Olá pessoal.
A minha toyota prévia
O ano passado ao fazer cerca de 1900km seguidos a meio da viagem senti um cheiro a gás intenso mas não liguei andei mais 20km e reparei que a temperatura começou a subir ligeiramente desliguei o gpl e segui viagem a gasolina mas de imediato tive de parar pois já estava muito próximo do vermelho.
Parei e deixei arrefecer um pouco e lentamente abri o tampão do radiador. A água borbulhava e fervia, depois de meia hora parado segui viagem a gasolina pensando que o problema seria do gpl mas afinal não era, rolei cerca de 50km a uma velocidade de 100km hora e o problema manteve-se. Saí da auto-estrada e parei numa área de serviço e lá consegui que alguém me acudisse. Retiramos o termóstato e toda a água que saiu estava com bastanta ferrugem mudei toda a água e lá rolou sem termóstato até ao destino a uma velocidade não superior a 120km.
Chegando ao destino, lá meti um termóstato e um tampão do radiador (concorrencia) novos e fiz uma lavagem ao circuito de água com um daqueles líquidos que se acrescenta na água do radiador, deixando actuar durante alguns km para depois se proceder á substituição da mesma, mas que sinceramente não acredito muito no seu resultado.
Andei com ela cerca de meio ano em percursos pequenos não superiores a 60km e nunca aqueceu. Foi aí, em pleno inverno que reparei uma coisa curiosa que nunca me tinha acontecido em invernos anteriores ao ligar a chauffage e o A/C para o quente este nunca aquecia saindo sempre um ar frio outra coisa curiosa foi um consumo mínimo de óleo por cada 1000km. Detetei um consumo +/- de 1/4 de óleo. Atualmente continua a aquecer nas mesmas circunstâncias - lentamente até ao vermelho e o mais curioso é que a água borbulha mas não desaparece do radiador quando arrefece mantém-se na medida normal.
Agradeço as vossas opiniões.
Situações mais prováveis:
Aquecimento do motor: junta da cabeça queimada.
Não aquecimento da ventilação no inverno: termóstato preso em aberto.
Quanto ao não desaparecimento do anti-congelante: os carros "modernos" usam circuitos de refrigeração fechados. ;)
Concordo como RPM, provavelmente a junta da cabeça está queimada e está a deixar passar gases da combustão para o circuito de refrigeração, não apareceu nenhuns tons de óleo diluído na água?
Borbulhar tem a ver com passagem de compressão do motor, junta da colassa provávelmente queimada ou pior ainda colassa estalada, depende muito do aquecimento que apanhou e isso está relacionado com o consumo de óleo, o aquecimento dilata os segmentos e o consumo de óleo pode aumentar, mas isso é mais provável em motor diesel, já aconteceu comigo numa Bedford Seta.
Aquecer, a origem de aquecer terá a ver com a ferrugem no refrigerante, logo o radiador deve estar internamente em mau estado, entupido, isso originou aumento de temperatura que consequentemente terá queimado a junta ou estalado a colassa.
Para andar tranquilo e sem limites, eu não exitava em sacar o radiador fora e mandar meter favo novo, trocar bomba de água, testar a colassa e o termostato e trocar a junta, depois disto não há razão para aquecer, só terás de ficar atento ao consumo de óleo, que acabei por não perceber se gasta 1/4 litro ou se gasta um quarto do nível, se for 1/4 litro por 1000km não é preocupante.
Zé, é a tua deixa para começares a procurar o motor 2.4 Supercharger ou o 2.2TD que eram montados nessa geração da Previa. :green:
Obrigado pela vossa ajuda.
Para ser sincero nem sei o que fazer á carrinha. :duh:
A primeira coisa a fazer é acertar no problema.
Depois é decidir...
Se precisares de ajuda, apita! :thumbsup
Citação de: Kaizen em 05 de Setembro de 2014, 13:18
Zé, é a tua deixa para começares a procurar o motor 2.4 Supercharger ou o 2.2TD que eram montados nessa geração da Previa. :green:
Rui neste momento e de certeza nos próximos anos este carro só vai circular 15 dias por ano e nem todos porque tambem tenho os outros...
Daí que não vale a pena procurar motores xpto para a carrinha,este ano já não tenho tempo para decidir o que fazer.
Santos Silva estou consigo primeiro acertar no problema e depois decidir, até lá fica á espera de melhores dias ou então compro/troco por um cábrio para passar os 15 dias em PT...
È os "Entas" :green: :green:
Se precisares de fazer uns testes de compressão para ver se é da junta da cabeça, avisa! :angel:
SS era uma boa ideia fazer o teste, assim podia eliminar essa hipotese.
Falo consigo pessoalmente em breve.
Obrigado. :thumbsup
"Pessoalmente" parece-me bem!!! :bemvindo: