Na última IPO não me adiantou de nada (há seis anos que não reparavam nisso), mas aqui fica, pode ser interessante:
Ficheiros para impressão:
Folha 1 (3,32MB)
Folha 2 (3,18MB)

Aproveitando o tópico...
Alguém já conseguiu fazer uma média inferior a 11,5L neste carro?!
Eu....
Não!!
XII Automobilia em Aveiro 28/29 de Maio - Visitem o AJA
I Passeio em Regularidade AJA - Aveiro 26 de Junho
Billy Joe, podias disponibilizar a tua folha folha também.
O que eu não queria era justamente alterar o livrete. Gostaria de manter o meu, original (posso sempre da-lo como perdido).
RViper, posso-te contar uma historinha:
Quando comprei o carro assustei-me um pouco com o tamanho, comportamento e força do bicho.
Como sempre fui exageradamente cauteloso antes de conhecer mesmo bem um carro e como tinha um mecanico que todos os dias me avisava para ter cuidado, fazia médias de 8,5 - 9.
Cerca de seis meses depois os consumos foram subindo, até chegar a cerca de 11L/100Km.
"Está desafinado", pensei eu.
Troca filtros, velas, ida á bosch para afinar e...
10,5 - 11L/100Km.
Sem perceber nada, comecei a ficar preocupado com algo mais grave que pudesse haver.
Entretanto fui operado ao joelho, de maneira que estive dois meses sem pegar no carro.
Andou a namorada com ele. Como eu fazia sempre os registos, fui fazendo as contas e...
Consumos entre 7 e 8L/100Km
Na semana em que peguei no carro dispararam para os 12.
Mas por norma fazia 450Km com um tanque.
Actualmente não faço mais de 350, mas o meu motor está mesmo em péssimo estado.
em andamento moderado, é possivel fazer 9l/100km
regra geral faço 10l

ja consegui fazer entre 6,5/7l/100km...
Mas foi ja com o carro ja afinadinho e sempre con jeitinho em estrada para nao passar das 3500rpm...
a andar na cidade sem puxar muito e a fazer uma conducao normal faco 8,5l/100...
A puxar e mais ou menos 11,5l/100km... as vezes mais outras menos...
O dificil e manter o pe levantado neste carro!
Rui como sabes ainda agora a pouco tempo fiz a revisao ao carro completa ( da qual estas mais ou menos ao corrente) e depois de o carro ser convenientemente afinado (por um mecanico com anos de casa da toyota) e carro esta incrivelmente melhor... tanto em performance como e consumos... o problema que colocas e se ' como mudei a correia o ponto tem q ser afinado?' sim em principio tem que ser...
Resta saber e como foi afinado...
Pah bem afinado foi concerteza... agora a questão é: Porque é que o carro não anda?!
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O meu não é o AE86, mas o motor é o mesmo.
E realmente noto que o carro não gosta nada de andar devagar, o problema é que para lhe fazer a vontade ele bebe bem
Devo ter andado uns tempos a fazer médias de 10L/100Km ou mais, esta última deve ficar nos 8,7 ou 8,4L/100Km, mas da próxima vez que meter gasolina vou fazer um (GRANDE) sacrificio de não andar muito depressa para ver quanto é que ele é capaz de fazer.
Para andar calmamente, não se pode pressionar o acelerador, basta encostar lá o pé.

Rui eu sei que e dificil para o bolso...
mas tenta fazer alguns kilometros com o carro... ou faz-lhe uma viagem grande a uma velocidade constante sem exageros
![:assobio]](http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif)
(e dificil) e depois ve se sentes melhoras...
ja alguma vez fizeste checkaste injectores?
Non, mas já fui a Lisboa e a FF!
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Tem mais a ver com o tipo de condução do que outra coisa.
A viagem em que eu fiz melhores consumos foi até á Serra da Estrela e com 4 matulões lá dentro.
Sem me ir a preocupar com o consumo, a 5ª quase não entrou e a 3ª foi muito utilizada...
...9L/100km
Eu acho que para poupar é olhando mesmo para o taquimetro em vez do velocimetro.
Eu faço o dia-a-dia sem nunca passar das 4000r.p.m., nem sentir necessidade de tal.
Quote:
Nota: Não há aí ninguém que desenrasque o manual ou microficha de peças do AE86?! É uma seca desgraçada restaurar um carro sem catalogos e peças originais do carro.
Toyota EPC (electronic parts catalog) for windows - Mais uma inovação da Toyota (foram os 1ºs).
Anda na net (pelo menos com a actualização até 1985), call me
Woody, Gracias vou-te chatear então!
Eu não fui explicito, não é os consumos que me preocupam (muito) mas sim o facto de eu achar que o carro não anda ou não "respira" bem principalmente acima dos 160km\h e como os consumos são na casa dos 11L (nem sei ao certo) levanta-me algumas duvidas se estará tudo bem com o carro!
Hoje lembrei-me: "Admissão suja?!"
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ora bem, consumos... a ultima vez que contabilizei foi mesmo na ida a figueira, nesta ida e volta o carro foi conduzido pelo meu irmão e os restantes quilometros foram feitos por mim... as contas são as seguintes... 10cts fiz 630km... agora peguem ai na maquina e façam as contas... ahhh 7cts foram metidos nas bombas do carrefour e os outros 3cts na galp... uma diferença perto de 10 centimos...
acho que foi uma boa média...
agora maneira de conduzir... eu por acaso gosto muito de ler os manuais e coincidencia ou não tendem a dizer todos o mesmo... passagens :
1º - 2º _ 20km/h
2º - 3º _ 40km/h
3º - 4º _ 60km/h
4º - 5º _ 70km/h
é algo assim parecido...
se fizeres isto quase que te garanto que baixam bastante os consumos...
uma grande causa desses consumos arrisco-me a dizer, que se devem ao facto de andares essencialmente de carros a diesel durante a semana...
quanto a ele responder apartir dos 160... por acaso não faço disso o meu desporto, mas notei que sempre que puxo um bocado ele vai melhorando com o tempo...
![:[acclaim]](http://www.deephousepage.com/smilies/acclaim.gif)
(
![:[segredo]](http://www.deephousepage.com/smilies/listen2.gif)
ja me deixei de andar a puxar por ele, a gasolina esta cara)
Viva
não tenho um AE86 mas sim um AE92(motor igual)....e a conclusão q eu estou a chegar das viagens que já fiz entre Lisboa e Aveiro num misto de AE e IC2/N1 é que gasta mais numa velocidade entre 90-100 do que 100-120
![:pensador]](http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif)
. Gasto 25€ em +/- 270 Km a uma velocidade media de 90/100
O motor não está 100% afinado......relantim ás 1200rpm
PMarques
Bom, o meu só anda de vez em quando, e quando anda, n passa frio.
Nos primeiros meses depois de o ter comprado, os consumos andavam na casa dos 9,5/10 litros.
Passados estes meses... com andamentos notoriamente mais elevados, ando nos 11,5-12 sendo que já fiz médias de 13.
Rviper, o ponto do teu carro está com quantos graus?
Sabes em que condições estão os teus injectores? Já pensaste numa limpeza? Filtros de ar e gasolina em bom estado?
Experimenta por a mistura no máximo (CO), mas sendo que para isso convém baixar o ralenti (parafuso junto do TPS).
O meu carro anda com o CO no máximo e teve nesta última IPO (semana passada) valores de 0,41% de emissões, sendo que o máximo é 3,50%.
Se o teu obtiver valores muito altos nesta leitura, então poderá ser problema de sujidade nas válvulas, que não fecham perfeitamente.
Isto dito por um mecanico wannabe, vulgo leigo.
Cumps
André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87
ja agora...
Eu sei que a pergunta que vou fazer e um bocado dificil de responder sem experimentar...
Como e que reage o vosso AE86 em curvas de alta velocidade e forte apoio??
Eu sei que as minhas suspensoes nao estao boas, mas as reaccoes do meu carro parecem-me pouco homogeneas principalmente se o piso for mau... sinto q tenho que fazer ligeiras correccoes pois nunca sinto o carro verdadeiramente colado...
A sensacao que tenho e que se for a altavelocidade em auto estrada e por exemplo o piso for irregular ou tiver vento o meu carro nao me parece ser assim tao confiavel...
Alguem me ilucida? como se comportam os vossos nestas situacoes?
A manutenção do meu carro está em dia.
Nuno, o meu tem os amortecedores no casco por isso não dá para responder. Melhor MUUUIITO com o novos pneus Riken (by Michelin) mas nunca o testei a andar nos limites quer a baixas quer em altas.
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pois... deve ser daquelas coisas que so da para comparar conduzindo outro que pelo menos tenha as suspensoes em condicoes...
Dificilmente este carro anda "verdadeiramente colado". E é isso que o torna divertido
Em pisos ondulados é sempre necessario fazer correcções ao volante.
Se a suspensão dianteira é excelente, a traseira bem pelo contrario...
Mas são tudo características do proprio desenho.
Mais grave ainda é o vento, já que com um pouco de vento lateral mais forte é impossível andar em recta com o volante quieto.
ja aqui falamos de consumos e por não me lembrei de questionar o tipo de gasolina que usam... eu ainda vou metendo aditivada (enquanto há), gostava de saber que gasolina metem e se notam alguma diferença...
Bom, quanto às curvas em apoio... isso é mesmo assim. Melhora com umas suspensões decentes, mas é esse o comportamento do carro e não me posso queixar! Como estou habituado à condução do 306, que solta muito bem a traseira nas curvas em apoio, não estranhei nada o comportamento do Toyota.
É uma máquina :P
Quanto à gasolina... o meu anda com S/ Chumbo 95.
Cumps
André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87
o que é que os 4a-ge tem de electronica antes dos ultimos modelos que já traziam maf?
a maf equipava os Ae´s da Alemanha e Suiça...e Eua....devido a normas anti-poluição, tinham catalizador e sonda lambda....

e o teu por exemplo tem alguma coisa electronica?
Hummmm....
Mas se o ponto estiver atrasado o carro não deveria consumir menos?
E outra dor de cabeça... como é que hei-de explicar isto a um mecânico? Os gajos na Toyota são mais novos do que eu...
GRRRRRRRRRRRRRr
Vou esperar por respostas.
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bem seria...
Se o ponto tiver atrasado tens melhor resposta a baixa rotacao...
O ponto optimo do 4A-GE (se nao estou em erro e 9,5º ou 10º)
O meu carro esta afinado a 11,5º... foi conselho do mecanico que ja trabalha com estes motores a imenso tempo e explicou-me que o motor reage melhor com um pouco mais do que 10º principalmente apartir das 3500rpm... o que eu vim posteriormente a confirmar...
Quando eu tinha o ponto atrasado o carro custava um bocado a passar as 6500 rpm...
Rui quanto aos consumos o meu esta a consumir melhor desde que foi afinado assim, julgo que o ponto optimo do motor subiu de rotacao mas mesmo assim a fazer viagens longas a velocidade constante e nao alta , compensa!
Bom, o ponto do meu está a 13,3º.
Não convém esquecer que para fazer a medição do ponto do motor, tem que estar feito um chant que está referido no manual do carro em relação à afinação.
É bastante simples de fazer, lês o manual, vais ao mecanico, fazes tu o chant com um fio condutor (se reparares a luz de diagnostico no painel de instrumentos vai ficar a piscar) e afinas o ponto nessas condições. a toyota recomenda entre 9 e 11º.
Para melhores andamentos, costuma-se afinar o carro até aos 15º. A partir daí podem surgir detonações.
Sem o chant, a leitura na pistola estroboscópica deve dar na casa dos 16-17º (para os valores recomendados pela toyota). No meu dá cerca de 20º.
Cumps
André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87
rviper, o que é que o teu ae86 tem que meta electrónica?
Nuno Toyotista, ECU?
Os nossos ainda não têm a faisca das velas controlada pela ECU, mas também os houve. Julgo que eram DLU :S
Depois tens os piscas, as luzes, lol.
O carro é de injecção electrónica... qual é a dúvida aqui, Nuno?
Cumps
André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87
não sabia se os primeiros era já de injecção electronica ou eram apenas a carburador
Não há nenhum AE86 a carburador...
O antecessor do AE86, o AE71, se não estou em erro é que montava o mesmo motor, mas com carburadores...
Cumps
André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87
O 4A-GE foi estreado na geração E8, a anterior geração E7 usava motores da série T. Estes sim a carburador.
O "pai" do AE86 e do 4A-GE são respectivamente o TE75 que montava o 2T-G.
1º Passeio do AJA em Regularidade - Aveiro 26 de Junho
Ora entao consumos: desde 7,5 a buerere
Afinações: quandoa comprei o meu Ae86 fui a um mecanico conhacido com n provas dadas em afinaçoes(praticamente so faz isso com casa aberta ao publico) isto á 4/5 anos.
quando lhe instalei o kit GPL(0,45euro/litro) adiantei o ponto de igniçao entre 3 a 5º e o viper viu como ele disparou na A1 para lisboa.
Quanto a suspensoes, tambem notei sempre um comportamento menos bom com ventos laterais mas s/ problemas e sempre colado nos 100+100kmh na A8 nao foi sr presidente?
mas la que é papao é cerca de 10 cts leiria-lisboa-leiria +-450km.
Fiquem bem
J Clemente
Desculpem a ignorância mas o que é isso dos 3º 5º 10º etc...

É o avanço ou atraso, medido em graus (tendo em conta a rotação da cambota), da faísca dada pelas velas, em relação ao ponto de compressão máxima (PMS?)...
É coisa que eu ainda não domino, mas anda perto disto...
Cumps
André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87
RViper, em relação à afinação do motor do AE86 sugiro que te desloques à secção de serviços rápidos na salvador caetano na circunvalação perto do Norte Shopping.
Deve lá estar um mecânico de estatura alta com cerca de 30 anos de idade que te afina o motor como deve ser.
Ele afinou o meu carburador e o ponto de ignição durante quase 1 hora mas o motor ficou como nunca o tinha conhecido,
atenção: todas as afinações feitas de acordo com as instruções de fábrica!
Aconcelho também a instalares as velas de origem Nippon Denso antes da afinação do motor
O carro já tem as Denso originais. O AE82, AE86, AE92 e AW11 não podem ser afinados nos serviços rápidos, têm de ir para a oficina, esta informação foi-me dada via telefónica pelo serviço de apoio ao cliente da SC.
1º Passeio do AJA em Regularidade - Aveiro 26 de Junho
OK!
Temos que combinar uma vinda tua ca abaixo
![:[esc]](http://www.techhelpers.net/e4u/comp/comp03.gif)
A única explicação que encontro é mesmo defeito de produção provalvelmente naquele periodo não estudaram esse pormenor como fazem agora com todos os carros novos.
O problema não é altura ou molas do carro nem suspensões acho eu andei noutros carros e tinham o mesmo comportamento.
O problema aumenta com peso na trazeira ou com o vento de frente correcto ?
(Post revisto ás 02:58 de 13/12/04)
Eu tinha aqui um post sobre os consumos e performances do meu AE86 mas apaguei tudo porque os consumos não batiam certo.
Algumas das duvidas são:
1) A conduzir com calma excepto uma viagem Vila da Feira -> Aveiro a fundo (porque o DatsunSSS atrasou-se
![:[toma]](http://www.deephousepage.com/smilies/smashfreakB.gif)
) e com um trajecto de +/- 60km feitos pelo Ximba em ritmo de passeio registei uma média de
8,8L (que estou mais inclinado para que as contas não tenham batido bem).
2) Hoje fiz 262km com 32,88L que dá uma média de
12,5L Entre os 160 a 180km\h
3) Ainda hoje fiz 410km com 39L que dá uma média de
9,4LEntre os 120 e 130km\h
Fiz uns comparativos a bem da ciência, mas os resultados revelam-se cada vez mais confusos
4) Precisava que os condutores de AE86´s indicassem qual a rotação a que os v\ carros vão a 120km\h. Ou feito de outra forma, a que velocidade vão ás 4000rpms Edited by: Rviper
at: 12/12/04 3:11
Boas...
Como sabem na minha familia existe um AE86 há cerca de 10 anos, que foi comprado com 59 000 km's, foi sempre assitido na toyota até cerca de 150 000 km's...
quando passou para as minhas mãos, foi um pouko alterado, desde o escape, que alarguei para 60mm, mantendo as panelas de origem, admissão directa, velas (NGK, são estas as velas de origem que o carro gasta e não as nippon denso, é o que vem no manual electrico do carro) , cabos de velas magnecor (aconselho toda a gente a trocar os cabos de velas, pq a maioria ja perdeu com o tempo parte da sua condutibilidade, custam cerca de 120€)
Quanto as afinações, este carros a unica coisa que afinam é o CO2 e a borboleta na admissão, o meu por ex. ainda tem o autocolante de origem no capot, que explica como se afina)
Quanto aos consumos, cerca de 9,5/10 com uma condução mista, raramente me passa dos 12l
Não se pode comparar com o AE92, são completamente diferentes, a começar no peso, superior no Ae92, e tb o motor que é ligeiramente diferente, se colocarem uma centralina de um ae86 num motor de um ae92, as rotações em ponto morto nunca baixam das 1000rpm, quando o normal situasse nas 750/800rpm... portanto existem diferenças...
Aconselho tb de vez em quando a "limparem a centralina", desligando o polo negativo..
Abraços

Rviper, para responder à tua pergunta, posso dizer-te que no meu carro às 4000 rpm vais quase exactamente a 120km/h no ponteiro em 5ª mudança. Se fores em 4ª à mesma velocidade, deverá marcar 4700/4800 rpm.
Cumps
André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87
Em 5ª é fácil verificar as velocidades, já que os ponteiros andam exactamente paralelos.
RViper, não te surpreendas com os consumos. Já te falei que a minha parceira, em cidade (Matosinhos e Leça), fazia médias sempre abaixo dos 8,5L/100Km, na altura em que eu não conseguia abaixo dos 10.
Nessa altura ela passava dos 500Km com um depósito (eu nunca fazia mais de 450Km), agora não faço nem 350Km
Isso bate certo com o meu. Ás 4000 rpm´s está exactamente a 120km\h
Acho que não há mais nada a fazer para tirar duvidas senão ir fazer um teste de compressão e diagnóstico para ver se o motor está ao ponto e a funcionar bem.
Obrigado pela ajuda.
Boas a todos.Depois de passar os olhos por estas três páginas,atrevo-me a um comentario geral e à divulgação de alguma experiência própria.
Quanto a consumos,acho que se deve dar mais atenção ao econoscópio e manter o motor o mais proximo possivel da rotação do binário máximo,sem deixar acender a luz laranja.Faço media de 9lts com trajectos de 5km diariamente e baixo o consumo para 7lts em viagens mais longas,tudo isto dentro dos moldes acima mencionados.E claro que fugindo disto o consumo dispara quase na vertical.
Acho que ao mudar a correia de distribuição não tem que se mexer no ponto de ignição.Já mudei duas vezes e nunca afinei o motor.Penso que as velas que tenho no momento são NGK não sei a referencia porque já não as vejo à cerca de 40.000 km.Só comprei dois jogos de velas e o carro já tem 142.000 km.perguntei por curiosidade na ultima IPO e o CO estava a 0,019. Acho este valor exageradamente baixo e segundo experiência própria na afinação de um motor cleon da Renault à uns anos atrás resultou em empeno de duas valvulas de escape.Na altura disse-me o mecânico que o motor demasiado "seco" provoca o sobreaquecimento das mesmas.Por enquanto o bicho ainda não se queixou!Já estou a alongar muito.Depois continuo.Cumprimentos a todos.
J. MAIA
A pergunta seguinte é óbvia, mas tenho uma dúvida por trás: Os cabos de velas de um 4A-GE de um AE92 servem num 4A-GE de AE86 certo?
É que eu tenho quase a certeza que sim, mas pata além dos motores montados em posição diferente fiquei na duvida se haveria mais alguma coisa!
Mas dão, não dão?!
Rviper, se os motores são iguais...
Independemente da posição em que estejam colocados, os componentes que os cabos vão ligar estão dispostos exactamente da mesma maneira e com os mesmos comprimentos.
Cumps
André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87
O único que poderá não dar será o da bobine ao distribuidor (mas o do AE86 é bem grande), os das velas devem ser identicos (o distribuidor está agarrado ao motor).
Quote:
Acho que ao mudar a correia de distribuição não tem que se mexer no ponto de ignição
E achas bem, pois o ponto de ignição é ajustado no corpo do distribuidor.
O que se pode alterar pela correia é o diagrama do motor.
...por acaso...NÃO DÃO.....
o distribuidor do Ae86 tem as fichas dos cabos a apontar para a frente, o distribuidor do Ae92 tem as fichas do distribuidor a apontar para cima
os comprimentos dos cabos do Ae92 Não Dão no Ae86 a n ser q se troque tambem o distribuidor.....eu tive um motor de um ae92 em casa, e os cabos, q de origem eram vermelhor
![:[oba]](http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif)
n davam.....


Pois... daí a pergunta não ser assim tão directa.
Ando á procura de cabos de velas a preços de amigo, encontrei PowerTec mas só tinham em cinza. Magnecor a bom preço também encontrei mas é sempre cores tuningues.
Sorry, mas parecia óbvio demais...
Cumps
André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87
Boas a todos.O meu tem 142.000 km e o que mais me preocupa neste momento é a ressonãncia do veio de transmissão/diferencial (acho eu que é) quando "puxo" abaixo das 2500 rpm.Alguem pode comentar ou relatar alguma experiência?Cumprimentos.
J. MAIA
E faz esse barulho em ponto morto a 100km\h?
Não,não faz.E só quando acelero forte abaixo das 2500.Sinto mais em 4ª ou 5ª.
Bem... o diferencial e o veio de transmissão se estivessem gripados ou empenados com o aumento de rotação (ou velocidade) continuaria a sentir-se.
Escape?
Não Rui,o escape não é.Está em bom estado e original com excepção da panela que é uma WALKER de concorrência e da ponteira que dá mais alguns HP,como sabe ...
![:[tijolos]](http://www.deephousepage.com/smilies/bricks.gif)
.O meu ouvido de afinador de máquinas diz-me que é desiquilibrio do veio ou folga em rolamento ou chumaceira,mas não estou certo ... .Escrevi sobre o assunto para ver se alguém já sentiu igual sintoma e saber como o solucionou.Gostava de levantar o carro num elevador para analisar melhor este problema que agora me começa a assustar.
Neste sub-forum «Geral» existe um tópico sobre os Veios da transmissão, a sua manutenção e calibragem.
Tente encontrar por lá pistas que o levem a essa ressonância.
Obrigado Rui.Vou pesquisar.
Com esta dos cabos fiquei :o
A panela Walker, tanto quanto sei, é mesmo a original (eu tenho colocado sempre Walker convencido disso, e é a que me dá melhor rendimento - e uma sonoridade...
![:[upss]](http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif)
).
Se fosse veio de trasmissão empenado ou desiquilibrado, a 100Km/h e desengatado deveria fazer o mesmo, já que o veio continua a rodar, digo eu...
No meu tenho um forte ruído atrás (parece um electrico), mas só apareceu depois de me trocarem os rolamentos do eixo na Salvador Caetano (e outra história com o diferencial).
Mas se só se manifesta em aceleração forte e em ponto morto não, eu preocupava-me mais da caixa pra montante (depois de verificar chumaceiras e rolamentos, como muito bem referiste).
Meus Senhores tenho uma correcção a fazer numa minha intervenção neste topico em que referi 0,019 como valor da medição do CO na ultima IPO.E na realidade 0.19.Hoje fui fazer mais uma IPO e o valor estava em 2.8.As minhas desculpas.Cumprimentos.
J. Maia