No fim de semana fiz o mesmo percurso por duas vezes com vários Kms sempre a descer e com o motor em compressão e ao fim de 6 ou 7 Kms acende a luz "Check Engine".
Em comum das 2 vezes foi o facto de ser sempre ao fim de 6 ou 7 Kms a descer e das 2 vezes o ponteiro da temperatura sempre abaixo do 1º traço como fica com o motor desligado.
Depois de acelerar duas ou três vezes após isso desaparece a luz e o carro funciona absolutamente normal.
Alguém sabe o que possa ser?
Se o ponteiro da temperatura baixa da sua posição normal com o carro ligado é sintoma de termóstato avariado (sempre aberto). Começava por aí. ;)
Não dá para saber que erro é? No meu Swift, existe uma ficha para desligar e depois rodar a chave, passados uns segundos a luz "check engine" pisca numa sequência que identificada pelo manual, indica o erro.
Rui,
Os motores Toyota 2T e K se andarem "descontraídos" durante muito tempo a temperatura baixa até ao mínimo.
No tópico do meu Celica tenho algumas fotos dele a zero.
Por exemplo, o Starlet, Carina e os Celicas, após passar 20kms da fronteira Suíça as temperaturas baixam até 1\4 mesmo depois de fazerem 500kms. Nos Alpes a descer baixam para os 0º. Só voltam aos 80º depois de passar a fronteira novamente.
Há pouco tempo fizemos a descida de Manteigas na Serra da Estrela e os carros variavam entre 0º e uns teóricos 40º durante a descida.
Se for mesmo assim significa que o sistema de refrigeração tem dificuldade em manter a temperatura perto do óptimo (90 C), variando muito com a carga. São motores antigos, pelo que se compreende perfeitamente. O Colt já é da década de 90. :)
Sérgio, tens o termostato nas couves... e penso que a luz acende pois com a redução da temperatura pode haver tendência em enriquecer a mistura (como se estivesse a fazer um arranque a frio) e depois acusa na sonda lambda.
Nos motores antigos já se aceita melhor a dificuldade em controlar a temperatura, mas olha que no meu Celica a temperatura mantém-se à volta dos 80º, mesmo que ande a descer sem carga... (é claro, que eu tenho um termostato novo e um circuito limpíssimo) :assobio
Assim já parece mais à Japonês Luís. :) É que até o meu americano montado em Espanha com um motor desenhado nos anos 60 consegue manter a temperatura certinha. :)
Em conversa com um colega também me alertou para o termostato, vou verificar, é que mesmo na via rápida se andar um bocado nos 140/150Kmh o ponteiro vai mesmo até o zero só que nunca deu erro.
O Santos Silva conhece as descidas que falei pois fez comigo esse percurso no nosso 1º informal :green:
Luís, já foste aos Alpes ou desceste da Torre para Manteigas?
É que o meu só faz aí... e já foi a "todo o lado" :p
(Este meu comentário foi só para enquadrar novamente o que escrevi. Isto é, o meu está sempre lá nos 80º e só em situações especiais é que acontece isto). Noutros carros que tive já aconteceu a temperatura baixar, mas nada o justificava e de facto era o termoestato.
Está enquadrado :thumbsup
Já mandei buscar, para o 1.3 havia aos montes, mas para o meu só de encomenda :assobio :assobio
Então Sérgio? Já aquece?
O meu Carina foi aos Alpes com o temostato avariado, aberto! Aquele motor apanhou um friozinho que nem te passa. No dia que lhe meti um novo, até o motor trabalha melhor! Na "tal" temperatura optima que o Rui Meireles refere :thumbsup
Mas o Celica do Kaizen parecia que estava com o ponteiro avariado :assobio
E o do Starlet e do Celica? Estavam diferentes?!
Não!!!
Se bem que o Starlet foi o que menos frio tinha, por ter um radiador mais pequeno e porque o driver andava sempre com as rotações lá em cima :icon_twisted: