Restauro de Datsun 1200

Iniciado por datsun bat, 29 de Novembro de 2007, 07:07

Tópico anterior - Tópico seguinte

Crashed

Se duvida dá gosto ver este restauro.
Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

Datsunbat

Boas amigos!!!

Então aqui estão as últimas novidades...e amanhã haverão mais algumas...mas tudo a seu tempo!!!

Ontem dedicamo-nos ao motor, não o terminamos por completo porque há peças que estão em tratamento e certas casas devido a férias fecharam literalmente as portas. Mas Setembro está perto...e o que falta também não é muito complicado de completar!!!

Para não vos "moer" mais com palavras vamos à acção porque são muitas fotos novas!!!

Cumps.
Mário

Pegámos no motor e vai de lhe dar uma banhoca...já não ia a banhos de certeza há mesmo muito tempo!!!





Depois de lavado e em cima da bancada tinha este aspecto...









Foi-lhe tirado todos os elementos e ficou só a "carcaça"...

Os apoios...bem enferrujados...mas nada de especial, e claro que foram limpos...



O apoio do alternador...



E depois de limpas ficaram assim, prontas a serem tratadas...



E seguidamente limpou-se melhor o motor e preparou-se então para a pintura...



Protegemos o motor, inclusivé fizemos moldes das peças para evitar pulverização e mesmo outras substâncias...



foi todo isolado e ficou pronto a pintar...





a primeira camada...e o azul já se começava a ver...



E no final ficou assim...





e fiz uma descoberta, a poli da combota é da cor do motor, quando sempre pensei que fosse amarelo niquelado. U!!! Um pormenor bastante curioso, até porque já tinha visto dezemas de fotos de A 12's e na generalidade dos casos é pintado de preto! A ver no que dá depois com o motor todo montado!!!



Após ser retirado o isolante ficou com este aspecto!!!





No final do dia o aspecto já era bem diferente!!!
Agora já com alguns componentes no sítio até parece outro!!! Ficou quase montado, mas não está ainda terminado!!! O carter do óleo e uns pormenores vão ser pintados brevemente! Pois quando substituir o óleo do motor aproveito que posso tirar a protecção e é pintado nessa altura!!!









O filtro do ar, tampa das válvulas, carburador, colectores e tudo mais já prontinhos...




Deixo agora as últimas fotos que são material que já tinha sido substituído quando o motor foi reparado, embraiagem, platinados, tampa do distribuidor etc...





E a peça que amanhã vai ser toda tratada e logo montada no sítio!!!




Espero que tenham gostado do que fizemos!!!
Não me canso de olhar para o motor!!! Está mesmo muito porreiro!!!

Cumps. a todos!!!
Mário
In DATSUN We Trust!

prelude guy

Continuando ao mais alto nível.

Vamos ter um 1200 de encher o olho. Bem bom  :clap:
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Datsunbat

Boas a todos!!!

Trago mais umas novidades na bagagem!!!
Já limpámos e instalámos a bomba das escovas e também fizemos o mesmo ao distribuidor!!!
Ficam as fotos!!!
Ah e a vareta do óleo também foi sujeita a uma limpeza....

O Distribuidor já limpo!!!





Depois passamos para o motor e o sítio onde ele ía encaixar, tinha alguma ferrugem, então tratámos do local e ...



E agora já todo tratado e pronto a receber o distribuidor!!!



No motor, a vareta do óleo já tratada e pintada e o distribuidor já montado!!!



Passámos então ao motor das escovas...antes de ser tratado!!!









E o apoio que tem uma inscrição em Japonês!!! claro que ficou...



Depois de tratado, ficou com este aspecto!!!









E a peça já no sítio!!! Ficou muito bem mesmo!!!



E por hoje É tudo!!!
Agora novidades, só já mesmo Terça-Feira...

Espero que tenham gostado do que viram...estou cada vez mais a ficar ansioso por andar no 1200!!!

Cumps. a todos!!!

Mário
In DATSUN We Trust!

JocaciRT

Mais uma vez parabens, o teu carro esta realmente a ficar 5*,relativamente à poli da combota ser da mesma cor do motor, no meu 1200 também é.
Eu no meu datsun ando com um problema no ponteiro do nivel da gasolina, ou seja este "prende" em algumas posicoes e nunca sei que gasolina tenho ao certo no deposito. este problema podera ter origem onde??

Cumps!!!

Datsunbat

Boas a todos mais uma vez!!!

Quanto ao restauro, hoje estive na oficina do Sr. Vitorino e adiantámos mais umas coisitas!!!
Muito bom mesmo!!! Pusémos os faróis traseiros, um friso, renovamos a protecção do sistema eléctrico e tantas outras coisas!!! E até fomos mais longe, os primeiros tecidos já estão no estofador!!!

Mas nada como dar uma olhadela...aqui vão as fotos!!!

Cumps.
Mário

Os farolins...





E já montados!!! Já começa a renascer...



O sistema eléctrico ainda por proteger...





E já forrados...e no sítio!!!







O friso do capôt já no sítio, nem as molas do interior "fugiram" ao Sr. Vitorino!!! Ficaram novas!!!



E agora as forras...

O forro do tecto...



Pilares...



Cave das rodas...



E este nem sei bem, mas deve ser onde se encaixa o suporte dos vidros traseiros!!!



E o final. Este é o que se une com a chapeleira!!!



A ver o resultado...já estou espectante!!!

Cumps.
Mário
In DATSUN We Trust!

Datsunbat

Boas amigos!

Enquanto espero por mais algum material avançámos mais umas coisitas...
Por enquanto vamos montando o que der, depois é só esperar pelos trabalhos do estofador e montar o que falta!!!

Já faltou mais....

Aqui fica um resumo do que fizémos no último dia!!!

Cumps.
Mário

Começámos por substituir a borracha triangular do vidro!!! A velha estava em péssimo estado, toda rachada e cheia de terra e etc, já fez o seu tempo...

antes...






A nova e a velhinha...




E o resultado final!!!



Foi recuperada a bobine...(acho que se chama isso)!!!

antes...



Depois de limpa...



E finalmente...assim!!!




Restaurou-se o condensador...



E foi seguidamente aplicado!!!



Outra peça limpa e aplicada...não sei como se chama...



As grelhas do ar foram também restauradas!!! Ficaram novas, só falta aplicar!!!



E depois dedicámos-se à porta esquerda...embora não tivesse ficado concluído o trabalho, já se fez muita coisa!!! Já só faltam borrachas...

Foto do fecho e do elevador do vidro...



Agora só o elevador do vidro...Até estava porreiro...



E ainda o elevador depois de limpo e restaurado!!! O puxador, teve o mesmo processo!!!



Depois uma parte muito interessante, o vidro, a calha etc...

Separámos o vidro da calha...e...muita ferrugem....muita mesmo!!!





Depois o Sr. Vitorino com o auxílio de lixa e de outra maquinaria limpou tudo até não haver ferrugem visível...ficou simplesmente nova...



No fial e já com tudo limpo e devidamente tratado ficou assim!!! Calha tratada, borracha bem limpa e sem vestígios de ferrugem e o vidro a descansar à espera de ser chamado para o carro!!!



O puxador da porta entretanto montado...



E uma imagem do carro já com o vidro e fechos e .......tanta coisa!!!



Espero que tenham gostado da evolução...para mim está ao rubro...é ver de dia para dia o carro a renascer...

Cumps.
Mário
In DATSUN We Trust!

Crashed

Excelente!!! :clap: :clap:

Que grandes evoluções
Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

s 800

Sou de poucas "escritas"...mas agora tenho de "falar".

O tópico vai na página 10. Há quanto tempo não vais à primeira página?

Assim... vale a pena. Mais um pouco de paciência e trabalho. Parabens.
Sócio AJA nº 6

JocaciRT

obrigado pela resposta à pergunta k coloquei acerca do meu carro...

Umtali

Força Mario, já falta pouco ...  :clap:


CitaçãoRestaurou-se o condensador...

Condensador não ... regulador!


CitaçãoOutra peça limpa e aplicada...não sei como se chama...

É uma simples resistência ...


João Freire - Sócio AJA nº 11

Castello

Está ao mais alto nível :clap:
Cá para mim isso vai estar acabado antes do tempo previsto :assobio Força á equipa maravilha!
Grande abraço.

Datsunbat

Boas a todos!!!

Agradeço as mensagens que têm colocado!!!

Citação de: JocaciRT em 25 de Agosto de 2008, 10:17
Eu no meu datsun ando com um problema no ponteiro do nivel da gasolina, ou seja este "prende" em algumas posicoes e nunca sei que gasolina tenho ao certo no deposito. este problema podera ter origem onde??

Cumps!!!

JOCACIRT, eu respondi por PM logo no dia em que colocaste a questão!!!
Mas digo-te o mesmo, na minha opinião, pode ser derivado a muita coisa, por exemplo, a bóia da gasolina suja, e isso faz com que o marcador não actue correctamente, sugiro-te que tires a bóia fora, limpa-a, e se vires que tem muitas impurezas nos contactos, passa-lhe uma lixa fina, mas mesmo muito fina e volta a experimentar.
Também pode ser mesmo do marcador, ele pode ficar preso, mas aí tens que desmontar a parte do velocímetro e tentares arranjar num electricista ou assim.
Outro aspecto pode ser mesmo um empeno por parte do marcador laranja...andaste com o carro ao sol, ou esteve muito tempo parado ao sol?

Depois diz qualquer coisa!!!
Tenho aqui alguns manuais e pode ser que se consiga descobrir mais alguma coisa...

Hugo...a ver se está mesmo prontinho antes do dia do meu aniversário...era uma prenda e pêras...mas ontem tive uma má notícia, as borrachas só chegam lá para Outubro, pois ontem veio um contentor de material Nissan e adivinha, as minhas borrachas que tinha religiosamente encomendado ficaram lá...agora só daqui a um mês e meio é que devem chegar...

Detesto ter contratempos...mas nem sempre é tudo como nós queremos!!!

Cumps.
Mário
In DATSUN We Trust!

JocaciRT

DatsunBat, peço entao desculpa pelo meu comentário, mas eu n tenho nenhuma mensagem tua na minha caixa de correio, quando o forum mudou de site perdi tds as mensagens k tinha, e pelos vistos agora n recebo mensagens!!

Bem de qualquer forma depois de ler o k me disseste, penso k seja mesmo de ter apanhado sol, ou entao um mal funcionamento do ponteiro, não k comigo o carro ande bastante ao sol, mas como meu avô todos os anos passava um mes a apanhar sol, pois era quando este ia para a praia. vou tentar tirar o velocimetro fora para ver isso. Já agora para tirar o velocimetro é excusado tirar o tablier fora certo?

Abracos!

Datsunbat

Boas!!!

Na minha opinião, e depois de ter desmontado o carro todo, estive a reparar para a parte de trás do tablier, e cheguei a uma conclusão, dá menos trabalho tirar o tablier que tentar tirar só o velocímetro, até porque a posição para desapertar os parafusos é muito incómoda, e penso que não haja espaço para grandes chaves!!!

Mas assim que eu for lá ter com o Sr. Vitorino eu tiro umas fotos do meu que está desmontado e depois ficas com uma ideia de como é que ele se tira!!!
Mas tenta primeiro ver a opinião de um electricista??? Nunca se sabe!!!

Cumps.
Mário
In DATSUN We Trust!