Veio primário de caixa com desgaste

Iniciado por Kaizen, 28 de Agosto de 2010, 22:53

Tópico anterior - Tópico seguinte

Kaizen

Hoje fizeram-me esta pergunta e eu não soube responder:

1) Quando uma caixa de velocidades tem o veio primário a cantar, dá para arranjar/substituir ou nem vale a pena o esforço. É uma caixa T50 Toyota.


2) Se esta peça estiver com desgaste, que outras peças são influenciadas? E o funcionamento da caixa? Sobretudo já com óleo quente?


3) E agora a questão mais técnica: Eu pensava que ao ouvir-se o cantar (chiar como se fosse uma correia solta) e carregar-se na embraiagem a fundo e o ruído desaparecer que a causa era o rolamento de encosto. Mas hoje disseram-me que é ao contrário, isto é, que quando se carrega na embraiagem a fundo (com o carro em ponto morto) e o ruído desaparece que é do veio primário.

Quem estava confundido?
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

JOU Datsun 1200

Olá,

boa Noite,

Como sabem não sou mecanico mas essa para mim é nova e existe algo de certeza de errado, pois podes ter a certeza que quando existe o tal barulhinho e carregas na embraiagem e ele desaparece é com certeza do rolamento de encosto.


Kaizen

Pois, também pensei o mesmo!

Mas já são duas pessoas a dizerem o mesmo e que percebem mais 9876365 vezes disto do que eu.
Se calhar não interpretei bem.

Mas de facto ambos dizem que é o veio primário com desgaste para efeito que descrevo.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

#3
Bom,

Quando o motor está a trabalhar, em ponto morto e sem pés nos pedais, a embraiagem está acoplada. Estando acoplada, o veio primário (que é por onde "entra" a rotação na caixa) está a rodar. Está a rodar mas não tem nenhuma velocidade engrenada.
Por outro lado, o rolamento de encosto está "solto", sem qualquer pressão sobre ele - está "parado".

Quando colocamos o pé no pedal de embraiagem, o rolamento fica em carga e a rodar. O veio prímário deixa de ter rotação vinda do motor e acaba por parar quando acaba a inercia com que estava a rodar - é por isso que a marcha atrás custa a entrar quando tinhamos p. ex. a 1ª engrenada, porque ainda há rotação do veio primário.

Posto isto penso que é fácil perceber o que é que faz barulho e quando.

Acho que me fiz entender... :duh:

AH!!! E quanto à substituição do veio, sei que é caro...talvez valha a pena comprar uma caixa usada!
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

prelude guy

 :clap: :clap:
Esta foi "à inginheiro". Simples e claro.

Aliás, uma recomendação que se pode fazer quando se põe o motor a trabalhar é (mesmo em ponto morto) carregar na embraiagem para "desligar" a cambota do veio primário da caixa e assim ser menos um órgão a gerar esforço...
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Santos Silva

Boa achega!
Aliás, hoje em dia, todos os Toyotas novos só pegam a trabalhar com o pé na embraiagem, excepto os de caixa automática...
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

blardY


Sinto-me mais instruído, obrigado amigos  :eusa_pray:
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

Kaizen

#7
Posta esta explicação: é o veio primário que entregou a alma ao criador.
Afinal quem sabe, sabia :-)

1) Será que isto explica também o efeito de torção quando se larga a embraiagem com a marcha-atrás engrenada?

2) E que ela funcione mal após muitos kms?
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Tractortp

#8
Por mais que leia isto, só aceito que o chiar do veio primário venha da fricção com o rolamento de apoio deste ou o de encosto.

Ou seja, para que seja necessário substituir o veio primário por chiar é porque o rolamento de apoio ou o rolamento de encosto já deu a alma ao criador à muito tempo e faz desgastar o veio.

Normalmente esse chiar é mesmo do rolamento de encosto gripado que ao não estar a fazer força, chia, em carga a pressão faz desaparecer o barulho.

Portanto, quando se começa a ouvir chiar é por causa dum dos dois rolamentos, onde será necessário substituir antes de afectar o veio.

Santos Silva

Os rolamentos do veio serão os primeiros a ir à vida. O desgaste do veio só virá depois mas, se o rolamento já está muito mau (são de roletes, penso eu) pode já ter danificado o veio.

Se a folga no veio for muito grande (e não estamos a falar de milimetros sequer) o engrenamento da marcha atrás e da 1ª depois desta, pode ser mais dificultado pois os dentes das engrenagens não se ajustam com perfeição.

O efeito de torção é que não entendi!... Torção de quê? Do carro? Da caixa? :duh:
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

blardY

CitaçãoNormalmente esse chiar é mesmo do rolamento de encosto gripado que ao não estar a fazer força, chia, em carga a pressão faz desaparecer o barulho.

Já tive um carro com esse barulho e era precisamente esse rolamento de encosto.
O Rui não devia querer dizer torção  :angel:
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

Kaizen

Queria, queria.

Imaginem-se numa descida: Após andar para a frente (ou seja, fazer a descida e o caminho que levou até lá), imobiliza-se o carro, pé no travão, pé na embraiagem, marcha-atrás engatada (com facilidade), larga-se a embraiagem e o efeito que se sente de imediato não é o carro a andar mas sim a caixa a torcer!. Só depois é que o (diferencial) carro começa a andar.


E ainda há a questão da dificuldade a engrenar 1ª e mais tarde 2ª com muitos quilómetros em cima.


É estranho é...
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

Isso da torção parece-me mais apoios da caixa, motor, diferencial. Se todos estes pontos estiverem firmes, isso não pode acontecer. A caixa só torce se não estiver bem fixa.

Dificuldade de engrenar também pode ser valvulina velha, anilhas sincronizadoras gastas, ...
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Kaizen

Mas SS, só acontece ao fim de umas centenas largas de kms ;)
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

prelude guy

Começo a ficar preocupado com o assunto deste tópico  :-[

No meu caso (Celica) sempre senti (e ouvi) um ruído de rolamento. Ainda não foi intervencionado para resolver.
Tenho tido a fé de que seja apenas os rolamentos dos semi-eixos. Mas,

1. parado, com o motor a trabalhar e carregando na embraiagem muito silêncio.
2. parado e desengatado, largando a embraiagem, pouco silêncio (ouve-se um rodar bastante arranhado, o que significa que o veio primário não está "totalmente" bom)
3. se manobrar o carro dentro da garagem (muito devagar, portanto) e sem dar aceleração no motor, quando levanto a embraiagem dá uns solavancos, que, não fosse o kit ser novo, diria que era da prensa (ou prato)... assim, será do tal veio da caixa?    :duh:
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)