Não consegui contactar o autor das especificações que abaixo menciono. Apenas sei que se chama Pedro Baço, espero que ele não se importe que eu divulgue aqui os textos dele :D E espero também que apareça por aqui
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Aqui pode-se encontrar todas as especificações técnicas sobre o Datsun 100A, divididos em duas partes:
Os dados referentes ao motor consistem em especificações sobre o motor em si,o sistema de lubrificação, de refrigeração, de alimentação e sistema eléctrico. Também é referido o motor de 1200cc que é muito semelhante ao de1000cc.
Os dados referentes ao chassis referem especificações da embraiagem, da transmissão, dos eixos, travões,direcção e chassis propriamente dito.
Especificações Gerais------------------------------------------------------------
Dimensões e pesos:Comprimento : 3,610m
Largura : 1,470m
Altura : 1,380m
Distância entre eixos : 2,335m
Peso : 645Kg
Performances:Velocidade Máxima : 140 Km/h
àngulo de viragem : 4,6m
Mecânica:Modelo de motor: A10
Tipo de embraiagem : Disco simples a seco. Mola de diafragma.Embraiagem
Controlo : Manual no chão.
Sincronização : Tipo warner
Relações de caixa :
Primeira : 3.673
Segunda: 2.217
Terceira : 1.448
Quarta : 1.000
Marcha á ré : 4.093
Transmissão Final: Carretos helicoidais. Relação de 4.286
Relação do Velocímetro : 14/16
Tracção: às rodas anteriores
Veios de transmissão: de juntas homocinéticas tipo Brifield.
SuspensõesTipo (F) : independente ás quatro rodas de molas helicoidais.Ir para eixo Frente
Tipo (T) : Independente por braços oscilantes simples.Ir para eixo Traseira
Travões:Frente : Discos simples operados por pistão.
Traseira: Conjunto tambor/maxila operado por bombite.
Estacionamento: Manual de operação aos travões traseiros.
Cilindro hidráulico : Cilindro principal de 11/16" .
Direcção:Tipo : Pinhão e cremalheira, sem assistência.
Viragem : Diâmetro de viragem de 3.22 voltas.
Rodas:Medida : 6.00-12-4PR Tubeless
Jante : 4JX12
Edited by: Umtali at: 28/10/07 1:35
EmbraiagemDADOS E ESPECIFICAÇÕES DA EMBRAIAGEMDimensão do disco: Diâm. ext. X Diâm. Int. X Espess. : 160 X 110 X 3.2 (mm)
Área total de fricção: 212 (cm2)
Espessura do conjunto comprimido: 7.3 a 7.7 (mm)
Nº de molas : 6
Profundidade mínima medida nos rebites : 0.3 (mm)
Diâmetro do cilindro principal: 15.87(5/
(mm/in)
Diâmetro do cilindro secundário: 19.05(3/4) (mm/in)
Manutenção ------------------------------------------------------------
A manutenção do Datsun 100A revela-se bastante simples, mas devido á idade que apresenta, há que tomar algumas precauções básicas e o carro nunca nos deixará "na mão".
O sistema de ignição é fundamental : Verificar regularmente a folga entre os platinados e mudá-los entre cada 10.000Kms ou menos. A folga especificada pelo fabricante vai desde 0,45 a 0,55mm, podendo-se usar 0,5mm. Um indicador de que os platinados devem ser mudados é quando a temperatura da água começa a indicar valores algo elevados para normais.
O carburador deve ser afinado com regularidade, pois ele irá determinar o consumo geral (consumos de 6l/100Kms são excelentes). Se achar que tem conhecimentos suficientes, então uma boa opção será a de desmontá-lo peça por peça e limpá-lo com gasolina. O ralenti deve encontrar-se entre as 900 Rpm.
As velas devem ser limpas de mês a mês e a sua folga corrigida para entre 0,7 a 0,8mm (Recomendo 0,
.
O filtro de ar deve ser substituído a cada 10.000 Kms. Se desejar obter um pouco mais de rendimento do motor, uma solução é tirar a tampa da caixa do filtro e retirá-lo. Isto irá dar maior respiração ao motor, bem como um acréscimo de potência, mas irá também sujar mais o carburador.
Ter em atenção os níveis quer do líquido de refrigeração quer do óleo. É bem provável que o carro "coma" quer dum quer doutro.
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Se seguir estas considerações verá que não terá quaisquer problemas com o seu Datsun. Estes tópicos são baseados na minha própria experiência com o meu 100A.
Edited by: Rviper at: 5/28/03 9:36 pm
potência max. 59 bhp (SAE) ás 6000rpm
binário max. 81 nm (SAE) ás 4000rpm
neste site referem-se a este carro como Datsun 100A, mas de certeza que é um 120A... alterado para competição
David Brown's Datsun Cherry Race CarDatsun Cherry Coupe It's a 1975 100A Datsun Cherry Coupe, built in japan as a racing car by nissan, and sent to NZ for Reg Cook to develop and race in the ShellSport series in 1976.
The car won the championship in 1977 setting new lap records at most of the tracks it went to. It was also
converted into a rally car for Leo Leonard to use in
the 1976 International Rally of New Zealand, but he
crashed out in the second stage.
Vehicle
1975 100A Datsun Cherry Coupe Front Wheel Drive
Engine 1300cc ( A12 )
Twin Dellorto 45mm side Draughts
Cook Motor Racing, Head, Cam, Exhaust
No Alternator
Driveline Standard 4 Speed gearbox with
Factory Motorsport LSD
Suspension and Wheels 14" GOTTI 3 Piece racing wheels dunlop slicks
Fully Adjustable suspension with coil overs
Esqueçam o viagra, arranjem um Datsun!
Este clube é o máximo, fui aqui encontrar o primeiro carro em que eu andei, o Datsun 100A.
Pois é, o meu pai tinha um vermelhinho matrícula GM com umas belas jantes especiais (acho que de 12") e tudo.
Ainda me lembro que aquilo andava bem, chegava aos 160 de ponteiro. Foi vendido por 300 cts a um tio meu em 89. Posteriormente o carro viu-se envolvido num acidente (chocaram contra o meu tio) e foi dado como perda total... Fico com pena.
Edited by: KoRn vIruZ at: 3/8/04 19:46
Criei um álbum de fotografias do Datsun 100A (actualmente com 45 fotos).
Visitem aqui:
img78.photobucket.com/alb...un%20100A/
Duas questoes:
--Quando o 100A saiu em 1970,chamado Cherry, quantas marcas europeias comercializavam carros semelhantes de traçao a frente?Um doce para quem adivinhar.Podem começar.....
Neste e noutros aspectos a Nissan foi realmente percursora.
--O carro vermelho preparado para competiçao,ja nao e um E10 mas sim a serie seguinte F10, conhecida por FII.Em Portugal so houve uma unidade igual oficialmente importada e talvez mais alguns trazidos de Africa.
MRS
Bem vindo MRS,
FII importados há pelo menos 3, mas por curiosidade penso que são todos importados de Inglaterra. Cá no forúm temos uma
Por falar em 100A's de corridas:
Gostava bem de saber mais sobre este carro...
Tenho também a informação de que o Sr. Manuel Barata acabou recentemente a preparação de um 100A para o Campeonato Nacional de Montanha.
Não é Manuel mas sim Miguel!!!
Pedro Leal
Obrigado pela correcção, enganei-me a escrever o nome.
Edited by: KoRn vIruZ at: 5/8/04 15:24
Podem encontrar alguns restauros em datsun´s 100A neste link:
get-me.to/datsunvriendenbelgieCumps
(http://www.ratdat.com/images/posts09/datsun_tuning_01.jpg)
(http://www.ratdat.com/images/posts09/datsun_tuning_02.jpg)
(http://www.ratdat.com/images/posts09/datsun_tuning_03.jpg)
Blog holandês sobre o 100A: http://100a.blogspot.com/
Restauro 100A inglês:
http://www.practicalclassics.co.uk/forum/viewtopic.php?p=81144&sid=962ca2ec02e4299a49664a984a437b97\
Informo ainda que há um artigo a falar sobre o 100A na Practical Classics deste mês.
Teste de uma revista Inglesa da época: http://www.flickr.com/photos/triggerscarstuff/3587059904/#in/photostream/ (http://www.flickr.com/photos/triggerscarstuff/3587059904/#in/photostream/)