No meu projecto turbo comprimido, parece-me que o óleo que lá andou já tinha passado de validade, pelo menos, pelo menos no virar do século.
Assim, e porque já tirei o filtro do óleo, já escorri o óleo todo pelo bujão, deverei ou não encher o bloco com petroleo ou gasolina a fim de retirar todos os resíduos de óleos antigos?
Poderei comprar óleo da Norauto, a 6.50€ cada 5 lts, e deitar dois litros, por o motor a trabalhar 30 segundos, desligar, vazar o leo todo e repetir esta operação algumas vezes?
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Há muitos anos vi fazer isso com petróleo e depois deitar oleo para tirar o petroleo e finalmente atestar com oloe novo.
No meu ponto de vista, o petroleo é capaz de fazer mal a alguma coisa. Se fosse eu, deitava um oleo bem foleiro - mineral - e deixava atrbalhar um bocado 30seg, 1 min... e drenava-o. deixava a escorrer uns bons 15 minutos sem filtro para que saisse todo. Como vais comprar 5 litros, podes fazer a operação duas vezes. No fim atestava com o oleo novo.
By the way, podias sempre lavar o motor com água!
Pois, essa carro não é o Honda
Mazdaman, dá aí uma ajuda!
Se precisares do óleo eu ofereço.... tenho aqui algum do tempo das latas em chapa da galp que dá perfeitamente para esse efeito....e é da maneira que sempre vou a tua casa
Fiquem bem
Filinto
Nuno, eu não tenho muito tempo, mas vi num site " a bíblia sobre óleos de motor" (acho que o site estava indicado aqui no fórum) em que falavam na utilização de óleos "extra finos" (0W20 - nem sei se isto é fácil de arranjar
) para "limpeza do interior do motor.
Procedimento. Meter esse óleo (com o filtro velho) andar 20 minutos a abrir e depois maravilharmo-nos com a quantidade de procaria que sai pelo bujão. De seguida, substituir o filtro e por óleo "normal".
Alertavam para o inconveniente de usar em motores antigos (ou muito rodados), pois a limpeza pode eliminar os "tapa-fugas" naturais do carvão ...
... foi procedimento que nunca utilizei, por o achar demasiado radical, mas quem sabe
BillyJoe, já estou á tua espera!
Até porque precisamos de conversar a sério.(quando tiveres tempo e puderes liga-me).
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Nuno, eu sem perceber muito do assunto, concordo com a tua ideia, comprar óleo foleiro e deitar algum, rodar o motor, tirar esse óleo e repetir essa operação várias vezes, penso que é uma maneira de limpar o motor, mas os experts que dêm a opinião deles
Já vi várias vezes fazer a limpeza com petroleo, mas com o motor desligado!!
TE71 POWERSLIDER
Corollate71
A limpeza com petroleo é feita como?
Enche-se o bloco do motor com petroleo?
Mistura-se petroleo com oleo e põe-se a trabalhar?
Agradeço mais opiniões e experiencias!
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O que vi fazer foi, depois de o motor aquecer com o oleo velho, esse oleo foi todo retirado, voltou-se a colocar o bujão e o motor foi atestado com petroleo!
Fez-se rodar o motor sem o por a trabalhar, retirou-se o petroleo fora, foi atestado com oleo novo (barato) que ao fim de algumas horas de funcionamento foi novamente substituido por outro oleo bom e filtro novo!!
Esta operação foi feita numa 4L que comprei alguns anos e já estava parada há muito tempo!
A verdade è que se fartou de sair porcaria de dentro do motor e nunca notei que tivesse provocado qualquer dano no mesmo!! Foi um amigo meu que trabalhava numa oficina que fez isto, e ele na altura falou que atda para descolar motores com esta operação, mas substituindo o petroleo por gasóleo!!
TE71 POWERSLIDER
Essencialmente o que me interessa é retirar os residuos do óleo velho. Não quero é com esta operação prejudicar a saúde do meu motor, retirando os "carvões" e resíduos que eventualmente fazem com que actualmente o carro não aprente fazer fumo nem gastar óleo.
Também estou a pensar fazer o seguinte, meter um filtro de óleo novo, óleo novo e rodar com ele assim uns kilómetros para me certificar do real estado do motor e saber se gasta ou não óleo. Depois de fazer uns kilómetros tirar o oleo, fazer a tal lavagem da forma como for mais segura e eficiente, voltar a mudar o filtro e o oleo.
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Nuno,
o Site que eu dizia está indicado neste tópico...
p086.ezboard.com/famigosd...D=28.topicque provavlemente até já encontraste
OK, estive a ler a informação contida nos sites referidos no topico, mas não consegui arranjar uma resposta efectiva para a minha questão inicial...
MAZDAMAN, WHERE ARE YOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
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Busy, busy,
Com óleo velho deixa-o aquecer muito bem durante uns 15 minutos (a temperatura) dilui os resíduos.
Depois tira o óleo, ainda a quente, mete o bujão e atesta com gasóleo.
Dá ao arranque várias vezes umas 15 voltas (sem cabo de ignição, para não pegar).
Espera 15 minutos, retira tudo.
Muda o óleo e o filtro.
Prefiro gasóleo porque é menos agressivo que o petróleo (para borrachas e plásticos)
Se quiseres gastar uns €´s, em vez de gasóleo mete um "Engine Cleaner" (vem em embalagens/latas de 0,5 litros). Fica 5*. Mas carote.
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Quote:
"Engine Cleaner"
E o que é isso ao certo? (um solvente?...)
Bem, isto há que aproveitar as pesquisas que cada um vai fazendo.
"Flushing Oil"
É este o termo apropriado do produto para os fins deste tópico.
Procurando por "engine cleaner" ficamos com os produtos de limpeza externa do motor.
Honda Prelude 1982
Se usares oleo para a limpeza, utiliza sempre sintetico 0W30 ou algo do genero, porque o oleo mineral não tem a mesma capacidade detergente.
Isso de abrir o Bujão a quente pode dar roscas lixadas
, agora petroleo nem para limpar por dentro nem por fora como algumas pessoas usam, tudo o que são juntas têm tendencia a ficar ressequidas.
Isto na opinião de um maçarico.
Um Oleo bom para limpar é o Quaquer State sintético, já vendi muito desse oleo (nos velhos tempos) sempre com excelentes referencias dos clientes e oficinas.
Cumprimentos
Andava aqui a vascular... "como polir alumínio"
(o que não encontrei nada, mas já tenho o meu método montado) e olhem onde fui esbarrar!...
Acho que agora até sou capaz de acrescentar aqui uma ideia ou duas...
O "sludge", que por cá se chama mais de "borra" ou "jorra" pode ser realmente um problema bastante grave.
A XADO tem 3 referências diferentes para tratar deste problema e posso-vos dizer que já temos disponível uma delas - VitaFlush, que estamos a comercializar em saquetas de 20 ml. Aplica-se 1 saqueta por cada litro de óleo, mas para os nosso casos aconselho aumentar a dosagem em 50%). Como custam 2,5 Euros cada, a limpeza do interior do motor fica em 10 Euros... o que não me parece mesmo nada caro.
Também por isso estamos a oferecê-la na compra de um pack de 3 revitalizantes para motor.
Mais pormenores:
Vitaflush - saquetasE aproveito para deixar um exemplo do que estamos a falar.
A tampa das válvulas do TA22:
a jorra que ali se vê é no topo do motor - não fica óleo depositado ali - só se capotar
).
Devido aos mais sensíveis asbtenho-me de mostrar como está na base... o cárter tinha acumulado talvez 1 cm de espessura daquele "alcatrão"
.
Foi para tratamento com indicações para ir ao jacto de areia por fora... e por dentro
.
Segundo os mecâncios esta situação da acumulação de jorra ocorre por se mudar o tipo e a marca de óleo e por não se fazerem as mudanças em tempo devido. Um motor sempre assistido na marca costuma apresentar-se muito mais limpo interiormente, precisamente por levar sempre o mesmo óleo no intervalo devido.
Como é evidente aquela jorra não dá saúde nenhuma. O principal problema é mesmo o de contaminar o novo óleo assim que este é colocado. Depois pensa-se que temos óleo para fazer 10 mil kms e na verdade...
Não vou garantir que o Vitaflush limpa toda a borra acumulada com o tempo, mas que ajuda, ajuda muito! Além disso é seguríssimo, tanto para o motor como para a saúde (para terem uma ideia não tem qualquer toxicidade se ingerido
).
Tem uma aparência idêntica à valvulina, não contém acetonas, ácidos ou solventes. Apenas detergentes e dispersantes... e revitalizante, claro
.
Honda Prelude 1982