Restauro do Datsun 1200 (1973)

Iniciado por Eugénio Tavares, 26 de Janeiro de 2011, 17:14

Tópico anterior - Tópico seguinte

Eugénio Tavares

Para iniciar este tópico referente à evolução do restauro do meu Datsun 1200 aqui vão as primeiras fotografias.
Como podem observar o automóvel é o mesmo, e ao longo dos anos cresci e fiz-me homem a seu lado, por isso a minha enorme satisfação em o restaurar!
Tenho reparado que alguns membros omitem a matrícula, mas fiz questão da deixar visível, sendo uma prova cabal que o veículo é o mesmo.
Houve uma mudança de cor em 1992, assim com certos componentes que alterei, nomeadamente retrovisores, rádio, etc.
Manias de juventude! Mas ao desenvolvimento do tópico vão vendo as asneiras que às vezes cometemos quando somos jovens!
Tive sempre o cuidado de guardar os componentes de origem e no restauro vou respeitar escrupulosamente a originalidade do automóvel, inclusive a cor.
Desde já agradeço a vossa atenção! :)


Foto tirada em 1975



Foto tirada em 1982



Foto tirada em 2009


Umtali

Desculpe a franqueza mas ao ver as fotos fiquei desgostoso pela mudança da cor ... para mim o amarelo será das cores mais bonitas neste modelo  :duh:
João Freire - Sócio AJA nº 11

Earthp

É muito porreiro ver estas histórias...ver que um JA tem uma história de vida rica...parabéns a si e ao datsun :thumbsup

Boa sorte no restauro da máquina  :clap:

blardY


Só por teres essas 3 fotos, já és um sortudo!!!
Devolve-lhe a originalidade, estimar não duvido que o faças  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

Toylex

Este exemplo é o que mais aprecio, crescer junto com o carro, e ter sido um carro da casa durante décadas, és um sortudo !!  :thumbsup

Muitos parabéns por essa fortuna que tens aí, isso sim é história e mais tarde ou mais cedo ias chegar ao sítio na questão da cor e originalidade, se não fosse assim, como era possível teres 3 fotos como essas, onde despejas orgulho aos cantaros por estares ao lado desse belo Datsun  :clap:



Umtali : Não será mais um castanho claro a revelar beje  :icon_exclaim: ???
           Provávelmente até diz castanho no antigo livrete, e lembro-me de já ter visto ao vivo 1200 nessa cor castanho/beje.





José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Umtali

CitaçãoUmtali : Não será mais um castanho claro a revelar beje   
           Provávelmente até diz castanho no antigo livrete, e lembro-me de já ter visto ao vivo 1200 nessa cor castanho/beje.


Pode ser que sim ... seja como for, aprecio muito mais as cores claras/vivas do antigamente  :dance:
João Freire - Sócio AJA nº 11

Eugénio Tavares

Citação de: ToyLEX em 27 de Janeiro de 2011, 09:37
Este exemplo é o que mais aprecio, crescer junto com o carro, e ter sido um carro da casa durante décadas, és um sortudo !!  :thumbsup

Muitos parabéns por essa fortuna que tens aí, isso sim é história e mais tarde ou mais cedo ias chegar ao sítio na questão da cor e originalidade, se não fosse assim, como era possível teres 3 fotos como essas, onde despejas orgulho aos cantaros por estares ao lado desse belo Datsun  :clap:



Umtali : Não será mais um castanho claro a revelar beje  :icon_exclaim: ???
           Provávelmente até diz castanho no antigo livrete, e lembro-me de já ter visto ao vivo 1200 nessa cor castanho/beje.






Infelizmente não tirei nenhuma fotocópia do livrete antigo, na época não ligava a esses pormenores, mas lembro-me que estava escrito (amarelo e outras).  :)

Eugénio Tavares

Citação de: Umtali em 26 de Janeiro de 2011, 20:19
Desculpe a franqueza mas ao ver as fotos fiquei desgostoso pela mudança da cor ... para mim o amarelo será das cores mais bonitas neste modelo  :duh:
Tem razão, mais tarde também não gostava de ver o carro com a cor vermelha, até porque essa cor fica muito queimada com o sol.
Como já afirmei anteriormente, são esses os erros que cometi, mas há mais, com o desenvolver do tópico vão ver!  :icon_eek:

Eugénio Tavares

Citação de: blardY em 26 de Janeiro de 2011, 20:33

Só por teres essas 3 fotos, já és um sortudo!!!
Devolve-lhe a originalidade, estimar não duvido que o faças  :thumbsup

Sim caro amigo, considero-me uma pessoa com sorte, mas também é graças a mim que o tenho, há minha vontade férrea de jamais me desfazer dele!
Sempre gostei de coisas antigas e tendo o carro que durante muitos anos foi o único na casa, não seria justo o ver a apodrecer numa sucata. Por isso, quero-lhe devolver a originalidade e a dignidade do carro que sempre foi! :thumbsup

Eugénio Tavares

#9
Nestas fotografias podem observar o automóvel quando resolvi abraçar este sonho! Também visualizar mais ao pormenor as minhas asneiras de jovem, assim como o estado que se encontrava o seu interior.
Mas é bom passarmos por essa fase, pois mais tarde ao reflectir sobre o que se fez, é que damos o devido valor quanto vale preservar a origem das coisas!  











As asneiras que fiz no tablier: :)







Esta é a sua quilometragem pois já deu a volta ao contador, sendo assim, já tem 176601 km.
Olhando aos anos que tem o carro são poucos quilómetros!




Kaizen

Das coisas que mais gosto e dou valor é saber o passado dos meus carros. Sorte a tua de teres conseguido manter esse carro.

Procura o tópico do Mário Macedo, é uma igual ao teu. É só seguir os passos.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Eugénio Tavares

Citação de: Kaizen em 27 de Janeiro de 2011, 21:15
Das coisas que mais gosto e dou valor é saber o passado dos meus carros. Sorte a tua de teres conseguido manter esse carro.

Procura o tópico do Mário Macedo, é uma igual ao teu. É só seguir os passos.

Isso é verdade, como disse na minha apresentação o meu forte não é restauros de automóveis, faço este porque foi um carro que praticamente me acompanhou a vida toda.
Sei bem do que fala, também ando dentro do mundo dos restauros, mas é sobre bicicletas antigas e quando adquiro alguma tenho o cuidado de saber algo sobre a sua história passada!
Agradeço a sua sugestão sobre o tópico do Mário, já vi e está impecável, além disso, é uma pessoa que estimo muito! :)

Eugénio Tavares

Estado do seu interior:
Em relação aos bancos a napa já estava em alguns sítios rasgada, por isso é que coloquei os resguardos nos da frente, o de trás já tinha as molas com pouca elasticidade.
A alcatifa não a colocava porque entrava água dentro do carro, só punha os tapetes de cairo.




















Toylex

Nada de mais, um restauro resolve todos os males, é desmontar tudo até ao parafuso e depois fica com um Datsun 1200 como novo  :thumbsup
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Flyingtiger

E na côr com que veio ao mundo  :lol

Força com esse Datsun  :thumbsup
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.