AJA - Amigos dos Japoneses Antigos

Área pública => Área Técnica => Tópico começado por: nunoturbo em 31 de Março de 2004, 18:26

Título: O nosso RWD tem barulho de "rolamento"...
Mensagem de: nunoturbo em 31 de Março de 2004, 18:26
Pois é, não são tão invulgares quanto isso os barulhos de rolamento nos carros antigos. É certo que a única solução passa por substituir os rolamentos (ou então, fazer com um certo mecâncio que "desmonta" os rolamentos, lava-os com petroleo, volta a montar, lubrifica-os, e sítio com eles! :[tolo] ), mas como detectar qual o rolamento "gripado"?

Faço menção no título aos RWD e não é por uma razão qualquer, é que também não é muito invulgar surgirem ressonãncias "lá das bandas" do diferencial. Uma vez que o diferencial tem também rolamentos, como detectar o "gato"?

Solicta-se que também os "técnicamente dotados" participem e nos elucidem!

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Título: ROLAMENTOS
Mensagem de: ROGER MORGAN em 31 de Março de 2004, 19:59
O rolamento desde que picado deve ser retirado e substituido.

O "gripar" pode agarrar a roda que fica presa, ou seja, tem efeito semelhante ao travar naquela roda, donde o resultado final pode ser o advinhar onde é que o carro acaba por parar, na valeta, na faixa contrária ou fora da estrada.

Portanto nada de facilitar nestas coisas seja novo, velho, antigo ou assim assim....

Sobre como se detecta - é procurar ouvir de onde vem a zunida ou chiadeira e depois disso identificado, ver se é do cubo da roda, que é mais fácil de desmontar e ver, mas se não for daí é do semi-eixo/diferencial.

Esta é a sabedoria que mora por cá pelo "je", mas de certeza que haverá mais AJA "experts" nisto.

Título: Re: ROLAMENTOS
Mensagem de: Woody PT em 31 de Março de 2004, 23:17
Eu não podia concordar mais.

Rolamentos em menos bom estado nunca devem ser limpos ou "recuperados".
E havendo necessidade de substituir um, acho que o do lado contrario terá exactamente a mesma idade e terá rodado o mesmo, de maneira que, se ainda não se queixou pouco deve faltar.

Para determinar, em andamento repara-se se "canta" mais em aceleração ou desaceleração, com o carro desembraiado. etc.
Desta forma estamos a cortar outros ruídos e mais facilmente determinamos o sítio de onde vem.

Depois é macaco com ele e rodar a roda á mão, ouvindo e procurando "prisões".
Se tiver rodado já um bocado em mau estado até se nota a cor do metal azulada, sinal que a sua tempera já está alterada e, consequentemente, as dimensões das esferas ou agulhas.

Título: Re: ROLAMENTOS
Mensagem de: CorreiaRS em 01 de Abril de 2004, 17:42
por acaso à uns tempos no carro do meu pai apareceu um a começar a zumbir.  fui eu que me queixei primeiro, passei ao mecanico, elevador no carro, e nada.  

o barulho que se houve é tao pouco que ainda nem dá para perceber "à mao" qual é o que está menos bom.

no caso de perigo de gripar (prender), certamente que se chegar a esse ponto (já aconteceu no carro do meu avô), o barulho já se reconhece à muito e normalmente até de ouvido (com o carro a rolar na estrada) já dá para saber que rolamento é.

Título: > Re: ROLAMENTOS
Mensagem de: Cabaneiro em 02 de Abril de 2004, 21:50
Óla pessoal os rolamentos são pecas fortes mas ao mesmo tempo muitos frageis. Num rolamento consiste a pista inerior, pista exterior e as esferas ou roletos de agulhas, conforme o tipo de rolamento, se alguma destas pessas do rolamento que mencionei se tiver um toque não dá para reparar isso de limpar e voltar a por massa e colocar no lugar é só para tardar a colocar um novo e as vezes sai mais caro.Um rolamento quando esta gripado da para houvir o barulho, o que tens que fazer é como já deves conhecer o barulho do carro é pedires para alguem o conduzir e tu ao lado do condutor ou atras tentares descobrir de onde vem o barulho. Se enventualmente descobrires e tentares trocalo quando montares o novo tenta colocar com uma prensa para entar todo uniforme e ao ser prensado tem que ser pela pista exterior pois se for pela interior podes tar a danificalo e claro tens mais tarde por um novo.Boa sorte.

E va de dar GAZ.