Viva pessoal,
Apesar de continuar a rolar sem grandes problemas a Starvan têm-se relevado algo limitada nalguns aspectos pelo que mais tarde ou mais cedo penso adquirir um carro mais familiar.
Excluindo o gasóleo do leque de opções, pondero o GPL.
Assim sendo aqui ficam os requisitos para a nova viatura:
a) Mais de 120cv (gasolina)
b) Familiar bem equipado (A.C. indispensável)
c) Ano de fabrico posterior a 2000
d) Orçamento – entre os 5000 e 10000euros com GPL instalado.
e) Um registo e poucos km´s.
Confesso que face a algumas menos opiniões menos positivas de experiências em japoneses adaptados a GPL já ponderei carros não japoneses no entanto são curtos devaneios e acabo por ir ter quase sempre aos modelos eleitos.
Tendo em conta os requisitos expostos gostava de "ouvir" as vossas opiniões.
Quase de certeza que vão coincidir...
Nelson (kombota)
Não é a GPL mas pelo preço (8000) ainda te restam + 2000 para a instalação de GPL.
Gosto muito deste modelo, tem AC e mais uns extras, 128cv, 90 mil km
Pena ser 3 portas visto quereres um familiar.
(http://s27.rapimg.com/ipix_new/pkw/6/p460726_1x.jpg)
http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p460726
Tem de ser japones?
Eu sei que esta pergunta é complicada, mas para ser convertido a GPL, eu preferia um motor bem maior e com mais cilindros.
Os BMW Serie 5 é39 e os série 3 E46, já estao abaixo dos 10.000€ a gasolina, e sempre é um carro familiar, confortável, AC e etc....
Os avensis a gasolina estao barato, barato, barato!!!!
Civic Aerodeck VTI
http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p472636
Accord 2.0
http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p470851
Lexus IS200
http://www.standvirtual.com/index.php?op=search&aktion=find&mp=1&rub=0&list=15&a=&sort=1&ma=34&mo=623&ty=&ka[]=&pv=&pb=&tr=0&ez=&ezb=&kmf=&km=&gr=&lv=&lb=&la=P&pz=&um=&fl[]=&do=&od=&ed=&list=15&sort=1
Escolhe e manda por a GPL... :angel:
Lancer SW
http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p462282
Primera SW
http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p373663
Uma visão mais generalista
http://www.standvirtual.com/index.php?op=search&aktion=find&mp=1&rub=0&list=15&a=&sort=1&ma=&ty=&ka[]=&pv=&pb=10000&tr=2&ez=2000&ezb=&kmf=&km=&gr=&lv=115&lb=&la=P&pz=&um=&fl[]=&do=&od=&ed=&list=15&sort=1
Nelson, os 3 primeiros que Nuno colocou seriam as minhas apostas.
Excelentes os palpites do Nuno a meu ver, ainda assim ficaria-me pela primeira opção.
Espaço, conforto, versatilidade, potência. O Accord também mas preferia a SW 8)
Viva,
Já poderei praticamente todas as propostas aqui colocadas e outras não Japonesas nomeadamente suecas e italianas, no entanto quando procuro informações sobre a sua viabilidade das mesmas rapidamente me oriento novamente para os Japoneses.
Assim sendo o meu preferido é o Accord (sexta e sétima geração) no entanto modelos como a subaru legacy, mitsubishi galant, ao até mesmo o mazda 3 (pena as motorizações a gasolina serem mal dimensionadas para o peso do carro) são fortes hipóteses a ponderar.
Gosto de praticamente tudo no Lexus IS, excelente posição de condução onde tudo é perfeito e mecânico até chegar à traseira... aqueles faróis...
Criticados pelas válvulas "moles" os japoneses poderão à partida não ser a melhor hipótese e dai algum receio, no entanto já existem técnicas que permitem contornar esta característica.
Alguém tem conhecimento de experiências dos Japoneses com o GPL e respectivos comentários.
Nelson (kombota)
No forum dos Toyotistas estao lá 2 tipos pelo menos, um com um Corolla G6R e um Yaris T-sport que teem GPL.
O tipo do corolla já fez uns 60 mil km e nunca teve stress....
Nelson, estás no sitio certo para falar de carros a GPL... tens é de esperar que o Preludeguy veja o tópico.
Esquece lá isso dos farolins do IS...
Já vi. :green:
Qual é a pergunta mesmo?
Olha Nélson, tu e eu e os carros já vi que é sempre vira o disco e toca o mesmo... Não dá para Preludes 4ª /5ª geração, volta ao lado para os familiares.
Quero fazer-te já uma sugestão: não mistures gamas, senão não estás ser muito coerente na procura. Mazda 3 e Civic para um lado, Accord, IS220, Avensis para outro.
Por outro lado, o "limite de 120CV deves manter como indicativo... (regula-te também pelo valor de binário) ;)
Deixem-me dizer que eu andei p'rai um ano à "procura" de carro (na tentativa de ir mantendo o EE90), mas como o meu budget era bem inferior, as minhas opções andaram por : Carina E, Accord, Primera, Carisma ou Galant, Mazda 626, ...
Procuras modelos mais recente, mas é uma questão de avançar uma geração em cada um deles.
Para GPL, os vvti e os VTEC serão os mais arriscados, mas com um lubrificante de válvulas bem regulado e se a ideia não é fazer autoestrada no prego, e mantendo a verificação regular da folga de válvulas, então não deverás ter problema. Se tiveres mais questões sobre GPL diz.
Ah, e para quem não se apercebeu, eu tenho um Carisma 1.8 convertido a GPL (naturalmente ).
No teu lugar, a opção na muche talvez fosse o Anvensis com o motor 1600 4A-FE :D
Mas o Avensis com 4A-FE é "curto" para o que ele pretende.
E um Mazda 6 a zagolina? È um maquinão.
Ou um Camry 3.0 V6 :p
Citação de: Kaizen em 01 de Junho de 2009, 19:12
Ou um Camry 3.0 V6 :p
Isso é que era de valor...
Ou um Lexus dos antigos, GS300 ou LS400....
Citação de: Kaizen em 01 de Junho de 2009, 14:27
Nelson, estás no sitio certo para falar de carros a GPL... tens é de esperar que o Preludeguy veja o tópico.
Esquece lá isso dos farolins do IS...
Rui, longe de mim dizer o contrário, apenas queria aumentar a fonte de informacao, visto que as duas "transformacoes" para GPL foram executadas com um profissionalismo fora do normal. Apenas isso...
... que espero se esteja, com o tempo, a tornar num profissionalismo normal :angel:
Então, e o Galant V6 (enfim, o que há mais para escolher são carros e modelos, eu fiz a minha lista, apoiado em revistas de época, o Nélson é que terá de fazer a dele).
Nélson, há bocado esqueci-me, mas o motor GDI da Mistsubishi não dá para converter para GPL (injecção directa :'( )... não fosse o olho tombar-te para aí :redface
Então...
... e um Prius ??? ::)
(dá para pôr a GPL sem dificuldades)...
Nelson, apesar de não ser a viatura que procuras quero deixar aqui a minha experiência: comprei o meu RAV4 (GPL) há 18 meses e até hoje não tenho nada a apontar ... é sempre a dar "gás"!
Se fosse a escolher hoje, estaria inclinado para os modelos Mitsubishi pelo simples facto de que estes já veêm preparados de fábrica para o GPL ... :assobio
Viva,
Obrigado pelos comentários.
Apesar de conhecer a aposta da mitsubishi em modelos de série com GPL, não tinha ideia que eles estariam mais preparados para este tipo de combustivél.
Sempre achei a frente do galant lindissima, mas para encontrar mais modelos que goste na mitsubishi tenho que recuar mais uma decada e isso já foge aos requesitos (tirando os de chassi torto à nascença).
Assim sendo e se não me engano o unico Honda accord de sexta geração que não têm V-TEC é o 1600cc.
Toyota avensis, reconheço-lhe imensos atributos, mas falta-lhe o encanto.
Como não tenho urgencia, vou esperar pela oportunidade. Desta forma tenho a certeza que faço bom negocio...
http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p519255
A primeira vez que me sentei num foi no salão automóvel. Depois de "sentir" muitos carros, entrar no lexus foi algo de muito bom.
Nelson (kombota)
CitaçãoRui, longe de mim dizer o contrário, apenas queria aumentar a fonte de informacao, visto que as duas "transformacoes" para GPL foram executadas com um profissionalismo fora do normal. Apenas isso...
Amigo Filipe, não entendi o excerto do quote em cima. Mas parece-me que tu não percebeste que eu percebi que tu percebeste que tinha percebido aquilo que tu querias que fosse percebido! :green:
Ou seja, esquece! Deve ter sido alguma informação cruzada e baralhou-nos a conversa :lol
Mas para "sintonizar" o que eu quis dizer no meu último post, é assim: O PreludeGuy está para o GPL em Portugal, como o Pinto da Costa está para o futebol português, ou seja, está no topo ;)
Luis... escusas de comentar! :green: :lol
Camry V6
ou
Camry daqueles que vieram de Macau (mas gosto mais do modelo anterior)
ou
Galant V6 (acho este carro soberbo)
mas a minha escolha iria para:
1. Lexus IS200 Pack Sport em cinza titânio
2. Mazda 6 Sport com motor 2.0 140cv ou 2.3 166cv
3. Honda Civic 1.8 VTI Aerodeck (1 dono com livro de revisões :p )
e aqui tens o meu carro contemporâneo preferido: http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p465343 (http://www.standvirtual.com/index.php?op=show&id=p465343) Se fosse imigrante na Suiça era um destes que tinha :p
:)
Tou a ver que houve mesmo quotes cruzados...
De qualquer forma, apesar de compreender o GPL para quem quer fugir ao azeite, e eu provavelmente faria o mesmo, custa-me sempre acrescentar peso a um carro... Ainda me faz confusao, apesar de ser da "nova geracao" sempre fui muito céptico em relacao ao gás...
Sim, sei que é mais seguro que a Gasolina e etc, toda essa informacao está na minha mente, mas.... Nao gosto mesmo nada do GPL.... Mas compreendo, visto que o preco dos combustiveis é agressivo por terras lusas, especialmente do combustivel nobre....
Viva,
A escolha pelo GPL é simples.
Consegues aliar às virtudes da gasolina dois factores muito importantes. Ecologia e economia!
Para quem pondera um carro usado como é o meu caso, facilmente encontras um carro com um bom historial e poucos km´s a gasolina o que não acontece com o diesel.
Podes sempre compensar o acréscimo de peso optando por maior cilindrada, o que representa quase sempre um maior nível de equipamento.
Só não tens o GPL mais difundido no nosso país porque não interessa às gasolineiras...
Nelson
Essa do peso acho que é uma falsa questão...
O carro não é para corridas, nem para desempenhos de alta perfomance, certo?
Num carro familiar, mais 50 ou menos 50, pouca diferença faz.
Citação de: kombota em 03 de Junho de 2009, 08:00
Viva,
A escolha pelo GPL é simples.
Consegues aliar às virtudes da gasolina dois factores muito importantes. Ecologia e economia!
Para quem pondera um carro usado como é o meu caso, facilmente encontras um carro com um bom historial e poucos km´s a gasolina o que não acontece com o diesel.
Podes sempre compensar o acréscimo de peso optando por maior cilindrada, o que representa quase sempre um maior nível de equipamento.
Só não tens o GPL mais difundido no nosso país porque não interessa às gasolineiras...
Nelson
Concordo e como disse, provavelmente se vivesse ai faria o mesmo...
Mas era sempre "nao satisfeito"...
Citação de: nunoturbo em 03 de Junho de 2009, 11:02
Essa do peso acho que é uma falsa questão...
O carro não é para corridas, nem para desempenhos de alta perfomance, certo?
Num carro familiar, mais 50 ou menos 50, pouca diferença faz.
Eu sei....
Isso já sou eu a arranjar desculpas.... :) :)
Até porque o meu ultimo carro do dia a dia antes de ir agora para o Arizona, era bem bem bem pesado e automático.
Citação de: Darkk Pilot em 03 de Junho de 2009, 11:54
Citação de: nunoturbo em 03 de Junho de 2009, 11:02
Essa do peso acho que é uma falsa questão...
O carro não é para corridas, nem para desempenhos de alta perfomance, certo?
Num carro familiar, mais 50 ou menos 50, pouca diferença faz.
Eu sei....
Isso já sou eu a arranjar desculpas.... :) :)
Até porque o meu ultimo carro do dia a dia antes de ir agora para o Arizona, era bem bem bem pesado e automático.
:green:
Eu voto no Lexus IS200, ainda que esteja tavez um pouco para lá do orçamento. É um carro de grande qualidade e com uma condução muito boa.
Citação de: kombota em 03 de Junho de 2009, 08:00
Consegues aliar às virtudes da gasolina dois factores muito importantes. Ecologia e economia!
Sejamos sinceros. Face aos carros tipicamente escolhidos para conversão ninguém quer saber da ecologia, querem é ter um carro grande com custos de utilização de um carro pequeno.
Quanto ao peso. Um kit actual de GPL pesa à volta de 25Kg. Em 1250kg de tara do veículo... 2% :lol
Para certos condutores é a diferença entre regime alimentar ou a falta dele (esta foi mesmo para o dark pilot :green:)... já agora, olha que em Inglaterra a implantação do GPL é bem forte (até em viaturas diesel) e aí nas américas julgo que já tem grande expressão.
O Lexus acho que é 6 cilindros. A conversão pode ficar um pouco mais cara por isso (nada preocupante, mas ficas avisado).
Quanto ás conversões típicas, não acreditem nisso. Continua a converter-se muito Mercedes Classe S V8 e Porsche Cayenne porque são bons carros que se justifica continuar a utilizá-los por muito tempo, mas os carros actualmente mais convertidos são da gama dos Peugeots 307 e Renaults Méganes...
Kayzen, esse Mazda, com um motor 2.0 (não será 2.3?) e 260 CV, cheira-me a sinergias do grupo Ford e logo ao 5 cilindros em linha da Volvo 8)
Citação de: nunoturbo em 03 de Junho de 2009, 14:00
Citação de: Darkk Pilot em 03 de Junho de 2009, 11:54
Citação de: nunoturbo em 03 de Junho de 2009, 11:02
Essa do peso acho que é uma falsa questão...
O carro não é para corridas, nem para desempenhos de alta perfomance, certo?
Num carro familiar, mais 50 ou menos 50, pouca diferença faz.
Eu sei....
Isso já sou eu a arranjar desculpas.... :) :)
Até porque o meu ultimo carro do dia a dia antes de ir agora para o Arizona, era bem bem bem pesado e automático.
:green:
E isto vai de mal a pior... Acabei de saber que vou ter direito a um "carro de servico" no Arizona enquanto estiver a voar lá, e a boa noticia: Ford Explorer V8 a gasolina de 7 lugares... Designado como "City people Carrier" visto eu ir para o centro de Phoenix... Incrivel... Supostamente é o "citadino" mais barato lá pelas bandas....
Citação de: prelude guy em 03 de Junho de 2009, 16:18
Quanto ao peso. Um kit actual de GPL pesa à volta de 25Kg. Em 1250kg de tara do veículo... 2% :lol
Para certos condutores é a diferença entre regime alimentar ou a falta dele (esta foi mesmo para o dark pilot :green:)... já agora, olha que em Inglaterra a implantação do GPL é bem forte (até em viaturas diesel) e aí nas américas julgo que já tem grande expressão.
Sim, e depois de 6 semanas a fazer "trabalho de casa", e com quase mais 8 kilos, o regime alimentar foi eliminado da face da terra! :P :P :P :P
Voltando ao tópico.
É verdade e com a vantagem de nao ser obrigatório o uso de autocolante atrás. Tem a desvantagem de ser proibida a colocacao do bocal do GPL junto ao depósito da gasolina, e que leva a que na chapa do carro e de forma visivel algures na carrocaria tenha de ser instalado o bocal.
A outra desvantagem é o custo total da brincadeira, onde ainda nao ouvi falar de nada abaixo das 4500£.
Isto tudo aliado ao facto da gasolina ser mais barata do que o diesel, e estar abaixo do € por litro, o GPL compensa apenas já em elevadas kilometragens anuais.
KornViruz, a questão é que o Kombota é um consumidor que valoriza a ecologia. Daí ele ter referido esse ponto. ;)
Se a vida assim o permitir, o meu próximo carro vai ser um Prius :p
CitaçãoKayzen, esse Mazda, com um motor 2.0 (não será 2.3?) e 260 CV, cheira-me a sinergias do grupo Ford e logo ao 5 cilindros em linha da Volvo
Tu és mas é maluco!! (Pena já não termos o boneco do martelo!) :p
Mas olha que também leste mal, então é assim:
(Estas motorizações foram todas vendidas em Portugal)
2.0 de 140cv
2.3 de 166cv (Atmosférico)
2.3 de 260cv (Turbo) Só disponivel na versão MPS.
Se fizeres uma pesquisa pelas caracteristicas técnicas deste carro vais ficar maravilhado. Começa pelo Launch Control ;)
Fico contente que assim seja Rui. Deu-me vontade de criar um tópico sobre hypermiling/ecodriving aqui no Off-topic, uma vez que nem só na escolha do carro/combustível podemos ser amigos do ambiente. Logo à noite fica prometido. ;)
:assobio
Essa do Mazda 6 foi só uma ideia,
mas que vi gravado no bloco do motor do do Focus RS B5234T4... e isto, amigo, é terminologia da Volvo (vi este carro numa feira na Alemanha, em laranja choque, se não me engano.
O mesmo motor e dos Volvos "qualquer coisa" T5... e julguei que fosse o mesmo do Mazda 3 todo "RS" (epá não sei a designação, pois eu ignoro carros novos, para mim é como se não existissem ::))
... mas lá está, carros posteriores a 1990 é provável que me engane :lol
Luis... o motor 2.3 da Mazda é de 4 cilindros. O da Volvo/Ford é de 5 cilindros, esclarecido? ;)
;)
Subaru Impreza GT :D
Viva,
Depois de algum tempo a sondar o mercado, apareceu a oportunidade e já está à porta de casa.
Palpites!?
Penso que ninguem o colocou como favorito/escolhido.
Nelson (kombota)
Não dás pistas? ???
??? ???
::)
Ai é que está.
É de tal forma autentico/caracteristico, que ao dar pistas descobrem logo.
Podemos considerar isto como uma pista!?
Nelson
Lexus IS300 SportCross
Viva,
Aqui ficam algumas pistas:
a) Bem mais lenta que a IS300 no entanto a mecanica têm imenso potêncial;
b) Curva sobre carris;
c) Baixo centro de gravidade;
d) Têm "flaps" ...
Nelson
Subaru impreza 1.6
Tenho de pensar melhor.
Apontamos para uma SW ou sedan?
Acabou por ser uma carrinha...
Apesar de inicialmente procurar um "3 volumes".
Nelson
Ia dizer o Forest... mas talvez a legacy!? ::)
Mitsubishi Galant VR4
Viva...
Gostei da ideia do Galant VR4, um dos classicos que mais respeito dos anos 80, no entanto mais uma vez foi o Blardy a desvendar.
Subaru Legacy de 2004, já com GPL instalado.
Ficam os comentários e fotos para para breve.
Nelon
Ehhh láá, mas estiveste bem :thumbsup
2.0 Boxer de 160cv, certo?
É a normal ou a Outback?
Parabéns! :thumbsup
Estamos à espera de mais feedback!
Citaçãono entanto mais uma vez foi o Blardy a desvendar.
Desta vez foi sorte :green:
Mostra umas fotos da máquina, adoro as linhas desse modelo :clap:
Já estive a vê-la e foi, sem a minina dúvida, uma escolha muito acertada.
Reparei em pormenores "técnicos" que ainda não tinha reparado e confirmei que os portugueses... são uns calhaus a esclherem carros alemães e franceses! :lol
Para quem gostou da escolha, pode imitar...
http://auto.trovit.pt/automoveis/subaru-legacy (http://auto.trovit.pt/automoveis/subaru-legacy)
É daqueles modelos e marca que passam um bocado da boca do dia a dia, muito interessante, a carrinha está atraente, e com a qualidade Jap. e parece serem boa opção qualidade/preço.
Sorte e grande gozo com a máquina :thumbsup
Abre um tópico ou põe aqui umas fotos.