AJA - Amigos dos Japoneses Antigos

Área pública => Área Técnica => Tópico começado por: ROGER MORGAN em 19 de Fevereiro de 2004, 19:34

Título: Esmaltagem de colectores de escape
Mensagem de: ROGER MORGAN em 19 de Fevereiro de 2004, 19:34
Se alguém do AJA tiver interesse, posso informar uma empresa cá em Lisboa/Sintra que faz a esmaltagem a cinza/preto ficando o colector de escape muito brilhante e sem o habitual aspecto ferrugento. É um trabalho usual nos UK e muito usado nos Jaguar.:[boleia]

Tenho um carro onde a esmaltagem/vitrificação do colector foi feita em 1994 e está actualmente em muito boas condições.:[love]

Acabei de levantar o colector do meu ASCONA A e está muito bonito.:[yeah]

Se quizerem fotos também posso fornecer, caso se venha a revelar interesse por parte dos "forumístas" :[drive]  de AJAs

Old & Classic Car Fan

Edited by: ROGER MORGAN  at: 19/2/04 13:37
Título: Re: Esmaltagem de colectores de escape
Mensagem de: BillyJoe em 19 de Fevereiro de 2004, 20:52
Boas...

Por acaso não conheço isso!!! Gostava de ver o resultado final. Põe aqui umas fotos , ou envia para filintoandrade@hotmail.com que eu faço isso.:[fixe]

Fiquem bem

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Título: Re: Esmaltagem de colectores de escape
Mensagem de: ROGER MORGAN em 19 de Fevereiro de 2004, 21:41
sff vá à sua cx correio do hotmail. Ela está cheia neste momento e esvazie-a, pois senão não consigo enviar as fotos do colector do ASCONA A

Old & Classic Car Fan

Título: Re: Esmaltagem de colectores de escape
Mensagem de: nunoturbo em 19 de Fevereiro de 2004, 22:29
Ora bem, visto que será para o interesse de toda a comunidade AJA, acho que seria de todo conveniente ver-mos aqui umas fotos desses teus colectores.

Por quanto é que fica esse trabalho?

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Título: Re: Esmaltagem de colectores de escape
Mensagem de: ROGER MORGAN em 19 de Fevereiro de 2004, 22:47
Oh pá eu sou um pouco "cota" como vocês dizem e isso de colocar fotos na net necessita de ter a assistência técnica da minha filha mais velha e isso só poderá ser mais tarde pois tenho que esperar que ela esteja pelos ajustes e sem azeites.

Mas prometo fazer. Outra hipótese é o Bill Joe colocar as fotos. Por mim tudo bem.

O custo deste, o do ASCONA A, foi de 60 € mas foi "very special" (não posso dizer tudo 8) ) e depende da sua configuração e forma, do seu tamanho e do trabalho da decapagem que é necessário fazer antes (nunca zincagem).

Old & Classic Car Fan

Título: Re: Esmaltagem de colectores de escape
Mensagem de: nunoturbo em 20 de Fevereiro de 2004, 00:01
Quote:
Oh pá eu sou um pouco "cota" como vocês dizem e isso de colocar fotos na net necessita de ter a assistência técnica da minha filha mais velha e isso só poderá ser mais tarde pois tenho que esperar que ela esteja pelos ajustes e sem azeites.


:[rotfl]

Quote:
Outra hipótese é o Bill Joe colocar as fotos.


:[fixe]

OK, já ficamos com uma ideia...

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Título: Re: Esmaltagem de colectores de escape
Mensagem de: BillyJoe em 20 de Fevereiro de 2004, 00:48
Boas...

Ok Roger...já tá vazia, por enquanto...mas já agora envia as fotos para filintoandrade@yahoo.com, que eu coloco aqui as fotos...:[fixe]  

Fiquem bem

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Edited by: BillyJoe at: 19/2/04 18:50
Título: Re: Esmaltagem de colectores de escape
Mensagem de: ROGER MORGAN em 20 de Fevereiro de 2004, 02:03
OK BillyJoe

Já devem lá estar as fotos do colector vitrificado em 1994 (o montado) e as do colector levantado hoje (o desmontado)

Old & Classic Car Fan

Título: Re: Esmaltagem de colectores de escape
Mensagem de: BillyJoe em 20 de Fevereiro de 2004, 01:25
Boas...

Ora aqui fica a foto  do colector vitrificado do ROGER MORGAN. Parece porreiro...




Fiquem bem

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Edited by: BillyJoe at: 19/2/04 23:38
Título: Re: Esmaltagem de colectores de escape
Mensagem de: BillyJoe em 20 de Fevereiro de 2004, 02:27
Boas...

Já agora quais são as principais vantagens da vitrificação??

Fiquem bem

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Título: Re: Esmaltagem de colectores de escape
Mensagem de: ROGER MORGAN em 20 de Fevereiro de 2004, 03:38
Oh pá isso ficou muito grande e dificulta a visão da coisa...
Bem agora que já tenho assistência técnica, visto que a minha filha mais velha ja regressou a casa, sem azeites, aqui estão as fotos que por si respondem à questão anterior.

O motor fica com aspecto bastante limpo, sem visual de ferrugem e mantem-se ao longo do tempo.

Claro que isto não aumenta quaisquer performances ao motor, é só visual e limpeza.


Old & Classic Car Fan

Título: Re: Esmaltagem de colectores de escape
Mensagem de: Woody PT em 20 de Fevereiro de 2004, 08:02
Julgo que nesse caso será um revestimento mais elastico.


Mas coloco a questão:
O efeito realmente é bonito e será duradouro.
Muito bem para um carro de exposição ou de passeio.


Mas e como se dá com a temperatura?
Parece-me um revestimento bem espesso, como se dá a dissipar calor?
Certamente vai alterar a capacidade de dissipação dos colectores, que também é tida em conta no calculo termico do motor.

Gosto bem da idéia já que também dou muito valor á estetica debaixo do capot. Mas no meu caso, com cabeça em aluminio e num carro que quando sai é para andar mesmo, tenho receio que me vá sobrecarregar termicamente a cabeça e/ou retirar rendimento ao motor (por excesso de temperatura no colector de escape).
Será boa idéia neste caso?

Título: Re: Esmaltagem de colectores de escape
Mensagem de: ROGER MORGAN em 20 de Fevereiro de 2004, 11:26
Muito pertinente a sua questão.

No entanto a dissipação de calor pelo colector de escape não é assim tão relevante e pouco contribui para o rendimento do motor.

O revestimento não é nada espesso.

Este processo era aplicado na fábrica da Jaguar, em motores de 3.800 cc. (XKs 120, 140, 150 o MK II etc) e é ainda muito utilizado nos Old & Classic cars ingleses.

O processo é assim:
 
- Boa decapagem total do colector
- Pistolagem do esmalte de alta temperatura
- Forno de cozimento 650-700 ºC
 
O aspecto final é a de uma esmaltagem tipo banheira mas em preto/cinza, que é a cor que cá usam. Este processo é também utilizado nos tambores das máquinas de lavar não inox.
 
A foto do motor do carro branco (Morgan) afirma por si a durabilidade da esmaltagem. Refere-se a um colector que foi esmaltado em 1994, estando hoje com o aspecto que se vê e já foi retirado pelo menos duas vezes.
 
Claro que é necessário na sua desmontagem/montagem ter + cuidado pois está sujeito a estaladelas no esmalte se for alvo de colisão com outros objectos ou sofrer demasiados apertos .
 
Este carro tem sido utilizado em vários rallys de carros antigos, (até fez a Volta à Madeira em 1996) chegou sempre ao fim classificado na 1ª parte da tabela da classe E e é sempre o mais antigo dessa classe e nem bomba de água tem - funciona por termo-sifão.

Claro que é sempre necessário controlar a temperatura e pressão de óleo de um carro em funcionamento, coisa que muitos não fazem e só olham para a estrada (quando olham), mas isso é outra questão.

Quanto ao facto de o carro ter cabeça de aluminio não tenho experiência. Creio no entanto que os motores da JAGUAR acima referidos eram portadores de cabeça em aluminio - a confirmar.

Lembro-me no entanto de alguns carros que nos anos 20 e 30 tinham cabeça de aluminio, com turbo compressor e terem o colector de escape embrulhado com fita de amianto, que essa sim isola mesmo o calor e quando a tecnologia de refrigeração dos motores não tinham as folgas que os carros dos anos mais recentes são portadores.

Penso que este processo só se aplicará aos que pretendem ter os seus carros a andar (sem partir....) e que estejam em perfeitas condições mecânicas e em bom estado de condição. Não será para um carro de todos os dias....

É importante sempre distinguir muitissímo bem o que é um carro antigo e clássico de um carro velho.....

Quanto à aplicação deste processo na suspensão considero-o totalmente desaconselhável visto azona estar muito sujeita a pedras e pancadas originando estaladelas no esmalte, ficando a peça sem qualquer protecção anti-corrosiva, era pior emenda..... Na suspensão uma boa pintura, com tinta-auto preta resistente a óleos e nada de preto chassis que é muito pouco aderente.

Old & Classic Car Fan

Edited by: ROGER MORGAN  at: 20/2/04 5:47
Título: Re: Esmaltagem de colectores de escape
Mensagem de: FilipeAE86nr1 em 20 de Fevereiro de 2004, 17:18
se a esmaltagem mantivesse a temperatura do colector alta, até seria uma coisa mto positiva...é pratica comum enrolar os colectores de competição com uma fita tipo "amianto" ou com um tratamento ceramico para manter a temperatura do colector elevada....isto é suposto propiciar menos perdas de potência do motor....quanto a causar probs na cabeça de aluminio?!:[tolo]   então e o bloco em ferro fundido, deve atinjir umas temperaruras bem interessantes....não é isso que causa fissuras na cabeça....penso eu de que.:[aprende]  



Edited by: FilipeAE86nr1 at: 20/2/04 11:19
Título: Re: Esmaltagem de colectores de escape
Mensagem de: Woody PT em 20 de Fevereiro de 2004, 18:26
Bem, e por acaso fiquei a pensar no tema e recordei-me que era usado antigamente em louça.
Até tenho ainda uma cafeteira revestida a esmalte, logo não será tão mau condutor térmico como isso.


No meu caso não será um antigo nem clássico, mas um carro de 86 que será (assim que estiver pronto) para sair ao fim de semana e, sempre que possível, para uma pista, onde será "massacrado".
Eu sei que tenho fiabilidade para isso, de maneira que penso sempre muito antes de qualquer alteração de forma a não colocar em risco essa fiabilidade (nem que seja a custo de alguma perfomance).

Nunca gostei da idéia da fita de amianto pra reduzir a temperatura no compartimento do motor justamente por isso - acho que sobrecarrega a cabeça (por pouco que seja).




Já agora, um aparte:
Quote:
... alguns carros que nos anos 20 e 30 tinham cabeça de aluminio, com turbo compressor...

Nessa altura seria Turbo compressor ou compressor volumetrico? ;)  

Título: Aquecimento!
Mensagem de: JoaoGoncalves em 20 de Fevereiro de 2004, 19:49
A ideia dessa fita de amianto no colector de escape tem 2motivos de acontecer (menor temperatura para o exterior do colector e maior no interior). De facto, teoricamente quanto maior for a temperatura dentro do colector de escape (e por acrescento no escape completo) mais performance o carro ficará. O colector de escape mais quente irá também aquecer os gases dentro deste tornando-os menos densos logo, com melhor capacidade de escoamento destes. É um processo complementar às alterações nos colectores de escape. Quanto maior for a potência do carro mais performance se "arranca" neste processo. Agora isto era (e é) feito na competição e as cabeças são feitas para aguentar esses "tratamentos"... no entanto a competição estoira muito motor. Verifica bem as temperaturas a que a tua cabeça foi testada e depois logo decides!!!!
Abraços

Título: Re: Aquecimento!
Mensagem de: Woody PT em 21 de Fevereiro de 2004, 02:18
Assim já estou mais de acordo :)

Aliás, tem outra razão, reduzir a temperatura dentro do compartimento do motor (por consequencia, dos fluidos e do ar admitido).


Mas aproveito para colocar outra dúvida:
Sem querer contestar o que foi dito e já é feito pelos profissionais, não consigo ainda entender como os gases mais quentes se escoam melhor.
Se se tornam menos densos, a mesma massa vai ocupar um maior volume.
Como o volume está limitado pelo escape, a minha conclusão é que se torna mais dificil faze-lo sair (temos que escoar um maior volume pelas mesmas condutas).

Ou, por oposição, o intercooler é utilizado para se colocar, no mesmo espaço de tempo, uma maior massa de ar no interior do motor.
Isto é feito arrefecendo o ar de forma a que a mesma massa ocupe um menor volume (maior densidade).
Parece-me um contrasenso fazer o oposto do outro lado.

Mas lá está, a minha lógica leva-me a pensar assim, mas a pratica efectivamente demonstra-me o contrario.
Só gostaria de saber o porquê :pensador]  

Título: Re: Aquecimento!
Mensagem de: MazdaMan Toninho em 21 de Fevereiro de 2004, 16:12
Woody

O intercooler é na admissão. Aí, quando mais frio estiver o ar, menor a aus densidade e portanto consegue-se compactar mais ar pelo compressor para a admissão. Mais ar na admissão e ar mais frio = a mais potência.

No escape acontece o contrário. Mais quente= mais rendimento.

è tudo um aquestão daquilo a que se chama Delta T, ou seja diferencial de temperatura entre admissão e escape.

Nas provas de alto rendimento de Consumo de combústivel realizadas pela SHELL em quase todo o mundo, é normal isolar com amianto a CABEÇA DO MOTOR, para não perder o calor.
Assim temos mais potência (portanto necessitamos de motores mais pequenos, para a utilização dada,logo menor consumo).
Paralelamente, reduzimos as perdas de calor que para ser recuperado, exige consumo de energia, que queremos evitar.

Com isto veio-me á lembrança que em 1980 eu e uns colegas construimos um veículo destes para os recordes da SHELL, tendo obtido o recorde de consumo do Canadá no ano de 1980, com um consumo de +/- 1 litro em 1000 kilómetros.

Quando aprender a a colocar fotos e scans neste forum logo coloca uma série de imagens deste evento e da máquina.

Título: Imagina!!!
Mensagem de: JoaoGoncalves em 22 de Fevereiro de 2004, 20:45
Olá!!!!
A explicação que vem a seguir é claramente mais técnica do que aparecerá em seguida mas... a densidade varia estando a matéria no estado gasoso, liquido e sólido (e dentro destes 3 estados). Imagina que tens dois liquidos diferentes (água e massa para um bolo;densidades diferentes não é?com a massa mais densa que a água). Agora imagina 2seringas exactamente iguais. Se puseres 0.6 Litros de água numa seringa e 0.5L de massa na outra e apertares ambas com a mesma força verificarás que... a água embora tenha maior volume(0.6L) escuou em menos tempo que a massa. Porquê??? Porque têm menor densidade logo escoa melhor. A densidade indica as ligações que existem na matéria, e quanto menor, melhor se adapta às curvas do escape e menor resistência faz a estas.
No meio desta explicação com culinária pelo meio e tudo:[rotfl] ... se não fui explicito avissem!!!
Woody: é bem visto maior densidade=mais volume só que esqueceste-te que o escape não é fechado assim, o próprio "alargamento" dos gases irá empurrá-los para o exterior facilitando a vida aos nossos belos carros.
Abraços


PS:1 litro para 1000Km: Já parece o meu Datsun:[tongue]