Ora aqui vai um trabalho que andei a fazer em duas tampas de válvulas de dois membros do AJA (acusem-se). A experiência correu bem e o resultado agrada-me! :D
As cobaias:
(http://img849.imageshack.us/img849/1536/dscn6772x.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/849/dscn6772x.jpg/)(http://img40.imageshack.us/img40/5181/dscn6773s.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/40/dscn6773s.jpg/)(http://img221.imageshack.us/img221/69/dscn6774m.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/221/dscn6774m.jpg/)
Limpeza a jacto de micro esferas de vidro:
(http://img585.imageshack.us/img585/1180/dscn6776.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/585/dscn6776.jpg/)(http://img836.imageshack.us/img836/2050/dscn6777.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/836/dscn6777.jpg/)(http://img221.imageshack.us/img221/319/dscn6778bz.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/221/dscn6778bz.jpg/)(http://img840.imageshack.us/img840/475/dscn6785q.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/840/dscn6785q.jpg/)(http://img851.imageshack.us/img851/6981/dscn6786.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/851/dscn6786.jpg/)
"Wrinkle Paint":
(http://img11.imageshack.us/img11/1788/dscn6788n.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/11/dscn6788n.jpg/)(http://img812.imageshack.us/img812/7215/dscn6782o.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/812/dscn6782o.jpg/)(http://img403.imageshack.us/img403/2059/dscn6789z.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/403/dscn6789z.jpg/)(http://img263.imageshack.us/img263/2113/dscn6790u.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/263/dscn6790u.jpg/)
Vai ao forno a gratinar: :green:
(http://img401.imageshack.us/img401/8253/dscn6784.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/401/dscn6784.jpg/)
Decapagem da zona das letras e frisos:
(http://img17.imageshack.us/img17/7818/dscn6888x.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/17/dscn6888x.jpg/)(http://img855.imageshack.us/img855/5566/dscn6803.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/855/dscn6803.jpg/)
E pronto, estão como novas e prontas para se mostrarem de capot aberto! :thumbsup
Críticas aceitam-se! 8)
Essa tampa da Honda tem pinta suficiente para encaixar num motor Mugen MS-3 8)
Entendo que a tampa do 2T-G não caiba no forno, mas a solução que encontraste (a do aquecedor) parece-me pouco rentável! :lol
Mais uma excelente solução de restauro encontrada entre os amigos do AJA :thumbsup
Excelentes resultados ... parabéns :clap:
Por acaso o aquecedor só estava mesmo a servir de suporte para tirar a foto. Foi na mesma ao forno só que teve de ficar com a porta entreaberta, ou seja, cozeu com menos temperatura. Esse acaso fez descobrir que podemos obter diferentes texturas fazendo variar a temperatura de cozedura. 8)
Gosto de ver trabalhos destes :clap:
Para essas tampas, aposto no Civic do Rui Coelho e no TE71 do Pedro Fernandes... :angel:
Olha lá, mas podias ter explicado melhor como fizeste. Em especial estou curioso com a decapagem que parece ter ficado tão impecável (quase que aposto que foi o belo do ácido muriático a comer o lixo, mas...) ::)
E depois de pintado, como é que fizeste para as letras voltarem a brilhar?...
:D
A decapagem não foi com ácido. Foi a jacto de esferas de vidro, é como jacto de areia mas em vez de areia é vidro quase em pó, parece açúcar. Por isso é q fica com esse aspecto liso e uniforme.
As letras é com lixa, taco de madeira e paciência. 8)
Parabéns, excelente trabalho! Seria excelente se pudesses partilhar o nome da tinta e colocar umas fotos em modo macro para se perceber melhor o resultado. Estou a pensar comprar uma tampa nova para o meu carro (€€€), mas se ficar igual quase que fico tentado...
A tinta é esta:
(http://www.demon-tweeks.co.uk/oncirrus/3/images/product/enlarge/vht_wrinkle-fin-paint_11.jpg)
Tenho de tirar umas fotos macro para colocar aqui... hoje à noite já as tiro! :thumbsup
Se o teu objectivo for este:
(http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQFjc25GDdlgClJmazTWZwvSzCvDPQnkeNsTZ8Yuim5aOZ5OLaJGImKWC9C)
Então estás safo! :)
Obrigado pela ajuda. :) Sim, é mesmo essa a textura. Ao polir as letras arranquei um pouco de tinta. :(
Estive a ver online e querem balúrdios pelo transporte dessa tinta. Parece que só de camião... Assim sendo acho que prefiro fazer o esforço adicional para ter uma nova.
A tampa do 2T-G é minha mas já tem destino...e não é o Pedro Fernandes.
Há um Celica TA22 GT que vai estar num evento de topo e precisa de se apresentar bem.
Só estou é a precisar de que ma entregues ... :assobio
Rui Meireles:
O transporte foi feito de Londres por um amigo (mais um Rui e ficou de borla!!!)
Eu sei que anda para aí um tópico mais velho com este mesmo tema :redface, mas esse tipo de tinta não é mais fácil de arranjar?
Assim tipo ir ali ao AKI e está feito. É que eu já lá vi tinta para acabamentos texturados... :eusa_think:
Camry: decapagem e lixa no final. É como eu o teria feito :)
Citação de: Santos Silva em 03 de Abril de 2012, 21:09
Só estou é a precisar de que ma entregues ... :assobio
Temos de combinar ainda esta semana! :thumbsup
Citação de: prelude guy em 03 de Abril de 2012, 21:34
Eu sei que anda para aí um tópico mais velho com este mesmo tema :redface, mas esse tipo de tinta não é mais fácil de arranjar?
Assim tipo ir ali ao AKI e está feito. É que eu já lá vi tinta para acabamentos texturados... :eusa_think:
Camry: decapagem e lixa no final. É como eu o teria feito :)
Corri tudo à procura mas não encontrei nada. Também vi essas tintas que falas com acabamentos texturados, mas não quis arriscar... um dia tenho de experimentar.
Quanto à decapagem, se vires a textura que as esferas de vidro deixam, nem tens coragem lhe espetar com lixa! É desengordurar bem e pintar! 8)
Citação de: Rui Meireles em 03 de Abril de 2012, 16:42
Estive a ver online e querem balúrdios pelo transporte dessa tinta. Parece que só de camião... Assim sendo acho que prefiro fazer o esforço adicional para ter uma nova.
Ou aproveitas a boleia que o Santos Silva arranja, ou falas comigo! 8)
Fotos macro:
(http://img23.imageshack.us/img23/450/dscn6889v.jpg)
(http://img26.imageshack.us/img26/2232/dscn6890.jpg)
Muito obrigado. ;)
Vou ver se fotografo uma original e coloco aqui, para efeitos de comparação.
Muito bom, a minha também bem que precisa de um tratamento desses :assobio
Rui, não andes a ver à lupa que vais encontrar diferenças... :lol
Esta é a tampa de válvulas do mítico B16A:
A textura é identica, só que no caso dessa, parece ter menos tinta, ou seja, menos camadas.
Mais uma 8)
Antes:
(http://img36.imageshack.us/img36/5600/dscn6915z.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/36/dscn6915z.jpg/)
Decapada:
(http://img822.imageshack.us/img822/8291/dscn6916s.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/822/dscn6916s.jpg/)
Preparar para realçar as letras:
(http://img855.imageshack.us/img855/8982/dscn6917q.th.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/855/dscn6917q.jpg/)
Resultado:
:thumbsup
(http://img823.imageshack.us/img823/3346/dscn6918f.jpg)
Mais uma tampa nova! Fica mesmo muito bem!!!
Agora que tens o processo "no ponto", tens de começar a "cozinhar" para fora e fazeres mais gente feliz ao mesmo tempo que metes umas moedas nos mealheiros do KE20, Swift, Camry e o que mais vier. :thumbsup
É isso Rui! Tem de se começar a tratar disso... vais ter noticias a esse respeito! :green:
Muito bom, excelente trabalho!
Tens aqui mais um potencial interessado :thumbsup.
Citação de: Rui Meireles em 04 de Abril de 2012, 17:51
Muito obrigado. ;)
Vou ver se fotografo uma original e coloco aqui, para efeitos de comparação.
Dentro em breve, vou ter disponível este produto em preto, cinza e vermelho.
Pergunta de ignorante...
Isso não dá para fazer nos coletores de escape?
Não creio. A informação que vem nas latas garante estabilidade até cerca de 180 ºC. Os colectores atingem bem mais.
Quando por vezes se vêem os colectores alaranjados, já estão a rondar os 500 ºC.
Mas vou pesquisar para ver se existe outro tipo de tinta que consiga aguentar.
Existe, já fiz isso. Agora lembrar-me do tratamento é que era...
Tenho um ou dois colectores em casa já tratados e nunca usados.
Colectores de escape devem levar tratamento de cerâmica. É caro e ao que leio nada trivial. Não sei se há em PT casas a fazer isso.
Exacto Rui, o revestimento de cerâmica não se consegue do pé para a mão, julgo que a aplicação se assemelha à pintura electrostática. Mas faz-se para melhoramento funcional. Julgo que o objectivo aqui é meramente estético.
Já estive a fazer umas pesquisas e ao que parece há tintas que resistem a 800 ºC. Resta conseguir o produto e testar para ver se é verdade!
Essas tintas para alta temperatura são muito fáceis de arranjar. É ir ao AKI (ou outra equivalente); a Whurt e a Berner, por ex, também as têm.
No Sports 800 dei tinta desta em vários sítios (tambores, calços, colectores, "alhetas" dos cilindros,... )
Vou ver se faço uma visita ao AKI para ver o que há! :thumbsup
Entretanto: :green:
(http://cdn.caswellplating.com/media/catalog/category/VHTfproof.jpg)
Luis:
Só não entendo para quê dar tinta nas alhetas dos cilindros :duh: ...alguma coisa que me escape?
ferrugem e mau aspecto ::) ...
OK.
É que de repente pensei que podia haver algum pormenor técnico que me escapasse como "melhor dissipação de calor"... o que não parece ser o caso.
Amigos,
Façam "LIKE" na página do FB da MV Restores e vamos dar um empurrãozinho de motivação a um nosso amigo que, certamente, vai ser uma mais-valia para o restauro (ou invenção) dos nossos carros.
https://www.facebook.com/pages/MV-Restores/119677338183663?fref=ts (https://www.facebook.com/pages/MV-Restores/119677338183663?fref=ts)
:thumbsup
:clap:
Queria só informar que encontrei uma loja em Portugal que vende a tinta VHT: http://www.motocinquenta.com/index.php?page=shop.browse&category_id=65&option=com_virtuemart&Itemid=18&vmcchk=1&Itemid=18 (http://www.motocinquenta.com/index.php?page=shop.browse&category_id=65&option=com_virtuemart&Itemid=18&vmcchk=1&Itemid=18)
Já os contactei duas vezes. Têm sempre para a semana 8)
Agora que falas nisso, no FABORY também comprei uma tinta que aguenta altas temperaturas e que se cose no forno a 180º.
Não é como o Wrinkle Paint mas tem um acabamento porreiro. Um spray custou se não me engano 14€.
Também já vi à venda, nunca experimentei. SS É colocar aqui umas fotos para se ver :assobio
...pois... nem fui eu que tratei disso... Foi no ISEP e foi para um carter. Ficou muito bem.
Vou ver se recupero esse assunto.
Aqui umas fotos da pintura nas tampas das válvulas de um motor 2CV.