe and sold through Nissan dealers - this is easily recognizable by the different rear light treatment to the standard (Japanese) Cherries.







Technical Details
  Driveline longitudinal engine at front with front wheel drive
Engine 1186cc 4 cylinder horizontally opposed with 68bhp @ 6,000rpm
1351cc (80x67.2mm) 4 cylinder horizontally opposed with 86bhp @ 5,800rpm
1490cc (84x67.2mm) 4 cylinder horizontally opposed with 95bhp @ 5,750rpm
Suspension front : MacPherson strut with telescopic dampers and coil springs plus anti-roll bar
rear : independent with telescopic dampers and coil springs
wheelbase : 2416mm
front track : 1392mm
rear track : 1402mm
Brakes front : discs
rear : drums
dual hydraulic circuit with servo assistance
Gearbox 5 speed manual
Steering Rack and pinion
Kerb weight 1.2 3-door/1.2 5-door/1.3ti : 850kg (all)

 

Título: Re: xarammm
Mensagem de: nunoturbo em 19 de Maio de 2004, 14:47
Dasse...

Olha um lobo vestido com pele de carneiro....

Xô Satanás, xô Satanás!!!!!!!!!!!!!!!!



Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Título: Hahahahha
Mensagem de: 2FX em 19 de Maio de 2004, 15:23
:[rotfl] :[rotfl] :[hihih] :lol
Desculpa lá Nuno, mas essa expressão.............
5 ESTRELAS * * * * *
:[beer] :[fixe]  

Título: arna
Mensagem de: ximba em 19 de Maio de 2004, 15:28
... e depois dizem que os Japoneses é que andam com a máquina fotográfica para copiar...

Título: Re: arna
Mensagem de: oparidae em 19 de Maio de 2004, 15:57
nao propriamente de copiar mas sim mais numa onda de cooperação.. Quanto À fama dos japoneses copiarem..

Por mais incrivel que pareça.. até tem as suas razoes

no1. O verbo aprender japones, é sinomino de copiar ou fazer igual. (facto)

no2. Por exemplo, nas feiras que eu assisti há uns anos atrás de venda de maquinas industriais, quando vinham os :[nuno]  com as suas makinas, tapavam os artigos!. Ou entao, corriam o risco de no ano seguinte aparecerem umas iguais ou melhores com metade do preço.

P.s-Melhorar coisas já existentes nao é assim tao mau e nao é tao facil como parece. Isso nao se aplica a todos os carros japoneses nem mto menos À mecanica deles.

Celica ST - Suave Tentação

Título: Re: arna
Mensagem de: mindprobe em 19 de Maio de 2004, 20:10
São vários os casos identicos ao ARNA, os rover 213 são basicamente Hondas Civic, os triumph acclaim penso q são hondas accord, a datsun fez varios carros nos anos 50/60 sob licenca da Austin, existe o datsun sado, feito em Portugal, o SADO tambem nacional mas com costela japonesa, ainda o Mitsubishi Colt dos anos 70 que foi vendido com Chrysler, Vaillant e Dodge

quanto a mim qualquer carro apesar de nao sêr um japonês puro se calhar ate terá lugar no AJA, mas isto é daquelas situações que devem sêr discutidas, no caso dos datsun não existem duvidas pois trazem o nome da marca japonesa, agora os outros...

penso que pelo menos os mitsubishi, pelo facto de nao existirem muitos, se aparecer algum dodge,chrysler,vaillant acho que se enquadra bem no AJA tal como os SADO

é a minha opinião

KAMIKAZE MINDPROBE

Título: Re: arna
Mensagem de: Carlos Vaz 75 em 19 de Maio de 2004, 20:37
O ARNA foi resultado de uma "joint venture" entre a Nissan e a Alfa Romeo, em que básicamente o carro era um Nissan Cherry com motorizações do 33!
É considerádo pelos Alfistas como a "verdadeira ovelha negra" da Alfa.
Eu considero-o uma curiosidade e um enorme erro estratégico de ambas as marcas.

Boas curvas
Carlos Vaz

Título: RE: Arna
Mensagem de: lcoelho em 19 de Maio de 2004, 20:57
Já agora acrescento:
Honda Concerto/Rover 414
Mazda 121/Ford Fiesta
Nissan Cubistar/Renault Kangoo
Nissan Primastar/Renault Traffic/Opel Vivaro
Suzuki wagon R/Opel Agila

Talvez se fosse agora o Arna fizesse outro sucesso. Não sei porquê mas só agora as pessoas começam a dar o devido valor aos carros japoneses (design incluido). O sucessor do carro dos anos 80 seria por ex. o ARNA Almera GTA... :[humm]  

Título: Re: RE: Arna
Mensagem de: DXCup Racer em 20 de Maio de 2004, 03:30
Lá vou eu falar do TOP GEAR outra vez.


Por acaso este veiculo não foi aquele que o Jeremy Clarkson "explodiu" num dos seus programas?

Segundo ele, passava-se com o facto da eletronica e motor ser ITALIANA e o exterior ser JAPONESES... o gajo passava-se por não terem feito AO CONTRÀRIO.

O DEFEITO DA TOYOTA é não saber fazer velocimetros... são sempre curtos!

Título: Re: RE: Arna
Mensagem de: jcsantos em 20 de Maio de 2004, 05:24
O Triumph Acclaim era um Honda Ballade, este modelo nunca foi comercializado na Europa por causa do Triumph, situava-se acima do Civic e abaixo do Accord.

Além dos casos que já aqui foram ditos ainda há bastantes mais, alguns nunca comercializados na Europa.

Nissan Interstar / Renault Master / Opel Movano
Nissan Terrano II (1ª e 2ª geração) / Ford Maverick
Nissan Patrol GR / Ford Maverick (Austrália)
Nissan Quest / Mercury Villager
Nissan Platina / Renault Clio 4portas
Toyota Hilux / Volkswagen Taro
Toyota Cavallier / Chevrolet Cavallier

Alguns Opel também existem com o símbolo da Isuzu.
Há vários Suzuki e também Subarus vendidos com a marca Chevrolet.

Isto para não falar nas várias trocas de modelos que há entre as próprias marcas japonesas.

Um dos casos mais recentes: Subaru Impreza Wagon / Saab 9-2X

Agora de cabeça não me lembro de mais.
Quem tiver curiosidade pode dar uma vista de olhos neste site, acho que aparecem lá mais situações.
www.iclone.tk

Título: Re: RE: Arna
Mensagem de: Kaizen em 20 de Maio de 2004, 05:39
Toyotas há muitos, penso que a maior parte dos Pontiac até são 99,8% Toyota: Corolla, Matrix etc.

  O Pontiac Vibe tem um emblema muito porreiro que tenho de arranjar para mim: "Pontiac, engineered by Toyota".

  A Toyota, representante VW mais antigo e representante exclusivo da VW no Japão vendia-lhes as Hilux (Taro) e as Dyna de cabine dupla.


  O Bandeirante (Land Cruiser no Brasil) usava um motor a gasolina proveninente da Mercedes (Vá-se lá entender o porquê) e só apartir do ano em que começou a usar um motor, também a gasolina, da Toyota é que começou a dar lucro.

  A Toyota é fornecedora do motor para o Lotus mais rápido de sempre, que é o 1.8 2ZZ-GE de 190cv e também o motor diesel do Mini da BMW para além da tecnologia Vanos que é nada mais nada menos que o sistema VVT-i patenteado pela Toyota.


  Infelizmente para mim e para o CelicaGTi a Lexus vai recorrer a um motor de mais uma destas "amizades" entre marcas. Digo infelizmente porque apesar do motor ser bom só vejo aspectos negativos nele para a imagem da Toyota/Lexus dada a sua proveniência.


XII Automobilia em Aveiro 28/29 de Maio - Visitem o AJA

I Passeio em Regularidade AJA - Aveiro 26 de Junho

Título: Re: ARNA
Mensagem de: pedromatos77 em 20 de Maio de 2004, 15:42
Quote:
a Toyota é fornecedora do motor para o Lotus mais rápido de sempre


??????????????????
define " Lotus mais rápido de sempre".

Título: Re: ARNA
Mensagem de: Carlos Vaz 75 em 20 de Maio de 2004, 18:04
Quote:
o gajo passava-se por não terem feito AO CONTRÀRIO.


Esse gajo anda a "aprender" umas coisas comigo! É que eu ando a dizer isso há 10 anos!

Boas curvas
Carlos Vaz

Título: Re: ARNA
Mensagem de: Brunosantos em 20 de Maio de 2004, 18:11
eu por acaso acho que tanto o top gear como o sujeito tão la á mais de 10 anos :[upss]

contudo ele deve ler mts posts dos fas portugueses... :lol

:[fixe]  

Título: RE: Arna
Mensagem de: lcoelho em 20 de Maio de 2004, 20:27
Viva!

Não, não estou a fazer confusão, se calhar expliquei-me mal: Não estou a falar a nível mundial, estou a referir-me ao caso Português, quanto muito ao Europeu.

Se calhar o termo que usei não foi muito feliz. Quando digo "dar valor" falo apenas em opinião e não decisão de compra. O que noto nos dias de hoje é que a sociedade portuguesa já não vê os japoneses como carros "feios e duros" - quer se goste ou não, era assim que eram vistos e por esse motivo eram muito cobiçados. Atenção que esta não é de modo nenhum a minha opinião (tenho um Micra e um 1200 e admiro qq modelo japonês).

Quando falo com as gentes do ramo automóvel, nomeadamente da área comercial, as opiniões são unânimes - os japoneses são hoje em dia valorizados por terem o que os outros têm e com melhor qualidade. No entanto o estatuto adquirido por outras marcas teima em persistir em Portugal - onde ter o que o vizinho tem, principalmente se estiver na moda e for caro é muito bem visto.

E como se explica a queda na quota de mercado ?
Bem, talvez porque antes (anos 70) dava-se menos importância à moda (agora tem-se uma opinião mas fica-se mesmo pela opinião porque é bem ter um Golf, Corsa ou um Punto, então se tiver $ pra um A4 Tdi nem pensar num IS200 que é bom, mas ninguém conhece e gasta muita gasolina).

Houve tempos (meados dos anos 90) em que se brincava dizendo que a VW não tinha vendedores mas sim pessoas que entregavam carros, tal era a facilidade. Uma dessas pessoas que sempre tinha tado na VW foi prá Entreposto e pouco depois saíu pois não conseguiu fazer um único negócio. Hoje em dia as coisas já não se passam dessa forma e os japoneses e até mesmo os coreanos já fazem a sua mossa.

Outro facto que demonstra a minha afirmação é o valor comercial que têm os usados japoneses, por ex: é mais barato comprar um Primera ou um Carina E em bom estado que um Golf III em mau estado, todos do mesmo ano.

Se olharem para as estatísticas da ACAP, a evolução recente no mercado português para a quota de mercado dos japoneses foi a seguinte: em 1998 representavam 11,18% e em 2003 15,32%.

Não se trata de defender ou não os japoneses, eles valem por si !

De qualquer modo o tópico nada tinha a ver com isto. Foi só uma opinião sobre um insucesso do ARNA: Não agradou nem a gregos (mercado dos europeus) nem a troianos (mercado dos japoneses) !

Título: O verdadeiro contexto
Mensagem de: MRS em 21 de Maio de 2004, 15:56
Deixei correr o tópico, para ver o que ia saindo  e só intervenho agora para completar com algumas coisas que ainda não foram ditas, ou foram-no noutro contexto.
Conheço ainda pessoalmente algumas pessoas da Nissan que foram responsáveis pelo projecto na vertente comercial e segui de perto o que na altura se passou.Um amigo meu viveu 4 anos em Itália e era o elo permanente de ligação entre as Administrações de ambas as marcas.
É necessário perceber que na altura os carros japoneses estavam contingentados em alguns paises europeus nomeadamente Portugal,Espanha ,França e Itália e o objectivo primeiro do projecto era saltar por cima da contingentação, nesses mercados paises onde a Nissan praticamente não entrava.Embora inicialmente o Presidente Ishiara tivesse dito que o Arna seria um  "japanese engine in a italian body" a verdade é que saiu precisamente ao contrário, por uma questão de custos.Era mais fácil e barato exportar as peças da carroçaria do Cherry, que fazer uma de novo em Itália.
Os problemas da Arna ,para além da própria definição do produto foram:
--Uma impossivel conciliação entre os métodos de trabalho das duas marcas, cujas filosofias eram completemente diferentes.
--Uma fábrica nova feita de raiz numa zona sem experiencia industrial e os problemas inerentes de formação de pessoal,etc.O sul de Itália era extremamente sub-desenvolvido face ao Norte e a fábrica foi uma decisão politica para o progresso regional.
--A não aceitação do produto nos mercados alvo sendo que em Portugal, por uma questão de preço de venda-falta de competividade- a comercialização do Arna não foi aceite.
--N+1 problemas de produto devido à má qualidade da montagem e à falta de desenvolvimento, fruto da dificuldade de convivência de ambas as marcas.(Se a memória não me atraiçoa na altura a AR não fazia parte do Grupo Fiat e era o estado Italiano o maior acionista).
--Dito isto volto a referir que foi a contingentação dos carros japoneses na Europa do Sul que foi o principal motivo para o nascimento do ARNA.
MRS

Título: Re: O verdadeiro contexto
Mensagem de: Carlos Vaz 75 em 07 de Novembro de 2005, 20:39
Ora bem! Já nem me lembrava que aqui tinha postado isto... daí a abertura de um novo post! lol

Boas curvas
Carlos Vaz

Título: Re: O verdadeiro contexto
Mensagem de: JMspider em 23 de Novembro de 2005, 21:34
Aqui um artigo muito antiguinho sobre o ARNA

ARNA O Alfa do Sol Nascente

Eu pessoalmente gostava do comportamento do carro, andei bastante num em Itália e gostei.

 

João Machado

Sócio ALFAnord n.º 1