Bom dia a todos
Como já alguns sabem, adquiri um Honda Civic sem AC mas com a pré-instalação.
Tenho um negócio com uma pessoa que tem um acidentado, mas tenho de ser eu a desmontar o sistema de AC.
Agora as perguntas:
1- É algo que um leigo na matéria como eu consiga fazer, ou nem por isso?
2- É necessário desmontar o tablier, ou como o AC utiliza as tubagens da chauffage (digo eu naminha ignorância), o que tenho a fazer é retirar do compartimento do motor do dador e colocar no meu?
3- Se for algo assim mais avançado, na zona de Lisboa conhecem alguém onde façam isso, ou o nosso mecânico do dia-a-dia dá conta do recado?
:thumbsup
Não é complicado, mas trabalhoso.
Retiras radiador AC, reservatório de gás, tubagens, compressor com suporte, correia, unidade de soufagem completa ( pois tem 2 radiadores e fica por baixo do tablier ) e parte electrica.
Tens de ter muito cuidado para não estragar os tubos de alumínio e as fichas eléctricas.
Depois de tudo montado no teu, tens de mandar carregar o gas.
Abraços
Ok...
Os 2 radiadores que falas no interior do habitáculo obrigam a desmontar o tablier?
Nunca desmontei um Honda, não sei, mas os dois radiadores fazem parte duma unidade ( soufagem ), deve sair num bloco, talvéz por baixo do tablier.....
Ver instruções aqui, é para o modelo anterior mas o esquema será o mesmo ou praticamente igual: http://web.archive.org/web/20100922133824/http://www.hondaautomotiveparts.com/instal/aii/pages/civic/1995/17204_01.html (http://web.archive.org/web/20100922133824/http://www.hondaautomotiveparts.com/instal/aii/pages/civic/1995/17204_01.html)
Eu vou falar por experiência própria...
Ainda não postei isso no meu tópico mas eu mudei o A/C de um Accord para outro e não tive grande dificuldade...O manual da Haynes foi uma grande ajuda...
O radiador da sofagem não foi mexido. A unidade que faz o arrefecimento e que está no interior do carro ficou entre a ventoinha e o radiador da sofagem. Apenas tive que tirar uma peça em plástico que está nesse sitio nos carros sem A/C. Os tubos, quando estão fora, têm que ser tapados. Os O-rings têm de ser mudados. Ainda é preciso, penso eu, pôr ou adaptar a centralina para aumentar o ralenti com o A/C a funcionar...No meu, a carburador, foi preciso pôr uma peça, que vinha no outro, para aumentar o ralenti.
Em breve vou colocar todos os passos no meu tópico. Se puder ajudar nalguma coisa, é só dizeres...
Citação de: Rui Meireles em 23 de Dezembro de 2011, 13:05
Ver instruções aqui, é para o modelo anterior mas o esquema será o mesmo ou praticamente igual: http://web.archive.org/web/20100922133824/http://www.hondaautomotiveparts.com/instal/aii/pages/civic/1995/17204_01.html (http://web.archive.org/web/20100922133824/http://www.hondaautomotiveparts.com/instal/aii/pages/civic/1995/17204_01.html)
Está tudo dito!!!
É só fazer...
Citação de: Rui Meireles em 23 de Dezembro de 2011, 13:05
Ver instruções aqui, é para o modelo anterior mas o esquema será o mesmo ou praticamente igual: http://web.archive.org/web/20100922133824/http://www.hondaautomotiveparts.com/instal/aii/pages/civic/1995/17204_01.html (http://web.archive.org/web/20100922133824/http://www.hondaautomotiveparts.com/instal/aii/pages/civic/1995/17204_01.html)
Mas... haverá algo de Civic's que tu não saibas onde arranjar? :green:
Citação de: mozarth em 23 de Dezembro de 2011, 13:12
Está tudo dito!!!
É só fazer...
Pois... já não tenho desculpas! Já imprimi o manual :green:
:thumbsup
Bem... isto não é tão fácil como aparentava...
Devo assumir que a instalação do AC de um 5 portas seja igual à de um de 3 portas, sendo as motorizações diferêntes?
Penso que não haverá diferença nenhuma, se o dador tiver o mesmo motor... Quanto ao interior acho que não há diferença entre 3 ou 5 portas...
Só é pena não poderes testar o AC antes de montar...
O que queres dizer com 5 portas? De notar que à época os Civic de 3 e 4 portas tinham um chassis e os de 5 outro completamente distinto (baseado no Civic anterior).
Desculpa, enganei-me na questão das portas.
Esta é uma foto do dador.
Esse carro é estrangeiro. Presumo que tenha regulação eléctrica da temperatura, o que poderá fazer alguma diferença. Avança com cuidado. ;)
Citação de: Rui Meireles em 26 de Dezembro de 2011, 11:14
Esse carro é estrangeiro. Presumo que tenha regulação eléctrica da temperatura, o que poderá fazer alguma diferença. Avança com cuidado. ;)
Não percebi... o carro não é o da foto, é igual. E é nacional.
Confundiste-me. Afinal não era uma foto do dador como disseste. Aquela foto é de um carro que não saiu em PT e que tem várias diferenças. Se o dador for um sedan nacional não deverás ter problemas.
Citação de: Rui Meireles em 26 de Dezembro de 2011, 12:13
Confundiste-me. Afinal não era uma foto do dador como disseste. Aquela foto é de um carro que não saiu em PT e que tem várias diferenças. Se o dador for um sedan nacional não deverás ter problemas.
Tu olhas para aquela foto e vês que é importado? Incrível... :green:
O dador é um sedan 1.4, mas o sistema deverá ser semelhante... certo?
Sim, pelo menos não vejo motivos para ser diferente.
Citação de: metralha328 em 26 de Dezembro de 2011, 14:46
Citação de: Rui Meireles em 26 de Dezembro de 2011, 12:13
Confundiste-me. Afinal não era uma foto do dador como disseste. Aquela foto é de um carro que não saiu em PT e que tem várias diferenças. Se o dador for um sedan nacional não deverás ter problemas.
Tu olhas para aquela foto e vês que é importado? Incrível... :green:
O dador é um sedan 1.4, mas o sistema deverá ser semelhante... certo?
O carro da foto não tem pisca lateral...
Uma vez que estamos a falar de AC e peço desculpa por estar a utilizar este tópico, vou colocar uma questão que talvez me saibam responder ???.
O meu TE 72 de 1980 vem equipado de origem com AC, só que, descarregou completamente :thumbdown:. Fui a uma oficina, aqui perto de casa e disseram-me que a unidade que está instalada no carro não é compatível com o novo gás (creio que, sem CFC) e indicaram-me também que a alteração custaria uma fortuna. Alguém me pode dar alguma orientação, será assim?
Penso que com menos de 150€ fazes isso. Já com o carregamento incluído...
Talvez não tenha ido ao sítio certo. Muito Obrigado :thumbsup
Citação de: Rui Meireles em 23 de Dezembro de 2011, 13:05
Ver instruções aqui, é para o modelo anterior mas o esquema será o mesmo ou praticamente igual: http://web.archive.org/web/20100922133824/http://www.hondaautomotiveparts.com/instal/aii/pages/civic/1995/17204_01.html (http://web.archive.org/web/20100922133824/http://www.hondaautomotiveparts.com/instal/aii/pages/civic/1995/17204_01.html)
Epa... eu não domino esta área, mas não é coisa que se faça de empreitada numa tarde (eu sei porque tentei).
Vou ter que me desenrascar de outra forma...
Tcharaaaammmmm!!! o Civic já tem AC :green: :green: :green:
Citação de: Tractortp em 23 de Dezembro de 2011, 09:17
Não é complicado, mas trabalhoso.
Retiras radiador AC, reservatório de gás, tubagens, compressor com suporte, correia, unidade de soufagem completa ( pois tem 2 radiadores e fica por baixo do tablier ) e parte electrica.
Quanta razão! Optei por pagar a quem sabe (isto dos favores é mesmo assim), e quando fui ver o carro... abri os olhos! O carro estava levantado, sem pára-choques, sem ópticas, tablier desmontado... enfim, um trabalhinho jeitoso. Havia de ser bonito eu estar à caça disto... ainda por cima sem espaço para operar.
Estou contente, já tenho o carro preparado para o Verão. :green:
Obrigado a todos pelas dicas!
:thumbsup