Tópico sobre o combustível a usar em carros antigos

Iniciado por Deluxe 6, 14 de Fevereiro de 2007, 04:59

Tópico anterior - Tópico seguinte

JOU Datsun 1200


Celica GTI

Julgo que o problema não reside nas octanas da gasolina ... e não é uma questão de afinação que falo pois sei perfeitamente distinguir quando tenho o carro afinado e quando não o tenho.

Como deves deprender do meu ultimo topico o facto de usar gasolina com aditivo provoca visualmente que o escape esteja sempre preto ( digamos assim ) não significa que esteja desafinado ( Mistura de gasolina mais rica/ mais pobre, etc ).


A minha questão é que não sendo gasolina com chumbo qual as consequencias a  longo prazo que possam aparecer ?

Acredita que existem muitas duvidas relativamente a este assunto.






 


fernandokp61

As consequências a longo prazo são somente maior desgaste do motor.Nos meus carros,utilizo gasolina 98 e misturo-lhe aditivo comprado aparte.De vez enquando coloco também no depósito(cheio)óleo utilizado na mistura para motores a 2 tempos.


JOU Datsun 1200


Nos carros a Diesel sei por exemplo que grandes marcas colocam no filtro de  gasoleo oleo do motor aquando das respectivas mudanças como limpeza aos injectores.

A gasolina foi a 1º vez que houvi falar. Estamos sempre a aprender.

 


ThE CrOw CsC

Já tinha ouvido falar do óleo misturado, mas são poucas as pessoas que o fazem, até porque é algo que tem que se ter algum cuidado a fazer...


metralha328

O que me disseram foi que o óleo misturado com gasolina não faz mal, desde que não seja em excesso.
Por exemplo, para a minha RZ (referênciada noutro tópico) um mestre, mecânico dos antigos, disse para juntar com o depósito cheio uma tampa de óleo 2T, e enquanto não isolar a vela ir sempre aumentando a quantidade. Além de proteger o interior do depósito protege o motor.
Eu próprio já disse aqui noutro tópico que um amigo meu usa directamente no depósito do carro diesel com óleo de fritar batatas do Lidl. E nunca deu problemas (custava era a pegar a frio).

Corolla KE20 '74


ThE CrOw CsC

metralha, carros a diesel são diferentes de carros a gasolina. A gasolina é um produto nobre, pois sobre imensas refinações.

O Diesel é menos refinado, e tem uma ligeira percetagem de óleo. Num depósito de Gasóleo até podes fazer uma mistura de 50% gasóleo e 50% óleo que em princípio não terás problemas...  


FC

Pessoal olá e boa tarde a todos
Gostava de saber se vocês conseguem encontrar facilmente este produto á venda
Socio AJA nº 55

fernandokp61

Eu compro na "CEPSA"e não acho caro. :dance:

Jorge Azevedo

Amigos:
Alguém me diz qual gasolina devo utilizar no Datsun 120Y ? E é necessário algum aditivo?
Aguardo com impaciencia a vossa resposta.
Um abraço e... obrigado
Jorge Az

metralha328

Boas
Eu uso s/chumbo 95 em todas as minhas viaturas sem qualquer tipo de aditivo, à excepção da RZ (leva s/chumbo 98... nota-se muito a diferênça!)
Mas confesso que estou curioso para saber as respostas dos entendidos.
:thumbsup

Jorge Azevedo

Olá Metralha 328: :thumbsup
Obrigado pela resposta pronta. Já é uma boa referência. Também aguardo o que os entendidos nos têm para dizer.
Até breve

prelude guy

Eu acho é que os "entendidos" não se vão entender.  ::)

Eu podia fazer aqui uma dissertação acerca da gasolina sem chumbo e o que levou a retirar o chumbo da gasolina (os catalisadores), mas "long story short" se um motor não está preparado para falta de agentes lubrificantes na gasolina deve-se colocar um aditivo (o chamado "substituinte de chumbo", geralmente à base de potássio) na proporção de 1 de aditivo para 1000 de gasolina (os frasquinhos vêm graduados).

Uma dúvida mais difícil de responder é se o motor do 120Y não vinha já com válvulas e sedes endurecidas para gasolina sem chumbo??  :-[

Como os aditivos até têm muito boas propriedades de facilitar a ignição, e não têm efeitos secundários, nos meus carros ponho sempre aditivo e SC98 (porque acredito tenha mais agentes de limpeza que a 95 e sempre permite um maior atrevimento no avanço da ignição)... mas, confesso que 95 deve estar mais que suficiente para carros antigos e será mais uma mania minha  :redface

:thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

spongebob

Boas.
Ponha 95 nisso e não pense mais no assunto :D
Conheço bastantes pessoas com clássicos mais antigos que o 120y e alguns 1200 que põem 95 sem aditivos e nunca tiveram problemas ::)

Datsunbat

Boas!

Nas minhas máquinas ponho sempre 98 com aditivo!
Mas evito sempre as aditivadas que já vão ficando raras!
Sempre que possível Repsol, pois é das únicas que ainda não traz aquelas "forces" todas...

Mas posso relatar uma coisa que aconteceu a um amigo meu num Alfa 1600 GT Júnior.

Com a gasolina 95 o carro engasgava e raramente se conseguia manter um rolantim certo, mudamos para 98 e voilá...

Mas penso que deve ter a ver com o carro!

Uso sempre 98!

Cumps.
Mário
In DATSUN We Trust!

Cortina Team

Não me recordo onde é que li, mas supostamente os datsun e os toyotas já vinham preparados para levar gasolina sc 95 e também 98, ao contrário de outras marcas europeias da mesma época.
A experiência que tenho na minha 120y van é que a sc98 faz melhores consumos e o motor está mais disponível para as acelerações. No meu caso, vale a pena pagar mais porque depois vou obter mais km´s e qualidade na resposta/força do motor. No final, quando se fazem as contas o preço fica praticamente igual.

No entanto, já ouvia outros relatos com carros semelhantes, onde dizem que não notam diferença nenhuma no consumo nem no motor  :-[

É uma questão de experimentar, fazer contas e tirar as próprias conclusões.   :thumbsup
O verdadeiro poder da 120Y VAN!!!
sócio nº31